Autor Tópico: Review do set 8980 - Gresh  (Lida 7869 vezes)

11 de Julho de 2009 - 17:25:20 pm
Lida 7869 vezes

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Review do set 8980 – Gresh

Referência: 8980
Nome: Gresh
Tema: BIONICLE (Glatorian)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 55
Preço LEGO®: 12,99 USD (EUA)
Preço comum: R$ 64,90   
Instruções: 1 livro
Adesivos: não
Minifigs: nenhum
Modelos alternativos: nenhum
Lista de peças: sim, no final do manual de instruções

A caixa

A caixa deste set possui a mesma forma das caixas dos outros sets do subtema Glatorian. É um pacote de plástico com aprox. 23 centímetros de altura e 14 centímetros de largura (se vista de frente). O design é simples, em comparação com o desenho dos pacotes dos sets do ano passado (do subtema Phantoka e Mistika), mas por ser mais simples, até tem seus pontos positivos. Uma vez que é rompido o lacre adesivo (com uma faca ou até mesmo com a unha), a tampa é bem fácil de abrir, basta colocar o dedo na concavidade localizada ao lado direito da tampa (vejam na quarta imagem do pacote) e pressionar para cima.

O encaixe da tampa é basicamente uma reutilização do encaixe da tampa do pacote dos Mistika, embora as tampas de ambos os pacotes seja bem distinta (os pacotes dos mistika podem ser vistos no link).
As fotos a seguir mostram, respectivamente, o pacote com a tampa já aberta e o manual de instruções:

A simplicidade do desenho deste pacote e a sua forma faz deste pacote um dos pacotes mais versáteis de BIONICLE. Embora a tampa não possa ser utilizada para nada além de tampa (em alguns pacotes, as tampas possuem encaixes que podem interagir com o set), este é um exemplo a ser seguido pela LEGO pela sua versatilidade.

As peças

Este set possui uma boa quantidade de peças comuns no tema (como por exemplo os conectores de balljoints), que já vem sendo lançadas desde 2006, mas possui algumas peças novas (como a máscara e as armas/escudo). Uma peça recolorida muito interessante é a 61806. Essa peça vem sendo produzida desde o ano passado, mas só em cor branca ou prateada. Este set inclui quatro dessas peças na cor verde lima.

Como qualquer outro set do tema Glatorian, o Gresh possui um novo molde de cabeça e novos moldes de mãos (com dedos fechados). Abaixo está uma foto comparando algumas formas de cabeças presentes no tema desde 2001:

Da esquerda para a direita:
1- Cabeça dos Toa Mata, de 2001-2004
Possui um design bem original, e possuia um encaixe para stud e um eixo technic no meio. Possuia o encaixe perfeito para as máscaras de 2001-2003. Além das máscaras mais comuns, esta cabeça também tinha o encaixe perfeito para as máscaras Krana (máscaras de borracha introduzidas em 2002 e produzidas até 2003 com uma grande variedade de cores e formas).
2- Cabeça dos Toa Metru, de 2004-2008
Por possuir um encaixe de balljoint como conexão a um corpo, esta cabeça foi a mais utilizada no tema. Além disso, aa cabeça tem um padrão de tamanho que se encaixa ao padrão de tamanho das máscaras posteriormente produzidas, a partir de 2004. Contudo, embora esta cabeça seja muito versátil para sets e MOCs de BIONICLE, não há como encaixar uma máscara Krana nesta cabeça.
3- Cabeça dos Av Matoran, de 2008
Não me impressiona que este molde de cabeça só tenha sido produzido no ano passado. É pobre de encaixes, não é muito versátil e possui um desenho bem estranho, além da cor transluscente, que, diferentemente dos moldes anteriores, estava presente só nos olhos do set. Nesta cabeça só é possível encaixar máscaras com um encaixe de eixo technic como conexão.
4- Cabeça de Agori/Glatorian, de 2009
Este é o novo molde, introduzido neste ano, que embora tenha uma semelhança com o molde anterior, possui mais encaixes e é consideravelmente menor. Esta cabeça é incluída no set em análise.

Como qualquer set Glatorian, também, o Gresh possui um "contador de vidas" (57520pb01), utilizado no "Jogo de figuras de ação BIONICLE", introduzido este ano. As regras do jogo podem ser acessadas no link.

Este set inclui duas "lâminas" (peças que servem como armas do personagem) novas, com uma cor verde, mesclada com verde lima. É bom ver que algumas armas dos personagens estão voltando a ter cores mais vivas, pois geralmente as armas só são de cor prateada, que, embora seja mais realista para o determinado caso, corta possíveis usos.
Esta arma pode se tornar um escudo, se forem unidas.

Além da arma do personagem, o set também inclui um Thornax launcher, uma arma de disparo introduzida neste ano, que embora seja muito simples, ao ponto de disparar só um tiro, é bem eficaz e versátil, uma vez que é leve, capaz de ficar bem em sets pequenos, mas com seu design arrojado, também fica bem em qualquer titã (sets de porte grande).

A peça que é disparada é uma esfera de borracha maciça, com um anel de plástico preto em volta (mas a peça é uma só), e com oito "espinhos" de borracha saindo da esfera. Esta peça pode ser estranha, mas possui uma tecnologia bem avançada em relação ás peças mais comuns. No entanto, se fosse produzida em outra cor, como por exemplo cinza ou prata, seria bem mais útil.
A composição da arma, neste set em especial, é bem interessante. O personagem não segura a arma normalmente, ou seja, o meio da arma, que é a conexão entre as duas peças 64275. Entre estas duas peças que estruturam a arma e ainda são responsáveis pela função de disparo, deve ser encaixada a peça 60176. E aí sim a arma de disparo está completa. Abaixo está uma foto do set quase completo segurando o lançador de Thornax:

A máscara incluída é muito bem desenhada, e possui a mesma cor que as lâminas. Na minha opinião, é uma das melhores máscaras de BIONICLE deste ano.

No geral, o set é padronizado aos sets do mesmo porte em relação ás peças novas que ele traz. Mas há umas peças mais comuns com cores novas que tornam o set bem mais interessante. Para os fãs de BIONICLE que já possuem uma boa quantia de sets da cor verde, este set é bem chamativo na questão de peças.

A construção

A construção deste set não possui quase nada de novo em relação aos demais sets do mesmo porte. A maior inovação, e talvez a característica mais marcante do set, em relação aos outros, é a presença de duas "abas" na armadura, feitas com as peças 61806

Tirando isso, a construção segue os mesmos padrões.

O desenho

O desenho é excelente, embora o set possua braços bem grandes (como é típico dos sets  deste porte desde 2008), o padrão de cores e o desenho das "armaduras" (peças que ficam encaixadas em cima da estrutura do set) é muito bom. A cor verde escuro combina muito bem com a verde lima, mas este set também possui peças de conexão pretas, que, embora não tão visíveis de frente, são bem perceptíveis se vistas de trás.
Mesmo assim, eu acho que algumas mudanças ainda deveriam ser necessárias. As "armaduras" das anteernas são bem mais finas do que a dos antebraços, portanto, eu troquei a ordem de ambas, para que ele não pareça muito magro:

Com esta mudança sutil, o desenho tem um efeito ligeiramente melhor.

Jogabilidade

Neste ponto, o set é um dos melhores, a jogabilidade e o desenho são os pontos mais fortes dos sets deste gênero, por causa da grande mobilidade dos balljoints, dos pontos de articulação e da estabilidade da construção. E este set, em especial, tem mais uma habilidade: a capacidade de "converter" duas lâminas em um escudo:

A jogabilidade deste set é com certeza um dez!

Outros

Acima estão algumas fotos ilustrando o duelo entre Gresh e um Skrall, na primeira revista em quadrinhos de BIONICLE do ano: "areias de Bara Magna" (ver neste link)

Conclusão
Este é um dos melhores sets do ano dentro do tema, e por ter um porte médio, vale tanto para MOCers quanto para colecionadores!

Links para referência:

Nota:
Para visualizarem imagens maiores, cliquem nas imagens

Espero que tenham gostado de mais uma análise  ;)
Em breve farei uma análise do 8974

edit: inclusão de link a pedido
« Última modificação: 22 de Julho de 2009 - 20:03:47 pm por Twilight »

11 de Julho de 2009 - 19:37:52 pm
Resposta #1

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Íncrivel!

jajá comento aqui, sem tempo agora :B
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

12 de Julho de 2009 - 01:00:46 am
Resposta #2

Mauricio

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • mocpages-73406
    • brickshelf-MauricioVollu
    • brickset-MauricioVollu
Belo review!O que realmente me impressiona(va)nos Bionicles é a jogabilidade,mas aí começou a repetir um pouco os sets então eu parei de colecionar :-[ :-\.

12 de Julho de 2009 - 12:45:12 pm
Resposta #3

Thomas

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Parabens pelo review, muito detalhado. Achei muito caro esse set, 65 reais 55 peças  :P :P :P

12 de Julho de 2009 - 14:17:15 pm
Resposta #4

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Parabens pelo review, muito detalhado. Achei muito caro esse set, 65 reais 55 peças  :P :P :P

É porque ele foi importado na hora da crise... senão sairia por 54,90.

12 de Julho de 2009 - 17:51:06 pm
Resposta #5

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Como eu já disse, gostei muito do review.

Até uma breve descrição dos crânios usados até agora você explicou! sem falar das dimensões da caixa heheheh

possui mais encaixes e é consideravelmente menor.

Sim, eu tomei um susto quando vi uma dessas "ao vivo" O:

bom ver que algumas armas dos personagens estão voltando a ter cores mais vivas, pois geralmente as armas só são de cor prateada.

Eu adoro isso  ::)

Esta peça pode ser estranha, mas possui uma tecnologia bem avançada em relação ás peças mais comuns.

Vendo por aí, realmente, é um dos projéteis tecnicamente mais complexos já feitos.

A composição da arma, neste set em especial, é bem interessante. O personagem não segura a arma normalmente, ou seja, o meio da arma, que é a conexão entre as duas peças 64275. Entre estas duas peças que estruturam a arma e ainda são responsáveis pela função de disparo, deve ser encaixada a peça 60176. E aí sim a arma de disparo está completa

Gostei disso. Faz a arma do Gresh parecer única(apesar de eu querer que fosse assim em outros sets). E só tem nele.
Mas não só temos um Lançador de Thornax diferenciado em Gresh. há também no 8979 (Malum) (ombros), 8981 (Tarix) (junto à arma) e 8978 (Skrall) (junto à arma, mas montagem diferente da do Tarix.)

A máscara incluída é muito bem desenhada, e possui a mesma cor que as lâminas. Na minha opinião, é uma das melhores máscaras de BIONICLE deste ano.

Hey guiler, agora são Elmos/capacetes ;)

---

Eu só acho que você deveria ter analisado melhor a caixa (rótulo)... mas sem problemas...

E olha só, você reproduziu a cena de luta igual a das comics (com direito da intervenção do Tarix  :D)!

Boa Guiler :B

12 de Julho de 2009 - 20:30:21 pm
Resposta #6

Evandro

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • retornando...
    • Apresentação no Lugbrasil
Belo Review Guiler...

bem detalhado e fotografado...

Parabéns...

12 de Julho de 2009 - 21:06:13 pm
Resposta #7

Thomas

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil

Continua caro quase 1 real por peça :P

12 de Julho de 2009 - 21:18:58 pm
Resposta #8

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart

Infelizmente  :-\

13 de Julho de 2009 - 10:48:10 am
Resposta #9

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Como eu já disse, gostei muito do review.

Até uma breve descrição dos crânios usados até agora você explicou! sem falar das dimensões da caixa heheheh

possui mais encaixes e é consideravelmente menor.

Sim, eu tomei um susto quando vi uma dessas "ao vivo" O:

Quando eu comprei o Skrall, a uns meses atrás, também fiquei muito surpreso, a cabeça deles é menor do que a cabeça de um Matoran!  :P

bom ver que algumas armas dos personagens estão voltando a ter cores mais vivas, pois geralmente as armas só são de cor prateada.

Eu adoro isso  ::)

Esta peça pode ser estranha, mas possui uma tecnologia bem avançada em relação ás peças mais comuns.

Vendo por aí, realmente, é um dos projéteis tecnicamente mais complexos já feitos.

A composição da arma, neste set em especial, é bem interessante. O personagem não segura a arma normalmente, ou seja, o meio da arma, que é a conexão entre as duas peças 64275. Entre estas duas peças que estruturam a arma e ainda são responsáveis pela função de disparo, deve ser encaixada a peça 60176. E aí sim a arma de disparo está completa

Gostei disso. Faz a arma do Gresh parecer única(apesar de eu querer que fosse assim em outros sets). E só tem nele.
Mas não só temos um Lançador de Thornax diferenciado em Gresh. há também no 8979 (Malum) (ombros), 8981 (Tarix) (junto à arma) e 8978 (Skrall) (junto à arma, mas montagem diferente da do Tarix.)

Eu sei, há vários tipos de encaixes para o Thornax launcher diferenciados entre os Glatorian. Mas eu acho que o melhor é mesmo o do Gresh ou o do Skrall, pois não afeta tanto o design (o Tarix, por exemplo, tem um Thornax junto a uma das armas, e fica meio desajeitado deste jeito  :-\)

Hey guiler, agora são Elmos/capacetes ;)

Eu sei, mas é que eu ainda estou acostumado a falar máscaras  :D

Eu só acho que você deveria ter analisado melhor a caixa (rótulo)... mas sem problemas...

É, eu acabei esquecendo de analisar o rótulo e a imagem de CGI do Gresh no pacote  :-\
Citação de: Ian link=topic=2076.msg28916#28916date=127431866
E olha só, você reproduziu a cena de luta igual a das comics (com direito da intervenção do Tarix  :D)!

Boa Guiler :B
Eu nem tinha pensado em colocar o Tarix quando tirei a foto das cenas, mas se não fosse por ele o Gresh estaria morto, por isso coloquei ele também, na última cena!  :D

Mas isso é inevitável, por causa dos impostos  :-\ (um desses lá nos EUA custa mais ou menos 12,90 dólares)
E o preço por peça não é tão injusto assim, vale lembrar que em algumas peças maiores vai mais plástico, por isso ficam mais caras e também por causa de umas peças exclusivas.

Belo Review Guiler...

bem detalhado e fotografado...

Parabéns...

Obrigado!  ;)

Belo review!O que realmente me impressiona(va)nos Bionicles é a jogabilidade,mas aí começou a repetir um pouco os sets então eu parei de colecionar :-[ :-\.

Obrigado!  ;)
Acho que quanto menor for o set BIONICLE (por exemplo, os Matoran e os Agori), mais chance há deles repetirem detalhes da construção. Os maiores (titans e veículos, por exemplo) tem detalhes mais diferentes uns dos outros na sua construção.

13 de Julho de 2009 - 13:20:55 pm
Resposta #10

Byte

• Information
  • Estou me adaptando.
Sinceramente...
Tinha muito medo das pernas do Gresh!
Pensei que iriam fazer o set parecer muito magro..
...para que ele não pareça muito magro

Apesar de magro...
ele num ficou horrível...
ficou até que razoável..

Falando sobre a caixa do set..

Acho que ela se parece um pouco com a caixa dos toa Inika..
o que infelizmente faz o conjunto inteiro ser "mais caro".
por mim uma caixa dos Phantoka estava em ótimas condições, simples e barata.

Em relação às cores

É bom ver que algumas armas dos personagens estão voltando a ter cores mais vivas, pois geralmente as armas só são de cor prateada, que, embora seja mais realista para o determinado caso, corta possíveis usos.

Aquele cinza estava deixando os sets muito "comuns", foi uma ótima idéia eles colocarem um pouco de cor nas armas de BIONICLE além de preto ou cinza.

Ótimo trabalho Guiler!!
gostei muito!
=)

15 de Julho de 2009 - 17:32:21 pm
Resposta #11

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Obrigado, Byte!
Eu partilho da mesma opinião sobre as cores e da "magreza" do Gresh. Quanto á caixa, eu não sei se a caixa realmente afeta muito o preço, mas parece que sim. De qualquer forma, eu acho que os pacotes dos Glatorian está muito bem desenhado, apesar de simples.

E eu gostaria de pedir aos moderadores que colocassem no fim da review este link com as fotos do set:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=391681

15 de Julho de 2009 - 18:43:08 pm
Resposta #12

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Ótimo review  8)

O Gresh é um set bem legal, mostra melhorias em design (pelas cores) em comparação com as duas séries anteriores. O que eu gostei mais no set é a armadura central totalmente verde, o escudo e o capacete. As peças de "garra" são bem úteis para outros sets (deve combinar com o set 8974).

Porém ainda temos a mesma construção e muitas peças ainda comuns (mesmo assim, temos inovações como a peça que conecta a cabeça dele no corpo). Isso pode parecer ruim, mas estas peças são praticamente indispensáveis na criação de figuras de médio porte.

22 de Julho de 2009 - 19:31:42 pm
Resposta #13

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Ótimo review  8)

(...)

Porém ainda temos a mesma construção e muitas peças ainda comuns (mesmo assim, temos inovações como a peça que conecta a cabeça dele no corpo). Isso pode parecer ruim, mas estas peças são praticamente indispensáveis na criação de figuras de médio porte.

Obrigado!

Quanto á construção, acho que é exatamente nisso que você falou:
Isso pode parecer ruim, mas estas peças são praticamente indispensáveis na criação de figuras de médio porte
Que a Lego deve pensar. Estes moldes só devem estar continuando desde 2006 pois beneficiam economicamente a Lego.

28 de Julho de 2009 - 01:09:32 am
Resposta #14

Tiago2810

• Information
  • Estou me adaptando.
só queria saber porque tem o bio code do malum no canister do gresh