Review do set 7747 - Wind Turbine Transport
Referência: 7747
Nome: Wind Turbine Transport
Tema: City
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 444
Preço LEGO®: - US$ 59,99
Instruções: Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: Sim
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças->Ótimo mix de peças. Há de tudo, aqui. Desde peças tradicionais (na maior parte plates) até os novos Technic beams e com grande variedade de peças úteis. Para quem for maluco de comprar esse lindo set apenas pelas peças, também vale, já que elas vêm em bom número e são bastante diversificadas. Mas acho que o melhor mesmo é ficar com o set como ele é.
A construção->Segue a linha dos novos modelos da LEGO. Tanto o caminhão como o carro são construídos de forma muito similar a aplicada em sets anteriores como o 8402 - Sports Car e o 7733 - Truck and Forklift. Mesmo assim, neste aqui, parece que tudo ficou mais "do jeito certo". Definitivamente a construção não é complexa, mas certamente é um prazer. Além disso, há o fato de a carreta do caminhão ser construída, e não uma peça única, como em outros casos. Isso é bastante interessante para quem gosta de "botar a mão na massa" e para os puristas de plantão.
O desenho (design)->Já disse aqui, e repito, que voltei a colecionar LEGO por causa do set 7905 - Building Crane, que considero um dos mais realistas e bonitos que a LEGO já fez. Outro que, pelo menos pelas fotos, me parece ser assim, é o 4999 - Wind Turbine. Ele está na minha lista dos mais desejados, embora até agora o problema tenha sido o preço salgado, o que me impediu de compra-lo. Mas, quando o 7747 foi anunciado, ele já entrou direto para minha lista por conta do gerador de energia eólica. O catavento simplesmente chama a atenção. O fato de o set vir com um caminhão e uma caminhonete só fez dele ainda mais interessante. E o desenho de ambos não deixa nada a desejar ao do catavento em si, que é simplesmente sensacional. Ainda não tirei fotos do meu montado, mas assim que tirar, eu posto aqui neste tópico para ilustrar melhor o que estou dizendo.
Jogabilidade->Apesar de ser um set lindo e em tudo o mais sensacional, acho que há apenas um probleminha se ele for encarado como o que é: um brinquedo para crianças (o público original desse produto). Esse problema é que ele não é realista do ponto de vista prático, pelo menos para uma criança que não tenha outros LEGO. Afinal, como é que é possível montar um catavento enorme com apenas duas minifigs? Elas teriam que ser super-minifigs para dar conta do recado. Mais uns dois bonecos seriam o suficiente, na minha opinião. Assim como um pequeno braço mecânico na carreta, para ajudar a descarregar a carga. Não vou tão longe a ponto de sugerir um guindaste dedicado à "construção" do catavento pelos minifigs, pois isso aumentaria demais o preço do set. Mas, também, não custa sonhar - e usá-lo em combinação com outros como o 7632 - Crawler Crane, ou o guindaste do 7633 - Construction Site.
Outros->A escolha de cores desse set é um ponto para a LEGO. Não que não goste das cores "tradicionais" para cada subtema do City (verde para transporte de cargas, amarelo para construção e correios, branco e azul para polícia). Mas, certamente, uma variada nas cores dentro dos subtemas sempre é bem vinda. E o caminhão de transporte vermelho fica simplesmente sensacional.
Conclusão->Esse é, definitivamente, um dos três mais bonitos sets que a Lego já fez em sua história na linha Town/City, em minha opinião. Ele tem elementos que são realistas, e ainda assim lúdicos, além de apresentar um desafio se não difícil, pelo menos prazeroso para quem se dispõe a montá-lo. O resultado é tão bom que mesmo quem gosta de MOCs irá pensar duas - ou três, ou quatro - vezes antes de desmontá-lo para usar as peças para qualquer outra coisa. Esse é daqueles sets que dá vontade de voltar a ter 10, 11 anos para poder brincar com ele o dia todo.