Autor Tópico: Review do set 8983 - Vorox  (Lida 6991 vezes)

20 de Fevereiro de 2009 - 21:24:51 pm
Lida 6991 vezes

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Review do set 8983 - Vorox

Referência: 8983
Nome: Vorox
Tema: BIONICLE (Glatorian)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 51
Preço LEGO®: 12,99 USD
Instruções: Sim 
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim

A caixa

A caixa é uma reutilização das caixas dos Mistika, como se vê nas laterais, cuja maior inovação é a tampa. Esta tem um design simples e chamativo, que lembram um pouco os potes dos Toa Hordika de 2005. Na frente, uma imagem CGI do produto (na imagem um braço está na posição errada, mas isso não interfere nada  ;)) em um bom cenário (todos os Glatorian tem um cenário diferente), um deserto (para ser mais específico, The Wastelands of Bara Magna). O nome BIONICLE fica acima e o nome do subtema (Glatorian) abaixo. Por mais que seja um pequeno detalhe, achei bem legal a presença de um Thornax acima da letra "I" do logo BIONICLE.  :D

Atrás, as informações são bem distribuídas e ainda há mais uma imagem do produto e de outro menor (8977, Zesk, "companheiros de batalhas" dos Vorox). Diferente de 2008, não há possibilidade de fundir um set ao outro, por isso a imagem do Zesk é puramente promocional ao set. Também há imagem de como se atira um Thornax launcher. A imagem atrás é de uma arena, como em todo set Glatorian, diferente das imagens da frente. Enfim, a caixa é algo comum, e o fato desta possuir uma distinção maior das outras caixas (como um cenário diferenciado, algo incomum desde 2006), faz com que seja bem chamativa. O CGI não é tão importante, até por que a caixa já não é necessariamente parte do set então não merece uma nota distinta. Também não irá influenciar na nota final  ;)   

As peças

As peças são comuns no tema, mas com algumas novidades. Uma por exemplo, é o retorno da cor tan aos sets BIONICLE. Realmente é uma cor muito interessante e que se encaixa perfeitamente com o tema. Primeiramente era comum, por exemplo no set 8531 (Pohatu), e não sei muitas causa para esta cor ter "sumido", sendo substituída por amarelo, preto (que primeiramente era cor de outro elemento) e até laranja (o que, sinceramente, não tem nada a ver com os originais personagens de pedra  :P), ouvi falar em alguns lugares que os sets desta cor não vendiam bem  :-\ , mas na minha opinião, este é senão o melhor esquema de cores para muitos sets BIONICLE. E o Vorox acredito que será um dos Glatorians mais bem sucedido em vendas  :D Acredito que esta cor também seja mais chamativa que laranja. Pena que por ser incomum, não deve ser tão boa para MOCs a não ser que você tenha mais de um Vorox (ou Zesk)

Há uma boa seleção nas peças, cinco membros comuns (47297), um membro de Matoran de 2008/Agori, um pé original de Toa (com molde de 2008), e uma boa quantidade de technic pins. Vale a pena conferir, são seis pins tamanho 3! As lâminas não são novas, mas são boas em design e jogabilidade, de ótimo tamanho para o set. Um Technic Axle  (32209) dá continuidade a arma e também é uma boa escolha em design.  ;)

Acima, algumas peças novas, como por exemplo o capacete do Vorox (lembra mesmo um escorpião  :D) a nova cabeça (que é bem pequena e se movimenta como uma cabeça de matoran de 2008), as novas armaduras (estas são as únicas partes do set que apresentam a cor marrom), e os novos moldes das mãos. Além de simples e eficazes, são uteis (pois não há um polegar em uma posição certa, o que faz com que as mãos direita/esquerda sejam as mesmas, permitindo melhor uso para outras figuras BIONICLE  ;) ). Além de permitir um ótimo design ao set. De certa forma não substituíram as anteriores (úteis para vários usos também), mas são melhores mesmo em design, além de serem maiores. Acho que fãs de BIONICLE vão gostar mesmo desses novos moldes!  :)

Há também o Thornax. Uma esfera maciça de borracha (com espinhos um pouco mais "moles"), que poderá ser atirado com uma nova arma através da parte preta no meio da munição. Esta arma é o Thornax Launcher, feito de duas 32062 e duas 64275. O "contador" de vidas não é muito útil, mas como fonte de peças, é algo bom, pois possui dois technic pins e uma 49423, muito útil como armadura e para outros usos  ;).

No geral, as peças são comuns (para BIONICLE). As novas são ótimas em design, e a cor (tan) é espetacular. As peças são essenciais ao tema, e apesar de incluir um número considerável de pins, certas peças não serão muito utilizáveis. Tan, como uma cor rara, deixa pequena a possibilidade de MOCs, a não ser adquirindo mais sets, como o Zesk ou outro Vorox.  :P As cores dos pins e axles, porém, são utilizáveis pelo fato de serem padronizadas (as cores dessas peças é algo que não pode se reclamar  :o).

A construção

É o que se pode esperar de uma figura de tamanho regular  ;)
Construída a partir de conectar os balljoints. A composição dos membros é praticamente a mesma. As armaduras e os pins que as conectam também. O torso é o mais comun desde 2006, o 53545. Apesar de ser comun, esta construção tem ao menos uma inovação, a cauda do Vorox.
Ela é feita por um pé original de Toa encaixado em um mebro de Agori, que por sua vez encaixa em uma perna de Toa Metru, este conectado a uma mão (de molde anterior) com uma lâmina na ponta. Para se encaixar ao corpo, um pin conecta uma peça 42003, e esta por sua vez se encaixa no corpo. Com uma cauda, não há necessidade de uma armadura central  ;)

Acima, algumas cenas da construção do Vorox. Ele sem cauda, com o Thornax Launcher, e sem o capacete. Como podem ver, o novo molde de cabeça tem encaixe acima, o que justifica que atualmente os sets possuem capacetes ao invés de máscaras (apesar disso, em design, os capacetes lembram mais máscaras que outras máscaras anteriores  :o). Já na frente da cabeça, há uma certa aparência com o Iron Man  ;D

Na imagem anterior, a vista de trás do set. Os pins que conectam as armaduras são azuis e maiores. Já houveram reclamações de fãs sobre isto, mas foram todas sem sentido  >:(. Os pins, como dito antes, são padronizados, mudando a cor de cada um deles poderia deixá-los um pouco mais inúteis a outros sets. Além disso, os próprios designers já explicaram que as peças azuis possuem mais fricção que outras, ou seja, se tornam mais estáticas nos holes em que são encaixados. Outro fator positivo é que sendo maiores, estes são mais úteis para sets maiores. Se por acaso quem obteve o set tiver mais sets, garanto que haverá como trocar estes pins maiores por menores e sair ganhando com isso  ;). Mesmo se não tiver, é possível retirar ao menos dois pins pretos e menores que conectam o "contador de vidas". Sem dizer que não atrapalham nada em design (ao menos para mim, não imagino uma razão para reclamar deste pequeno detalhe) .

É comum reclamações de alguns fãs sobre o formato e construção de sets como este. Certas vezes reclamam pois a construção com balljoints vem sendo re-utilizada com os mesmos moldes. Mas, certas reclamações não notam até os menores detalhes ou até pequenas mudanças (Por exemplo um set com cinco mebros não é fácil de se encontrar  ;)). Sem dizer que as peças são re-utilizadas para o próprio bem da empresa. É a velha história de que não se pode ganhar muito por pouco. A construção é repetida mas sempre conta com inovações, em peças, design e etc. Ou seja, seguem padrões (pelo que sei, muitos temas da LEGO seguem padrões, por exemplo, carros de 4 a 6 studs), e o mesmo com este tema  :). Como uma figura de ação com possibilidade de ser construída, é um ótimo set. Para isso, em uma comparação fiel aos outros do tema, é um 7. Pode não usar os antigos moldes de engrenagens, mas utilizando os recursos atuais, a construção até que é boa (é claro, fácil, se você monta BIONICLE este poderá ser montado mesmo sem o manual de instruções). Com inovações, independentemente de serem poucas!  ;)

O desenho (design)

Ótimo. Lembra muito um escorpião. Pode ser humanóide, mas lembra mesmo um. A cor é algo que influencia muito no design.

Os membros são simétricos, todos eles. Isto para alguns é ruim pois os braços ficam maiores que as pernas, mas na minha opinião, são bem legais em design e jogabilidade. Além do mais, os sets mais antigos de BIONICLE já apresentavam isto.  :)

As armas são prateadas, mas não interferem muito no design. Até porque uma arma na cor tan não ficaria tão boa, quem sabe para a cauda, mas de qualquer forma, é bom ver a re-utilização destas armas (atualmente tenho 4 destas espadas  :P) em um set legal como este  :D. Como a maioria dos sets BIONICLE, design é algo essencial. Neste caso, é um 10

Jogabilidade
Também é algo essencial para BIONICLE (é óbvio, essencial para todas as figuras de ação). Este set possui uma ótima jogabilidade. São no total 17 pontos de articulação no set. Ele também possui funções de disparo, com o Thornax Launcher.

Esta arma também é capaz de disparar Zamor Spheres, então sendo uma forma leve, útil, e compacta de arma, que atira de forma eficiente. Mesmo se não achar que tem muita graça ficar atirando, é uma arma muito boa em design, pois é compacta.

Acima, o contador de vidas completo no pé esquerdo do Vorox. Acho este jogo inútil  :-\, mas pelo menos neste "dispositivo" existem peças bem úteis  8). Como alguns "problemas", destaco a assimetria dos pés, o que deixa mais limitada a movimentação do pé esquerdo. Mas para resolver isso, é só retirar o contador de vidas dele. Outros problemas seriam as armaduras dos braços. Elas possuem "abas" nos lados, que entortam um pouco quando o braço é "pressionado" para perto do corpo. Espero tirar mais fotos para mostrar do que se trata. Mas acho que ninguém consegue quebrar estas armaduras, são bem resistentes, e seguras para crianças também  ;)

Com estes pequenos problemas, a jogabilidade é um 9

Outros (opcional)
- Os manuais de instrução possuem informação precisa e necessária, mas não costumo utilizá-lo muito. As instruções podem ser encontradas aqui: http://BIONICLE.lego.com/en-us/gallery/BuildingInstructions/glatorian/VoroxGroup/Vorox.aspx

- As instruções para o novo jogo de ação BIONICLE está aqui: http://cache.lego.com/upload/contentTemplating/BionicleNews/otherfiles/1033/download6123F9C87B3414DD6327D0B012D03D9E.pdf  (é um arquivo em pdf)

- Na história BIONICLE, os Vorox eram Glatorian comuns nômades da tribo de areia. Mas com um cataclisma, eles regressaram e agora vivem em bandos fora do sistema social dos outros Glatorian. Os Zesk, no caso, eram Agori. Sugiro que visitem o link do Biosector se quiserem saber mais.

Conclusão

Realmente um ótimo set, altamente recomendado!  8) Para uma figura de ação montável, é um ótimo set, que garante horas de diversão! Fãs de BIONICLE irão gostar muito deste set, e não só, acredito que é uma boa escolha para quem gostaria de conhecer o tema.  ;)

Pasta no Brickshelf

Links de Referência:
Brickset - Bricklink - Biosector01

20 de Fevereiro de 2009 - 22:11:03 pm
Resposta #1

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
meu amigo, que show de review !

é realmente empolgante sua narrativa sobre o conjunto.
gostei da máscara/capacete. de longe, lembra a cara de um "Predator"

parabéns !  ;)

20 de Fevereiro de 2009 - 22:35:30 pm
Resposta #2

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
meu amigo, que show de review !

é realmente empolgante sua narrativa sobre o conjunto.
gostei da máscara/capacete. de longe, lembra a cara de um "Predator"

parabéns !  ;)

Valeu, Marcus!
O capacete me lembra mesmo um Predator, não tanto como a Kanohi Jutlin, mas até lembra  ;)
E quando ele está separado do set me faz lembrar uma aranha (só que sem todas as patas, é claro)

21 de Fevereiro de 2009 - 08:30:37 am
Resposta #3

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Nossa, pena que esses sets ainda não saíram por aqui, esse é um que já está na lista!
Eu não sei...

21 de Fevereiro de 2009 - 16:39:16 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Nossa, pena que esses sets ainda não saíram por aqui (...)
É realmente uma pena que eles ainda não chegaram no Brasil :-\, mas acho que eles devem custar tanto quanto um Mistika, por isso não sei todos irão compensar.

(...) esse é um que já está na lista!

O Vorox realmente é uma ótima escolha!  8)

22 de Fevereiro de 2009 - 13:11:59 pm
Resposta #5

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Grande review!  :D

O Vorox é com certeza uma ótima escolha para fãs de BIONICLE, mesmo que ele possua armas repetidas, possui um esquema de cores muito importante para o tema, e a cor tan (bege) desapareceu do Tema BIONICLE em 2003!  :o É bom ver que a cor voltou  ;)
Além disso, os novos conjuntos do tema Glatorians oferecem uma boa jogabilidade com a arma de disparo (Thornax launcher), e de certa forma, peças interessantes dentro (e em algumas ocasiões até fora) do tema!
Parabéns!

01 de Março de 2009 - 16:33:34 pm
Resposta #6

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Vorox será o primeiro set de 2009 que eu vou ter. com certeza! desde a primeira imagem que eu vi, já tinha dito isso a mim. xD

acredito que de uma certa forma, ele é um set espercial, pois além de apresentar uma (pequena) inovação, a cauda, a com Tan voltou.

e pode crer, o capacete parece uma aranha xDDD

e glatorian aqui, só em abril... e na minha cidade, provavelmente só em julho >.<
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

01 de Março de 2009 - 21:52:44 pm
Resposta #7

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Grande review!  :D

O Vorox é com certeza uma ótima escolha para fãs de BIONICLE, mesmo que ele possua armas repetidas, possui um esquema de cores muito importante para o tema, e a cor tan (bege) desapareceu do Tema BIONICLE em 2003!  :o É bom ver que a cor voltou  ;)
Além disso, os novos conjuntos do tema Glatorians oferecem uma boa jogabilidade com a arma de disparo (Thornax launcher), e de certa forma, peças interessantes dentro (e em algumas ocasiões até fora) do tema!
Parabéns!

Obrigado!
Realmente, o Vorox na minha opinião é o melhor dos Glatorian (e até melhor do que os sets da linha que virá para segunda metade do ano).

Vorox será o primeiro set de 2009 que eu vou ter. com certeza! desde a primeira imagem que eu vi, já tinha dito isso a mim. xD

acredito que de uma certa forma, ele é um set espercial, pois além de apresentar uma (pequena) inovação, a cauda, a com Tan voltou.

e pode crer, o capacete parece uma aranha xDDD

e glatorian aqui, só em abril... e na minha cidade, provavelmente só em julho >.<

Eu não pensava em comprar mais figuras de ação dos canisters em 2009. Mas quando eu vi as imagens dos Glatorian, não pude deixar de comprar pelo menos um!  :D Como sou grande fã dos sets originais do elemento de pedra (por exemplo, o 8531, meu primeiro set BIONICLE), escolhi o Vorox.   
É mesmo um set especial  :), pena que não haverá nenhum set tan para a segunda metade do ano  :-\

01 de Março de 2009 - 21:56:46 pm
Resposta #8

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt

Eu não pensava em comprar mais figuras de ação dos canisters em 2009. Mas quando eu vi as imagens dos Glatorian, não pude deixar de comprar pelo menos um!  :D Como sou grande fã dos sets originais do elemento de pedra (por exemplo, o 8531, meu primeiro set BIONICLE), escolhi o Vorox.   
É mesmo um set especial  :), pena que não haverá nenhum set tan para a segunda metade do ano  :-\

Há sim! O 8995:

Mesmo assim, não haverá mais nenhuma figura nesta cor (pelo menos neste ano), o que é uma pena. E eu também não acho este veículo tão interessante  :(

03 de Março de 2009 - 13:50:36 pm
Resposta #9

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

Há sim! O 8995:

Mesmo assim, não haverá mais nenhuma figura nesta cor (pelo menos neste ano), o que é uma pena. E eu também não acho este veículo tão interessante  :(

Sim, eu sei, o Thornatus V9
Mas de figuras não haverá nenhuma, nem média, nem em tamanho de titã. É realmente uma pena, pois o único que poderia ser tan (ou ter membros/partes tan ou marrom) era o Mata Nui, mas ele possui amarelo e preto, cores repetidas demais, sem inovação alguma, na minha opinião ele será pior do que qualquer Glatorian  >:(

Como eu disse antes, os designers falaram que a cor não foi tão usada porque os sets não vendiam bem. Mas agora, acho que não poderão utilizar da mesma desculpa.  :D

03 de Março de 2009 - 21:35:19 pm
Resposta #10

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
ah, uma curiosidade:

Greg Farshtey (escritor das comics/livros/whatever  de BIONICLE) disse que ele acha que haverá um set titan de Mata Nui

tomara *-*

04 de Março de 2009 - 14:01:24 pm
Resposta #11

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
ah, uma curiosidade:

Greg Farshtey (escritor das comics/livros/whatever  de BIONICLE) disse que ele acha que haverá um set titan de Mata Nui

tomara *-*

Já ouvi falar disso também. Mas acho que seria um "Store exclusive". Talvez de algum modo venha para o Brasil (igual ao Icarax), talvez não (igual ao Mazeka). Mesmo assim, não estarei muito interessado neste set se ele for amarelo e preto, assim como o set médio.

05 de Março de 2009 - 20:46:39 pm
Resposta #12

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
já ouvi falar disso também. Mas acho que seria um "Store exclusive". Talvez de algum modo venha para o Brasil (igual ao Icarax), talvez não (igual ao Mazeka). Mesmo assim, não estarei muito interessado neste set se ele for amarelo e preto, assim como o set médio.

já ouvi dizer que o mazeka chegou a ser disponibilizado am algumas lojas do Brasil...

05 de Março de 2009 - 20:55:59 pm
Resposta #13

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
já ouvi falar disso também. Mas acho que seria um "Store exclusive". Talvez de algum modo venha para o Brasil (igual ao Icarax), talvez não (igual ao Mazeka). Mesmo assim, não estarei muito interessado neste set se ele for amarelo e preto, assim como o set médio.

já ouvi dizer que o mazeka chegou a ser disponibilizado am algumas lojas do Brasil...

Deve ser. Mas de quantidade bem limitada, que nem o Karzahni e etc.