Autor Tópico: Lego serious MOVIES ou Filmes lego sérios  (Lida 638 vezes)

02 de Outubro de 2015 - 13:33:01 pm
Lida 638 vezes

GUICAMARA

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
    • meu blog dos filmes sérios lego
Estou procurando um grupo para discutir a utilização do lego para objetivos mais sérios (além do uso habitual como brinquedo e diversão) como vídeo educacional, video treinamento, hole-playing de  conteúdos e temas sérios (saúde, empresas, cidadania e meio ambiente) utilizando as técnicas de animação (stop motion) e o universo das peças lego.
É um pouco parecido com o  "lego serious play" que já é uma área consolidada na lego, mas que nesse caso, busca um objetivo mais de GAMIFICAÇÃO e ROLE-PLAYING.
Estou chamando essa área de LEGO SERIOUS MOVIES ou filmes lego sérios. Quem se interessar ou quiser participar, vamos conversando...

02 de Outubro de 2015 - 15:38:30 pm
Resposta #1

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Brincando com Blocos
    • facebook-brincandocomblocos
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Olá GUICAMARA!

É um fato que a grande esmagadora maioria dos membros do LUG é adulto, porém qualquer forma de utilização de LEGO acaba caindo no quesito brincadeira a menos que você esteja sendo obrigado a montar algo...

Eu já usei e ouvi colegas comentarem que tentaram também usar LEGO e minifiguras para jogar D&D e outros RPGs, a LEGO mesmo tem a linha de RPG dela chamada Heroica e muitos membros do LUG já tentaram se aventurar no Stop Motion, mas devido ao grande trabalho que dá muitos acabaram desistindo da empreitada. Muitos usam para fotografia, para retratar coisas do cotidiano em forma de LEGO, ou até para fazer comédia.

Resumindo, este é um grupo para se discutir LEGO, em todas suas formas e cores.

Antes que eu esqueça, seja bem vindo ao LUG e não esqueça de se apresentar no fórum pelo link abaixo!
http://lugbrasil.com/forum/index.php?board=5.0

02 de Outubro de 2015 - 17:57:45 pm
Resposta #2

Gottsfritz

• Information
  • System
Tambem sou muito a favor de usar lego de formas sérias, para curar o câncer, acabar com a fome na Africa ou com a escravidão na China.

Acho que lego é o material adequado pra isso. Fora esses usos mais sérios e nobres, sempre continuará sendo um brinquedo que nos permite utilizá-lo das formas mais diversas possíveis.

03 de Outubro de 2015 - 13:20:28 pm
Resposta #3

GUICAMARA

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
entendi que o tema é sério para todos aqui, mas estava falando da mensagem e conteúdo do uso do lego. A lego tem uma área específica de desenvolvimento para educação: O Lego Serious Play, que usa as peças lego em dinâmicas ativas de empresas para educação de empregados, além disso tem os set para arquitetura, os modelos para desenvolvimento dos robos e uso do lego para o ensino no primeiro, segundo grau.

estou falando da ideia de uso da gamificação aplicada a outros contextos que não jogos de lazer e entretenimento.

Veja o video de uma equipe de cirurgia lá no Canadá, os filmes são usados para apresentar conceitos e idéias da medicina para os alunos e público em geral.

Você sabe como é para fazer uma apendicectomia ??

ou laparotomia :

Observação: o video contém imagens de cirurgias reais o que pode ser imagens fortes para algumas pessoas. Caso você tenha alguma sensibilidade não veja os filmes.

Esse video é mais fácil de ver.

Ai está filmes serious ou filmes sérios para educação. Eu particularmente, gostaria de desenvolver filmes legos aplicados a temas de medicina e saúde. Quem sabe a comunidade lug pode participar...

03 de Outubro de 2015 - 19:37:02 pm
Resposta #4

Gottsfritz

• Information
  • System
Alem do fato obvio de ter lego, qual especificamente é a diferença entre um video desses e um video comum com atores reais? O custo para fazer?

E há alguma diferença perceptível no aprendizado usando esses videos, ou só usam lego mesmo porque está na moda?

05 de Outubro de 2015 - 08:27:26 am
Resposta #5

GUICAMARA

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
o custo desses videos é muito pequeno, porque pode ser feito com qualquer camera de fotografia digital (amplamente disponível) até com cameras de celulares, a luz leva em consideração qualquer lampada de escritório (bem acessivel) e o software de animação até existem versões freeware (gimp) mas eu prefiro o final cut pro X (que tem um custo maior, mas também é por resto da vida).
A minha curva de aprendizado com esse software é mais constante.

Isso também é um custo porque temos que conhecer esses softwares de edição que no final, permitem a animação e reunião das fotos e imagens.

Acho que os produtores que estão mais desenvolvidos utilizam até o after effects (Adobe) que aumenta o custo da produção e existem outros softwares só para animação que ainda não testei.

É bom lembrar que as peças legos não são baratas e até possuir um inventário com muitas possibilidades também demora um pouco e o custo também é relevante.

De qualquer forma para quem quer criar videos e contar algumas histórias, o lego permite maior poder criativo por controlar o próprio ambiente dos personagens, das histórias, dos ambientes, das cameras,  onde as histórias acontecem. Ainda temos as customizações que aumenta mais ainda as possibilidades cênicas de contar nossas história através de filmes.

Para aqueles "diretores de cinema" ou pelo menos fâ do cinema como eu, com pouco recursos para produção, os legos permitem criar esses filmes com mais facilidade e numa realidade custo-beneficio mais condizente com uma produção de baixíssimo ou ínfimo orçamento.

29 de Maio de 2018 - 01:40:46 am
Resposta #6

Malinerodrigues

• Information
  • Estou me adaptando.
Oi, GUICAMARA. Boa noite
A Lego possui uma metodologia comprovada e eficaz chamada Lego Serious Play.
Consiste na atividade de faciltação para workshops com foco em solução de problemas, gestão de mudança, criatividade e inovação, novos negócios, modelagem de negócios e planejamneto estratégico, dentre outras possibilidades.
Para aplicação dessa metodologia como facilitador, você precisa ser certificado por agente credenciado pela Lego na Dinamarca.
Em que estado do Brasil você vive?
Eu estou na Bahia e aqui fui treinada e certificada pela equipe a Strategic Play Brasil.
Se tiver mais interesse sobre essa metodologia, fique à vontade para perguntar, que terei prazer em atender suas dúvidas, ok?
Forte abraço!
Aline