Autor Tópico: Review do Set 8288 Crawler Crane  (Lida 5624 vezes)

11 de Fevereiro de 2009 - 23:05:25 pm
Lida 5624 vezes

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
A familia Cavalli voltando aos poucos...

Apresento este set que namoro há mais de um ano e que consegui comprar na minha visita à Balneário Camburiú em agosto de 2008, na loja Disneylandia por conta de nossa primeira exposição catarinense. O problema é por diversos compromissos e prioridades a montagem foi sendo adiada.
Neste domingo finalmente o belo guindaste foi montado.
Já estou preparando um MOD deste para fazer parte do meu projeto de canteiro de obras. A escala minifig não ficará perfeita, mas servirá bem ao propósito.

** Me desculpem a falta de fotos, mas estou meio brigado com minhas câmeras fotográficas.

Review do set 8288 Crawler Crane

Referência: 8288
Nome: Crawler Crane
Tema: Technic
Ano de Edição: 2006
Número de Peças: 800
Preço Brasil: Realmente não me lembro
Preço Bricklink: USD 90,00 (média MISB)
Instruções: Sim, 2 livros
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos:  Sim, 1
Lista de peças: Sim, no manual do modelo principal.

As peças

Este set contém peças Technic básicas, mas há uma grande quantidade de Technic Liftarm 1 x 15 e um pouco menores, de várias cores, o que é muito interessante. As cores predominantes são branco e vermelho.
Há duas peças bem legais:
- Um "contrapeso" chamado de Boat Weight 2 x 6 x 2 (73090b). É muito interessante para montagens onde é necessário peso com pouco espaço. Neste set vem duas.
- Brick 1X2 de borracha chamado de Technic Axle Joiner Double Flexible (45590). Neste caso usado em mecanismo de segurança do tambor de cabos (Leia mais adiante). Neste set vem três.
No geral o sortimento é bom, incluindo ainda TurnTable grande (48452cx1)e 3 Technic Reel 3 x 2 (32012), servindo como um ótimo fornecedor de peças Techinic, apesar de achar que o set merece ser mantido montado.

A construção

A construção deste set é simples e a única coisa que não gosto é a colocação de fios. Os contrapesos tambem poderiam ter um esquema mais pesado de fixação, pois a forma que a LEGO fêz priorizou o desenho à estabilidade.
As instruções para montagem do segundo modelo, que na realidade é uma variação do primeiro, são simples. O manual apresenta o que deve ser desmontado, para em seguida apresentar a nova montagem. Não compromete, mas achei meio chato a forma como foi apresentada a parte do "desfazer".

O desenho (design)

Para a escala que foi apresentado acredito que o resultado foi muito bom, com bom nível de acabamento. Alguns detalhes poderiam ser melhorados, porém o set ficaria bem mais caro em função das peças.
O segundo modelo parece mais imponente, e acredito que a maioria das pessoas que testar osegundo modelo, o manterá montado.

Jogabilidade

É muito legal brincar com este set. Apesar de achar a esteira meio fraca, ela funciona bem para o deslocamento e o modelo possui três manivelas para controle dos guindastes. É diversão garantida para crianças e adultos.

Outros
Destaco o mecanismo de trava das manivelas, muito bem pensado e eficiente, usando as peças x346 e 45590. Colocarei uma foto em breve.
Apesar de meu comentário sobre os fios, apenas por uma questão de montagem, acredito que eles dão um charme especial a este tipo de guindaste e neste modelo não é diferente.

Conclusão

Um set excelente como fonte de peças e um belo modelo de guindaste e que chama a atenção pelo tamanho, bem maior do que a quantidade de peças aparenta.

EDIT em 13/02/2009: Pequenas correções
EDIT em 07/03/2009: Correção sobre a fixação dos contrapesos e inclusão de comentários do segundo modelo.
« Última modificação: 07 de Março de 2009 - 04:33:25 am por wcavalli »

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

12 de Fevereiro de 2009 - 08:30:54 am
Resposta #1

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Excelente review!

Para eu que sou um pouco "leigo" em tecnic está muito esclarecedor!

Este canteiro de obras está promentendo... ::)

A familia Cavalli voltando aos poucos...
;)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

12 de Fevereiro de 2009 - 11:23:11 am
Resposta #2

FredSpohr

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Este set realmente é muito bonito.
Paguei caro por ele foi R$ 300 (Aqui em Brasília temos poucas opções).

Tenho montada a segunda opção dele.
A montagem da segunda opção é bem fácil quando se monta a primeira, só algumas peças que são mexidas.
Essa segunda opção o guindadste fica grande, pode chegar a 80 cm de altura.

Os cabos de sustentação String Braided with End Studs  eu acho bem bolado (são fios mais grossos).
A esteira é bem fraca.

12 de Fevereiro de 2009 - 20:12:56 pm
Resposta #3

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
banzai !

finalmente saiu da caixa, né?

o meu ainda está no balaio...
vou aguardar suas fotos para criar coragem de montá-lo.
senti muita sinceridade em suas palavras,
ao tempo que deixou fluir seus sentimentos em relação ao set.
que profundo...  :P

mas,

parabéns pelo review !
claro, ainda faltam as fotos...

as esteiras, feitas do link antigo , realmente são muito delicadas.
não posso afirmar com certeza, mas o chassi da excavator pode ser uma boa alternativa.

12 de Fevereiro de 2009 - 20:51:49 pm
Resposta #4

Richard

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Darkage por tempo indeterminado
    • facebook-Richard Virag Andrade
    • flickr-RichardVirag
    • brickshelf-Richard03
    • twitter-@richard_virag
    • RichardVirag
gostei muito do review

gostei do set também
ia comprá-lo mas a grana não deu :'( ai comprei o 8271 e o 8270
não me arrependi e gostei mesmo assim

voltando... gostei muito do design dele
e da jogabilidade

muito bom

13 de Fevereiro de 2009 - 12:27:37 pm
Resposta #5

neno_vts

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • neno, o chato!
gosto muito desse set, mas infelizmente eu não estou achando mais a venda...

14 de Fevereiro de 2009 - 13:04:42 pm
Resposta #6

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
A montagem da segunda opção é bem fácil quando se monta a primeira, só algumas peças que são mexidas.
Essa segunda opção o guindaste fica grande, pode chegar a 80 cm de altura.
Neste fim de semana, devo preparar um MOD, mas antes vou montar o segundo modelo. Realmente é muito simples, após o primeiro montado.
Os cabos de sustentação String Braided with End Studs  eu acho bem bolado (são fios mais grossos).
Realmente as String Braided 41L with End Studs (572c02) e as String Braided with End Studs (x127) são bem legais. Mas vou dizer que o sistema de reforso na conexão que foi sugerido me incomodaram um pouco, achei que poderia ser melhor, mas como não vi como fazer melhor e não interfere na resistência da estrutura, não considerei-as negativamente na nota final.
as esteiras, feitas do link antigo (Technic Link Tread-3873), realmente são muito delicadas.
não posso afirmar com certeza, mas o chassi da excavator (8294) pode ser uma boa alternativa.
Eu estava pensando em usar a base do Bulldozer (8275), mas estava pensando em fazer algo bem maior.
Vou ver como fica no cenário do Canteiro de Obras e depois decido.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

20 de Fevereiro de 2009 - 18:16:47 pm
Resposta #7

Rose

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Eu, que acompanhei a construção, posso afirmar que apesar da demora, pois muitos o aguardavam,  ao se decidir construir foi feito com muito prazer. Pude ver o quanto o Wagner curtir montar. Acho até que a demora era porque ele queria fazê-lo de modo a absorver do set todos os detalhes.

Parabéns Wagner, ficou muito bonito !
Agora falta entender a máquina fotográfica e conseguir postar algumas fotos para o pessoal.

Rose
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein

07 de Março de 2009 - 04:04:07 am
Resposta #8

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
A construção deste set é simples e a única coisa que não gosto é a colocação de fios. Também não gostei da fixação dos contrapesos, ficam muito soltos. Pesquisando sobre os modelos reais percebo que a LEGO não foi feliz aqui e a solução parece-me bem simples, será uma das minhas primeiras alterações.
Em primeiro lugar gostaria de me desculpar pelo comentário acima sobre a fixação dos contrapesos. Quando fui fazer o que me parecia óbvio, resolvi consultar novamente o manual, pois achei estranho a LEGO deixar passar algo tão simples. Descobri que eu é que havia "passado batido" por duas peças durante a montagem. Problema resolvido e nota ampliada para 9. Modificarei Modifiquei o review sobre isso.
Essa segunda opção o guindaste fica grande, pode chegar a 80 cm de altura.
Neste fim de semana, devo preparar um MOD, mas antes vou montar o segundo modelo. Realmente é muito simples, após o primeiro montado.
Fiz a montagem do segundo modelo e realmente para o meu propósito este fica bem melhor. Gostei muito do desenho do primeiro, mas acho que o segundo é mais interessante. Incluirei Incluí melhores referências no review.
(...)as esteiras, feitas do link antigo, realmente são muito delicadas.
não posso afirmar com certeza, mas o chassi da excavator (8294) pode ser uma boa alternativa.
Marcus, você tem toda razão, depois de montar o 8294, peguei a base e a fixei no 8288. A única alteração foi a substituição dos Technic Axle Joiner Perpendicular 3L with 4 Pins (48989) por Technic Beam 7 (32524), utilizando os pequenos, mas não menos importantes, Technic Pin (3673) para fixá-los na Turntable (48452cx1) e os Technic Pin Long with Stop Bush (32054) para fixá-los na base, tornando sua separação mais rápida, da mesma forma que como a base é fixada no 8294.

P.S. Isto poderia ser a descrição de meu MOD, mas ficará para mais tarde quando ele estiver pronto com melhores contrapesos e na escala minifig.
« Última modificação: 07 de Março de 2009 - 05:26:50 am por wcavalli »

07 de Março de 2009 - 05:08:39 am
Resposta #9

Antonio Carlos

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-antonio.lsantos
    • brickset-antonio.lsantos
Wagner,

para complementar as informações do seu review, o preço normal do 8288 nas lojas é de R$279,00. Paguei este valor quando o comprei ano passado.

Se alguém se interessar, ainda existm 2 novos a venda em uma loja aqui no Largo do Machado (Rio de Janeiro) por este preço.

07 de Março de 2009 - 13:52:58 pm
Resposta #10

Tiddy

• Information
  • Estou me adaptando.
... caro Amigo!
Há ainda este set a venda nesta loja. Sou de SP e tenho interesse em ter este modelo. Só consegui encontrar na Amazon.
Abraço

07 de Março de 2009 - 14:20:46 pm
Resposta #11

(Rodrigo)

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • Nunca é tarde para montar LEGO!
    • facebook-Roddy.Sotero
    • brickshelf-Rodrigo1990
    • twitter-RR_90_
    • deviantART
na Rihappy no Via Parque tá R$ 249,00 :)

ainda tinham 3 lá...2 deles com as caixas abertas, mas eu dei uma olhada e aparentemente não tava faltando nenhuma peça (3 peças vão fora dos saquinhos: os contrapesos e o TurnTable grande)...o 3º ? well...::)

agora acabou minhas economias  ;D ;D :P
Roddy LEGO Aircraft Co.
Building the best flying LEGO w/ low budget since 1995!
;D

07 de Março de 2009 - 15:22:41 pm
Resposta #12

Antonio Carlos

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-antonio.lsantos
    • brickset-antonio.lsantos
Há ainda este set a venda nesta loja. Sou de SP e tenho interesse em ter este modelo. Só consegui encontrar na Amazon.

Olá Tiddy.

além de você, outro colega do grupo manifestou o interesse neste set.

Na Loja do Largo do Machado existem dois a venda por R$279,00, com as caixas aparentemente perfeitas, apesar de empoeiradas.

O Rodrigo encontrou outros 3 (e pelo visto, comprou um) no Shopping Via Parque, que é do outro lado da cidade do Rio (na zona oeste), mas por um preço bem menor (R$249,00), e com as caixas abertas (outras 2).

Se você não se incomodar com as caixas abertas, o de menor preço seria a melhor opção. Mas não garanto de poder passar no shopping tão cedo.

Verifique em uma loja RiHappy de SP a possibilidade de comprar por aí e as lojas enviarem a mercadoria por malote. Já houve um caso assim para o set da Ferrari, recentemente aqui no forum.

Caso não seja possível, me avise para vermos o que se pode fazer por aqui no RJ.

Um abraço
Antonio

22 de Março de 2009 - 08:47:25 am
Resposta #13

neno_vts

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • neno, o chato!
bom, montei o meu semana passada, achei bem legal depois de montado, algumas soluções bastante interessantes como o Wagner citou, o sistema de roldanas achei bem interessante e elaborado... no meu caso ja montei direto o segundo modelo....
minhas critcas ao modelo são mais referentes a organização do manual de instruções, principalmente no meu caso que queria montar expecificamente o segundo modelo, muita coisa tive que ir cruzando informações do primeiro manual, com o segundo manual.
não sei se montei algo errado, mas quando montei as esteiras, elas ficaram muito folgadas, tirando um elo, ela fica estremamente justa, sendo dificil ate de ter rodagem. Sem duvidas irei ter que revisar a montagem da base do guindaste. usando outras soluções.

enfim, julgando pelo custo que foi, pela complexidade do set, tamanho entre outros detalhes, acho que vale muito a pena a compra do set.

25 de Março de 2009 - 20:58:06 pm
Resposta #14

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
bom, montei o meu semana passada, achei bem legal depois de montado, algumas soluções bastante interessantes como o Wagner citou, o sistema de roldanas achei bem interessante e elaborado... no meu caso ja montei direto o segundo modelo....
O pior é que antes eu tinha das Wheel 11 x 8 with Center Groove (42610) sobrando e agora que percebi este uso, não sobrou nada. Terei que fazer uma compra no BL, só para isso.
minhas critcas ao modelo são mais referentes a organização do manual de instruções, principalmente no meu caso que queria montar expecificamente o segundo modelo, muita coisa tive que ir cruzando informações do primeiro manual, com o segundo manual.
Também não gostei. A intenção é boa, mas não gostei, mesmo para quem tem o primeiro modelo, tem que ficar cruzando informações.
Para quem não viu, a montagem do segundo modelo, apresenta em primeiro lugar as partes que devem ser desmontadas do primeiro modelo e a sua disposição em uma mesa. Algumas vezes não apresenta exatamente qual peça usar e você precisa dar uma olhada para ver qual das peças faltou na "mesa".
não sei se montei algo errado, mas quando montei as esteiras, elas ficaram muito folgadas, tirando um elo, ela fica estremamente justa, sendo dificil ate de ter rodagem. Sem duvidas irei ter que revisar a montagem da base do guindaste. usando outras soluções.
É assim mesmo, por isso decidi mudar a base.
enfim, julgando pelo custo que foi, pela complexidade do set, tamanho entre outros detalhes, acho que vale muito a pena a compra do set.
Concordo, os pequenos problemas não tiram o brilho deste set.