Autor Tópico: Review do set 10193 - Medieval Market Village  (Lida 24554 vezes)

14 de Março de 2009 - 21:57:22 pm
Lida 24554 vezes

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Review do set 10193 - Medieval Market Village

Referência: 10193
Nome: Medieval Market Village
Tema: Castle
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 1601
Preço LEGO®:  68,50 GBP (Reino Unido)
Instruções:  2 livros de instruções
Adesivos: Sim, 6 no total
Minifigs: Sim, contém 8 minifigs
Modelos alternativos: Nenhum
Lista de peças: Sim, no fim do segundo livro de instruções

Introdução

Este é um set Castle bem diferente de alguns sets atuais (como diferente, posso dizer que este não é um castelo, mas sim uma vila, que pode expandir o tema e agregá-lo até outros). É possivelmente um dos melhores do tema, e inclui um ótimo número de peças e minifigs, o que será analisado ao longo do review. É um lançamento muito aguardado em 2009, e realmente é uma pena que a sua distribuição é limitada para os países que possuem Shop at Home.

As peças

De certeza as peças são fatores muito importantes para a nota final do set. São no total 1601 peças, com uma grande variedade, possibilitando construir castelos, casas, e etc. Sem dizer que para o preço dele (não muito barato, mas compensa), isso pode até ser considerado "muito". O [wiki0937]PPP[/wiki0937] é muito convidativo para comprar o set. Também possui cores muito interessantes, como Dark Brown, Pearl Gold, e Medium Blue, sem contar outras, como Tan, Dark Red, e etc, estas mais conhecidas e mais utilizadas em outros sets.

Como um set Castle, é importante sempre haver acessórios para os cavaleiros e para os moradores da vila. Para os cavaleiros, há um número regular de armas. Três lanças (conhecidas como spear em inglês), um machado, e uma lança para justa (conhecida como lance em inglês), e dois capacetes, um para cada cavaleiro.

Outros acessórios vem em boa quantidade no set, como cestos, barris, taças/cálices e também as novas peças de fogo, (que são chamas encurvadas par um só lado, a peça 64647 ). Como outros exemplos de objetos, uma escova, um prato e duas facas. É legal ver também peças como as maçãs, os peixes, o baú (com moedas), um rato, e o peru (o que é raro de se ver completo, como neste set 8) ). Existe ainda uma ótima quantidade de peças de plantas (14 ao todo!  :o) para formar a árvore. Mas acho que elas compensam também ser usadas como vegetação de outra forma, além da árvore que será revisada mais tarde.

Para as estruturas das casas, serão usadas muitas peças comuns (bricks, plates, round bricks e round plates), nas cores mencionadas antes e nas comuns cinza e cinza escuro (tecnicamente falando, Light Bluish Gray e Dark Bluish Gray). Sem dizer na quantidade de bricks como os 30137 e derivados, o que influenciam muito bem no design. As peças marrons (Reddish Brown) são incluídas em grande número. Acredito que se aplicadas a casas normais e menores, estas podem adquirir um estilo de sets Western  :D.

Para o telhado, são usadas muitas peças slope pretas. E para fixá-las, arcos como os 2339. Como parte essencial também, colunas como 2453. Há a presença de uma escada e uma porta, e mais de um tipo de janelas, algo muito bom. Sem dizer nos "vehicle mudguards", plates/bricks com arcos muito usados em carros e caminhões atualmente. Por mais que em pequeno número (dois de carros em uma casa) ou em número ímpar (como os três maiores em outra casa), são bem úteis e de usos interessantes e importantes para o design (embora sejam comuns em alguns modular houses).

A roda d'água possui a nova peça 64566, e esta acredito que pode possuir muitos usos. Outras peças novas são as vaquinhas. Elas possuem um marrom um pouco diferente em relação aos bricks que são encaixados nas suas costas, mas nada que afete muito. As peças de chifre são muito interessantes. A única coisa que chega a interferir um pouco é o fato que elas são menores que o cavalo :P.

Mas além destas peças comuns e raras, ainda há o que dizer dos minifigs. Dois cavaleiros, um ferreiro, um mercador, duas mulheres, e dois jovens (tanto que um tem as pernas menores, como nos minifigs de anões). Três possuem o mesmo corpo, e os cavaleiros possuem os trajes/armaduras dos cavaleiros mais recentes do tema (certas vezes conhecidos como Crown Knights). Mas todos possuem características distintas, desde faces até cabelos (por exemplo, o mesmo cabelo da Agente Trace é incluído neste set). E todos representam bem o tema Medieval  :). Os detalhes em cada um dos minifigs são bem balanceados, o que os tornam bem úteis para temas como cidade e etc. Um ponto que não gosto é das cabeças com duas faces (com outra expressão atrás da cabeça). Tais cabeças vem se tornando cada vez mais utilizadas, mais comuns em vários temas. São de fato interessantes, mas isso retira a possibilidade de usos de outros acessórios a não ser cabelos longos e capacetes. Ou seja, não é bom colocar algum chapéu nestes minifigs, ou senão você poderá encontrar uma boca "gritando" atrás da cabeça do minifig  :P (como exemplo, a peça 3626bpb272 ).

Então, este set é uma ótima fonte de peças. Peças raras e comuns, peças novas, minifigs em um bom número (é um número regular se comparado com alguns sets anteriores), acessórios úteis, e tudo que irá providenciar uma ótima construção e um excelente design. O que fica a desejar (e devendo  >:() era a organização das peças, vem todas em saquinhos não numerados com peças e partes de minifigs misturados, o que faz com que se abra primeiro quase todos os saquinhos e passar uma grande parte do tempo procurando pelas peças ao invés de construir. Por isso, sugiro uma construção em família. Mas leva tempo, até mais do que um set com o mesmo número de peças. Mas não culparei as peças por isto, elas são todas bem interessantes, úteis e bem detalhadas.  ;) 

A construção

Acompanhando a construção pelo livro de instruções, as primeiras coisas a serem montadas são os minifigs e as partes de fora das casas. Como o balcão do mercado, a mesa do lado de fora e a árvore, todos simples de montar. Acredito que não há uma forma certa de colocar as flores na árvore, pois as instruções não detalham ao todo as posições. Por isso fica a escolha de quem possui o set. A árvore parece muito grande, mas não é tão positivo o resultado. Isto não é devido ao design, mas eu acho que ela é muito frágil. É normal que as plantas pareçam pequenas (ou muito "achatadas" para formarem uma árvore), mas acho que o maior problema é a fragilidade da parte das plantas e do tronco da árvore.

Acho que é bem legal a presença de um estande de armas e da carroça, apesar de pequenos (talvez tão pequenos quanto um set impulse?), adicionam mais conteúdo ao set. Algo muito legal são três animais que podem ser feitos de forma simples e rápida, com poucas peças (seriam eles uma galinha, um pato e um galo?). Isso é muito legal pois lembra um pouco o set 375, onde os cavalos eram feitos inteiramente de peças.  :D 

Ambas as casas são feitas a partir de 2 plates (ou junção de plates), para cada lado/parte delas. Na primeira a ser montada (a tan), a parte debaixo seria a oficina do ferreiro. Do lado de fora está a roda d'água, que é muito bem pensada. À medida que ela se move, com uma peça de hélice 6041, um martelo se move também para uma espada (como se estivesse moldando ela depois de ser forjada no forno ao lado).

Enquanto isso, no outro lado da parte de baixo, não há muito conteúdo pois este seria um estábulo para cavalos. Até aí, a construção do edifício consiste mais em peças de arcos, para jogabilidade interna. A conexão entre as duas partes é conectada por bricks conectores 3830c01. A partir do outro andar, a construção envolve as peças mais comuns, as janelas, e uma lareira conectada diretamente a construção externa para uma chaminé. Outros detalhes que destaco são os quadros dos donos da casa (como são vistos nos adesivos do set). Aí, a construção tem mais uma conexão com plates conectoras 2429c01. E enfim, depois de alguns detalhes (como os mudguards), começa a construção do telhado, sustentada por arcos internos. Pode parecer bem simples esta parte da construção, mas é preciso atenção nos mínimos detalhes para a utilização das peças corretas. Seria de certa forma mais fácil se as peças fossem devidamente separadas em saquinhos numerados. Após isso, é só adicionar o resto da chaminé e a casa tan está pronta. Depois, só faltará a inclusão dos detalhes finais (tochas, placas, uma mesa e cadeira no interior da casa e o acabamento na frente da casa).

A casa de cor predominante medium blue tem os primeiros passos de construção bem semelhantes. Mas a parte inferior da casa é mais fechada, e possui uma porta e algumas janelas (duas na verdade são peças 3185, frágeis na construção por estarem encaixados sobre somente 2 studs). A parte de cima também possui uma lareira conectada na construção principal, e como maior diferença da outra casa, esta possui posições diferenciadas das janelas principais, fora que só há um tipo de janela neste andar. Ao invés de um espaço para uma roda d'água, existe um espaço para uma escada. Não existe porta alguma para este andar, o que realmente poderia ser bom. Mas, de qualquer forma, a escada e o corrimão da parte superior da escada ao lado da entrada estão muito bons em design. O telhado mais uma vez requer muita atenção. Neste caso, os arcos não chegam a se conectar, mas suportam o telhado. Acontece ás vezes da construção desmontar por falta de firmeza no telhado, fazendo então com que grande parte seja montada de novo  :P. A parte do telhado se torna mais resistente após os plates superiores serem colocados. Como na outra casa, há uma chaminé, só que quando a casa estiver aberta, ela fica no meio da estrutura. O interior também é bem detalhado, possui uma pequena mesa, um armário, uma poltrona (que é studless e não se fixa no chão) e uma cama (bem interessante, mesmo sendo studless, perdendo um pouco de compatibilidade com os minifigs). No piso térreo detalhes no interior são barris e um pequeno "balcão".

A construção tem certas repetições que de certo não são problemas. Além de interessantes usos das peças e colocação dos objetos. O fator de fechar/abrir as casas são simples em construção, com apenas duas conexões em cada casa. A construção certas vezes não se apresentou muito firme (como no caso dos telhados da casa azul  :(), mas é algo bem divertido. Eu recomendo que a construção seja feita em família, devido ao problema da separação de peças, ou senão a construção se prolongará para achar as peças necessárias.

O desenho (design)

O design das casas (e dos objetos e conteúdos do mercado também) é muito legal. É tudo em estilo europeu da época medieval (só não sei quanto à cor pearl gold...estas casas bem que podem ser de gente da nobreza!  ;D ). Sendo assim, acho que combinam muito bem com os sets Castle antigos (e até alguns novos), e com um layout de cidade. Os únicos "problemas" no design seriam alguns objetos fora de escala, como por exemplo o tamanho do peru (que é quase do tamanho do minifig criança  :D) e das vaquinhas, que são menores que o cavalo. Mas de qualquer forma, acho que isso é comum para muitos sets Lego (por exemplo, procurem por imagens de livros para minifigs e verão do que estou falando  :D), e de certa forma é bom isso, pois sendo maiores os detalhes se tornam mais nítidos.  ;)

Jogabilidade

A jogabilidade é fantástica!  :) Tem muito o que fazer em cada uma das casas!  :o Os minifigs terão muito o que fazer nesta vila. Acho que a jogabilidade não poderia ser melhor (com 8 minifigs, há mesmo muito o que fazer!), e o set depois de construído se torna firme o bastante (com exceção das janelas inferiores da casa medium blue). É bem divertido brincar dentro das casas e até mesmo fora delas (como por exemplo no detalhe da roda d'água). A árvore é frágil, dependendo de como segurá-la alguma parte dela poderá cair. Mas nada muito ruim, ela também é boa para o set. As casas são resistentes tanto fechadas quanto abertas  ;).

Outros (opcional)

Como eu havia dito antes, os saquinhos com as peças não são enumerados.  :-\ Isso é ruim, pois para começar a construção demorará um certo tempo (talvez mais do que de outros sets com número de peças semelhante), pois procurar as peças será uma tarefa longa. Mesmo recomendando este set para construção em família ou em grupo, considero que a enumerção de saquinhos poderia resumir muito do tempo gasto mas preservar o prazer de montar. Não vejo muita explicação para isto, pois até partes de minifigs são misturadas em um saquinho em outro. Por este fator, colocarei uma nota 7 neste ponto de organização.

Conclusão

Um set fantástico.   8) A jogabilidade, a construção, as peças e o design são ótimos. É de certeza um dos melhores sets de Castelo já feitos. Na minha opinião é o melhor da atualidade  ;). Até mesmo sem o mesmo sistema modular dos outros Modular Houses, este set é um que vai ser muito bom ter junto a uma cidade ou layout medieval. Não é só recomendado para fãs de Lego Castle mas também para fãs de qualquer tema de Lego! 

Links de Referência:
Brickset - Bricklink - Peeron - Lugnet

Notas importantes:
- Centralizei as notas e os subtítulos para melhor vizualização.
- Eu utilizei as imagens oficiais da Lego para o review. Quando tirar algumas fotos, adicionarei em outro post.
- Sintam-se à vontade para comentar  ;) !

14 de Março de 2009 - 23:33:04 pm
Resposta #1

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Excelente set merece um excelente review, parabéns.
Ainda estou avaliando com mais detalhes as peças do set e ainda  estou sem os manuais para montá-los.
Comentarei com mais propriedade mais tarde.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

15 de Março de 2009 - 11:04:36 am
Resposta #2

Rihioba

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-rihioba
Parabéns Gustavo,

Realmente um excelente set, como posso dizer, a Lego quando quer, gasta seu estoque de peças e manda ver na conclusão. Vale apenas gastar cada centavo nele. Review muito bom e completo, nota 10!

Abs,

Ricardo Obara.
Lista de desejos: 10228 10235 10245  10251 10181 71006 71016 75827

15 de Março de 2009 - 13:32:24 pm
Resposta #3

daniel1986

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
Excelente review! Esse set é mais um sonho modular distante...  :-\

15 de Março de 2009 - 18:08:52 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Excelente set merece um excelente review, parabéns.
Ainda estou avaliando com mais detalhes as peças do set e ainda  estou sem os manuais para montá-los.
Comentarei com mais propriedade mais tarde.

Obrigado, Wagner  ;)
Quando estava com os pacotes da peças, eu também ficava analisando as peças do set. São bem interessantes. Ficava mesmo com vontade de abrir logo o set para montá-lo, mas como vinham todas misturadas e os saquinhos não tinham enumeração, aí eu tinha que esperar chegar a "outra remessa"  :P

15 de Março de 2009 - 18:15:11 pm
Resposta #5

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Parabéns Gustavo,

Realmente um excelente set, como posso dizer, a LEGO quando quer, gasta seu estoque de peças e manda ver na conclusão. Vale apenas gastar cada centavo nele. Review muito bom e completo, nota 10!

Abs,

Ricardo Obara.

Obrigado, Ricardo  ;)
Também acho que a LEGO caprichou neste set. É um estoque de peças muito bom para o preço dele (pelo menos no preço da Inglaterra). E acho que a LEGO sabia mesmo que iria fazer sucesso e render!

Excelente review! Esse set é mais um sonho modular distante...  :-\

Obrigado, Daniel  ;)

15 de Março de 2009 - 18:33:24 pm
Resposta #6

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Gustavo,

Excelente review!!! Me deixou ainda com mais vontade de comprar esse set.
É um set que vai se tornar clássico no futuro.
Por enquanto vou esperar... Mas espero tê-lo ainda até o final desse ano.

Um abraço
Luis

15 de Março de 2009 - 18:48:16 pm
Resposta #7

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Obrigado, Wagner  ;)
Quando estava com os pacotes da peças, eu também ficava analisando as peças do set. São bem interessantes. Ficava mesmo com vontade de abrir logo o set para montá-lo, mas como vinham todas misturadas e os saquinhos não tinham enumeração, aí eu tinha que esperar chegar a "outra remessa"  :P
Você acha que os saquinhos duraram aqui em casa?
Ninguém se conteve e vários saquinhos foram abertos para ver uma peça ou outra. Até minha mãe saiu montando "MOC" com as peças. Espero que não se perca nada até a chegada dos manuais e a efetiva montagem.  ;D
« Última modificação: 15 de Março de 2009 - 19:19:22 pm por wcavalli »

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

15 de Março de 2009 - 18:48:50 pm
Resposta #8

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Gustavo,

Excelente review!!! Me deixou ainda com mais vontade de comprar esse set.
É um set que vai se tornar clássico no futuro.
Por enquanto vou esperar... Mas espero tê-lo ainda até o final desse ano.

Um abraço
Luis

Obrigado, Luis!
Também acredito que este se se tornará um clássico no futuro! Pelo menos acho que tem tudo para ser um! (jogabilidade, construção e peças muito boas!). Vou levar este set para o próximo encontro em SP!

15 de Março de 2009 - 18:53:45 pm
Resposta #9

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Obrigado, Wagner  ;)
Você acha que os saquinhos duraram aqui em casa?
Ninguém se conteve e vários saquinhos foram aberto para ver uma peça ou outra. Até minha mãe saiu montando "MOC" com as peças. Espero que não se perca nada até a chegada dos manuais e a efetiva montagem.  ;D

É, Wagner
Eu bem que me contive para montar o set quando ele chegasse completo. Algo que iria abrir também era o saquinho com as vaquinhas (que é separado), mas ia esperar pra chegar tudo e fazer o review com fotos. Só que tive problemas com minha câmera e só vou postar fotos depois. Agora que você já tem as peças (mas não os manuais) fazer MOCs é uma idéia interessante!  :D

15 de Março de 2009 - 19:20:51 pm
Resposta #10

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Algo que iria abrir também era o saquinho com as vaquinhas (que é separado), (...)
Foi o primeiro a ser aberto.

15 de Março de 2009 - 20:03:20 pm
Resposta #11

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Ótimo review!
Este set é ralmente muito bom, a LEGO caprichou no termo de peças  :)

A construção não possui muitas técnicas tão diferentes, mas é muito interessante por criar um excelente resultado no design  ;) . Os complementos como a oficina do ferreiro, o pequeno estábulo e a roda d'água também contribuem para um ambiente medieval, além de um dos principais elementos do set: a barraquinha ou mercado.

As pequenas aves incluídas são muito legais, sua construção é realmente simples mas bem criativa. É no geral um set com pormenores muito bem planejados  :o

Mesmo assim, fiquei um pouco decepcionado com a fragilidade da árvore. Eu acho que a árvore em si tem uma boa construção e bom tamanho, mas poderia ser complementada pelo menos na parte inferior por plates 1X4 marrons, que poderia amenizar esta fragilidade  :(

A má distribuição das peças também não ajuda, mas não afeta em nada o set em si.

Uma coisa interessante é que neste set podem ser notadas várias irregularidades de tamanho: As vacas são bem menores do que o cavalo, e o perú incluído (eu sei, não é da escala system originalmente) é gigante, tem o tamanho de um minifig anão! Portanto, é maior do que as pequenas aves incluídas com o set.

A construção foi um pouco longa (pois antes de construir tive de separar umas peças, foram mal distribuídas nos saquinhos) mas muito legal!
É um set surpreendente e altamente recomendado para qualquer fã de Lego!  ;)

15 de Março de 2009 - 21:52:25 pm
Resposta #12

nelson

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Talk is cheap; bricks cost money.
É peru ou galinha? Peru é animal do novo mundo, se não me engano. Se for galinha, pelo tamanho deve ser tender, o que é mais anacronístico ainda.
Hi! I'm a .signature virus! Copy me into your ~/.signature, please!

15 de Março de 2009 - 22:30:45 pm
Resposta #13

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
É peru ou galinha? Peru é animal do novo mundo, se não me engano. Se for galinha, pelo tamanho deve ser tender, o que é mais anacronístico ainda.
Apesar de médico de profissão, seu lado "ainda" engenheiro é impressionante, tudo nos seus míiiiiiiiinimos detalhes. Chama de penosa e estamos conversados.  ;D ;D :P

15 de Março de 2009 - 23:06:21 pm
Resposta #14

nelson

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Talk is cheap; bricks cost money.
Chama de penosa e estamos conversados.  ;D ;D :P

;D ;D ;D

Está mais para "plasticosa"...
Hi! I'm a .signature virus! Copy me into your ~/.signature, please!