Review do set 8975 - Berix
Referência: 8975
Nome: Berix
Tema: BIONICLE
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 15
Preço LEGO®: 6.99 S@H/ Sr. Morio: 26,90/ Demais lojas do país: 34,90
Instruções: sim
Adesivos: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: não
Lista de peças: não
"Gostou? eu que fiz. De onde consegui as peças? Nem me pergunte."Berix - BIONICLE.com
Clique nas fotos para ampliá-las

A caixa de Berix, assim como todos os outros Agori, possui o mesmo molde do ano de 2008: Uma tampa e uma base de plástico, que fecham um pedaço de papel arredondado.
Na frente, vemos Berix com sua espada azul e escudo (escudo???) dourado, dentro de uma espécie de caverna, ou templo, já que há a presença de uma pequena escadaria atrás.
E claro, o logo da LEGO e BIONICLE, nome do set, faixa etária recomendada, número de referência e o site da linha.

No verso, novamente o Agori, numa pose não muito dinâmica como a da frente, mas de certa forma aceitável; número de referência (de novo); o B.I.O Code usado no site; Advertências, e a M.cassab e suas etiquetas. Como eu já disse antes, é uma pena que não temos novos moldes das caixas este ano, mas também isso não é nada tão ruim.
Um possível uso da tampa e da base da embalagem.

Berix traz uma boa seleção de peças. O torso e braços são insubstituíveis, enquanto que as pernas poderiam ser trocadas pelas pernas do
8944
. Talvez ficaria bom.
Um aviso que gostaria de dar a respeito das pernas, é que num primeiro momento, eu as achei muito grossas nas coxas. Mas isso é uma mera questão de costume, depois eu passei a gostar.
não tenho muito a comentar sobre o capacete, apenas digo que é uma peça bem desenhada, com detalhes que lembram água na extremidade. Além disso, ele é cheio de desenhos em relevo, adorei.
Agora, os acessórios. Berix veio com um escudo feito por duas peças [partpeeron]48253[partpeeron] douradas. Não forma exatamente um bom escudo, mas estas peças são incríveis para serem usadas como armas, principalmente lanças, quando usadas com alguns eixos grandes.
A espada foi vista da última vez em BIONICLE, em 2001, no set
8534
, na cor vermelha. Inicialmente o molde dela imitava o fogo, justamente pelo set citado, mas agora que veio na cor azul, talvez nem tanto. Apesar de que olhando por aí, dá pra dizer que o molde pode imitar a água.

Temos um tubo, presente também no
8981
, que é conectado na mão e depois nas costas. Não faço a mínima idéia da função dele no set, mas ficou bem bonito.
As cores. 2009 traz algumas coisas antes esquecidas e/ou deixadas em 2001, e entre elas(além da peça citada acima) as cores.
Berix veio com três tonalidades diferentes da cor azul: Navy blue, Medium Blue e Blue, sendo que a última, deixada em 2001, é um destaque.
Quanto aos pés, muitos não gostaram de serem diferentes do restante do set. Mas eu não achei nada mal, até porque aumentou a variedade de cores.
Outra escolha sensata de cores, foi a cor do crânio translúcido. O Verde limão dá um contraste a mais, e combina melhor do que com o vermelho(o azul está fora de cogitação por razões óbvias).

A contrução de Berix é básica, uma vez que ele é um Agori, e rápida, pois só temos 15 peças. Para um fã de BIONICLE, o manual passa a ser um simples detalhe, pois é possível montá-lo até de olhos fechados

.
Mas claro, isso não é bom. Pelo menos pra mim. O que um bom fã de LEGO gosta é de uma montagem diversificada, com uma maior variedade de peças e desafios de montagem...

Berix é de certa forma elegante, pois como já disse, ele possui uma boa seleção de peças, e o capacete, que é cheio de detalhes. Além disso, as proporções ficaram boas: nada de braços longos ou corpo pequeno. Sem dúvida, é um dos sets mais convidativos que vemos na prateleira da loja. =P
Outro aviso: eu estava mais acostumado com a montagem da cabeça dos Matoran de 2008, e por isso "estranhei" a posição dela em relação ao corpo, pois achei que ela havia ficado muito baixa. Mas novamente, é uma questão de costume.

8 pontos de articulação já garantem uma boa diversão. Apesar dos membros serem sólidos, sem articulações nos cotovelhos ou joelhos(o que me lembra novamente 2001 e 2002), é possível fazer uma variedade de poses dinâmicas:

Eu tinha minhas dúvidas quanto ao set, e não sabia se era certo comprá-lo ou não. Pedi alguns conselhos ao meu amigo
Guilherme, e então, resolvi que ia tê-lo. Resultado: Aprovado. Não me arrependi nem um pouco de tê-lo comprado(ainda mais porque pude consegui-lo por um preço mais em conta (Sr. Morio). Já, se não puder comprar lá, é o que eu costumo dizer: se sua paixão por BIONICLE/LEGO falar mais alto, vá em frente e gaste 35 reais neste set.
E falando no Sr. Morio, agradeço novamente ao Vulcão e ao Cavalli por comprar e enviar este set a mim(claro que eu paguei posteriormente...). 
-Extra-Em 2009, a LEGO traz o quarto filme de BIONICLE, entitulado
BIONICLE: A Lenda Renasce. Nele, Berix fará sua aparição:

Uma comparação entre o Set e a versão do filme.
Veja Também:Review do set 8981 - Tarix, por Gustavo Morette