Autor Tópico: Review do set 8982 - Strakk  (Lida 6035 vezes)

14 de Julho de 2009 - 13:07:10 pm
Lida 6035 vezes

~Ian

  • *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 1.742
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Review do set 8982 - Strakk



Referência: 8982
Nome: Strakk
Tema: BIONICLE - Glatorian
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 46
Preço LEGO®:  - R$ 64,90
Instruções:  Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, final do manual de instruções.




Sobre a caixa e sua parte técnica, não há muito o que comentar. Apenas posso dizer que é uma caixa bem simples, sem tantos detalhes como nos sets dos últimos anos. Poderia ser melhor, se houvesse alguns encaixes para pinos, como a caixa dos Toa mata, ou Toa Mahri.

Uma caixa bem fácil de abrir, pois temos a ajuda de um sulco no qual podemos colocar os dedos, para possibilitar a abertura da caixa. Não é difícil, como foi com as caixas anteriores a essa coleção...



Quanto ao design do rótulo, podemos ver claramente o Logo BIONICLE estampado na parte de cima(com direito a uma Thornax no pingo do I :D), e o nome do set situado logo acima dele.
Depois, em primeiro plano, uma imagem do set em questão, numa pose dinâmica, mostrando todos os detalhes, peças e funcionalidades que o set possui. Ao fundo, podemos ver Strakk em cima de uma escadaria, dentro de uma caverna de gelo, com estalactites e estalagmites, dando aquele ar elemental ao set (apesar de na estória isso pouco acontecer =P).
Há também um detalhe curioso: duas criaturas espreitam atrás do Glatorian, próximo ao que parece ser uma grande fonte de luz ou energia. Detalhes como esses estão presentes em todas as caixas dos Glatorian e ninguém sabe o que são.

Depois, claro, coisas protocolares como a idade indicada, o Logo da LEGO, número de referência e o nome "GLATORIAN".

Apesar da elegância da frente da caixa, o verso deixa muito, muito a desejar. Em primeiro lugar, há uma quebra de harmonia entre as cores, que na frente eram tons de azul, e atrás, tons de amarelo, cor de areia. Tudo bem, que a estória este ano se passa num grande deserto, mas ainda acho que poderia ter sido melhor.
Além disso, há a figura do Glatorian e o seu Agori correspondente ( 8976 - Metus). Até aí tudo bem, se não fosse pela posição nada atraente dos sets...

E mais: geralmente as caixas mostram uma imagem (pelo menos um mísero ícone) dos outros sets regulares da mesma linha. Mas nesta caixa, nem isso... A LEGO vacilou desta vez...



Vemos depois um esquema, mostrando como funciona um Lançador de Thornax <sup>1</sup>, o código a ser usado no site oficial, uma ilustração de como pôr o set montado na caixa, e os velhos e ignorados avisos de segurança como sempre.

No topo, uma inovação: O mais novo jogo de ação com figuras BIONICLE. Um jogo que a princípio parece muito divertido e convidativo, mas ao ver as regras... um desastre. É bom ver que a LEGO quer inovar, mas este jogo é sem dúvidas dispensável e trivial.











Uma das primeiras coisas que obrigatoriamente percebemos antes da definitiva montagem, são as peças. São pequenos elementos que pesam muito no resultado final. Elementos, que não bastam apenas serem coloridos e feitos que qualquer jeito. São elementos que precisam ser avaliados e pensados, e devem condizer com a natureza do set.

Strakk tem um belo acervo de peças. A maioria é repetida, o que não é novidade pra quem já está acostumado com BIONICLE. Entretanto são peças bem selecionadas. As peças novas, são as que mais se destacam: O elmo, a armadura de gelo e o machado. Não incluirei o lançador de Thornax porque é algo que vem em todos os outros sets regulares de 2009.








A armadura de gelo é muito bonita, bem desenhada, com espinhos de gelo dispostos num contorno simétrico, mas com o centro assimétrico, dando uma ideia de gelo talhado. A capacete/elmo, idem. Quanto ao machado, uma peça bem interessante. O azul no fundo do autorelevo da peça, faz as partes brancas se sobreporem. Assim, é possível ver cada detalhe da peça com clareza e nitidez, sem forçar tanto a vista, em meio a tanto branco(xD). Outro detalhe curioso, é no próprio design da peça, na parte da lâmina. A parte azul dá a ideia de que há gelo cobrindo a lâmina que estaria teoricamente por debaixo dele. Olhando a peça contra a luz, vemos vários tons de azul e um certa trasparência, o que reforça ainda mais esta minha particular interpretação(=P).

Agora sim é a vez do lançador de Thornax entrar na jogada.



Segura até esferas zamor!

Acredito que ele mereça uma análise à parte, pois não é algo que seja único do set. Afinal, este é o lançador de projéteis do ano, presentes até mesmo nos sets do segundo semestre.

O lançador de Thornax sem dúvidas está na lista dos melhores lançadores já feitos. Compacto, discreto e desmontável, com poucas, mas ótimas peças para mOCs. Apesar disso, ainda acho que poderia ser menor, e consequentemente, melhor.

O sistema de disparo é bem básico: simplesmente pressionamos as laterais do lançador. O desenho dele foi projetado exatamente para encaixarmos os dedos e disparar, mas percebi que quanto mais próximo da Thornax você pressionar, mais rápido e longe o projétil é atirado.

O projétil, a fruta Thornax, é uma peça bem curiosa. É basicamente uma esfera de borracha maciça com 8 espinhos e um anel preto que a contorna, justamente para o encaixe na arma. Uma peça um tanto complexa, tecnicamente falando, em comparação com os outros projéteis.





Uma peça nova e em comum em todos os Glatorian é a 57520px1, o contador de vidas do jogo de ação. Sem muitos comentários sobre ela, apenas posso dizer que é uma bela peça até mesmo para MOCs.











A essência do set está na montagem. Esse é o objetivo da brincadeira. Uma das melhores partes em se tratando de LEGO. Algo tão bom quanto o próprio set.





Para alguém que nunca teve alguma experiência com BIONICLE a contrução será um tanto divertida, eu penso. Já para quem está acostumado, a montagem é bem simples, como de costume. No entanto, existem algumas complexidades com a montagem do corpo(gostei do uso do pino azul 1/2) e o encaixe do pescoço no torso. Coisas que eu gostei muito, pois os sets vinham com quase todos os corpos iguais, com cores diferente. Era muito tedioso. Bom ver que este ano a LEGO está atendendo a pedidos de fãs e inovando um pouco.

De início, achei que a armadura de gelo ficaria feia nos ombros de Strakk. Mas depois vi que foi a coisa certa a se fazer. o único incômodo(não digo problema, ou contra) é que afeta só um pouco na mobilidade. Mas nada que atrapalhe a brincadeira e a diversão.





Outro pequeno incômodo(novamente, não um problema) é o encaixe do pescoço sair um pouco do lugar e a cabeça do set ficar balançando. Mas aí é só dar um jeito...







Strakk é um set bonito, com boas peças e boa montagem.










Um dos fatores que contribui para a elegância do set, é esquema de cores. as cores estão bem dispostas e balanceadas, e isso afera muito o resultado final. Para começar, o gelo lembra a cor branca, mas com tons de azul, pela água. o set então foi feito com exatamente essas duas cores, com dois tons diferentes de azul. a parte inferior do set é branca, enquanto que a superior é azul(com a armadura de gelo, que é branca e azul). As mãos são brancas e as juntas dos pés são azuis. E para melhorar, um meio-termo: Juntas azuis claras, como se fosse uma mistrura entre as cores. Deu para perceber a harmonia e equilíbrio entre elas?

Quanto ao design do set, ficou excelente. As armaduras de gelo, elmo e o machado, reforçam ainda mais a ideia de que ele é um guerreiro do elemento gelo. Confesso que quando vi pela primeira vez o protótipo do set, pensei que fosse um dos últimos que quisesse, pois não me acostumei logo de cara com o capacete espinhudo("isso se parece com cabelo espetado!") e com a armadura de gelo. Logo me dei conta de que estava errado.





Como eu disse antes, a armadura dos ombros afeta a mobilidade, mas não afeta a brincadeira. É algo que não vai pesar na minha avaliação pessoal do set, até porque não considero isso como um problema.







Jogabilidade é a palavra-chave este ano. Os sets não só servem para brincar, como também para jogar um jogo de verdade de BIONICLE!

No entanto, o jogo é um tanto sem graça e monótono. Pra ser sincero, eu nunca tive a oportunidade de jogar, pois só tenho um glatorian, mas talvez eu possa mudar minha opinião...

De uma forma resumida, você deve posicionar os Glatorian com suas respectivas caixas um do lado do outro, com os sets e caixas frente a frente. O primeiro jogador atira a thornax ou na caixa, ou no set. caso acerte na caixa, o set perde 1 ponto. Caso acerte o boneco, perde 2 pontos. Aonde a Thornax parar, o jogador posiciona o set que a atirou.

Para ver detalhadamente as regras do jogo, acesse este link do site oficial.

Agora, deixando um pouco o jogo de lado, vamos ao set em si. Strakk, como todo e qualquer outro set regular, possui uma alta mobilidade, graças ao milagroso sistema de juntas com esferas (Balljoints). É possível fazer inúmeras posições, tanto na hora da brincadeira, como na hora de colocá-lo na sua estante.

Sem falar também, da construção estável e sólida.








Strakk é um set e tanto. Os defeitos são poucos e as qualidades se sobressaem.
Um dos maiores problemas, não só dele, mas de quase todos os LEGOS da primeira metade do ano, é o preço alto. RS 64,90 por 46 peças é algo em torno de RS 1,40 por peça! infelizmente isso se deve à crise do primeiro semetre do ano, mas esperamos que no segundo semestre, as coisas se normalizem e fiquem menos cara (e ainda assim ficarão :( )

Só o Sr. Morio pode nos salvar. xD







« Última modificação: 17 de Julho de 2009 - 08:33:22 am por ildefonso »
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

14 de Julho de 2009 - 19:33:16 pm
Resposta #1

~Ian

  • *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 1.742
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Eu estava com pressa quando criei o tópico e por isso, gostaria que os Moderadores pussessem uma foto do set no topo do review para ilustrar o tópico ok?

E se possível, mudar o tamanho das fotos pra menor, com o link para a foto original...se é que dá...

 :)
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

14 de Julho de 2009 - 21:17:18 pm
Resposta #2

brenucci

  • *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 35
  • Bom dia a todos!
Bem...um ótimo review,creio que Strakk seja um dos melhores senão o melhor Glatorian acho que o maior problema mesmo é o preço

15 de Julho de 2009 - 11:02:36 am
Resposta #3

vulcao

  • *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 270
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-http://brickset.com/searc
Fala Ian!

Me falaste desse post ontem, mas só hoje deu pra vir aqui dar uma olhada...

Como sempre um mega review, com fotos muito boas (morro de inveja da macro dessa tua câmera) e informações bastante detalhadas...

Tive a oportunidade de ver esse BIONICLE "ao vivo" durante um jogo de RPG na semana passada e ele é realmente muito bonito, chamaram a minha atenção as ombreiras e o machado que parecem ser de algum material emborrachado, as mãos (enfim os BIONICLE tem mãos!!) e a arma (lançador de Thornax), que mesmo eu não sendo nenhum especialista em BIONICLE, acredito ser a melhor e mais funcional arma já feita pra linha, pois tanto ela funciona (!!) quanto é feita de peças que  podem ser usadas (!!!) normalmente...

Aguardamos agora a chegada do Berix e do Zesk para novos reviews  ;)

[]´s

15 de Julho de 2009 - 17:17:50 pm
Resposta #4

Guiler

  • *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 775
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Grande review, Ian!

Bem detalhado e com fotos muito boas!

Eu acho que embora seja simples, a caixa é uma das melhores de BIONICLE, por causa de sua simplicidade. E quanto ao rótulo, eu acho desnecessário colocar os outros sets da linha Glatorian, isso iria de certa forma poluir visualmente. E o pacote dos Phantoka também é assim, só mostra atrás o Toa/Makuta e o Matoran de Karda Nui com o elemento equivalente. Não vejo problema nisso.

Quanto ás peças, eu acho que estas peças novas estão muito bem detalhadas e com cores bem padronizadas, o que é muito bom! No entanto, o machado do Strakk me parece exagerado  :P , acho que podia ser composto por mais de uma peça (uma peça poderia ser o cabo e a outra a lâmina, talvez). Tirando as peças novas, as outras seguem o padrão de sempre...

A construção é simples, porém a postura do Strakk é bem inovadora (assim como a do Skrall também é)! :o Eu gostei muito, também, do uso da armadura central. Isso torna o desenho bem mais interessante. E o desenho do Strakk está muito bom, o único problema é que as suas armaduras dos ombros parecem muito saltadas para a frente (na minha opinião)  :-\

De qualquer forma, é um ótimo set, esta linha Glatorian está muito boa em relação aos Mistika e Phantoka...

15 de Julho de 2009 - 17:35:54 pm
Resposta #5

~Ian

  • *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 1.742
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Como sempre um mega review, com fotos muito boas (morro de inveja da macro dessa tua câmera) e informações bastante detalhadas...


Aguardamos agora a chegada do Berix e do Zesk para novos reviews  ;)

[]´s


Valeu Vulcão! mas eu confesso que eu dou uma Photoshopada e aumento a nitidez da foto =P

Quanto ao Berix e Zesk, com certeza, mais reviews!




Eu acho que embora seja simples, a caixa é uma das melhores de BIONICLE, por causa de sua simplicidade. E quanto ao rótulo, eu acho desnecessário colocar os outros sets da linha Glatorian, isso iria de certa forma poluir visualmente. E o pacote dos Phantoka também é assim, só mostra atrás o Toa/Makuta e o Matoran de Karda Nui com o elemento equivalente. Não vejo problema nisso.

É, agora que você disse, eu me toquei :B
Mas cada um com sua opinião...


A construção é simples, porém a postura do Strakk é bem inovadora (assim como a do Skrall também é)! :o Eu gostei muito, também, do uso da armadura central. Isso torna o desenho bem mais interessante. E o desenho do Strakk está muito bom, o único problema é que as suas armaduras dos ombros parecem muito saltadas para a frente (na minha opinião)  :-\


Acho que é só impressão. Elas são saltadas pra frente, mas nem tanto. Além disso, e elas não tivessem essa curvatura pra frente, a mobilidade seria afetada seriamente.


De qualquer forma, é um ótimo set, esta linha Glatorian está muito boa em relação aos Mistika e Phantoka...

Com certeza... os Glatorian Legends também.
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

15 de Julho de 2009 - 17:52:52 pm
Resposta #6

Guiler

  • *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 775
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt

A construção é simples, porém a postura do Strakk é bem inovadora (assim como a do Skrall também é)! :o Eu gostei muito, também, do uso da armadura central. Isso torna o desenho bem mais interessante. E o desenho do Strakk está muito bom, o único problema é que as suas armaduras dos ombros parecem muito saltadas para a frente (na minha opinião)  :-\


Acho que é só impressão. Elas são saltadas pra frente, mas nem tanto. Além disso, e elas não tivessem essa curvatura pra frente, a mobilidade seria afetada seriamente.

Compreendo, neste caso, a forma da peça foi feita especialmente para não afetar a jogabilidade dos braços. Mas sempre achei que esta peça ficasse saltada...


De qualquer forma, é um ótimo set, esta linha Glatorian está muito boa em relação aos Mistika e Phantoka...

Com certeza... os Glatorian Legends também.

É verdade, e esta impressão está muito ligada á saída dos padrões de cor dos Mistika e Phantoka (em que todos os sets possuíam cinza ou prata, no caso dos Toa, ou preto, no caso dos Makuta). E é claro, os Glatorian e Glatorian Legends trazem de volta algumas cores como azul médio, bege e vermelho claro, o que traz uma imagem bem mais satisfatória, e pelo que tudo indica, atraiu muitos fãs.

Outra coisa é o peso dos Toa Nuva sobre os Mistika e Phantoka. Se os Toa Mistika/Phantoka fossem personagens novos, ao invés de Toa Nuva, não seriam criticados tanto. Por serem os Toa Nuva, os fãs cobraram dos designers verossimilhança com os Toa Nuva de 2002. No entanto, seria impossível para a Lego fazê-los tão semelhantes, talvez por causa da falta de moldes de 2002  ??? E também, parece que a Lego não se importou muito com isso, parece que preferiram economizar nos moldes  ::)

Na minha opinião, os Glatorian e Glatorian Legends são linhas que estão á altura dos Toa Mahri, pelas características únicas do desenho de cada set.

De qualquer forma, os Glatorian e Glatorian Legends ainda não me parecem melhores do que os Barraki, pois os Barraki possuiam construções bem mais inovadoras e ousadas (algumas, como a do Pridak e Mantax foram bem criticadas, mas sempre foram únicas) para sets médios.

15 de Julho de 2009 - 18:50:24 pm
Resposta #7

Gus

  • *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 454
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Muito bom este review, Ian!

O Strakk é um set legal também, assim como o Skrall (8978) possui uma postura que não havia antes. Gostaria que repetissem algo assim nos próximos sets...

A armadura central é bem legal, gosto do modo como esta armadura se encaixa perfeitamente nele e no Tarix (8981). Lembro quando vi as primeiras imagens dos glatorian, achava que esta armadura poderia ser uma característica forte dos glatorian (algo que não havia nos sets do "universo matoran"  :D).

15 de Julho de 2009 - 19:22:00 pm
Resposta #8

~Ian

  • *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 1.742
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart


De qualquer forma, é um ótimo set, esta linha Glatorian está muito boa em relação aos Mistika e Phantoka...

Com certeza... os Glatorian Legends também.

É verdade, e esta impressão está muito ligada á saída dos padrões de cor dos Mistika e Phantoka (em que todos os sets possuíam cinza ou prata, no caso dos Toa, ou preto, no caso dos Makuta). E é claro, os Glatorian e Glatorian Legends trazem de volta algumas cores como azul médio, bege e vermelho claro, o que traz uma imagem bem mais satisfatória, e pelo que tudo indica, atraiu muitos fãs.

Sem falar das contruções... olha só o corpo da Kiina, (8987) totalmente fora dos padrões antes usados pela LEGO...

De qualquer forma, os Glatorian e Glatorian Legends ainda não me parecem melhores do que os Barraki, pois os Barraki possuiam construções bem mais inovadoras e ousadas (algumas, como a do Pridak e Mantax foram bem criticadas, mas sempre foram únicas) para sets médios.

Disse tudo. Realmente, nem me lembrei dos Barraki, poderia ter os citado. Bem lembrado.
Eu adoro a construção do Mantax (8919)...

E quem diria que o corpo do Ehlek (8920)seria um Technic Liftarm? Isso mesmo, fãs de Technic, um BIONICLE já teve como corpo o 32348 Technic Beam 4 x 4 Liftarm Bent 53.5 !

=P


Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

17 de Julho de 2009 - 08:37:05 am
Resposta #9

ildefonso

  • *****
  • Information
  • Mindstorms
  • Administrator
  • Mensagens: 5.407
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Eu estava com pressa quando criei o tópico e por isso, gostaria que os Moderadores pussessem uma foto do set no topo do review para ilustrar o tópico ok?

E se possível, mudar o tamanho das fotos pra menor, com o link para a foto original...se é que dá...

 :)

Coloquei uma foto do conjunto no topo. Veja se está boa. Se desejar alterá-la, me envie uma PM com o link.

Quanto ao tamanho das fotos, o fórum redimensiona automaticamente. Se desejar alterar o tamanho, basta adicionar width=300 depois da tag img:

Código: [Selecionar]
[img width=300]http://www.1000steine.com/brickset/images/8982-1.jpg[/img]
para fazer com que a foto tenha 300 pixels de largura.

abraços,

Dudu
Surrender! I have flick missiles.

17 de Julho de 2009 - 15:26:42 pm
Resposta #10

~Ian

  • *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Mensagens: 1.742
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Eu estava com pressa quando criei o tópico e por isso, gostaria que os Moderadores pussessem uma foto do set no topo do review para ilustrar o tópico ok?

E se possível, mudar o tamanho das fotos pra menor, com o link para a foto original...se é que dá...

 :)

Coloquei uma foto do conjunto no topo. Veja se está boa. Se desejar alterá-la, me envie uma PM com o link.

Quanto ao tamanho das fotos, o fórum redimensiona automaticamente. Se desejar alterar o tamanho, basta adicionar width=300 depois da tag img:

Código: [Selecionar]
[img width=300]http://www.1000steine.com/brickset/images/8982-1.jpg[/img]
para fazer com que a foto tenha 300 pixels de largura.

abraços,

Dudu


Valeu Dudu, eu sabia que dava pra mudar o tamanho das fotos, só num sabia como...
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!