Autor Tópico: Review do set 7633 - Construction site  (Lida 1892 vezes)

16 de Fevereiro de 2012 - 14:37:07 pm
Lida 1892 vezes

rrctelles

• **
  • Information
  • Quatro
Review do set 7633 - Construction site

Referência: 7633   
Nome: Construction Site
Tema: City
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 898
Preço LEGO®: U$99,90 - R$291,00 (Privalia)
Instruções:  Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: 5
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Não

São praticamente 4 sets diferentes, então vou separar em:

Mini-escavadeira
Caminhão
Guindaste
Prédio e elevador

As peças

Vem com 8 cheese slopes transparentes extras, dois brancos, dois laranjas, dois vermelhos e dois amarelos. Da pra fazer a sinalização de um MOC inteiro só com isso!

Mini-escavadeira

Nada de inovador aqui, mas a seleção é bem inteligente. Com um numero pequeno de peças, alcança um resultado excelente. O ponto alto é a "gaiola" preta, que pode ser usada em outros MOCs e representa uma boa parte da estrutura em uma unica peça. Aproveitamento 100%!

Caminhão

Estranhei o uso de dois blocos com studs laterais de 2x1, ao invés do 4x1 que vi ser usado em outros caminhões.

A plataforma do reboque é uma peça unica e bem grande, com alguns reforços nas dobras que dificultam o uso para alguma outra finalidade. Ponto baixo, junto com o uso de só dois paralamas, acredito que podiam ter usado nas seis rodas sem prejudicar a montagem.
Tem 6 pneus pequenos "slick" no final da carreta que eu gostei bastante, propício pro uso em mocs de carros de corrida, karts e afins.

Tem também um tile 4x1 com gancho em L voltado para baixo, usado pra ligar a carreta no cavalinho. Nunca tinha visto essa peça, é uma variação do tile 2x1 com o L para cima.

Guindaste

Acredito que o destaque aqui sejam as peças usadas pro guindaste em si, que podem ser separadas pra fazer dois guindastes menores. Usa dois tetos amarelos na cabine que podem ser reaproveitados pra dois carrinhos posteriormente. Fora isso, nada muito mirabolante.

Prédio e elevador

O prédio traz varias janelas, uma porta e algumas telhas, uma boa seleção pra quem gosta de brincar de arquiteto.

O elevador traz os maiores eixos de technic que eu ja vi :D tem 6 rodas também, mas somente duas vem com o pneu, o que dificulta o uso em outros MOCs. Também gostei das colunas treliçadas amarelas.

A construção

Mini-escavadeira

Muito rapida, simples e divertida, é montar e sair brincando. Tem uma boa sacada pra manter as esteiras tensionadas.

Caminhão

O cavalinho sai relativamente rapido. Me chamou a atenção o uso de dois bricks 2x1 com studs em uma lateral (que eu mencionei) em andares diferentes. Mas o resultado final é bom, a frente ficou mais estavel e um desses bricks é usado na direita como console, "jogando" o motorista pro lado esquerdo do caminhao e dando algum realismo, apesar de não levar dois passageiros.

A carreta em si não tem muitos detalhes, exceto pela parte onde são montadas as rodas. Cometi um deslize e elas ficaram enclinadas por deixar um tile 2x1 de fora :x tirando isso, ela é presa no reboque por um pino de technic em cima, que fica "solto" (sem usar o comprimento total do engate).
Isso da a impressão que essas rodas tem giro livre (inclusive acho que isso é mostrado na caixa), mas a montagem é calçada no parachoque, que impede isso. Achei estranho, mas tem um motivo: quando desconectado do cavalinho, o pino technic desliza e a carreta fica encostada por completo no chão.

Guindaste

Só é demorada. Achei engenhosa a montagem do chassis, usando blocos longos com furos technic e conectando com pinos para o travamento. Estranhei o fato das rodas ficarem meio pesadas, se você tirar o modelo do chão, nota-se que a "cambagem" muda. Tive vontade de tester com peças antigas e não o fiz, mas acho que a folga entre as peças mais novas está maior.

Ponto baixo para os braços estabilizadores, se fossem retrateis seriam perfeitos, mas é preciso tirar eles e guardar embaixo do guindaste. Pelo menos tem espaço para guardar tudo!
Outro detalhe digno de nota é que a montagem do "cabo" na base é bem fragil, caindo com frequencia quando se gira a manivela para estender ou recolher.

Prédio e elevador

O predio não tem segredo nenhum. É modular e tem a parte traseira aberta, apesar de não ter nenhum detalhe interno e ser um prédio claramente em construção, ainda não habitado. Não sei porque, no meu veio faltando um bloco new dark gray 1x1 ??? :( tive que improvisar, integrando os postes na parede do térreo.

O elevador perde muitos pontos por um motivo: ele não se sustenta numa certa altura sozinho! Ele da a impressão de se sustentar pelo proprio peso, que forçaria as rodas emborrachadas contra o eixo technic e o freiaria, mas não. Se soltar, o elevador cai. Acabei adicionando uma peça "externa" ao set pra impedir isso.

O desenho (design)

Mini-escavadeira

Não é muito realista, pelo menos no tamanho que a escala sugere eu nunca vi uma escavadeira com braço para a pá. Por esse angulo, falta um teto fechado também. Achei o comando meio "pobre" e adicionei uma antena sobressalente como alavanca.

Não me importo muito com o realismo, portanto:

Caminhão

Alguns pontos ja foram citados, como a falta de paralamas nas rodas traseiras do cavalinho e o offset do motorista para a esquerda. Atrás da cabine uma montagem imita spoilers.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o reboque: a plataforma de peça unica comporta muitas coisas do set: pode-se levar o elevador, a mini-escavadeira e até os módulos do prédio! Se pudesse, daria 11!

Guindaste

Cabe aqui também falar dos braços estabilizadores: uma pena que não sejam retrateis, mas pelo menos tem um espaço especifico para guarda-los no próprio veiculo.

Tem armarios nas laterais para guardar ferramentas, e até um copo de café na cabine! :D

A cabine do guindaste podia ser melhor protegida, mas falta espaço.

Prédio e elevador

O prédio é bem simples, mas representa bem uma construção modular real. O fato de ser uma montagem modular e ter a traseira aberta possibilita a habitação, apesar da cor ser sempre a de concreto.

O elevador é muito legal, as colunas de treliças combinam bem com o desenho, mas acho que deveria ter pneu nas seis rodas do eixo, tanto pra ele ficar parado (talvez) quanto pelo visual.

Jogabilidade

Bom, não vejo sentido em dar notas individuais nesse quesito. Apesar disso, todos os itens tem uma jogabilidade boa.

Como conjunto então, a festa está feita! Não sou muito de brincar com os sets, mas com cinco minifigs, três veiculos, habitação, elevador movel, ferramentas no caminhão... Se um aspirante a arquiteto/engenheiro civil for brincar simulando a construção do zero, trazendo os módulos com o caminhão um por um, o elevador, a mini escavadeira, e por ai vai... imagino que de pra perder mais de duas horas só nesse cenário!

Além disso, tem tudo pra integrar um diorama de cidade. A unica ressalva nesse quesito é a construção em um baseplate pequeno, mas isso não impede que ela seja transferida para uma maior... quem sabe até um pequeno condomínio?

Daria 12 se pudesse! :D

Conclusão

Apesar dos pequenos "poréns", eles se perdem em meio a tantas peças e jogabilidade do conjunto! Não é muito indicado para crianças muito novas, ja que a montagem pode ser um pouco complicada para algumas, e o fato de algumas peças como a manivela soltarem com facilidade pode ser um pouco frustrante. Apesar disso, é um ótimo set "stand alone", você não precisa de nada mais além dele pra se divertir, e com essa quantidade de peças pode ser um ótimo starter pra crianças por volta dos 8 anos.

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012 - 00:00:04 am por Twilight »

17 de Fevereiro de 2012 - 20:23:51 pm
Resposta #1

ReenanBR

• Information
  • Duplo
  • "Shout, Shout, let it all out"
    • facebook-1000032768
    • brickset-EvanFlew
Ficou de legal sem as fotos, mais ótimo com elas, ótimo review :)
Meu bloguinho thururu :D

Rbricksblog.blogspot.com

18 de Fevereiro de 2012 - 00:04:44 am
Resposta #2

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Parabéns pelo review!

Este set é muuuuuuito bom  ;)

Me lembro que logo que ele foi lançado, eu comprei 2.
Confesso que nunca montei o set mas ele tem muitas peças legais (que é o meu maior interesse).

A pequena escavadeira é um mascotinho  :P
ela foi a única parte que montei