Autor Tópico: MOC: Draga Mecânica Escavadeira (Dipper Dredge)  (Lida 12495 vezes)

25 de Fevereiro de 2009 - 12:32:09 pm
Lida 12495 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Conceito do MOC: Existem dois tipos de dragas: as mecânicas (dividas em alcatruzes, caçambas e escavadeiras) e as hidráulicas (de sucção simples, de sucção com desagregador e as auto transportadoras). Todas elas são usadas para remoção de cascalhos, areia e sedimentos do fundo de rios e mares, a fim de aprofundar a calha e facilitar a navegação de barcos e navios. Meu MOC foi inspirado em uma draga mecânica escavadeira. O equipamento é flutuante, mas possui três hastes que se fixam ao solo para dar maior estabilidade enquanto a escavadeira trabalha. O material removido do fundo é despejado em uma barcaça estacionada ao lado, que quando cheia, despeja o material em outro local. A draga é movida do local através de um barco rebocador, que não faz parte do meu MOC.

Para maiores informações sobre o processo de montagem e outros detalhes, acessem www.super-ever.blogspot.com

Espero que gostem! :)

25 de Fevereiro de 2009 - 13:21:11 pm
Resposta #1

Bruno Vaiano

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • A Rebimboca da Parafuseta
    • flickr-Bruno Vaiano
    • mocpages-8710
UAU! (Agora entendo porque minha mãe diz que sou uma draga na hora do almoço...)

Um Moc incrível (como sempre), extremamente detalhado e realista, mas ao mesmo tempo com aspectos "Brincáveis" e minifigs. Parece perfeito para qualquer leiaute city. Adoro (repitindo) a atenção ao detalhe, todos os tanques com substancias, canos, amortecedores (nas torres), e a pá da escavadeira. a idéia dos pneus também é digna de mestres. Parabéns
Bruno
Yeah...

25 de Fevereiro de 2009 - 18:20:47 pm
Resposta #2

Richard

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Darkage por tempo indeterminado
    • facebook-Richard Virag Andrade
    • flickr-RichardVirag
    • brickshelf-Richard03
    • twitter-@richard_virag
    • RichardVirag
ual!
gostei muito
nem acredito no que estou vendo
um lindo moc
gostei dos detalhes do pneu

parabéns

Richard

25 de Fevereiro de 2009 - 20:07:25 pm
Resposta #3

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Babei !  :o

Deixa o Tietê topar com uma dessas...

Belíssimo trabalho!
Adorei os pneus da lateral, nada como fugir do lugar comum.

parabéns meu amigo !

;)

p.s. já conseguiu os pistões pneumáticos ? tô vendo que eles ficariam muito bem nos seus MOCs

26 de Fevereiro de 2009 - 07:50:14 am
Resposta #4

Humber

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-humber1965
    • Brickshelf
Otimo trabalho, rapaz !
 Olhei no  Blog as etapas de construção , com detalhes que até então não sabia  ( fez uma pesquisa antes de construi-la  ? )
Parabéns !
Abraços
Humberto

26 de Fevereiro de 2009 - 08:05:21 am
Resposta #5

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Um Moc incrível (como sempre), extremamente detalhado e realista, mas ao mesmo tempo com aspectos "Brincáveis"

rsss... obrigado pelo comentário Bruno. O lance do aspecto "brincável" é algo que gosto muito. Sempre fico atento a funcionalidade, porque o que me leva a reproduzir uma máquina com Lego é justamente a oportunidade de poder manipular suas funções. Infelizmente, para alcançar certos movimentos temos que abrir mão de certos acabamentos. Meu desafio é sempre manter um equilibrio neste quesito. Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado! :)

um lindo moc
gostei dos detalhes do pneu

Valeu Richard!!! Pois é... também gostei dos pneus. Servem para amortecer o impacto no momento em que a barcaça de transporte encosta ao lado da draga. Eu tinha esse detalhe em mente desde o início, mas não sabia como fazê-lo. Apenas no final da construção que pintou a idéia de usar os cabos, e fiquei bem satisfeito com o resultado. Obrigado por seu comentário! :)

Deixa o Tietê topar com uma dessas...
Belíssimo trabalho!
parabéns meu amigo !
p.s. já conseguiu os pistões pneumáticos ? tô vendo que eles ficariam muito bem nos seus MOCs

Rs... o Tietê precisava mesmo viu!? rs. Normalmente usam "draglines" nas margens do Tietê... ou então usam barcaças flutuantes com draglines em cima se deslocando. Dragas como a que eu montei possuem uma hora de trabalho cara, e são meio grandes... precisam de espaço para manobrar... então costumam ser usadas em obras marítimas que tragam um retorno mais rápido. Mas existem dragas de porte bem menor também, para outras funções. Obrigado por seu comentário, tanto aqui no fórum quanto lá no meu blog viu?! Fiquei feliz!!! :)
Com relação aos pistões, ainda não consegui. Na draga, o sistema de içamento das três hastes é manual, com uma trava em cada uma, permitindo três posições diferentes. Eu tentei motorizar com power fuctions, mas o peso elevado do MOC não contribuiu e os mecanismos não suportaram a pressão, infelizmente.

Otimo trabalho, rapaz ! Olhei no  Blog as etapas de construção , com detalhes que até então não sabia  (fez uma pesquisa antes de construi-la?)
Parabéns !
Abraços
Humberto

Obrigado por visitar o blog Humberto! Valeu pelo comentário. Sim, pesquisei tudo. É um processo: coleto e monto um banco de imagens, em seguida pesquiso sobre todas as funções, procuro manuais ou catálogos na internet, acesso sites de fabricantes, procuro vídeos, esboço no papel como será o meu projeto, analiso as peças que tenho disponíveis, faço um balanço do que será ou não possível de construir, e então inicio o trabalho de montagem. :)

26 de Fevereiro de 2009 - 08:08:44 am
Resposta #6

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Mais um show de construção e cultura!  :D

Esta draga está excelente nos mínimos detalhes. Gostei muito do braço mecânico e da cabine do operador do braço. Outro detalhe é o cilindro que está ao lado da "casinha" você soube muito bem utilizar aquelas peças! Outro detalhe muito feliz é o sistema que segura o nível da draga (nas três pilastras) muuuuuito bom.  PS: imagino que seja isso. Os minifigs conferem a draga "vida" movimentação, agitação de deve ter nestes locais. São pequenos detalhes muito bem pensados que reunidos resultam nesta beleza de MOC!

Parabéns por mais este grande trabalho!  8)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

26 de Fevereiro de 2009 - 08:39:52 am
Resposta #7

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
    • twitter-Artur_cans
Impressionante em cada detalhe... Parabens!!!

Artur
Visite nossa página

01 de Março de 2009 - 20:28:56 pm
Resposta #8

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Éver,

Parabéns por mais um ótimo MOC!!!

Realmente essas máquinas são de cair o queixo.
Entrei no seu blog, muito bom, com vários detalhes de como fazer os MOCs!!!

É um trabalho e tanto. Muita dedicação, profissionalismo e tempo para fazer essas maravilhas!!!

Vou analisar tudo (todos os MOCs) com calma e tentar fazer algo parecido...
Meu objetivo é fazer máquinas para o uso na cidade, como essas que tiram o asfalto.

Um abraço
Luis

02 de Março de 2009 - 07:42:42 am
Resposta #9

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Mais um show de construção e cultura!  :D
Esta draga está excelente nos mínimos detalhes. Gostei muito do braço mecânico e da cabine do operador do braço. Outro detalhe é o cilindro que está ao lado da "casinha" você soube muito bem utilizar aquelas peças! Outro detalhe muito feliz é o sistema que segura o nível da draga (nas três pilastras) muuuuuito bom.  PS: imagino que seja isso. Parabéns por mais este grande trabalho!  8)

Grande amigo Negreli! O cilindro que tu mencionou, é o pressurizador hidráulico. O sistema que segura as três hastes, é um nivelador mesmo. Trata-se de 4 macacos hidráulicos que erguem ou abaixam as hastes pouco a pouco... em níveis... através de travas. Fico feliz que tenha curtido o MOC!

Obrigado por seu comentário!!!! :)

02 de Março de 2009 - 07:47:27 am
Resposta #10

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER

02 de Março de 2009 - 09:13:43 am
Resposta #11

Antonio Carlos

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-antonio.lsantos
    • brickset-antonio.lsantos
Parabéns Éver,
além da bela construção, uma excelente documentação de todas as etapas. Trabalho profissional.
Gostei muito da solução da caçamba.... enfim uma ótima idéia para aplicar os "dentes" do dinossauro que tenho aqui... rs*

02 de Março de 2009 - 11:28:13 am
Resposta #12

(Rodrigo)

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • Nunca é tarde para montar LEGO!
    • facebook-Roddy.Sotero
    • brickshelf-Rodrigo1990
    • twitter-RR_90_
    • deviantART
Ficou muito legal :)

Me lembrou até uma plataforma petrolífera...:P

aliás, uma idéia boa pra se fazer um MOC... ::) ::)
Roddy LEGO Aircraft Co.
Building the best flying LEGO w/ low budget since 1995!
;D

04 de Março de 2009 - 07:43:46 am
Resposta #13

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Éver,

Entrei no seu blog, muito bom, com vários detalhes de como fazer os MOCs!!!

É um trabalho e tanto. Muita dedicação, profissionalismo e tempo para fazer essas maravilhas!!!

Vou analisar tudo (todos os MOCs) com calma e tentar fazer algo parecido...
Meu objetivo é fazer máquinas para o uso na cidade, como essas que tiram o asfalto.

Valeu Luis! Obrigado pelos elogios.
Fico muito contente que tenha gostado e desde já me coloco a disposição para ajuda-lo no que for preciso em seus MOCs para cidade. Desejo sucesso a você também!

Grande abraço!!!
Éver;.

04 de Março de 2009 - 07:50:25 am
Resposta #14

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Parabéns Éver,
além da bela construção, uma excelente documentação de todas as etapas. Trabalho profissional.
Gostei muito da solução da caçamba.... enfim uma ótima idéia para aplicar os "dentes" do dinossauro que tenho aqui... rs*

rss... Obrigado pela admiração Antonio Carlos. Muito obrigado mesmo.
Sabe que eu arranjei estes "dentes" no set do dinossauro também... Aliás, comprei o set por causa do power fuctions.. e não pelo tema em si. Dai essas peças que imitam dentes ficaram paradas um tempão... mas eu já tinha visualizado elas em alguma máquina. Daí então neste meu último MOC, resolvi usá-las na caçamba, e deu um bom resultado estético. Para o próximo projeto pretendo usá-las também, se tudo ocorrer bem. São ótimas aliadas para quem gosta de máquinas..rs.