Autor Tópico: Review do set 8974 - Tarduk  (Lida 7493 vezes)

23 de Julho de 2009 - 12:17:28 pm
Lida 7493 vezes

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Review do set 8974 – Tarduk

Referência: 8974
Nome: Tarduk
Tema: BIONICLE (Agori)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 17
Preço LEGO®: 6,99 USD (EUA)
Preço comum (Brasil): R$ 34,90   
Instruções: 1 folha (formato A4)
Adesivos: não
Minifigs: nenhum
Modelos alternativos: nenhum
Lista de peças: não

A caixa

O formato da caixa deste set, e dos demais sets da linha Agori é o mesmo formato das caixas dos Matoran de Karda Nui (que é a linha de sets BIONICLE pequenos do ano passado), sem nenhuma inovação. A caixa possui duas "tampas" de plástico nas extremidades e cima e de baixo. No entanto, a tampa de baixo só serve como uma plataforma, pois está presa á caixa, enquanto a tampa de cima pode ser aberta.

Embora o formato da caixa seja a mesma dos Matoran de Karda Nui, há uma grande diferença: a linha dos Agori mostra na parte frontal do rótulo cenários únicos para cada Agori, enquanto os Matoran de Karda Nui só eram mostrados em cenários das "vilas de estalactites" de Karda Nui. Essa diferença de cenários é típica, também, dos sets de BIONICLE durante 2001-2005. Desde 2006, a variedade de cenários mostrados nas caixas dos sets foi diminuindo. Contudo, em 2009, a variedade dos cenários aumentou em relação a 2006-2008. No caso do Tarduk, o cenário mostrado na caixa é de uma região da aldeia de Tesara, "pertencente" á tribo da selva, de acordo com a história BIONICLE.

Na parte de trás da caixa, há uma imagem de uma região de Bara Magna e mais uma imagem em CGI do Tarduk. Pelo que parece, o espaço da parte de trás da caixa foi mal aproveitado  :-\ , além do set incluído poderiam pelo menos mostrar o set  de porte médio (Glatorian) com o elemento correspondente (no caso, o 8980). Além disso, o rótulo traz as informações essenciais (como a faixa etária recomendada pela Lego [6-16 anos]) e o "BIO Code", que pode ser usado no site oficial para ganhar itens no "My Lego Network".

Embora a caixa não possua um desenho novo, o rótulo tem um cenário muito bem planejado e distinto, em relação aos cenários de linhas anteriores. No entanto, esta caixa, por possuir partes de plástico, pode ser uma das razões pela qual a Lego decicidiu diminuir o número de peças incluídas nos sets pequenos de BIONICLE (podem notar isso se compararem o número de peças dos sets pequenos de 2007, os Matoran de Mahri Nui, com o número de peças dos sets pequenos de 2008, os Matoran de Karda Nui).

No geral, a caixa não traz nenhuma inovação, mas é bem versátil e mais resistente do que as caixas tradicionais (por utilizar tampas de plástico). 

As peças

17 pode parecer um número pequeno de peças, mas entre os seis Matoran de Karda Nui e os seis Agori, o Tarduk é o que mais tem peças!
As peças deste set seguem, basicamente, o mesmo padrão dos Matoran de Karda Nui. O corpo é composto de uma peça só com cinco conexões de balljoints (duas conexões são para as pernas, duas para os braços e uma, no meio, para a cabeça) e os membros são peças únicas.

A cabeça é a mesma cabeça utilizada nos sets dos Glatorian, que é bem pequena em relação ás cabeças anteriores. O Tarduk, diferente da maioria dos sets de 2009, não possui as mãos características dos Agori e Glatorian (64251). Em vez disso, ele possui duas garras (32506) como pés e outras duas como mãos.

Em questão de peças, o Tarduk é senão o melhor entre os Agori e Matoran de Karda Nui (embora o Zesk [8977] também seja um dos melhores), pois inclui quatro garras 32506 e duas lâminas 57563, além de quatro peças 60176 com conexão de balljoints (embora esta peça seja muito comum no tema, esta peça quase não vem em sets pequenos como os Agori).

É claro que, para o preço, 17 peças ainda é caro, mas se formos considerar o seu porte, e o plástico que vai nestas peças (as peças de BIONICLE geralmente são mais caras do que algumas peças mais simples devido a isso), é um set que vale muito a pena.

A construção

Simples, sem inovação alguma em relação ás linhas anteriores.
Como pode se ver, é só encaixar 17 peças de acordo com as instruções e pronto :-\
O uso das lâminas 57563 nos ombros do Tarduk é senão a única adição neste ponto, mas não é nada de especial.
Depois de construído, o Tarduk mede cerca de 10 centímetros.

O desenho

Na minha opinião, o capacete do Tarduk é o melhor capacete/máscara de BIONICLE deste ano. Um desenho simples, sem muitos detalhes na parte de cima, mas ainda sim mantém um desenho arrojado, com aqueles três "espinhos" exageradamente grandes na parte de trás da cabeça. O próprio capacete é mais longo do que o corpo!

Além disso, o Tarduk possui uma postura não humanóide (para falar a verdade, a sua postura lembra a de um gorila), pois os seus braços alcançam o chão, enquanto as suas pernas são pequenas e encurvadas. Isso difere muito de outros Agori como o 8972, 8973, 8975 e 8976. E o seu esquema de cores é bem equilibrado: verde escuro e verde lima, que combina com os outros dois Glatorian de elemento correspondente (8980 e 8986).

Em termos de design, o Tarduk é com certeza um dos melhores!  ;)

Jogabilidade

Mesmo sendo um set pequeno, como uma figura de ação montável, o Tarduk tem uma ótima jogabilidade! Antes de ter o set, eu pensava que as lâminas de seus ombros atrapalhavam a jogabilidade, mas não atrapalham não, já que ficam direcionadas para trás. Este set é bem divertido, e bem interessante pela sua forma não humanóide que o difere da maioria dos Agori e Matoran de Karda Nui.

Outros

Na foto acima estão Gresh (8980) e Tarduk (8974), Glatorian e Agori da tribo da selva.
Na história BIONICLE, o Tarduk é um escavador, como podem ver nesta fala do personagem:
"Eles chamam isso de ruínas... mas estão cheias de tesouros, se você souber por onde olhar."
E a sua postura se encaixa perfeitamente neste contexto (além disso, ele tem garras, para ajudar  :D).

Conclusão

Um set que, embora seja pequeno, vale a pena comprar, especialmente para colecionadores e MOCers de BIONICLE, ou para pessoas que não são fãs de BIONICLE mas procuram um set BIONICLE por curiosidade, para compreender melhor o tema, e não querem gastar muito. Entre os sets de padrão pequeno, o Tarduk é um dos melhores!

Links para referência:

23 de Julho de 2009 - 12:52:27 pm
Resposta #1

Bruno Vaiano

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • A Rebimboca da Parafuseta
    • flickr-Bruno Vaiano
    • mocpages-8710
Como sempre, as reviews do Guiler são impecáveis, ele realmente toma tempo escrevendo reviews, descreve os detalhes e dá códigos das peças e links para referência.
Todas as suas reviews são exemplares e devem servir como referência para qualquer um que escreve reviews.

Quanto ao set (Que não foi a razão desse post, e sim o comentário sobre o review), sem querer arrumar discussão com a galera do BIONICLE, e dando minha mísera opinião, 17 peças por 35 reais, é, na boa, ridículo. Não me levem a mal, mas para mim, BIONICLE é tão LEGO quanto meus estômago  :P. As peças são pré fabricadas, não realmente criativas  :-\ , e todos os, bem (Aí vai uma pergunta que sempre me deixou curioso: O que são os BIONICLE? Robos? Criaturas? Criaturas com membros robóticos? vixi, nem vou continuar  ;D) seguem um padrão, sabe, só mudam as cores e alguns detalhes, mas a construção é basicamente igual.

Não quero ofender ninguém, só estou opinando.

Bruno
Yeah...

23 de Julho de 2009 - 12:58:05 pm
Resposta #2

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Gostei do review hehehe

Quanto à caixa, na verdade dá pra tirar a base(que é a mesma peça da tampa) já fiz isso.

Tarduk é um set interessante, mas ainda assim não arrisco comprá-lo (até porque já tô aguardando dois Agori (Berix,Zesk).

O capacete tá muito show, os espinhos são beeem grandes mesmo  :o

---

Aê Guiler, dá mesmo pra fazer um MOC de um gorila, só tira as lâminas,garras e o capacete e pronto, voìla!  :D
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

23 de Julho de 2009 - 13:03:54 pm
Resposta #3

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Como sempre, as reviews do Guiler são impecáveis, ele realmente toma tempo escrevendo reviews, descreve os detalhes e dá códigos das peças e links para referência.
Todas as suas reviews são exemplares e devem servir como referência para qualquer um que escreve reviews.

Quanto ao set (Que não foi a razão desse post, e sim o comentário sobre o review), sem querer arrumar discussão com a galera do BIONICLE, e dando minha mísera opinião, 17 peças por 35 reais, é, na boa, ridículo. Não me levem a mal, mas para mim, BIONICLE é tão LEGO quanto meus estômago  :P. As peças são pré fabricadas, não realmente criativas  :-\ , e todos os, bem (Aí vai uma pergunta que sempre me deixou curioso: O que são os BIONICLE? Robos? Criaturas? Criaturas com membros robóticos? vixi, nem vou continuar  ;D) seguem um padrão, sabe, só mudam as cores e alguns detalhes, mas a construção é basicamente igual.

Bruno

Cara, é a sua opinião, de boa ;D

Até eu acho que 35 num set de 15 peças é ridículo, mas a paixão fala mais alto saca?  ::)

E respondendo à sua pergunta... BIONICLE é um acrônimo de Biological Chronicle. Os personagens, são seres biomecânicos, possuem células, tecidos, órgãos, mas membros mecânicos(isso de 2001 a 2008).

Em 2009, eles continuam assim, mas a maior parte do corpo é orgânica.

23 de Julho de 2009 - 14:41:54 pm
Resposta #4

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717

Muito obrigado pelo comentário, Bruno  ;)

Bruno

Compreendo. E também achei caro, mas o preço seria mais leve, se os lotes não tivessem sido comprados durante a subida do dólar. Agora que a situação já está mais "normal", os preços já vão baixar nos próximos sets.

Quanto ás peças pré-fabricadas, eu também entendo o que você quer dizer, não são muito parecidas com os simples bricks, plates e etc. Mas mesmo assim, algumas peças novas são bem criativas, não necessariamente úteis em muitas ocasiões, mas tem um desenho criativo. São peças com encaixes technic (eixos ou pinos technic), mas com uma plataforma diferente, algumas são feitas para uso próprio, como as máscaras, por exemplo, mas outras já são feitas para ter mais abrangência (um exemplo é a peça 41664. Tem um encaixe de eixo technic em uma extremidade, e era primariamente usada como arma, mas pode servir de escudo, armadura...).

E, como o Ian já explicou, os sets, na estória BIONICLE, são uns seres biomecânicos (meio orgânicos e meio mecânicos). Geralmente, são mais mecânicos do que orgânicos, mas em alguns casos há uns mais orgânicos do que mecânicos. E existem, na estória BIONICLE, mais de uma espécie, tem até mesmo espécies e personagens que nunca foram vendidos como sets. Se quiser entender melhor, recomendo que leia isto ;) :http://biosector01.com/wiki/index.php/BIONICLE

Quanto ao padrão de construção, não é bem assim. De 2001 para cá muita coisa mudou em BIONICLE.
É melhor explicar isso com imagens:

O set acima é o 8539 Manas, lançado em 2001, o primeiro ano de BIONICLE. Como dá para ver, é praticamente um set technic, e cada um dos "Manas" tem um motor RC! Atualmente, já não se veem sets BIONICLE assim. Se você checar o inventário deste set no bricklink (clique aqui), verá o "quão technic" é este BIONICLE  :D.

Contudo, no mesmo ano em que este set foi lançado, foram lançados sets como o 1392:

Um set muito simples, que foi promocional, veio com o "Happy Meal" do McDonald's em alguns países (mas não no Brasil). Qual a principal diferença entre o 1392 e o 8539? O preço e o "alvo" desses sets para a Lego. A Lego sempre lança diversos sets em uma linha, mas sempre há um pequeno e um grande. Em 2001, com BIONICLE, não foi diferente. O pequeno tem poucas peças, e o grande tem muitas, então, o grande consequentemente terá mais peças, e então, terá uma construção bem mais desenvolvida!

E entre estes dois, sempre houve um set médio. No caso, em 2001, foram os "Toa", como o 8535, por exemplo:

Os Toa de 2001 e os Toa Nuva de 2002 possuiam engrenagens, tinham poucas articulações, mas tinham funções technic: seus braços eram movidos por engrenagens.

A partir de 2004, no entanto, passaram a haver mais articulações. De qualquer forma, ainda possuiam engrenagens, até que em 2005 as engrenagens acabaram com os "Toa Hordika". Para você compreender melhor as mudanças que os sets BIONICLE foram sofrendo desde 2001, em termos de construção, recomendo que veja este link:
http://www.bricklink.com/catalogList.asp?pg=1&catString=273&catType=S&v=2
Os sets BIONICLE não mantém os padrões desde 2001, e são bem diferentes uns dos outros, se você observar melhor.

Por exemplo, o 8558:

este set não seguiu nenhum padrão de construção, e foi lançado em 2002.

Já o 8972:

De 2009, segue o mesmo padrão do set que eu analisei nesta review, mas tem 4 peças a menos do que o set analisado.

Não são todos os sets BIONICLE que seguem um padrão de construção, existem sets BIONICLE muito diferentes uns dos outros, basta analisar melhor os sets BIONICLE que foram lançados ao longo dos anos.
E mesmo assim, havendo sets que sigam um padrão, isto é comum não só em BIONICLE, mas também há em outros temas como City, por exemplo. Durante um tempo, os carros tinham 4 studs de largura, e as ruas também. Mas o padrão foi mudado, para que houvessem carros com 6 studs de largura. E atualmente, o padrão utilizado pela Lego (por utilizado, eu digo, utilizado nos sets produzidos pela Lego) é o de 6 studs, não mais o de 4 studs. Os padrões sempre vão existir, a explicação para isso é a reutilização de moldes por parte da Lego, que é economicamente lucrativo para a Lego (utilizar padrões evita criar muitas peças novas, que fariam o set custar mais caro).

Quant ás peças não serem criativas, não é bem assim. As peças possuem balljoints pois este é o sistema de BIONICLE: Figuras de ação montáveis. Até Exo-Force possuia balljoints, pois foram feitos para ser figuras de ação montáveis. Só que no caso de BIONICLE, estão mais próximos de Technic do que de System, ao contrário de Exo-Force.

Assim como há peças para representar os cavalos, por exemplo, há peças feitas para representar braços mecânicos (por exemplo o 53563). E mesmo que a Lego produza sets BIONICLE pequenos ou caros, isso não é motivo para achar que BIONICLE não é Lego. O tema BIONICLE, além de ter sido um dos motivos pela qual a Lego continua financeiramente bem até hoje, é um tema que se encaixa com peças Lego...

BIONICLE é, ainda sim, um tema muito mais abrangente do que parece, basta comparar o 8558 com o 8972!
Acho que só porque BIONICLE criou peças mais diferentes das tradicionais, muitos críticos vieram falando que deveriam ser "mais parecidos com Lego". Mas BIONICLE é, como Technic, uma "outra ramificação"  :D, além de System, um outro sistema de montar, que ainda sim é compatível com outros sistemas.

Gostei do review hehehe

Quanto à caixa, na verdade dá pra tirar a base(que é a mesma peça da tampa) já fiz isso.

Obrigado!
Também já fiz isso  ;) Eu quis dizer que a base de plástico fica mesmo "presa" ou encaixada na caixa, que ela não sai tão facilmente quanto a tampa. Mas sim, pode ser retirada.

Tarduk é um set interessante, mas ainda assim não arrisco comprá-lo (até porque já tô aguardando dois Agori (Berix,Zesk).

O capacete tá muito show, os espinhos são beeem grandes mesmo  :o

É, com os preços como estão, acho que dois Agori é o suficiente  :P Além do Tarduk eu tenho o Berix...

Aê Guiler, dá mesmo pra fazer um MOC de um gorila, só tira as lâminas,garras e o capacete e pronto, voìla!  :D

Eu já fiz isso  :D :

23 de Julho de 2009 - 15:35:23 pm
Resposta #5

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
A explicação como um todo está excelente  8)

Assim como há peças para representar os cavalos, por exemplo, há peças feitas para representar braços mecânicos (por exemplo o 53563). E mesmo que a LEGO produza sets BIONICLE pequenos ou caros, isso não é motivo para achar que BIONICLE não é LEGO. O tema BIONICLE, além de ter sido um dos motivos pela qual a LEGO continua financeiramente bem até hoje, é um tema que se encaixa com peças LEGO...

BIONICLE é, ainda sim, um tema muito mais abrangente do que parece, basta comparar o 8558 com o 8972!
Acho que só porque BIONICLE criou peças mais diferentes das tradicionais, muitos críticos vieram falando que deveriam ser "mais parecidos com LEGO". Mas BIONICLE é, como Technic, uma "outra ramificação"  :D, além de System, um outro sistema de montar, que ainda sim é compatível com outros sistemas.

Mas depois destes argumentos, não direi mais que BIONICLE não é lego  :D

Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

23 de Julho de 2009 - 16:00:09 pm
Resposta #6

Bruno Vaiano

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • A Rebimboca da Parafuseta
    • flickr-Bruno Vaiano
    • mocpages-8710
Realmente, ler a "Linha do tempo" dos BIONICLE foi interessante e instrutivo. Apesar de continuar não gostando de BIONICLE como um set, vou ter que concordar com o Negreli, que, pelo o comentário:
Mas depois destes argumentos, não direi mais que BIONICLE não é LEGO 
,também achava eles um tanto não LEGO, BIONICLE é sim LEGO. Não parece (Aí eu botando lenha na fogueira  ;D ;D ), mas é.
Quanto ao padrão de construção, não quis dizer que sempre foram iguais. É que ultimamente (Por ultimamente considera de, vai, 2005 [chute, por favor, ainda vou ver os Links que me indicaste  ;D  ::) :P ]), aparentemente é assim: Todos os Bionicles médios tem tal corpo, tal perna, tal braço. E por aí vai. Tenho que (ainda que intimamente  :D :)) adimitir que aquele BIONICLE com esteiras do começo é bem fora de série e me agradou bastante (Tá certo, gente, tudo que tenha esteiras e armamento[=Tanques] me agrada  ;D ;D ) (Nunca fui convencido por aquelas máquinas que andam do Star Wars, os com rodas são tão mais eficientes  :( :D ).
Sabia que ia tomar uma bela justificativa na testa ao escrever o comentário  8) ;D
Agoro, algo que dá raiva é quando você entra na loja de brinquedo e pergunta: "Tem LEGO?"
"Sim" E quando você chega na prateleira só tem BIONICLE
Aì eu faço aquela cara de "Putz"  :o 8) ::) :P E saio A Francesa......

Abraço à todos
Bruno
Yeah...

23 de Julho de 2009 - 17:10:49 pm
Resposta #7

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Na verdade, o padrão de construção dos sets de porte médio atuais é geralmente baseado na construção dos Toa Inika, de 2006. Mas mesmo assim, houveram certas variações de 2007 a 2009.

A linha de sets médios que sucederam os Inika, os Barraki, no entanto, não foram muito "influenciados" pela construção dos Inika. Isso pode ser notado, por exemplo, nos sets: 8916, 8920, 8921 e 8919. Mesmo assim, praticamente todos os sets médios deste ano seguem o mesmo estilo de construção, menos o 8987.

Já os sets pequenos só passaram a seguir um padrão a partir de 2008.

E falando em esteiras, o 8996, o maior veículo BIONICLE deste ano, tem umas funções bem legais!

Na forma que a imagem mostra, o veículo tem uma forma quadrúpede, mas ele também pode virar uma espécie de tanque, se as patas forem fechadas. Eu acho que isto foi muito bem pensado por parte dos designers!

(...)
Agoro, algo que dá raiva é quando você entra na loja de brinquedo e pergunta: "Tem LEGO?"
"Sim" E quando você chega na prateleira só tem BIONICLE
Aì eu faço aquela cara de "Putz"  :o 8) ::) :P E saio A Francesa......

Abraço à todos
Bruno

Ruim é que isso acontece mesmo... mas tem situações bem piores, quando dizem que tem Lego e na verdade só tem outras marcas, como Mega Bloks e os chineses  :P

23 de Julho de 2009 - 18:29:06 pm
Resposta #8

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Ruim é que isso acontece mesmo... mas tem situações bem piores, quando dizem que tem LEGO e na verdade só tem outras marcas, como Mega Bloks e os chineses  :P

É, se tem coisa pior (apesar de para mim nem ser tão ruim  ::))do que o que o Bruno disse, é isso aí.

aparentemente é assim: Todos os Bionicles médios tem tal corpo, tal perna, tal braço. E por aí vai.

E bem, o que o Bruno disse sobre a construção, até tá certo, depois de 2006 tudo começou a seguir um padrão (com exceção dos Barraki) e agora todo mundo tá com raiva da LEGO.  :P

--

Quanto à muitos acharem que BIONICLE não é tão LEGO, hehehe entendo perfeitamente. Ora, se não tem studs, como pode ser LEGO?  ;D

É só olhar com cuidado...

--

Vendo os sets de 2001, não é a toa que os BIONICLE já foram sim, parte do tema Technic. É, se você pegasse os potes, dava pra ver escrito "Technic" lá. Só depois, BIONICLE tornou-se um tema à parte.

--

Essa discussão tá legal até : D

26 de Julho de 2009 - 17:01:10 pm
Resposta #9

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Excelente Review!  :)
O Tarduk é um set muito legal, tanto pelas cores, quanto pela desproporção :D (o que é proposital, e praticamente "inovadora" no contexto dos aldeões [Matoran/Agori]).

Sobre BIONICLE parecer Lego ou não, este é um assunto bem abrangente. Primeiro, o que pode ser considerado Lego ou não? Parece que atualmente, possuir peças sem muitos usos já é uma realidade em praticamente todos os temas   :P. Não que sejam "inúteis", mas que foram feitas primariamente para um único propósito.

Para mim, é interessante que as peças tenham mais de um uso. Mas BIONICLE é um sistema de construção de figuras de ação (pelo menos, é a explicação que os designers dos sets, e então, a própria Lego, dá para o tema). Por isso, tal perna, tal braço, etc, são feitos para serem isso, mas mesmo assim, possibilitam diversas combinações, só basta imaginar! É o mesmo com rodas, rodas são feitas primariamente para serem simplesmente rodas! (aqui, um link para vários tipós de rodas: http://www.bricklink.com/catalogList.asp?catType=P&catString=43).
Porém existem outros usos (nos sets 8941, 8942 e 8943, por exemplo, existem rodas que são usadas como turbinas.)
Assim como no set 8987, um "membro" (braço/perna), é usado como corpo!  ;)

Não estou querendo dizer que com pernas/braços, não dê para fazer "casinhas", na realidade, é bem possível que possam ser utilizadas até mesmo como cantos de algumas construções (só que obviamente, com uso de mais peças), só que o resultado não será necessariamente bom, ou que irá combinar com o conjunto.  :P

Mesmo que estas peças sejam feitas primariamente para um uso, não significa que só possuem um único uso. Muitas peças feitas em BIONICLE na atualidade são várias vezes usadas em outros temas. Como em Exo-force, com muitos exemplos, como as lâminas do 7701, que foram feitas para serem asas e lâminas ao mesmo tempo no set 8605. Os pés e a compatibilidade das peças responsáveis pela articulação (que possuem balljoints/conectores para balljoints, como a maioria dos sets BIONICLE) dos sets 8100, 8101, 8957, entre outros, foram praticamente originados por BIONICLE. Possuem primariamente o uso de conectores de articulações, e realmente, não tem muitos usos além deste, mas é de fato compatível com outros sistemas de montagem, pois é lego também!

Os conectores, que são peças muito comuns em BIONICLE, já foram usados em sets "System" (atualmente, existe uma grande mistura de ambos sistemas em sets). Aqui estão alguns links: http://www.bricklink.com/catalogItemIn.asp?P=50898b&in=S http://www.bricklink.com/catalogItemIn.asp?P=50898&in=S
http://www.bricklink.com/catalogItemIn.asp?P=47296&in=S
Como podem ver nos links, eles aparecem mais em temas como Mars Mission, Exo-force e Power miners, não são temas que muitos AFOLS costumam comprar (porém certas peças também foram usadas nos dragões de alguns sets dos Vikings), mas são provas inegáveis de que BIONICLE não são ao todo um tema com sets/peças de um único uso.
Atualmente, existe mais detalhamento nas armas dos sets. Mas isso também acontece em minifigs (ainda mais agora, com o tema Toy Story, de 2010). Isso por que a Lego foca mais em design do que em construção, atualmente (com exceções, é claro).

Por isso, acredito que tratando-se de utilidade, os maiores problemas são peças que na verdade são união de várias peças, ou peças "muito grandes" em seu contexto. Por exemplo, 54701c03, 54094 (esta, na minha opinião, é uma das piores  :-\), 54701c02 e 54092c01. Isso acaba tirando muito o número de peças dos sets, deixando eles mais baratos, embora mantendo um bom design... Estas, na minha opinião, são peças com bem poucos usos  :-\, até mesmo do que muitas peças BIONICLE.

Outras peças que entram no contexto de "primariamente um único uso" são estas:
54093 (que, na minha opinião, poderia ter bem mais studs,  >:( e não precisava ser tão "gigante"  ::) ...), 55767 (que serve como lateral de uma ponte em um set, e como suporte em outro).

Por isso, se formos considerar só o que tem stud como Lego, não estaremos considerando a maioria dos sets Technic  :o (que atualmente a maioria não possui technic bricks, mas sim liftarms, embora possuam sim, peças com studs), e estaremos ainda desconsiderando quantidades enormes de peças atuais. Se usássemos uma visão conservadora, não só BIONICLE, mas até mesmo City (que atualmente, não apresenta muitos studs, como nas peças 52031 e derivados, 48288 e etc.) não seriam totalmente Lego.
Sendo assim, Lego seria apenas alguns sets com alguns bricks, plates, e minifigs, no máximo os sets Technic mais antigos que possuiam mais Technic Bricks e "technifigs".

Só acho que o desprezo que parte da comunidade AFOL (sem muito conhecimento sobre o tema) tem sobre BIONICLE se dá por serem figuras de ação (que nem todos devem achar legal) mais próximas de Technic do que System, o tema "original" da Lego, portanto, não adicionando "quase" nada para seus temas prediletos, porém, assim como os temas originais, BIONICLE mudou drasticamente, e influenciou durante sua existência, outros temas além de ter trazido mais técnicas de construção, sem dizer nas funções de movimento através de até mesmo engrenagens que os sets mais antigos traziam.

26 de Julho de 2009 - 20:49:12 pm
Resposta #10

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Cara, sinceramente, dava pra vocês fazerem uma palestra sobre isso, tentem fazer em algum encontro por aí.

Quanta paciência pra escrever um text assim, meu Deus...