Autor Tópico: Review do set 8674: Ferrari F1 Racer 1:8  (Lida 3821 vezes)

24 de Junho de 2009 - 21:36:08 pm
Lida 3821 vezes

Paulo H.

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Review do set 8674: Ferrari F1 Racer 1:8

Fonte: http://www.peeron.com/inv/sets/8674-1

Referência: 8674
Nome: Ferrari F1 Racer 1:8
Tema: Racer
Ano de Edição: 2006
Número de Peças: 1246
Preço: 550 a 870 (mercado livre / Kiosque da LEGO)
Instruções: Sim 1 livro
Adesivos: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim

no final do livro de instruções
--> Ver lista completa de peças no site http://www.peeron.com/inv/sets/8674-1

As peças

As peças são muito boas, comprei este set pois há peças que só aparecem em modelos maiores como as rodas 32296 (pneu) e 22969 (aro), 4 juntas universais 9244, 4 molas 731c01 (parar de usar as de chuveiro e espirais de cadernos de aço), 10 cilindros 2850, diferencial 6573 e mais algumas peças como hastes flexíveis de borracha e painéis de acabamento.

A parte estranha é que o modelo não possui o tradicional volante!, mas uma peça em forma de manche no estilo de um volante F1 (diferente de um carro normal). E como já se espera, não possui componentes de automação como motores ou penumáticos (só por isso num é 10).

A construção

É muito divertido montar o carro, e demora também! eu com meu amigo gastamos uma madrugada e mais um dia! A estrutura é bastante semelhante aos outros modelos de F1 em 1:8, como a mclarem (prata e foi o primeiro) e a Willians (azul). Nesta Ferrari monta-se o cockpit, motor, aerofólio dianteiro, trazeiro e carenagem trazeira (nessa ordem). As peças possuem soluções de encaixe inexperadas, muito bom mesmo!

Mas, infelizmente é necessário revelar isso, na minha opinião há um grave erro que vem sendo repetido nestes modelos: a suspensão trazeira e, um pouco menos, a dianteira utilizam molas muito duras para a estrutura de alavanca montada, pois a alavanca em L é muito curta e suporta muito peso (sim, o carro pesa um pouco). Isso é fácil de observar ao pressionar as juntas esféricas da barra da suspensão, e também é comum ver este componente de junta saindo um pouco da posição inicial após apertar a suspensão algumas vezes. É um ponto que com certeza tende a se quebrar após alguns anos se o comprador não deixar o modelo só na estante... (Iria dar 10 de nota, mas vou ter que tirar uns 6 pontos da contrução por isso)

O desenho (design)

O design é magnífico, já vi em algum canto escrito que o modelo conseguiu mesmo retratar o "espírito" de velocidade da Ferrari F1, desde o aerofólio dianteiro até o trazeiro, muito bom mesmo! As plates também foram muito bem utilizadas, tal como a peça do volante e sistema de suspenção (frágil, porém muito bem acabado).

Jogabilidade

Muitas funções: possui sistema de tração com suspenção e diferencial nas rodas trazeiras, direção dianteira real (não é "Hand of God"!!) e motor 10 cilindros. A única crítica é que poderiam ter mantido os amortecedores para fazer a tampa do motor subir, como a F1 Mclarem e a Willians

Conclusão

O set é muito bom, possui como maior forte o design, mas o tamanho e compoenetes mecânicos impressionam também. O único problema encontrado (acredito ser grave) é a estrutura utilizada na suspenção trazeira, que sofre um esforço excessivo e pode se quebrar após alguns anos.

Nota final:

edit formatação padrão
« Última modificação: 25 de Junho de 2009 - 09:33:04 am por ussnegreli »

26 de Junho de 2009 - 21:18:46 pm
Resposta #1

neno_vts

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • neno, o chato!
concordo em algumas partes com você, achei um set bem legal pelo tamanho e complexidade. Os braços da suspençao são bem legais mesmo, a suspenção usa o mesmo conceito dos carros de formula mas como foi falado é muito dura, e o carro é muito alto em relação ao chão.
Minhas criticas se resumem a parte mecanica em si do carro, ao meu ver poderiam se bem diferentes. como a parte do santo antonio(a parte mais alta do carro)coletores de escape simples demais, asas dianeiras e trazeiras fracas e fogem muito a realidade..... faltou um cambio que lá no começo da decada de 90 no 8880 ja era usado no modelo alternativo.

mas levando-se em consideração que para mudar todos esses itens iriam pelo menos uma centena de peças a mais é bem compreensivel....  no meu caso, esse set seria para mostrar a parte mecanica do carro(ou parte dela) e no 8157 mostrar mais a aerodinamica, apesar da diferença de escala.

no total, dou nota 7 para o set.

queria ter paciencia para fazer o review da Enzo... mas..........  ::)

29 de Junho de 2009 - 20:11:24 pm
Resposta #2

Bricktoys

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Bricktoys
Que legal,já fazendo review Paulo!
Referente ao comentário do Neno sobre a ausência de engrenagens,acredito que câmbios,engrenagens,sejam características da linha Technic,pois vejo sempre o pessoal questionando a falta delas na linha Racers.Acho o 8145 e o 8674 os mais legais da linha Racers.
 Parabéns pelo review Paulo!
 ;)

30 de Junho de 2009 - 21:53:28 pm
Resposta #3

Paulo H.

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Referente ao comentário do Neno sobre a ausência de engrenagens,acredito que câmbios,engrenagens,sejam características da linha Technic,pois vejo sempre o pessoal questionando a falta delas na linha Racers.Acho o 8145 e o 8674 os mais legais da linha Racers.
 ;)

Aí Marcello, valeu, eu só num fiz review do modelo 8289 Fire Truck porque ainda num montei, hehe! Tô montando aquele outro carro e já precisava das peças. Depois que o carro ficar pronto posto o review do caminhão também! Falow

30 de Junho de 2009 - 22:00:56 pm
Resposta #4

Bricktoys

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Bricktoys
 ;)

Aí Marcello, valeu, eu só num fiz review do modelo 8289 Fire Truck porque ainda num montei, hehe! Tô montando aquele outro carro e já precisava das peças. Depois que o carro ficar pronto posto o review do caminhão também! Falow
É isso aí Paulo,com esse seu ânimo até me empolguei em fazer um review também  ;D