Autor Tópico: Review do set 8977 - Zesk  (Lida 4858 vezes)

15 de Agosto de 2009 - 00:06:21 am
Lida 4858 vezes

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Review do set 8977 - Zesk

Referência: 8977
Nome: Zesk
Tema: BIONICLE
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 16
Preço LEGO®:  - S@H:6,99 USD/ Sr. Morio: 26,90/Demais lojas do país: 35,90
Instruções:  Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Não

Cliquem nas imagens para amplià-las

Em 2009, a estrutura física da caixa dos Agori possui o mesmo visual da caixa do ano passado. Algo que não acontece apenas com zesk, mas com todos os Agori deste ano. Seria bom se a LEGO tivesse criado algum novo molde de caixas este ano, mas para mim, isto não é algo relevante. Claro que para muitos isso é algo bom, enquanto que para outros isso pode ser ruim. Bom porque é possivel usar a base e a tampa como parte de uma cena/ambiente/fundo em algum moc, e agora com a cor de areia, cor que não havia nos moldes de 2008. Ruim, porque, como já disse, é um molde reciclado.

O rótulo. Na frente, como de costume, temos o Logo de BIONICLE e LEGO. Em seguida, a imagem do set, nome do set, idade recomendada, número de referência e o site oficial de BIONICLE.

Quanto à imagem do set, vemos o CGI de Zesk em uma pose dinâmica, olhando para você com seus quatro olhos, sua cauda e ferrão prontos para lhe desferir um golpe mortal. Nada muito convidativo, mas ainda lhe deixa com vontade de tê-lo, isto é, se você gosta de robôs Biomecânicos, LEGO, escorpiões, e outros demais elementos do tipo.

No verso, os mesmos custumeiros itens: Logos, Advertências, M.Cassab, B.I.O Code para ser usado no site, o Agori numa pose horrível, e etc.

Ah sim, a pose. É, não ficou nada agradável. Parece que o colocaram de qualquer jeito e mandaram a foto pro rótulo assim mesmo. Poderia ter sido algo muito melhor.

Minha opinião quanto a caixa é basicamente neutra, mas posso dizer que é boa sim.

Peças. Uma palavra que ainda falta nos Agori (e faltou nos Matoran ano passado). Lembro-me dos tempos de 2001 à 2006, quando os sets pequenos tinham uma média de 25 a 27 peças. Em 2007, 37. 2008 e 2009, míseras 14-17. Sem falar que ironicamente o tamanho dos sets menores aumentou muito desde aqueles tempos para cá. Mas ok. Apesar disso tudo, o visual ficou muito bom. Eu gostei muito.

Voltando ao set, Zesk no entanto, trouxe duas peças "especiais" para uma montagem como a de um Agori. São a 48989 e a 47328(preta). Esta pode lhe servir como algum membro corporal reserva, enquanto a outro seria útil em sets Technic. Comentarei sobre seus usos no próximo tópico.

O capacete/Rosto é uma peça incrível. é uma peça de certa forma diferente, pois é raro vermos algum BIONICLE com quatro olhos (o último visto foi em 2007 e tinha três olhos*) e quatro pinças na boca, o que dão um ar de periculosidade desta criatura. E é verdade, levando em conta o histórico do persongem.

Outra coisa que eu gostaria de ressaltar, é mais uma semelhança com 2001, ano de estréia de BIONICLE: a volta da gloriosa cor tan. A grande maioria dos fãs adoraram isso, e eu estou incluso. Mas parando para pensar, é obrigatória a presença desta cor este ano, já que a estória se passa num grande deserto. Ponto pra LEGO.

*8917

O processo de montagem deste set é basicamente o mesmo dos demais Agori deste ano: Encaixe as mãos e pés nos braços e então ao corpo, coloque a cabeça e depois o Elmo. Pronto.

Entretando, Zesk vem com uma coisinha a mais: a cauda. E isso pede uma montagem levemente diferenciada.

a cauda é feita com três peças, sendo que para encaixá-la ao corpo, é preciso de mais duas, totalizando 5 peças. É aqui que entram as peças citadas acima.

5 pontos pela construção absurdamente simples, e dois pontos pela montagem da cauda.

Levando em conta as peças usadas para se fazer um Agori regular, Zesk é um dos melhores, senão o melhor.

O capacete é uma peça de certa forma complexa, e compacta, cheia de detalhes. E acima de tudo, estes quatro olhos e quatro pinças fazem jus à imagem do set: Uma criatura selvagem e de baixo raciocínio.

A cauda então, completa o set. Já que ele não tem muita capacidade para segurar uma arma, o jeito é mexer no corpo e colocá-la nele, certo?

O uso dos membros também foi excelente. Melhor usar a peça 60896 às pernas do 8975 ou os braços do 8974.

A jogabilidade é um ponto, digamos, não muito forte do set.

Estamos falando de um set quadrúpede. É por causa disso, que as possíveis posições são muito limitadas.

Se fosse só isso, até dava pra engolir. Mas ainda temos dois outros fatores: a cauda e a cabeça.

A cauda, se você parar para analisar, é pequena. O máximo em que ela pode chegar, é a poucos centímetros à frente da cabeça, e nem ao menos toca o chão. Mas ao mesmo tempo, colocar mais peças a deixaria longa, provocando uma desproporcionalidade em comparação ao corpo. Eu pessoalmente não considero um contra, é apenas uma nota. Pobre Zesk.

Outro ponto negativo, é a implicância do crânio translúcido, com a peça 47328, pois a esfera da junta desta, limita muito os movimentos da cabeça. Assim, ela só se move praticamente pros lados(que já não tem uma grande mobilidade) e pra baixo. Novamente, pobre Zesk.

Obeserve a esfera, limitando a mobilidade da cabeça.

Zesk é um excelente Agori, tanto pelo visual, quando às peças e seus usos na construção. O maior problema não é a mobilidade, mas sim, a jogabilidade(pare pra pensar e veja que são fatores diferentes), pois as opções de poses são poucas. Isso sem falar da pouca mobilidade(agora sim) da cabeça.

Eu recomendo Zesk. Mas é aí que surge mais um problema, discutido muitas vezes aqui, que não só assola Zesk, e sim TODOS os outros sets da LEGO do primeiro semestre: o custo elevado do produto. Não é muito proveitoso comprar 17 peças por 35 reais. Mas se a sua paixão falar mais alto, como foi no meu caso, vá em frente. até porque temos o Sr. Morio.

E falando no Sr. Morio, agradeço ao Vulcão e ao Cavalli por comprar e enviar este set a mim(claro que eu paguei posteriormente...). ;)

« Última modificação: 15 de Agosto de 2009 - 00:21:03 am por Ian »
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

15 de Agosto de 2009 - 11:23:29 am
Resposta #1

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Excelente review, Ian!  ;)
O Zesk é mesmo um set muito bom para os padrões de um set pequeno, especialmente pelo design. O seu capacete é muito bem desenhado, um dos meus favoritos.

Parabéns!

15 de Agosto de 2009 - 15:59:37 pm
Resposta #2

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Ótimo review! Parabéns!

(...)Peças. Uma palavra que ainda falta nos Agori (e faltou nos Matoran ano passado). Lembro-me dos tempos de 2001 à 2006, quando os sets pequenos tinham uma média de 25 a 27 peças. Em 2007, 37. 2008 e 2009, míseras 14-17. Sem falar que ironicamente o tamanho dos sets menores aumentou muito desde aqueles tempos para cá. Mas ok. Apesar disso tudo, o visual ficou muito bom. Eu gostei muito.
(...)

Concordo com este parágrafo inteiro.
Eu tenho dois Matoran de 2007, eles tem um número de peças quase que igual ao de muitos sets médios mais antigos!  :P
Sem dizer que eles tinham um ótimo design! Não sei porque a Lego ® tinha que criar novos corpos ou membros para fazerem os sets ficarem maiores. Em 2008, tenho a certeza de que criaram estes novos moldes baseando-se na "capacidade" de juntá-los com os sets médios...

Na minha opinião, os set designers podiam muito bem colocar mais articulações, já que os sets aumentaram de tamanho, mas aí teriam que ter bem mais peças. De qualquer modo, como você disse, o visual ficou muito bom. O Design, as cores, máscaras e armas são as melhores razões para comprar estes sets pequenos... E a jogabilidade, até porque são figuras de ação.

O Zesk é um dos meus Agori preferidos, já sabia que a jogabilidade dele não seria das melhores, mas acho que a idéia de um set quadrúpede, ou desproporcional (como o 8974) é bem legal e inovadora.
Uma coisa que gostei muito é da máscara, e é claro, da cor. Espero poder ver esta cor de novo em 2010, ainda mais se lançassem junto com marrom, aí sim uma das combinações de cores de alguns sets originais estaria de volta!  :)

18 de Agosto de 2009 - 20:26:21 pm
Resposta #3

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Adorei o review! Mostra os verdadeiros erros e acertos da LEGO. E concordo com todos os fatores com você, sendo que sou um grande fã dos bionicles(tanto que meu nome é de um personagem do BIONICLE)
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm

25 de Dezembro de 2009 - 20:24:31 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Adquiri o Zesk há um tempo atrás... Mas só abri ele hoje.  ;D
É um set muito interessante! O capacete se tornou um dos meus preferidos!  :D
E a cauda não tem lá uma ótima movimentação, mas fica boa e prática como um conjunto.

25 de Dezembro de 2009 - 22:14:45 pm
Resposta #5

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart

Adimiro sua paciência, por mais que você tenha comprado o set num dia e ter aberto no outro...
Sou incapaz de fazer isso  ;D
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

26 de Dezembro de 2009 - 13:45:26 pm
Resposta #6

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

Adimiro sua paciência, por mais que você tenha comprado o set num dia e ter aberto no outro...
Sou incapaz de fazer isso  ;D

Eu comprei esse set a um tempo atrás para ser o presente de Natal... por isso só abri ontem  :D
Mesmo assim, tenho que ter muita paciência para esperar por sets que compro na net ou pelo exterior... tem vezes que preciso esperar umas duas ou três vezes para que eles venham completos  ;D.

16 de Janeiro de 2010 - 01:02:31 am
Resposta #7

br3nn0 GD

• Information
  • Duplo
  • voltei
nossa muito detalhada e completa sua review eu gostei muito da mascara ela é bem interessante
...

22 de Junho de 2010 - 20:50:31 pm
Resposta #8

ReenanBR

• Information
  • Duplo
  • "Shout, Shout, let it all out"
    • facebook-1000032768
    • brickset-EvanFlew
Excelente! Mesmo eu não gostando de bionecle ficou legal o review!
Meu bloguinho thururu :D

Rbricksblog.blogspot.com

23 de Junho de 2010 - 09:28:58 am
Resposta #9

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir