Review do set 4559 - Cargo Railway

Foto da caixa, seguindo o padrão de outros trens 9v. Fundo azul e o trem saindo de túnel com luz vermelha e amarela

Display arrumado às pressas, mostrando o trem com o
10211
,
6525
e o baseplate do
6381
Referência: 4559
Nome: Cargo Railway (Curiosamente, no catálogo brasileiro de 1996, este set tem o nome de Shuttle Service)
Tema: Trains 9v
Ano de Edição: 1996
Número de Peças: 842
Preço LEGO®: US$130 (MSRP) / US$98 a US$380 (
Bricklink em jan/2010)
Instruções: Sim
Adesivos: Sim. Mas são apenas a logo do trians e não atrapalham em nada o uso posterior das peças
Minifigs: 7 (2 mulheres)
Modelos alternativos: 2 modelos alternativos, sem instruções, apenas fotos na caixa e no manual
Lista de peças: Não
IntroduçãoMês passado voltei a me apaixonar por LEGO, depois de um hiato de 12 anos (mais detalhes na
minha apresentação), com a compra do Grand Emporium
10211
.
Vou começar a fazer aqui alguns reviews de sets mais antigos de início a meados da década de 1990, que aos poucos vou tentando remontar.
Ao fim de todos pretendo trazer a lista de peças faltantes e o link para o tópico de compra delas, caso alguém tenha interesse em me vendê-las.
Este foi o maior set que tive na minha infância, dado de presente de aniversário atrasado (meu aniversário é em dezembro e ganhei em junho) por um amigo da família que trouxe da europa.
A caixaA caixa é enorme, de paredes duplas de papelão, dando muita resistência à caixa, oferecendo total segurança para as peças, já que muitas merecem cuidados especiais (as elétricas). Como as peças vêm na embalagem eu não sei dizer, afinal faz muito tempo que ganhei o set e a caixa só sobreviveu 14 anos por conta se sua resistência.

A caixa desgastada com os anos

Traseira da caixa mostrando um dos modelos anternativos
As peçasPredomínio de preto e amarelo.
Chama a tenção a boa quantidade de bricks 1x2 com grelha
2877
tanto pretos (x19) quanto amarelos (x18), que dão textura e uma aparência mais detalhada ao trem.
A quantidade total de tiles também impressiona, são ao todo 50, já muitas partes do trem são móveis e os tiles são necessários para o deslize das peças, permitindo fazer várias configurações diferentes.
Na época a LEGO começava a fazer experimentos com veículos de 6 studs de largura, então ainda temos a windscreen
4176
. A LEGO já fabricava esta peça desde o início da década de 1980, mas era usada principalmente nas locomotivas dos trens daquela época.
Uso de algumas peças únicas para o design do trem, como a base dos vagões
2972
e as da frente da locomotiva,
2916
,
2917
,
2918
,
2919
e
2876
. Além, é claro, das peças típicas dos trens: trilhos retos
2865
(x2) e curvos
2867
(x16), motor
590
e peças de detalhes
2871
e
4022
. E também as peças
2868b
e
5306a
e
70931
para as conexões elétricas e controle do trem.
Os minifigs vêm em boa quantidade (x7) e permitem uma jogabilidade muito boa, pois vem um para cada função dentro do conjunto (maquinista, motorista do veículo de transporte de vagões, funcionário Octan, operário da linha férrea e policial) e ainda 2 mulheres, passageiras (talvez uma seja bancária, pelo que sugere a imagem da capa).
Devido à grande quantidade de peças específicas e da baixa quantidade de peças básicas, fica difícil de usar as peças deste modelo em outras construções que fujam da linha trains. Por isso, a nota final é:
A construção (em negrito)
Embora a maioria das peças estivesse dentro da caixa ainda, eu perdi muito tempo procurando no meu caixotão as peças faltantes, fazendo com que eu gastasse em torno de 6 horas pra montagem total do trem, divididos em 3 dias.
O manual é bem explicado, não havendo dúvidas durante a montagem. Ele segue a ordem lógica de montagem do trem. Primeiro locomotiva, seguido por 1º vagão, cabines do 1º vagão, carga do 1º vagão e depois repetindo para o segundo vagão.
Ao fim do manual existem 4 páginas mostrando fotos dos dois modelos alternativos e mais 3 páginas com sugestões de montagem da ferrovia utilizando os suplementos
4520
,
4515
e
4531
, além de procedimentos e cuidados em 19 idiomas, inclusive português.
Vi que o motor possui contatos elétricos na parte superior. peguei um fio
5306b
e uma lâmpada
4767
do set
735
e fiz uma adaptação pra acender os faróis da locomotiva.
A montagem do vagão é simples, porém engenhosa, permitindo que as vários componentes (cabines e cargas) possam ser dispostos em várias configurações diferentes, por exemplo, colocar em cada vagão uma cabine dormitório e uma refeitório ou colocá-las aos pares. As cargas (combustível, dinheiro, carga geral e correios) também podem ser colocadas da maneira que se queira nos vagões.
O veículo (não sei se chamo de caminhão ou caminhonete) possui suporte para cargas e encaixe para transporte de cabines, podendo transportar um de cada por vez.
A plataforma possui um engenhoso mecanismo de cancelas, que não giram livremente, mas em etapas de 90°, utilizando peças
2605c01
, que até então eu só tinha visto como suspensão nas rodas do Spectral Starguider
6933
.

Sugestões de circuitos

O outro modelo alternativo. Repare no teto da plataforma seguindo o mesmo design do
4532
Passei muitas horas da infância quebrando a cabeça pra montar essa locomotiva

Locomotiva. O engate segue o padrão de outros trens e também de caminhões

Detalhe da adaptação para acender os faróis

O mecanismo das cancelas

O technic brick para o engate da caminhonete e os headlights com tiles para travar o giro

O vagão sem os módulos de carga e cabines
Pelo fato de serem dois vagões muito parecidos e as cargas e cabines possuirem design parecido, a construção, acaba sendo um pouco repetitiva. Nada, porém, que estrague o encanto e as engenhosidades deste set. Nota:
O desenho (design) (em negrito)
Design extremamente elegante em linhas gerais. A metade (ou o terço?) inferior na cor amarela e a parte superior em preto. As linhas da locomotiva continuando pelo resto do trem, o slope brick
2875
, as windscreens
2582
com o chanfro no mesmo ângulo dos slopes e também os slopes invertidos
2449
do fim do vagão paerando com os slopes
4460
do início do outro e ainda os bricks 1x2 com grelhas horizontais
2877
dão uma fuidez única à composição. É muito admirável o trabalho que os designers tiveram ao construir este set.
Sei que não é intenção dispender muitos bricks nisso, mas o único ponto em que o set peca é na plataforma, que acaba sendo muito simples.
o Set combina bem com a estação
2150
, lançada no mesmo ano. Embora, pelo design mais moderno deste set e pelas cores, acho que combine mais com a Grand Central Station
4513
de 2003.

Caminhonete transportanto cabine e carga

Caminhonete com 6 studs de largura

Slopes normais e invertidos dão fluidez e sensação de velocidade ao design

Cabines abertas e carga sendo retirada

A plataforma de carga e descarga
Enfim, design nota 10 para este set!
JogabilidadeO circuito oval tira um pouco da jogabilidade deste set, te forçando a comprar mais trilhos ou sets complementares, como a estação. Infelizmente eu não tive a oportunidade na época de tê-los, então eu me virava fazendo ferrovias abertas, com começo e fim, que andavam pelo quarto e eu simplesmente virava o trem quando chegava a uma extremidade.
ConclusãoUm lindo set, com mecanismos muito engenhosos para os módulos dos vagões e outros detalhes interessantes. Combinado com mais trilhos e outros complementos, fazem uma ferrovia fantástica!

5306a
depois de 14 anos na caixa

Faróis acesos. A foto mais difícil de tirar.
Apoia a câmera na plataforma, põe no temporizador, espera dar o tempo e aciona o trem e torce pra sicronizar a passagem do trem com a foto...