Autor Tópico: Review do set 8981 - Tarix  (Lida 7200 vezes)

15 de Agosto de 2009 - 20:47:54 pm
Lida 7200 vezes

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Review do set 8981 - Tarix

Referência: 8981
Nome: Tarix
Tema: BIONICLE (Glatorian)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 57
Preço LEGO®: 12,99 USD
Preço no Brasil: R$ 64,90 (Preço Comum)
Instruções: Sim 
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim

A Caixa

A caixa é parcialmente uma reutilização das caixas dos Mistika (porém sem muitos detalhes nas laterais, como se vê nas imagens) cuja maior inovação é a tampa. Esta tem um design simples, porém chamativo, que lembra um pouco os potes dos Toa Hordika de 2005, só que com cores mais claras nas tampas. O nome BIONICLE fica na parte superior e o nome do subtema (Glatorian) na parte inferior.
Na frente, uma imagem CGI do produto. A pose é até que boa, uma vez que omite o modo de como o Thornax launcher é fixado no set.
 O Cenário é bem interessante. Assim como nas caixas dos outros Glatorian, o cenário não é o mesmo da parte de trás, e inclui além da imagem do cenário e do set, imagens de algumas “criaturas” bem estranhas. Elas não tem valor na história, e muito menos nos sets, são meramente ilustrativas.
Na história BIONICLE, este cenário faz parte do vilarejo de Tajun.

Atrás, as informações são bem distribuídas e ainda há mais uma imagem do produto e de outro set menor (8975, Berix). As poses em si não são das melhores, porém isso não influencia praticamente nada o verdadeiro conteúdo do set. Também há imagem de como utilizar um Thornax launcher. A imagem atrás é de uma arena, como em todo set Glatorian, diferente das imagens da frente. Enfim, a caixa é algo comum, e o fato desta possuir uma distinção maior das outras caixas (como um cenário diferenciado, algo incomum desde 2006), faz com que seja bem chamativa. O CGI apresentou algumas melhorias em relação ao subtema anterior, mantendo um aspecto dos sets BIONICLE Clássicos. 

As Peças

As peças são comuns no tema, mas com algumas novidades. Uma por exemplo, é o retorno da cor azul (não é azul escuro, nem azul claro) aos sets BIONICLE. Esta cor fazia parte dos esquemas de cores dos sets BIONICLE originais (entre eles, 8533). A combinação com Dark Blue foi muito bem balanceada, diferente do que muitos pensam. Na minha opinião, foi uma escolha muito mais sensata por parte dos designers utilizarem esta cor nos pés e nas mãos (As extremidades dos membros da figura) junto a um corpo completamente dark blue do que mistura-la com outros tons de azul e limitar algum destes tons apenas para uma extremidade (como por exemplo, o próprio 8975, que tem os pés em uma cor totalmente diferente do resto da figura).

Outras cores no set são Pearl Gold e Pearl  Light Gray, cores metálicas, adições muito interessantes ao set. Dão mesmo o efeito de armaduras, e as poucas peças na cor Pearl Light Gray, dão um pouco de contraste, porém adicionam conteúdos a mais não só em construção (são praticamente insignificantes neste quesito), mas em design.

Há uma seleção razoável de peças, quatro membros muito comuns (47297), com quatro conectores Dark Blue (até antes incluído apenas em um único set) e uma quantidade comum de technic pins. Entre eles, os 32054, muito úteis para conectar eixos (axles), e se encaixam em espaços que medem o tamanho de dois pins comuns.

As lâminas possuem cores diferentes em uma única peça. Dá um efeito muito legal de água (foi até mesmo feito para isso, o nome das lâminas é Water Blades). Se vistas de trás, dá para perceber sua assimetria. Um fator talvez negativo nestas peças muito bem trabalhadas é que elas não podem ser encaixadas em nenhuma “mão” sem alguma adição na parte inferior, ou seja, terá que usar conectores como 6538c e, no mínimo, um eixo tamanho 3. De qualquer forma, os pins incluídos 32209, dão um efeito bom nestas lâminas, fazendo elas parecerem mesmo lâminas de combate.

As peças novas, o capacete e as lâminas, são muito bem trabalhadas. Elas, em conjunto com o “esqueleto” do set, dão um ótimo visual. Porém, o capacete em si não é completo no set. Pode-se perceber que a região inferior do capacete possui um “relevo”. E não é por nada, pois abaixo de sua parte frontal, há um encaixe para um “tubo” (bb283). Por possuir a cor Pearl Light Gray, este tubo pode fazer o esquema de cores se tornar bem contrastante (além de fazê-lo possuir mais de 3 cores). Isso, se não houvessem as peças x160 no lado das armaduras dos ombros, que balanceiam as cores metálicas do set. 

Há também o Thornax. Uma esfera maciça de borracha (com espinhos um pouco mais "moles"), que poderá ser atirado com uma nova arma através da parte preta no meio da munição. Esta arma é o Thornax Launcher, feito de duas 32062 e duas 64275.

As mãos, em novo molde, e a cabeça, uma nova peça, não são novidades exclusivas deste set. Nem o contador de vidas (que, por ter partes impressas, não se torna muito útil). O suporte do contador de vidas é só mais outra peça em Pearl Light gray. Esta não ajuda muito no balanceamento das cores, mas combina com o “tubo”. Mesmo sendo uma cor presente no tema, preferiria que o suporte tivesse pelo menos Dark Blue, uma cor mais orgânica e bem mais útil no tema.

Um fator positivo na seleção de peças é a 64276. Duas desta são incluídas no set. São úteis para encaixar as cabeças de Glatorian em outros corpos, de forma bem segura (sem precisar desmontar os balljoints).

A Construção

É o que se espera de uma figura de porte médio  :P
Baseia-se mais em conectar balljoints. A composição dos membros é a mesma. As armaduras do braço são colocadas de forma vertical em relação aos pins. O torso é o mais comum desde 2006, o 53545.
A armadura central é a mesma dos braços. Para encaixar, é bem simples, só usar conectores de pins nos holes e encaixar a armadura. Mesmo sendo simples, esta armadura em um corpo Inika não havia sido usada antes. Isto de certa forma caracteriza o subtema, pois além do Tarix (que possui uma postura ereta), outro set, o Strakk (8982), com uma postura diferente, também a possui no corpo.

O Thornax Launcher, cuja construção pode ser facilmente revelada ao observa-lo, teve como um ponto negativo o local aonde ele se encaixa. Encaixando-se em uma Water Blade, o Thornax aparenta ser bem “saltado” em relação à mão. A mobilidade é até que boa, porém é nada proporcional, e isso só atrapalha o set e o seu design. Isso só mostra como a LEGO ® tende a seguir padrões atualmente (não se vê mais sets médios sem arma de tiro atualmente).
Por isso, seria bem melhor “gastar” estas peças de outro modo. Até porque, são peças bem úteis. Mas não há porque reclamar do Thornax no tópico peças.

O Desenho (Design)

O Design do Tarix é um dos melhores, tratando-se das figuras médias atuais. As suas cores metálicas, os espinhos nas armaduras, e os dois tons de azul parecem ser bem distintos, mas se encaixam muito bem no set. As cores metálicas servem muito bem para representar um guerreiro lendário  (segundo a história BIONICLE, Tarix já foi campeão dos Glatorian e foi vencedor de mais de mil batalhas), enquanto as cores azuis, junto com as “abas” que ficam atrás do capacete dele, o design do capacete em geral, e com o design das lâminas, adicionam características do elemento água.

Mesmo que este esquema de cores complexo (generalizando as cores dos pins e axles, o esquema apresenta 4 cores diferentes) apresente-se como uma “vitória” para LEGO (que inova quase nada em cores, e ousa muito pouco, com exceção de sets como o 8745), ainda existem reclamações por parte de alguns fãs. Não há muito o que exigir. Se é a cor Pearl Light gray que “atrapalha”, dá para retirar facilmente as peças desta cor e utiliza-las muito bem de outras maneiras. Embora isso deixará o set parecendo bem “incompleto” visualmente.

Sobre o Thornax launcher, simplesmente não há exatamente um porquê  para ele estar presente no set. Se o set apresenta duas lâminas, o melhor jeito de carregar um Thornax Launcher seria do mesmo modo que o set 8979, o que, certamente, não combinaria nada com o set. Portanto, uma arma de disparo, pelo menos neste set, serve melhor como fonte de peças do que como arma de disparo em si. Mais uma vez, fica visível como a LEGO ® se preocupa demais em seguir um padrão com este tema. Porém, o esquema de cores, por outro lado, mostra como às vezes, surgem grandes inovações.

Ainda não conheço a função do tubo que o Tarix tem na parte inferior do capacete. O que realmente importa é se ele é uma boa adição, ou, se ele é “dispensável” no set. Eu diria que, se o contador de vidas for retirado, não terá muitas opções de onde encaixá-lo, então, o set perderia um pouco de “conteúdo”, parecendo incompleto. Se o contador não for retirado, mas os espinhos laterais forem, o contador em si parecerá uma “mochila” de onde sai o tubo. Portanto eu diria que é melhor manter o tubo. Ele até que ajuda sim no design.

Jogabilidade

Tendo a mesma construção atual, que visa design e jogabilidade, este set apresenta a mesma jogabilidade, com 13 pontos de articulação.
Embora a peça bb283, de fato, atrapalhe um pouco (apenas se você virar a cabeça para os cantos extremos nas laterais), eu recomendaria mantê-la no set.
As armas, além do ótimo efeito que dão no design, pelo fato de serem duas, só tem a adicionar no set. Enquanto isso, o Thornax Launcher, é uma adição que pode ser removida.

Outros (opcional)

- Os manuais de instrução possuem informações precisas e necessárias, mas não costumo utilizá-lo muito. As instruções podem ser encontradas aqui: http://BIONICLE.LEGO.com/en-us/gallery/BuildingInstructions/glatorian/TarixGroup/Tarix.aspx

- As instruções para o novo jogo de ação BIONICLE (que involve o contador de vidas e os agori) está aqui:
http://BIONICLE.LEGO.com/en-gb/games/actionfiguregame.aspx

- O set que o “acompanha”, Berix (8975), é aldeão da vila de Tajun, o vilarejo da água. Por isso é visível detalhes que caracterizem o elemento de água, sendo em armas como em capacetes.

- Segundo a história BIONICLE, Tarix respeita as tradições de sua sociedade e é altamente respeitado pelos Agori e Glatorian. Suas numerosas batalhas o tornaram um guerreiro experiente. Ele é considerado um grande oponente na arena, mas também é conhecido por ser muito justo.
Sugiro que visitem o link do Biosector se quiserem saber mais.

Conclusão

É um ótimo set, com um esquema de cores inovador, com aparência de set BIONICLE clássico, e um ótimo design. Na minha opinião, este é um dos melhores sets médios 2006-2009 em questão de seleção de peças. Além, é claro, da jogabilidade, que garante muita diversão. O novo jogo de figuras de ação BIONICLE não garante assim tanta ação, porém o contador de vidas até se torna útil como peças. Este é um set que recomendo!

Pasta no Brickshelf

Links de Referência:
Brickset - Bricklink - Biosector01 - Peeron

MOD: link do Brickshelf

« Última modificação: 16 de Agosto de 2009 - 21:14:55 pm por ildefonso »

15 de Agosto de 2009 - 21:56:39 pm
Resposta #1

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Ótimo review, daqui a pouco já estará no BBR junto com o do Zesk e Berix  ;)

---

Eu nunca gostei das lâminas do Tarix. Não sei se é porque nunca tive a oportunidade de vê-las ao vivo... mas tenho certeza que a presença do atirador nelas, foi totalmente "Epic Fail".

magens de algumas “criaturas” bem estranhas. Elas não tem valor na história, e muito menos nos sets, são meramente ilustrativas.

Será? Eu pensei nos Baterra.

Um fator talvez negativo nestas peças muito bem trabalhadas é que elas não podem ser encaixadas em nenhuma “mão” sem alguma adição na parte inferior, ou seja, terá que usar conectores como 6538c e, no mínimo, um eixo tamanho 3.

Aff, nem tinha reparado -.-
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

15 de Agosto de 2009 - 23:46:33 pm
Resposta #2

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Excelente review!
O Tarix é um set muito legal, especialmente pelo seu desenho e esquema de cores (basicamente azul, dourado e prata)!
Acho que aquele Thornax launcher só está lá por que a Lego deve exigir que todos os sets deste porte possuam uma arma de disparo. Isso atrapalha completamente o desenho do set.

Quanto á arma, eu acho que é uma peça muito bem detalhada que corta possíveis usos, mas sempre gostei do desenho da arma. E as cores até são compatíveis! As "lâminas" da arma tem a mesma cor do que as lâminas das armas do 8741 (e dos sets 8982 e 8988).

O Tarix na minha opinião é um dos Glatorian que mais chama atenção para as peças, uma vez que ele possui duas 6358c e duas 64276!

magens de algumas “criaturas” bem estranhas. Elas não tem valor na história, e muito menos nos sets, são meramente ilustrativas.

Talvez os Baterra até possam se transformar nestas criaturas, mas definitivamente não são os Baterra em sua forma original, por serem mecânicos. E como eles residem nos "Black Spike Mountains", eu acho meio difícil irem para outras aldeias de Agori e Glatorian. Estas criaturas devem ser como aquelas criaturas que apareciam nos pacotes dos Phantoka: meramente ilustrativas  :-\

No geral, o Tarix é um set bem legal!
Parabéns.

15 de Agosto de 2009 - 23:56:57 pm
Resposta #3

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart

imagens de algumas “criaturas” bem estranhas. Elas não tem valor na história, e muito menos nos sets, são meramente ilustrativas.

Talvez os Baterra até possam se transformar nestas criaturas, mas definitivamente não são os Baterra em sua forma original, por serem mecânicos. E como eles residem nos "Black Spike Mountains", eu acho meio difícil irem para outras aldeias de Agori e Glatorian. Estas criaturas devem ser como aquelas criaturas que apareciam nos pacotes dos Phantoka: meramente ilustrativas  :-\

Esqueci deste detalhe.
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

16 de Agosto de 2009 - 12:41:28 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Obrigado pelos comentários ;)

Ótimo review, daqui a pouco já estará no BBR junto com o do Zesk e Berix  ;)

---

Eu nunca gostei das lâminas do Tarix. Não sei se é porque nunca tive a oportunidade de vê-las ao vivo... mas tenho certeza que a presença do atirador nelas, foi totalmente "Epic Fail".

Sobre as lâminas, gostaria que houvesse a possibilidade de dividir as partes "de água" da base dourada, mas não há como isso acontecer. Mesmo assim, acho legal o efeito que esta arma dá. Eu gosto muito do design das armas que apresentam características dos elementos, como a arma do Ackar (8985), a do Vastus (8986), e a do Strakk (8982) ou a do Gelu (8988). De alguma forma me lembram as armas mais antigas.

O Thornax, como parte do set, é mesmo um "Epic Fail", mas ele é um fator bom como fonte de peças.

Eu não sei, acho que estas criaturas sempre foram apenas ilustrações, embora tinham tudo para desempenhar pelo menos um pequeno papel na história. Mas de qualquer forma, estas craituras me lembram os Roboriders (8509, 8510, 8511, 8512, 8513 e 8514, são antecessores de BIONICLE), que sempre incluiam criaturas dessas em suas imagens promocionais. 

16 de Agosto de 2009 - 19:44:43 pm
Resposta #5

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Só agora notei um erro no review  :P
O link do folder no Brickshelf não é este que foi postado, mas sim este: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=394989

Peço aos moderadores que corrijam este erro  ;)

16 de Agosto de 2009 - 21:15:45 pm
Resposta #6

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Parabéns pelo review.

Peço aos moderadores que corrijam este erro  ;)

Feito.
Surrender! I have flick missiles.

17 de Agosto de 2009 - 08:19:18 am
Resposta #7

Bricktoys

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Bricktoys
Muito bem feito o Review,parabéns!

17 de Agosto de 2009 - 15:11:34 pm
Resposta #8

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

19 de Agosto de 2009 - 01:31:57 am
Resposta #9

Tiago2810

• Information
  • Estou me adaptando.
imagens de algumas “criaturas” bem estranhas. Elas não tem valor na história, e muito menos nos sets, são meramente ilustrativas.

Essas coisas não são Baterras, são só elementos da fauna marinha.

28 de Agosto de 2009 - 19:22:55 pm
Resposta #10

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

Essas coisas não são Baterras, são só elementos da fauna marinha.

Na verdade, Bara magna não possui lugares com grandes quantidades de água, muito menos oceanos, embora existam alguns oásis. Por isso, a única possibilidade que eu encontro para estas criaturas é que são meramente ilustrativas. Estas criaturas parecem bem legais, embora não se encaixem totalmente na estória.

29 de Agosto de 2009 - 11:34:51 am
Resposta #11

Lopino

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
    • Minha página no deviantart
Ótimo review, parabéns!! ;)

29 de Agosto de 2009 - 18:21:00 pm
Resposta #12

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

02 de Setembro de 2009 - 17:06:52 pm
Resposta #13

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Desculpem pelo double-post, mas é que estou incluindo mais uma imagem. Aqui está a imagem do personagem Tarix no novo filme de BIONICLE:

Aí na imagem ele está atirando um Thornax (ainda bem que o Thornax Launcher não está na mesma posição que o set  :P). Gostei dos gráficos deste novo filme, pelo menos parecem mais com os sets, diferente dos outros 3 filmes anteriores.

Se alguém quiser ver mais personagens ou informação do filme, podem visitar o link acima.  ;)