Autor Tópico: MOC: Marruá - 2.0  (Lida 6480 vezes)

10 de Maio de 2008 - 02:29:45 am
Lida 6480 vezes

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Olá a todos, como já havia prometido, estou postando a segunda versão do modelo 4x4 com LEGO® MINDSTORMS NXT que eu havia apresentado no meu site...
Esse novo modelo corrige diversos pontos fracos e aprimora todo o sistema de transmissão do modelo anterior. O Marruá 2.0 também apresenta um sistema de comunicação entre dois NXTs, sendo que um deles "faz o papel" de controle remoto. Coloquei algumas fotos e descrições lá no meu site ( web.mac.com/cesarcamabars ), assim como as programações. Os vídeos e o arquivo desenhado no LDD estão quase prontos, os vídeos já foram gravados e o LDD já está uns 80% pronto, só falta dar uns ajustes... Amanhã eu posto o resto... Por hoje, é só, comentem, façam críticas e sugestões...

Amanhã trago mais detalhes...

Visitem lá:
web.mac.com/cesarcamabars

Abraços,
Cesar
O mundo maravilhoso das fantásticas pequenas peças de PLÁSTICO!
LEGO MINDSTORMS

Visitem o mais completo portal sobre LEGO MINDSTORSMS em PORTUGUÊS:
http://web.mac.com/cesarcamabars

10 de Maio de 2008 - 02:35:39 am
Resposta #1

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Oops...
Esqueci a uma foto...
Aqui vai:

Abraços,
Cesar
« Última modificação: 15 de Junho de 2008 - 18:10:22 pm por Cesar »
LEGO MINDSTORMS

10 de Maio de 2008 - 12:13:56 pm
Resposta #2

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Muito legal o modelo um e apesar de parecer mais simples a descrição do modelo 2.0 apresenta algo bem mais elaborado.
Também gosto de sua forma de apresentação.
Parabéns.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

11 de Maio de 2008 - 17:37:15 pm
Resposta #3

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Já de cara gostei do modelo!
Quando vi pensei que seria possível colocar a carcaça de um modelo CREATOR da LEGO, que é uma picape amarela (o Dudu tem essa picape). O realismo ia ficar show!!!  8) Claro que com o consentimento do Cesar e do Dudu. ;)

Essas rodas são muito legais, e apesar de serem de motocicletas, ficaram ótimas juntas, e ainda mais depois da foto de lado em que as calotas foram um desenho! :)

Quanto à programação e os problemas apresentados, apesar de ser fã de TECHNICs, não tenho familiaridade com motores, então o que posso dizer é... Traga o modelo e explique ao vivo para que nós possamos entender melhor!!!  :D

11 de Maio de 2008 - 23:53:17 pm
Resposta #4

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Olá Cesar,

Adorei o sua nova versão! Parece mesmo que você conseguiu resolver todos os problemas da primeira. Mas o que mais gostei mesmo foi de todo o texto mostrando a construção, as dificuldades e as soluções para os problemas. Geralmente as pessoas mostram um modelo já construido e é dificil perceber o que foi complicado e o que foi fácil para chegar naquela construção.

Como você conseguiu comprar o sensor da HiTechic? Comprou direto do site deles? Estou querendo algumas coisas deles e ainda não sei a melhor maneira de obtê-las.

Continue com o ótimo trabalho!

abraços,

Dudu.
Surrender! I have flick missiles.

12 de Maio de 2008 - 00:03:34 am
Resposta #5

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Quando vi pensei que seria possível colocar a carcaça de um modelo CREATOR da LEGO, que é uma picape amarela (o Dudu tem essa picape). O realismo ia ficar show!!!  8) Claro que com o consentimento do Cesar e do Dudu. ;)

Hoje estava re-montando ela (4404), após ela ter sofrido muito na mão do meu filho menor, e tive a mesma idéia.

Mas acho que ficaria melhor nesta daqui.

abraços,

Dudu
Surrender! I have flick missiles.

12 de Maio de 2008 - 12:49:28 pm
Resposta #6

pedroagnelo

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • A minha Galeria no Brickshelf
Bom moc, parece ser muito interessante! Já testei um modelo de joystick parecido com esse mas não era para um veículo; controla-se bem?
Falta ver os vídeos, bom trabalho!
Pedro Agnelo

12 de Maio de 2008 - 19:16:39 pm
Resposta #7

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Mas acho que ficaria melhor nesta daqui.
A diferença é que custa só o dobro. ;D ;D

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

12 de Maio de 2008 - 23:48:09 pm
Resposta #8

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Obrigado pelos comentários construtivos de todos !

apesar de parecer mais simples a descrição do modelo 2.0 apresenta algo bem mais elaborado.

Realmente Wagner, ele ficou menos "poluído" em relação ao número e posicionamento de peças quando comparado a versão anterior. Todavia o projeto está muito mais resistente e confiável.

Quando vi pensei que seria possível colocar a carcaça de um modelo CREATOR da LEGO, que é uma picape amarela (o Dudu tem essa picape)
Essas rodas são muito legais, e apesar de serem de motocicletas, ficaram ótimas juntas, e ainda mais depois da foto de lado em que as calotas foram um desenho!
Traga o modelo e explique ao vivo para que nós possamos entender melhor!!!

Luis, veremos com o Dudu a possibilidade de colocar a carcaça de um modelo CREATOR... Na primeira versão eu cheguei até a desencvolver um suporte para acoplar a carcaça de plástico que um amigo meu tinha. Como você bem disse: o realismo fica show de bola!
As rodas tinham que ser essas mesmo, pois são as de maior diâmetro que eu tenho acesso, então para dar um ar mais requintado eu coloquei-as de tal forma que ficassem em diferentes ângulos umas das outras no mesmo eixo. A foto dá uma impressão legal mesmo. Fico feliz que tenha gostado.
Veremos, gostaria muitíssimo de participar do próximo encontro aqui em SP. Só que aparentemente ainda não temos um dia definido... Veremos...

Parece mesmo que você conseguiu resolver todos os problemas da primeira. Mas o que mais gostei mesmo foi de todo o texto mostrando a construção, as dificuldades e as soluções para os problemas.
Como você conseguiu comprar o sensor da HiTechic?

Dudu, resolver todos os problemas da primeira versão pode até ser que eu tenha conseguido resolver, mas sempre aparecem problemas novos, é sempre uma batalha, ainda faltam algumas coisinhas para deixar o projeto mais interessante, mas me parece que em se tratando de plástico a força exercida sobre o sistema está próxima do limite, e isso talvez restrinja um pouco o teor das futuras alterações...
Realmente eu me empenhei para descrever todo o processo de construção e as dificuldades encontradas e superadas. Também me sinto como um cão sem dono quando vejo algum projeto muito complexo sem uma explicação detalhada. Não dá para entender o como o fulano chegou lá...
Comprei o sensor da HiTechnic lá nos Estados Unidos e um amigo meu trouxe para mim. Comprei do próprio site da LEGO® e pedi para que entregassem no hotel em que ele estava. Ele só ficou dois dias lá, mas o pessoal foi bem pontual na entrega e consegui o sensor sem problemas.

Já testei um modelo de joystick parecido com esse mas não era para um veículo; controla-se bem?
Falta ver os vídeos

Pedro, o joystick me surpreendeu se tratando de controle. A precisão é bem grande e a transmissão de dados do controle para o robô é bem veloz. Entretanto a distância foi o que me deixou boquiaberto. O veículo pode ser operado há mais que 15, 20 metros de distância sem perder a conexão. Estou pretendendo instalar uma câmera  wireless nele e controlar literalmente remotamente...
Os vídeos eu estou editando agora mesmo. Ainda hoje prometo postar no YouTube. Assim que o fizer, lhes passo o link.

Abraços a todos,

Cesar
LEGO MINDSTORMS

13 de Maio de 2008 - 08:25:55 am
Resposta #9

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Veremos, gostaria muitíssimo de participar do próximo encontro aqui em SP. Só que aparentemente ainda não temos um dia definido...
Será este fim de semana, acompanhe aqui.

13 de Maio de 2008 - 09:14:53 am
Resposta #10

pedroagnelo

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • A minha Galeria no Brickshelf
Pedro, o joystick me surpreendeu se tratando de controle. A precisão é bem grande e a transmissão de dados do controle para o robô é bem veloz. Entretanto a distância foi o que me deixou boquiaberto. O veículo pode ser operado há mais que 15, 20 metros de distância sem perder a conexão. Estou pretendendo instalar uma câmera  wireless nele e controlar literalmente remotamente...

Era mesmo isso que queria saber, é que o IR dos power functions só dá até 12 metros... em condições ideais
Pedro Agnelo

13 de Maio de 2008 - 11:41:42 am
Resposta #11

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Wagner, estarei presente no encontro. É só definir a data que eu confirmo...

Pedro, para melhor entender o controle do Marruá dê uma olhada no MINDSTORMS Brasil, Postei um vídeo com uma demonstração do veículo em ação.

Abraços a todos!
LEGO MINDSTORMS

13 de Maio de 2008 - 16:00:02 pm
Resposta #12

marcossb

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Be happy
wow

incrivel

eu queria muito ter lego mindstorms

porém

essa caixa nova é bem ruim se comparada a velha

sei disso porque meu colégio tem aulas de lego zoom(ano passado eram com as caixas antigas, agora eles compraram os modelos iguais aos seus)

mas mesmo assim

ficou fantastico

parabén
"xila, relê dómilindró"

15 de Maio de 2008 - 00:23:55 am
Resposta #13

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Atualizações!

Postei lá no MINDSTORMS Brasil, o arquivo em LDD e o Vídeo do Marruá 2.0

Para quem quiser conferir, é só clicar no link direto abaixo:

http://web.mac.com/cesarcamabars/Mindstorms_Brasil/Projetos/Entries/2008/5/9_Marruá_-_4x4_-_VERSÃO_2.O.html

Aqui vai uma foto do LDD:

Depois me digam o que acharam... Sugestões e críticas são sempre bem-vindas...

Abraços,
Cesar
LEGO MINDSTORMS

15 de Maio de 2008 - 20:05:27 pm
Resposta #14

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Achei o filme bem legal, mas acho que você precisa de um assistente, fazer tudo sozinho dá muito trabalho.

Baixei o arquivo do LDD, mas está com extensão LBT e o LDD não leu. Que extensão é esta?