Enquete

Montar LEGO ou deixar na prateleira

Instruções são para criancinhas!
3 (10.3%)
Prateleiras? Meus MOCS mal passam da mesa de fotografia...
3 (10.3%)
Tenho US$18.436 investido em Caixas lacradas de LEGO
2 (6.9%)
Completando minha coleção de Simpsons!!
2 (6.9%)
Eu só monto com Friends com minha filha de 6 anos
0 (0%)
Voltando do Shopping Cidade SP... A Expô tá bombando
4 (13.8%)
Tenho 10 WIPS para terminar, esperando encomenda Bricklink
8 (27.6%)
Minifiguras, Minifiguras, MINIFIGURAS!!!
1 (3.4%)
Vendo SET Lego ANOS 90 original - Minifig faltando braço
0 (0%)
Passagens compradas! Dina lá vou eu!!!
3 (10.3%)
Iniciando no Hobby, qual o melhor SET de Lego???
0 (0%)
Esta loja é confiável???
3 (10.3%)

Votos Totais: 12

enquete encerrada: 18 de Junho de 2017 - 23:39:11 pm

Autor Tópico: MOCCERS ATIVOS NO BRASIL  (Lida 1740 vezes)

24 de Abril de 2017 - 14:46:02 pm
Resposta #30

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • facebook-paulo.caparica.junior
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk
......
Na questão da análise do escopo, acredito que você está tratando da necessidade ou não de dividir o Construtor do construto;
.....

Não, estou expandindo o conceito de construtor para todos que constroem com LEGO.

...
Agora, será que nós precisamos primeiro pensar sobre o que é um MOC? Eu considero este termo bastante sólido, e sem necessidades de revisão, pois eu não aplico ao conceito mais princípios do que ele realmente precisa; MOC - My own creation, logo uma construção original, realizada autenticamente pelo autor, sem a utilização de manuais de montagem ou engenharia-reversa de modelos de outrem. Este conceito é simples o suficiente pra ser reconhecido pelas diferentes categorias que eu citei, e acredito que praticamente todo fã de LEGO já produziu algum MOC - mas isso não faz do mesmo um construtor especializado (MOCCER).
Novamente reitero: na minha definição, MOCCER não é apenas uma pessoa que constrói MOCs.

O problema maior é que sua "definição" é excludente.  Os limites estreitos que você apresenta deixam um monte de gente e de atividades de fora.  Não é necessariamente elitista, mas exclui vários companheiros de hobby em nome de uma "definição" artificial construída por você. 

24 de Abril de 2017 - 15:19:48 pm
Resposta #31

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
O problema maior é que sua "definição" é excludente.  Os limites estreitos que você apresenta deixam um monte de gente e de atividades de fora.  Não é necessariamente elitista, mas exclui vários companheiros de hobby em nome de uma "definição" artificial construída por você.

To meio que me sentindo advogado do Felipe aqui  ??? ::) :P

Mas acho que a ideia é meio que essa... Ele quer falar apenas aos "apresentadores de fotografia de moc's". Ele deliberadamente esta excluindo quem monta somente pare expor, ou monta e não esta disposto a apresentar no forum. É um tópico para quem MONTA, FOTOGRAFA E APRESENTA.

Artur
Visite nossa página

24 de Abril de 2017 - 15:41:44 pm
Resposta #32

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008

Mas meu caro, está escrito na definição que eu estou falando de "construtores especializados".
Necessariamente haverá exclusão, mas isso não torna ninguém melhor ou pior que outros. Não há mérito de valor.

Não há exclusão por motivos pessoais, mas critérios técnicos, e eu fui muito claro ao dizer que obviamente isto não é uma receita de bolo e haverá exceções e casos-limite. Mesmo assim, eu considero os 5 fundamentos levantados universais, com diferentes graus de aplicação.

Houveram diversas réplicas, vários discordaram, mas ninguém conseguiu fundamentar uma segunda definição que consiga conter  ou ao menos considerar os muitos pontos que levantei. As únicas definições dadas foram "é o cara que faz MOCs" que considero uma definição rasa que não faz jus à dedicação que vários "especializados" dão a tarefa.

E não existe definição "natural". Vivemos sob o princípio antrópico. Toda classificação e definição é artificial. Eu simplesmente arrolei os critérios segundo a minha opinião - sempre tem um primeiro pra fazer isso.

Convido-o a estabelecer uma definição que considere mais apropriada, mas que consiga conter os critérios que eu levantei sem se basear em princípios qualitativos. Até porque na falta de uma "Grã-Academia" de Lego o juízo está sempre no observador, e são muitos.
Talvez o TBB seja uma Academia.

Com certeza existem outras inúmeras categorias de "construtores & fãs de Lego" e provavelmente alguma vai atender melhor as expectativas de cada um; o que me parece é que como eu estabeleci primeiro a categoria de "construtor especializado dedicado em apresentação midiática", as pessoas estão se sentindo reduzidas pelos conceitos. Você acabou de revelar quando usou o termo elitista.

Inúmeras categorias que eu poderia classificar, e possivelmente atenderiam as expectativas dos demais: Colecionador, Entusiasta,  Figura paterna, Revendedor, Expositor, Modelista, Artista Visual, Mindstormer, Animador Stop Motion, Blogger, dentre outras.
Todos estes podem fazer MOCs, mas isso não significa que ele é um MOCCER.
E haverão diversos casos em que pessoas acumularão categorias, e não tem problema nenhum nisso.

Eu tenho em minha rede de AFOLS alguns amigos que são MOCCERs na definição que eu levantei, e foi baseado neles - e em mim - que pensei na coisa toda. ex: W.Navarre, Simon Liu, Ted Andes, Tim Henderson, Pascal, Thomas Poulson entre outros; nós temos processos muito semelhantes - oficina, dedicação na apresentação, participação ativa nas comunidades, desafios, etc - e fiquei imaginando quem mais aqui no país estava numa situação parecida com a minha.

To meio que me sentindo advogado do Felipe aqui  ??? ::) :P

Mas acho que a ideia é meio que essa... Ele quer falar apenas aos "apresentadores de fotografia de moc's". Ele deliberadamente esta excluindo quem monta somente pare expor, ou monta e não esta disposto a apresentar no forum. É um tópico para quem MONTA, FOTOGRAFA E APRESENTA.

Artur

É isso!  ;D

24 de Abril de 2017 - 16:52:46 pm
Resposta #33

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk
....
Não há exclusão por motivos pessoais, mas critérios técnicos, e eu fui muito claro ao dizer que obviamente isto não é uma receita de bolo e haverá exceções e casos-limite. Mesmo assim, eu considero os 5 fundamentos levantados universais, com diferentes graus de aplicação.

Houveram diversas réplicas, vários discordaram, mas ninguém conseguiu fundamentar uma segunda definição que consiga conter  ou ao menos considerar os muitos pontos que levantei. As únicas definições dadas foram "é o cara que faz MOCs" que considero uma definição rasa que não faz jus à dedicação que vários "especializados" dão a tarefa.

E não existe definição "natural". Vivemos sob o princípio antrópico. Toda classificação e definição é artificial. Eu simplesmente arrolei os critérios segundo a minha opinião - sempre tem um primeiro pra fazer isso.

Convido-o a estabelecer uma definição que considere mais apropriada, mas que consiga conter os critérios que eu levantei sem se basear em princípios qualitativos. Até porque na falta de uma "Grã-Academia" de Lego o juízo está sempre no observador, e são muitos.
Talvez o TBB seja uma Academia.

Com certeza existem outras inúmeras categorias de "construtores & fãs de Lego" e provavelmente alguma vai atender melhor as expectativas de cada um; o que me parece é que como eu estabeleci primeiro a categoria de "construtor especializado dedicado em apresentação midiática", as pessoas estão se sentindo reduzidas pelos conceitos. Você acabou de revelar quando usou o termo elitista.

Inúmeras categorias que eu poderia classificar, e possivelmente atenderiam as expectativas dos demais: Colecionador, Entusiasta,  Figura paterna, Revendedor, Expositor, Modelista, Artista Visual, Mindstormer, Animador Stop Motion, Blogger, dentre outras.
Todos estes podem fazer MOCs, mas isso não significa que ele é um MOCCER.
E haverão diversos casos em que pessoas acumularão categorias, e não tem problema nenhum nisso.

Eu tenho em minha rede de AFOLS alguns amigos que são MOCCERs na definição que eu levantei, e foi baseado neles - e em mim - que pensei na coisa toda. ex: W.Navarre, Simon Liu, Ted Andes, Tim Henderson, Pascal, Thomas Poulson entre outros; nós temos processos muito semelhantes - oficina, dedicação na apresentação, participação ativa nas comunidades, desafios, etc - e fiquei imaginando quem mais aqui no país estava numa situação parecida com a minha.

....

Ha ha ha ha ha!  ;D  ;D  ;D :D  :D  Desculpe Felipe, eu pensei que você estava sendo sério nas suas propostas.  Agora vejo que você estava brincando.  Nem vou mais comentar aqui depois disso. :)
Eu devia ter percebido que era uma brincadeira quando li a enquete no começo da postagem.
Desculpa ter te interpretado mal.

24 de Abril de 2017 - 17:15:32 pm
Resposta #34

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Ha ha ha ha ha!  ;D  ;D  ;D :D  :D  Desculpe Felipe, eu pensei que você estava sendo sério nas suas propostas.  Agora vejo que você estava brincando.  Nem vou mais comentar aqui depois disso. :)
Eu devia ter percebido que era uma brincadeira quando li a enquete no começo da postagem.

Eu não vi graça e muito menos existe leviandade na minhas posições cuidadosamente fundamentadas.
Se fosse brincadeira, eu gastaria meu tempo de forma melhor me dedicando a meus MOCs.

Confesso que, de todas as réplicas deste tópico, esta é a única que realmente me incomoda pois busca diminuir a validade dos meu raciocínio; eu sempre busquei ser educado e não fugir das questões que interessam ao tópico, e não direciono meus comentários à pessoas, mas às opiniões e filosofias.

Realmente, se você não pode adicionar positivamente à discussão, melhor não comentar mais.

Continuo aguardando uma posição oposta bem construída e isenta de paixões, no mesmo nível das minha.

24 de Abril de 2017 - 17:26:13 pm
Resposta #35

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk

Eu não vi graça e muito menos existe leviandade na minhas posições cuidadosamente fundamentadas.
Se fosse brincadeira, eu gastaria meu tempo de forma melhor me dedicando a meus MOCs.

Confesso que, de todas as réplicas deste tópico, esta é a única que realmente me incomoda pois busca diminuir a validade dos meu raciocínio; eu sempre busquei ser educado e não fugir das questões que interessam ao tópico, e não direciono meus comentários à pessoas, mas às opiniões e filosofias.

Realmente, se você não pode adicionar positivamente à discussão, melhor não comentar mais.

Continuo aguardando uma posição oposta bem construída e isenta de paixões, no mesmo nível das minha.

OK, se você estava falando sério. Vai a resposta, não tenho nenhum interesse nesses cinco pontos.  E também não estou interessado em participar dessa suposta rede de Moccers.
Desculpe novamente, se é sério, essa é a resposta correta.
Pergunto, quem está interessado?

24 de Abril de 2017 - 17:48:29 pm
Resposta #36

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008

OK, se você estava falando sério. Vai a resposta, não tenho nenhum interesse nesses cinco pontos.  E também não estou interessado em participar dessa suposta rede de Moccers.
Desculpe novamente, se é sério, essa é a resposta correta.
Pergunto, quem está interessado?

A pergunta a qual você falhou miseravelmente em responder desde o começo do tópico foi quem são os Moccers ativos; e depois eu busquei fundamentar um conceito de MOCCER dedicado e especializado - e novamente você falhou dando voltas e voltas no assunto principal por não aceitar a minha definição; Em seguida quando eu busquei chegar a um lugar comum e abri a discussão, novamente colocando pontos racionais em cima de uma contestação que você colocou mas não fundamentou, você falhou uma terceira vez ao não sugerir contraposição digna mesmo após inquerido.

Ao final, você tentou tristemente desmerecer a minha posição com sarcasmo.

Era melhor ter se silenciado quando você mesmo disse que o faria. Para manter a elegância.

Adicionalmente, eu não estendi nenhum tipo de convite a ninguém, então não há motivos para você desfazer de uma "suposta rede" que ainda não foi criada; E de toda forma, caso consolidada, ela seria focada em MOCCERs e construtores interessados em participar de circuitos de montagens e evoluir nas montagens - o que você claramente não demonstra interesse, então pra que essa réplica mordaz? Me desculpe pela franqueza, mas me parece a resposta de uma criança contrariada.

Obrigado pela reposta de toda forma, assim como outras dadas, é um termômetro da situação e é isso que eu estou procurando.

Continuo incólume. E nós podemos dançar assim o resto da semana toda que eu não vou cair do cavalo.

24 de Abril de 2017 - 18:01:32 pm
Resposta #37

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk
A minha proposta é, montar do jeito que der vontade sem se importar com o número de likes.
Ser feliz e se divertir com Lego é mais importante que reconhecimento dos outros.
Reconhecimento é resultado, não é objetivo.
« Última modificação: 24 de Abril de 2017 - 18:05:33 pm por caparica »

24 de Abril de 2017 - 19:08:26 pm
Resposta #38

Gui Begotti

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-https://www.flickr.com/people/129803339@N08/?rb=1
Ta aí um ótimo ponto, 'Para quem e para quê?!'
Esse ponto não exclui ninguém que mostra suas próprias criações...
------- Keep -----------
------- Calm -----------
-------- And ------------
Assemble a LEGO!

24 de Abril de 2017 - 19:51:39 pm
Resposta #39

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • facebook-guilhermelimait
    • flickr-guilhermelimait
    • mocpages-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickshelf-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Cara, continuo dizendo desnecessauro. Parabéns, você conseguiu o tópico mais acessado do mês. Uhull. Convido os amigos criadores que continuem construindo, sem problemas, sem nomenclaturas definidas nem tópicos malucos. Espero vê-los em discussões mais saudáveis e com temas mais interessantes. Ahh, não terá de mim nenhuma réplica, treplica ou o que precisar como resposta. Sucesso aê! Aos amigos de criação, muito sucesso! Hahah

Bjos de luz! Kkkk

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

24 de Abril de 2017 - 21:58:33 pm
Resposta #40

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Isso porque o hobby é LEGO, hein, porque se fosse de colecionadores de carros já tinha dado morte! rs

Apesar de achar o tópico totalmente desnecessário e a discussão mais desnecessária ainda eu acho que entendi a proposta do Felipe, portanto vou contribuir com o que acho que interessa. Eu me considero bastante ativo no hobby sim, mas tenho mocado quase que uma construção por ano devido rotina de trabalho puxada, falta de peças oriundas dos LUGBULKs e projetos grandiosos. Porque eu sou dessas!  :P

No mais, quem criar algo, favor postar sua obra no tópico MOCs & MODs e no perfil do LUG Brasil no Flickr para eu poder ter o prazer de gerar as enquetes de MOC do mês e deixar a coisa organizadinha para as votações de MOC do ano.  ;)

25 de Abril de 2017 - 01:14:58 am
Resposta #41

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk
...
A pergunta a qual você falhou miseravelmente em responder desde o começo do tópico foi quem são os Moccers ativos; e depois eu busquei fundamentar um conceito de MOCCER dedicado e especializado - e novamente você falhou dando voltas e voltas no assunto principal por não aceitar a minha definição; Em seguida quando eu busquei chegar a um lugar comum e abri a discussão, novamente colocando pontos racionais em cima de uma contestação que você colocou mas não fundamentou, você falhou uma terceira vez ao não sugerir contraposição digna mesmo após inquerido.

...

Moccers ativos são aqueles que constrõem sem se basear em instruções, eu já havia falado isso.  Você tem uma opinião diferente, mas essa é a minha opinião.
Eu não vejo nenhuma necessidade de "um conceito de MOCCER dedicado e especializado" como você colocou.
E eu não estou interessado em que você fique "colocando pontos racionais em cima de uma contestação que você colocou mas não fundamentou", você não é professor e eu não sou aluno para precisar de explicações.
Não tenho interesse também em defender ad nauseum meu ponto de vista e ficar explicando minusiosamente cada ponto.  Esse fórum não é sala de aula e iríamos chatear o resto dos usuários do fórum mais do que estamos chateando.
E sim, sou mocador ativo à mais de vinte anos, pela minha definição de mocador (ou mocer, whatever).

25 de Abril de 2017 - 10:27:21 am
Resposta #42

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
Também vou dar a minha última palavra sobre o tópico.  O que é uma pena

Acho que o que aconteceu é que a maioria aqui não entendeu o intuito da coisa. O Felipe apenas expos a definição DELE para direcionar o objetivo central: Incentivar as pessoas que estão disposta a EXPOR OS MOC’S NA FORMA FOTOGRAFICA.

Ele disse que é a única e correta forma de se fazer? NÃO
Ele disse que as pessoas não seriam felizes se não fizesse da maneira que ele disse? NÃO
O Tópico é excludente? SIM. Assim como a área “Castelo” é excludente para os montadores de TECHINIC. Ou seja, não é exatamente excludente, e um tópico de especialização.
Você tem o direito de não querer se “especializar”? SIM.

A Polemica toda foi que as pessoas começaram a se opor ao que o Felipe disse de maneira a dizer que ele esta errado. Não acho que há errado ou certo aqui. O contra ponto é valido, mas colocar as coisas de uma maneira como se ele devesse parar com as ideias dele, achei isso no mínimo grosseiro. Não gostou da proposta? Não participe. Simples assim.

Nenhuma discussão é desnecessária, se você tem a opção de não participar dela. Parecem aqueles caras que não gostam de Big Brother, mas fazem questão de ir nas noticias para comentar que não gostam de Big Brother.

Enfim, acho a discussão valida, acho o tópico valido, acho que o Felipe faz muito pela comunidade e acho que ele deve continuar com as ideias dele. Para os que acham a discussão desnecessária, o fórum tem outros 10.116 tópicos para vocês se divertirem.

Artur
« Última modificação: 25 de Abril de 2017 - 10:40:58 am por Artur »
Visite nossa página

25 de Abril de 2017 - 12:12:05 pm
Resposta #43

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
Referente a enquete, queria ir pra Dinamarca de novo  ;D
Wish list: 42063

-------------------------------------------------------

19 de Maio de 2017 - 16:06:10 pm
Resposta #44

luisfn

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-koymoon
    • mocpages-54121
    • brickshelf-luisfn
Ia responder o tópico de maneira mais séria, porém é claro que se disvirtuou um pouco, talvez até tenha nascido torto...
Ao meu ver, pelo que pude ler, o que o tópico conseguiu fazer é SEPARAR quem já faz MOCs de quem tenta fazê-los, ou seja, ao invés de incentivar joga um balde de água fria.

Enfim, o pessoal do RS tem tentado se reunir periodicamente e sempre levamos MOCs, mas talvez nossos MOCs não se encaixem exatamente na definicão de MOC descrita no tópico.