Autor Tópico: Review do set 8978 - Skrall  (Lida 5154 vezes)

12 de Fevereiro de 2009 - 22:55:23 pm
Lida 5154 vezes

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Olá amigos  :)
Irei apresentar aqui mais um review de um produto do tema BIONICLE, o set 8978 (Skrall, da linha Glatorian).
Eu pessoalmente havia pensado em não comprar mais BIONICLE em 2009 para partir para outros temas, mas já que comecei a coleção desde 2001, fica difícil deixá-la do jeito que está  :D
E o design dos Glatorian estavam ótimos desde as primeiras imagens que chegaram na internet, portanto senti necessidade em comprar pelo menos um. Então, decidi fazer o review do primeiro que obtive:

Review do set 8978 – Skrall

"Eu não tenho medo de ninguém - e me importo muito menos sobre você !"
Fala de um Skrall, no site oficial de BIONICLE

Referência: 8978
Nome: Skrall
Tema: BIONICLE (Glatorians)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 50
Preço LEGO®: 12,99 USD (EUA)
Preço comum: Provavelmente 54,99 reais (ainda não chegou nas lojas do Brasil)   
Instruções: 1 livro
Adesivos: não
Minifigs: nenhum
Modelos alternativos: não
Lista de peças: não

A caixa

No geral, a caixa é bem semelhante ás caixas dos Toa Inika e dos Mistika, pois é de plástico, preta e praticamente retangular. Como o elemento dos Skrall é rocha, a cor da tampa será de acordo com a cor principal do set, ou seja, preta, que neste ano indica elemento de rocha (anteriormente, os personagens da cor preta eram geralmente de terra, não de rocha, e em outros casos, eram de trevas).
A tampa tem o mesmo encaixe que a tampa dos pacotes dos Mistika, mas como esta não é tão detalhada ou extravagante como uma tampa na forma da Kanohi Ignika (a tampa dos pacotes dos Mistika possui um formato desta máscara, mas lógicamente possui um tamanho maior e não tem o mesmo encaixe), é mais fácil de abrir o pacote do que o dos Mistika.
Antes de abrir o pacote, é necessário picotar uma parte do adesivo frontal e do adesivo de trás (picotar antes de abrir a tampa já é comum entre BIONICLE desde 2001  ::)).

A tampa é como sempre bem desenhada, e esta não é muito extravagante, o que é bom na minha opinião.
E é claro, por ter um tamanho semelhante ao de outros pacotes, fica mais fácil guardar este pacote em uma caixa maior com outros empilhados (quando um set, MOC ou MOD meu está desmontado, guardo-o no ou nos pacotes incluidos com os sets BIONICLE  :D).

A imagem de CGI na frente mostra o set, que é um dos Skrall (na estória BIONICLE, Skrall é o nome de uma espécie de seres biomecânicos. O nome do set também é este pois de acordo com a estória BIONICLE todo integrante da espécie tem o nome de Skrall também, a não ser que Tuma, o seu líder, lhe conceda um nome), e atrás do Skrall da imagem há uma parte do cenário da aldeia de Roxtus, onde residem os Skrall.

Virando o pacote, na parte de trás, há uma imagem de CGI mostrando o Skrall e ao seu lado, um outro set, que é o 8972, um Agori chamado Atakus. Atakus é um Agori aliado aos Skrall e á aldeia de Roxtus. Embora ele seja mostrado como um aliado do Skrall na imagem em CGI, ele não pode se unir ao Skrall como os Phantoka e Mistika podiam fazer com os Matoran de 2008.

Como nos outros sets BIONICLE recentes, este também tem um "BIO code", um código presente no pacote que pode ser usado para ganhar alguma coisa no My Lego Network (desculpem-me pelo termo "alguma coisa", mas é que eu não uso MLN  :-\)

No pacote há também informações básicas e obrigatórias, logotipo da Lego, de BIONICLE, idade recomendada (7-16) e etc.
Além disso, também há uma informação sobre o novo "jogo de figuras de ação BIONICLE", no qual um Glatorian deve acertar o outro. Cada Glatorian possui um contador de vidas, e se acertado, o Glatorian perde uma vida. Para acessar as regras deste jogo, visite este link (é um arquivo em PDF).
Na minha opinião este jogo é meio bobo, não há necessidade dele, mas até não é ruim, em troca de que os sets deste ano não tem a habilidade de se unir com os sets menores, eles tem este joguinho  :-\ E a peça que conecta o contador de vidas aos Glatorian é muito útil para MOCs! (a peça é uma 49423).

Abaixo, fotos do manual de instruções. Há também páginas comentando sobre o "novo jogo de figuras de ação":

Como a caixa não faz parte do conteúdo do set, não vou dar uma nota, mas na minha opinião a caixa está muito legal, por ser de certa forma simples, mas de um bom tamanho, capaz de guardar várias peças

Medidas da caixa:
Aproximadamente 23 centímetros de altura e 14 centímetros de largura (vista de frente)

As peças

Embora este set possua 50 peças, um número baixo de peças, as peças incluídas são muito boas. Uma boa quantidade de peças novas em comparação com outros sets do mesmo porte, peças recoloridas e úteis para BIONICLE e até outros temas (úteis são, mas devido ao excesso de detalhes de algumas peças como o capacete fica difícil achar um uso comum em system).
Abaixo está uma foto das peças novas:

As espadas, o escudo, as novas mãos (que tem dedos!) e o capacete possuem detalhes em excesso que cortam o uso das peças, mas tirando isso, são grandes adições ao tema BIONICLE, um novo capacete para MOCs, escudo e espada (espada que também pode ser usada como asa, por exemplo no set 8991). As espadas são muito bem detalhadas e saem da monotonia de armas na cor prateada (cor usada em um grande número de armas do Tema BIONICLE desde 2003), sendo da cor preta e vermelha.

O escudo tem partes serrilhadas ao lado e relevo na frente e verso, com detalhes pintados de vermelho. Tais detalhes são os mesmos detalhes do símbolo de Roxtus (aldeia onde residem os Skrall). Este escudo é uma das partes do set que eu mais gosto, e pode ficar muito legal em vários MOCs com este esquema de cores.

Uma peça nova e muito útil, tanto para BIONICLE quanto Technic é a 64276, um technic liftarm 2X1 com um encaixe para balljoint em uma extremidade. No caso deste set e de outros do subtema Glatorian, esta peça conecta o novo tipo de cabeça ao corpo. 

O "contador de vidas" usado no jogo de figuras de ação não é uma peça nova, é uma peça recolorida, com detalhes impressos (mais especificamente uma 57520).

O novo projétil incluído é a peça bb392c01, mais conhecida como uma fruta explosiva Thornax (para mais informações, visitem o link). A peça é uma esfera maciça de borracha com oito "espinhos" de borracha, mas possui um anel preto de plástico em volta da peça, responsável pela fixação da mesma no lançador (isso veremos na parte de jogabilidade).

Esta linha dos Glatorians possui várias inovações em termos de peças, entre estas, as novas mãos. Abaixo estão duas fotos comparando os moldes de mãos de 2008 e os moldes de mão a partir de 2009:

Na minha opinião estas peças novas de mãos tem um design melhor do que as anteriores (pelo menos para mãos), mas a justificação melhor para isso é de que haverá um filme de BIONICLE (já será o quarto filme de BIONICLE) neste ano, e neste os personagens terão mãos com dedos móveis para torná-los mais realísticos.
Eu não vejo necessidade de que estes dedos destas peças sejam móveis, pois são usados em sets que estão carregando uma arma ou escudo. Além disso, há um set BIONICLE que já possui dedos móveis, o 8923. Em troca de dedos móveis, o set perde a capacidade de segurar uma arma com as próprias mãos, portanto, não acho que eles realmente precisem de dedos móveis.
Além disso, as mãos me parecem estar em um tamanho bem padronizado, nem tão grande e nem tão pequeno (há fãs de BIONICLE que dizem que estas mão são patéticas, mas eu não acho que realmente sejam). Embora sejam inúteis em outras ocasiões, podem ser úteis no design de alguns MOCs e sets que virão mais pela frente.

Além desta mudança no molde de mãos, a cabeça dos sets de 2009 também é diferente. Com as primeiras imagens eu acreditava que seria igual ás cabeças dos matorans de 2008 (60901), mas não é, e é consideravelmente menor. Vejam as fotos abaixo, comparando os moldes das cabeças (a primeira é de 2001-2004, a segunda de 2004-2008, a terceira de 2008 somente e a quarta é usada a partir deste ano):

Eu pessoalmente prefiro o segundo molde e o primeiro também me parece melhor em uso. Não só porque possuem mais peças do que as cabeças mais recentes, mas devido aos encaixes, permitem uma jogabilidade melhor.

No geral, este set possui um ótimo conteúdo para BIONICLE, um bom número de peças úteis para o tema, mas em alguns casos, de usos restritos. Portanto, a nota é um 9

A construção

A construção já não possui inovações muito notáveis, como era de se esperar, pois grande parte das peças e dos moldes usadas como base do set já são reutilizadas pela Lego desde 2006.
As maiores inovações são senão a inclusão da armadura 64272 no tórax, a peça principal do corpo virada na horizontal através de uma 55615 e a arma, que em vez de ser simplesmente conectada pelo seu eixo, é incrementada por um Thornax launcher (lançador do projétil).

Desde 2004, com a linha dos Vahki, todos os sets BIONICLE de porte médio (numa faixa de 40-55 reais aqui no Brasil) incluem um projétil e um lançador, como se fosse mesmo uma obrigação  :-\ . É claro que adicionam algo na jogabilidade, mas ás vezes frustram um pouco o design. Neste caso até achei uma boa solução colocarem junto á arma. Já que o set possui uma espada e um escudo, achei boa a localização do lançador de projéteis.

Quanto a localização do contador de vidas, não é muito bom, pois frustra a jogabilidade de um dos pés, mas não haviam muitas saídas para isso, visto que não cabe no corpo e nos membros. Caberia se houvessem dois technic pins com tamanho 3X1, em vez de 2X1. Já que não há, é o único meio  :P

Visto que a construção não mostra técnicas diferentes bem notáveis, não há por que não dar uma nota sete. Pelo menos a construção se mostra estável, própria para uma figura de ação.

O desenho

O design é senão o ponto mais forte deste set. Não vejo problema algum com o desenho.
Embora este set não mostre uma postura muito humanóide (por ter o corpo encurvado e braços muito longos), não vejo como reclamar disto, não sou muito rígido quanto este ponto.

E não só a postura da figura me parece ótima, mas também as armas, o capacete e a armadura. O contador de vidas no pé foge um pouco do padrão, mas isso é inevitável, já que todos os sets do subtema Glatorian tem em algum lugar.

Quanto ás peças, destaco também o desenho da cabeça. Embora seja menor do que a cabeça dos Matorans de 2008, possui um design melhor na minha opinião. A cabeça também me lembra o design do Iron man  :D (e não sou apenas eu que penso isso, existem muitos fãs de BIONICLE que concordam  :D )
Em design, este set é sem dúvida alguma um dez.

Jogabilidade

A jogabilidade é junto ao design o ponto mais forte do set, é uma ótima jogabilidade, como é comum de BIONICLE.
O novo lançador de projéteis funciona muito bem, até mesmo neste set em que ele aponta para cima, basta abaixar o braço e a mão da figura.
Pressionando o atirador, a "fruta explosiva Thornax" já é lançada em uma distância grande.

Além disso, a arma é compacta e nem um pouco pesada (diferente do Cordak Blaster de 2007 e do Midak Skyblaster de 2008), pode ficar bem em qualquer MOC, MOD ou set de BIONICLE. Embora eu não ache que lançadores de qualquer projétil sejam obrigatórios em set, eles promovem uma adição na jogabilidade, como neste caso. E o lançador foi uma boa idéia, pois além de compacto, é composto de mais de uma peça, em vez de uma peça só, grande e pesada.

A única coisa que não ajuda muito a jogabilidade é a parte de trás do capacete, que ás vezes "colide" com as armaduras dos braços, que são iguais á peça usada como a espada. Mesmo assim, é possível evitar tais colisões, dependendo do movimento.

Um Skrall lutando contra um Vorox, que luta épica  :D

Outros

"We fight.

We win.

We take.

We are Skrall !"

Acima estão algumas poses ilustrando a fala de um Skrall durante a primeira revista em quadrinhos de BIONICLE deste ano, chamada "Areias de Bara Magna".
Podem visualizá-la em inglês a partir do link.

Conclusão
Abaixo está uma foto para visualização geral do set, o set montado, o pacote, o manual e a peça extra (um technic pin 2X1 preto com fricção)

No geral, este é um ótimo set que eu recomendo para fãs de BIONICLE, pois é uma grande adição em qualquer coleção!

Links para referência:

Notas:
Para visualizarem imagens maiores, cliquem nas imagens
E se quiserem ver mais imagens em tamanho melhor, chequem a pasta no brickshelf:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=364804

Se tiverem qualquer comentários e críticas sobre o review ou sobre o set, por favor postem aqui!  ;)
Abraço,
Guilherme

13 de Fevereiro de 2009 - 10:44:38 am
Resposta #1

vulcao

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-http://brickset.com/searc
Grande review Guiler!!

Gosto muito (e tenho muita curiosidade) dos detalhes da história que acompanha os sets BIONICLE.

As fotos também estão muito boas, parabéns

[]´s

PS. EU gostei muito das novas mãos incluidas nessa linha, eu acho que era uma coisa que faltava aos sets menores (apesar de achar as garras do Hydraxon 8923 muito muito muito legais!!)

13 de Fevereiro de 2009 - 21:53:01 pm
Resposta #2

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
mandou bem guiler ;)

quanto ao crânio Iron Man, essa opinião é unânime xD
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

14 de Fevereiro de 2009 - 12:43:26 pm
Resposta #3

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Ótimo review.
É sempre uma aula de 'História BIONICLE", mas eu não consigo conectar todas elas. Deve ser a idade.
Também gostei de algumas peças que apresentou.
Parabéns.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

20 de Fevereiro de 2009 - 19:09:52 pm
Resposta #4

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Obrigado pelos comentários, pessoal!  ;)

Grande review Guiler!!

Gosto muito (e tenho muita curiosidade) dos detalhes da história que acompanha os sets BIONICLE.

As fotos também estão muito boas, parabéns

[]´s

PS. EU gostei muito das novas mãos incluidas nessa linha, eu acho que era uma coisa que faltava aos sets menores (apesar de achar as garras do Hydraxon 8923 muito muito muito legais!!)

Eu também acho que estas mãso são muito boas para sets de porte pequeno e médio (em grandes as mãos podem paracer pequenas, mas em sets ou MOCs um pouco menores, fica muito legal, seja com ou sem armas).

mandou bem guiler ;)

quanto ao crânio Iron Man, essa opinião é unânime xD

É verdade, acho que todo fã de BIONICLE deve ter esta impressão   ;D

Ótimo review.
É sempre uma aula de 'História BIONICLE", mas eu não consigo conectar todas elas. Deve ser a idade.
Também gostei de algumas peças que apresentou.
Parabéns.

Obrigado  :).
Eu mesmo não gosto muito de certas coisas da "história BIONICLE", mas acrescento estas informações nos reviews para terem mais ou menos uma idéia de como determinado set participa na história, penso que seja interessante.

Abraço,
Guilherme

21 de Fevereiro de 2009 - 16:54:12 pm
Resposta #5

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Ótimo Review!  :)
O Skrall é um set bem legal, só o fato de ter uma espada e um escudo (o que é raro) já faz o set muito bom em jogabilidade e design. A construção também inovou um pouco, esta postura não se via antes (é a mesma do que a do set 8982, só que com o corpo virado para trás ao invés de para frente), e este é um fator positivo! Mas uma das melhores coisas no set é o esquema de cores... Este tipo de vermelho é bem interessante (já foi incluido em alguns sets BIONICLE clássicos também).
Parabéns!

23 de Abril de 2009 - 22:44:28 pm
Resposta #6

brenucci

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
  • Bom dia a todos!
Ótimo review,Skrall me parece um ótimo set,apesar,de que na minha opinião não seja o melhor glatorian