Autor Tópico: Review do set 8984 - Stronius  (Lida 5341 vezes)

16 de Outubro de 2009 - 11:34:21 am
Lida 5341 vezes

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Review do set 8984 - Stronius

Referência: 8984
Nome: Stronius
Tema: BIONICLE
Subtema: Glatorian Legends
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 55
Preço LEGO®: 12,99 dólares no S@H dos Estados unidos e 7,99 libras no S@H do Reino unido
Preço tabela no Brasil: R$64,99
Instruções:  sim (presente também no site oficial de BIONICLE)
Adesivos: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, nas últimas páginas do manual de instruções.

A caixa

O pacote plástico dos sets da linha Glatorian Legends possui o mesmo formato do pacote plástico dos sets da linha Glatorian. A principal diferença é a tampa.

Como pode se ver nas fotos acima, são notáveis algumas semelhanças básicas entre os pacotes, e dá para ver também que ambas as tampas podem ser encaixadas em ambos os pacotes (o pacote em comparação é o pacote do set 8978).
O pacote dos Glatorian Legends tem cerca de 23 centímetros de altura.

Quanto ao rótulo: na parte frontal, as imagens em CGI dos Glatorian Legends possuem em comum o símbolo do escudo dos Skrall (64271pb01 ou "Saw Blade Shield"), símbolo que é usado na estória BIONICLE para representar a tribo da rocha, posicionado atrás da imagem do set. Além disso, todos os sets desta linha tem uma pequena parte de cenário mostrada no chão, que corresponde ao seu determinado elemento/tribo. No caso do Stronius, o cenário rochoso mostrado ao chão é parte de Roxtus.

A imagem em CGI do Stronius possui um pequeno defeito. Na sua armadura central (do seu corpo) há uma parte distorcida, movimento que a peça não pode fazer (ver uma imagem aqui). O mesmo problema de distorção ocorreu com a imagem em CGI do pacote do set 8980 (Gresh). Apesar disso, a imagem está bem clara.

Na parte de trás, há uma pequena menção (e ilustração da capa do DVD) sobre o filme em DVD BIONICLE: The Legend Reborn, e embaixo, há as imagens dos outros sets da linha Glatorian Legends. Há ainda uma imagem mostrando a função do lançador de Thornax, uma imagem promocional do "Jogo de figuras de ação BIONICLE" (as instruções podem ser visualizadas aqui), o BIO Code do set (que pode ser usado no "My Lego Network" e no jogo "Glatorian Arena 2", do site oficial da Lego) e uma imagem mostrando como guardar o Stronius parcialmente desmontado dentro do pacote.
No geral, a parte de trás o rótulo é relativamente congestionada, mas traz as informações básicas.

As peças:

Uma vez aberto o pacote, é hora de analisar as peças.
Como o set em questão é um set BIONICLE de porte médio, o set não vai incluir mais de 73 peças. Mas também não vai incluir menos de 40. Este set possui exatamente 55 peças e utiliza em sua construção 54 dessas 55 peças (sendo a peça que resta uma 4459 -o que é comum em todos os sets das linhas Glatorian e Glatorian Legends-). É um número de peças que está dentro da média.

As peças novas deste set chamam a atenção: o capacete 64300, as metades de sua arma, a Clava espinhenta (64305) e três unidades da sua nova armadura (64291) possuem um estilo agressivo e estão, devido ao seu desenho, muito bem relacionadas entre si. Uma coisa notável é a semelhança da extremidade de baixo da sua armadura com a extremidade da espada do 8978 (64271pb01). Isso é bom para a estória BIONICLE, uma vez que na estória BIONICLE ele é parte da espécie dos Skrall.
Além das peças novas, o Stronius possui uma boa quantia de peças recoloridas (moldes já usados em outros sets, porém com cores diferentes) como as:
duas 54177 - Minifig, Weapon Spiked Ball Half with 2 Axle Holes na cor preta e
quatro 64251 - BIONICLE Fist with Axle Hole na cor Dark Red.

O set também inclui quatro peças recoloridas relativamente novas, as 61053, que na cor Dark Red só foram incluidas, além dele, no set 8990.
Outra peça muito útil que o set inclui é a 75535b (Light Bluish Gray Technic, Pin Connector Round with Slot), capaz de facilitar muito trabalho em MOCs do tema.
Abaixo, uma foto das peças novas e características do set:
Na minha opinião, a Clava espinhenta do Stronius é uma das melhores, senão a melhor arma BIONICLE já feita :)
O Stronius é um dos melhores sets da linha Glatorian Legends em relação ao quesito peças. Possui novas peças características, muito bem desenhadas e muito interessantes mas ainda sim possui muitas peças que podem facilitar algumas coisas para os MOCers.

A construção:   

A construção é basicamente o padrão para os sets deste porte. São 14 articulações de Balljoints e depois o encaixe das "armaduras", capacete e armas. A maior diferença na construção é a inclusão das armaduras laterais e da armadura frontal (veja uma foto exemplificando este detalhe aqui).
Depois de construído, o set fica assim:

A construção não possui erros, mas a favor do design, há uma mudança que talvez alguns achem necessária.
A armadura frontal (64291) está encaixada ao corpo pelos encaixes para eixos de cima, portanto parece caída. Recomendo que mudem para os encaixes para eixos de baixo, e isso pode dar uma impressão melhor ao set. Abaixo estão algumas fotos para simplficar:
(antes) e (depois)
A construção, em seu geral, segue o padrão. Nada tão inovador como o 8987, mas está na média

O Design (desenho)

Excelente. As peças novas, a arma e as armaduras das pernas possuem um desenho agressivo e combinam entre si, dando um efeito positivo ao desenho do conjunto. No entanto, a armadura frontal parece mal posicionada, e o corpo dele é cinza, que não se encaixa no esquema de cores principal. Mas é claro, o corpo fica quase invisível uma vez que a armadura frontal é colocada corretamente, a não ser que ele seja visto de trás.
Primeiramente, antes de possuir o set, eu pensava que a ausência de peças que incrementassem os antebraços do Stronius iria ser um fator negativo ao desenho do set. Mas até fica bem, e é claro, isso foi feito em favor á jogabilidade. Outro ponto que eu achava que poderia ter sido melhor primeiramente é a questão Red/Dark Red. Por ser um Skrall (como o 8978), eu achava que seria melhor que ele possuísse partes vermelhas. Mas possuir partes Dark Red foi um grande benefício em questão de peças, e até no desenho acabou ficando muito bem.
O ponto mais forte no seu design, além do contexto agressivo de um Skrall de elite é a presença de armaduras laterais longas ligadas ao corpo, ao invés de ligadas aos braços. Esse deve ser o ponto mais característico do set, uma vez que raramente isso ocorre nos sets BIONICLE (um bom exemplo de que isso ocorreu é o 8919 [Mantax]).

Desta forma, o desenho do set em si é muito bom, só possui alguns pequenos problemas (o corpo cinza e o leve mal posicionamenmto da armadura frontal).

Jogabilidade

A jogabilidade é sem dúvida excelente, talvez o ponto mais forte do set. 14 Articulações de Balljoints e armaduras laterais móveis fazem deste set um ótimo set para poseabilidade e um set muito divertido para brincar. Além disso, o set também possui um lançador de Thornax.
O pescoço longo do Stronius foi feito exatamente para beneficiar a jogabilidade. E até não está nada mal, até porque as armaduras laterais bloqueiam um pouco a visibilidade do pescoço saltando do corpo. E a sua arma é muito grande, tem quase o tamanho do set 8975 (ver neste link), o que beneficia muito a jogabilidade e valor do set.
Neste ponto o set com certeza é um dez.

Outros
Como o Stronius é um Skrall (de acordo com a estória oficial de BIONICLE), decidi fazer umas comparações entre ele e o set 8978:

E também, embora ele não faça aparições no filme BIONICLE: The Legend Reborn como personagem, a base de seu set é usada para representar uns Skrall de elite no filme. Aqui está uma imagem retirada do filme:

Conclusão
O Stronius é um set recomendável para qualquer fã de BIONICLE, fã de figuras de ação e qualquer fã de outros temas que gostaria de experimentar algo diferente.
Uma boa fonte de peças para MOCers, com peças novas muito bem desenhadas e características, um desenho agressivo e uma jogabilidade muito bem aproveitável.
É um set altamente recomendado!

Referências
- BricksetPeeronLugnetBZPowerBiosector01

Vejam a:
Pasta completa com fotos no Brickshelf
Pasta com as fotos do MOD do Stronius no Brickshelf
Review do set 8978 (Skrall)

Espero que tenham gostado de mais esta análise ;)
Caso possuam dúvidas, críticas ou sugestão a respeito do set, ou comentários a respeito da review, por favor postem aqui ;)

Guilherme

16 de Outubro de 2009 - 12:13:31 pm
Resposta #1

afonso

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Parabens pelo Review

Muito bem ilustrado e descrito

Afonso

16 de Outubro de 2009 - 19:33:54 pm
Resposta #2

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Excellente review, como sempre ;)

O design agressivo do Stronius é um dos pontos mais fortes do set e combina perfeitamente com o papel do personagem na história...

Daqui a pouco vai estar no BBR.
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

16 de Outubro de 2009 - 20:00:39 pm
Resposta #3

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Muito boa review. Eu tenho set stronius e sua aparência brutal é demais! Agora que eu vi você falando da clava do stronius, vou ver como ele fica perto do meu scodonius....
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm

17 de Outubro de 2009 - 20:49:21 pm
Resposta #4

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Parabens pelo Review

Muito bem ilustrado e descrito

Afonso

Muito obrigado, Afonso!  ;)

Excellente review, como sempre ;)

O design agressivo do Stronius é um dos pontos mais fortes do set e combina perfeitamente com o papel do personagem na história...

Daqui a pouco vai estar no BBR.

Valeu, Ian!  ;)
O desenho combina mesmo com o personagem!

Muito boa review. Eu tenho set stronius e sua aparência brutal é demais! Agora que eu vi você falando da clava do stronius, vou ver como ele fica perto do meu scodonius....

Obrigado, Irnakk!  ;)
O Berix (8975) é ligeiramente maior do que o Scodonius (E do que o Kirbraz, uma vez que o Kirbraz possui o mesmo tamanho que o Scodonius [Para quem não sabe, estes dois Agori são inclusos no set 8993])

18 de Outubro de 2009 - 07:18:42 am
Resposta #5

Humber

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-humber1965
    • Brickshelf
 Perfeito O seu review , Guilherme !
    você mostrou um "pouco " e muito mais do set em em questão, assim ninguém acaba perguntando nada ! ;D ;D (Completo)

Brincadeiras à parte, peguei o set nas mãos,e vi que veio com várias peças novas e interessantes, principalmente as que deixam o set com ar mais agressivo,a balaclava, as ombreiras , os peitoraiis e as "balas" espinhudas .
    Achei as ombreiras meia desproporcionais  em relação ao corpo, mas ai é um detalhezinho .
Um set recomendável e de respeito .

Abraços a todos
Humberto