Autor Tópico: MOC: Amberle & Eretria - Iates Veleiros  (Lida 672 vezes)

08 de Fevereiro de 2017 - 16:08:13 pm
Lida 672 vezes

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Hail LugBrasil!

Eu tenho passado os últimos dias assim:

Confesso que não terminei esses MOCs: abandonei-os antes que a obsessão por detalhes e "vericidade" dos modelos me dominem!

Amberle & Eretria by Felipe Avelar, no Flickr

Meus conhecimentos náuticos vieram todos da Wikipedia e em InglÊs, portanto não consigo ser mais claro em relação aos termos em português!

Ambos os Iates possuem o Cordame quase que integralmente associado a "caixas de engrenagens" technic abaixo dos decks, com exceção de alguns "estais" fixos ou reguláveis através de nós. A criação desses MOCs está diretamente associada à essa característica. Após a construção de mais de um barco para o CCC do ano passado, em que o meu "Clinker" fantasioso foi a minha escola por ter ficado o mais "descoladinho", eu me senti obrigado a construir barcos mais realistas.

O casco utilizando a flexão dos bricks 1x2 ainda é estreito para seu tamanho, se comparadas às proporções de um veleiro normal, mas esta foi uma questão que não consegui melhorar, considerando que a ponta da proa tem apenas três studs de largura - eu provavelmente conseguirei fazer um casco mais largo com quatro studs de largura. Os decks não são fixos ao casco através de conexões lego: são duas partes independentes, fixas através dos esticadores do mastro e estais.

Amberle é um Veleiro tipo "Chalupa Cúter", voando três velas bermudianas nos estais da proa (cutter jigs), uma Vela de Mezena e uma grande Vela de Espicha (gaff sail). A cor das velas é chamada de "tanbark", uma coloração aplicada a velas desgastadas que resgata a fibra e protege contra o sol, comuns em pequenos pesqueiros - devido ao custo, é raro embarcações maiores usarem Tanbark, mas é característica de navios pesqueiros europeus da virada do século. Amberle é um "British Trawler" do século 19 convertido em um Veleiro cruzador. Amberle tem 11 caixas de engrenagens (incluindo âncora) e mais uma série de estais fixos, inclusive os brandais (esticadores do mastro).

Amberle - Gaff Cutter Topsail Yacht by Felipe Avelar, no Flickr

Amberle - Gaff Cutter Topsail Yacht by Felipe Avelar, no Flickr

Eu construí a Amberle primeiro - E como me foquei em colocar as caixas de engrenagens no Deck, não sobrou muito espaço para cabines e outros elementos típicos do Deck. Tendo isso em mente, e ainda disponíveis muitos bricks tan, eu resolvi fazer o segundo Iate, desta vez com uma diferente configuração de velas, e mantendo em mente a necessidade de incluir a cabine e demais elementos.

Eretria é um Iate Veleiro do tipo Ketch - ou seja, possui dois mastros, sendo o da popa (o mizzen, mastro-de-ré) o menor (quando esta configuração muda o veleiro se chama escuna). Eretria está voando dois jigs triangulares na proa e demais velas bermudianas nos outros mastros. Os brandais (esticadores) do mastro são reguláveis mas por fixação em nós, e a Amberle possui 7 caixas de engrenagem (não possui âncora ao momento). Ela está equipada para uma equipe ou curso de Mergulhadores, e possui mais elementos decorativos ou de segurança: bóias, flutuadores, corneta, luzes de popa, etc. Em suma, um Iate mais moderno que a Amberle, que tem linhas mais clássicas.

Eretria - Ketch Yacht with two Jigs by Felipe Avelar, no Flickr

Amberle tem uma área de vela maior que Eretria, devido à altura do mastro e tamanho do gurupés (bowsprit) e antena (boom); isso é interessante pois em regra geral, para embarcações de tamanho similar, um Ketch tem mais área de velame que um Cutter; No entanto Eretria possui um mastro bem menor devido a minha baixa disponibilidade de peças para aumentar esta dimensão.

Os iates possuem espelhos de popas semelhantes mas diferentes, sendo que a Eretria possui um "transom" mais largo e definido; Em números Lego, Amberle tem a popa 6W e a Eretria 8W: isso foi necessário para que eu adicionasse o "poço" na Eretria, que é um rebaixo no Deck onde fica a Roda de Leme e de onde vários cordames podem ser controlados.

Nesta última imagem busquei mostrar a disposição dos estais e caixas de engrenagens que controlam o Velame. Os Iates são muito semelhantes em proporções, e apesar do "volume" de cada um dos navios, Eretria é um pouco maior que Amberle no comprimento de proa-a-popa; A diferença de tamanho pequena (pouco mais que dois studs no casco) é mitigada no entanto pois a Amberle possui um gurupés (bowsprit) bem mais longo.

Eu aprendi muito na criação destes modelos, e confesso estar apaixonado pelo tema de uma forma que não esperava. Já penso em fazer uma Escuna no próximo MOC, apesar de que ao momento estou pensando em criar alguma pequena embarcação arábica (dhow).
Sem a aquisição de peças típicas de sets piratas, eu dificilmente conseguirei fazer algum navio com muitos mastros, e como o momento financeiro é ruim, quero tentar sofisticar a técnica de mastro utilizada anteriormente - eu inclusive cogitei encomendar a um torneiro mecanico a confecção de algumas "barras" nas medidas da Lego: na Eretria, os mastros são formados por cilindros technic, pinos pretos e barras 3L e 4L (lightsaber) dando maior firmeza à construção, mas ainda assim são muito flexíveis.

Esses modelo ainda não são realistas o bastante, e o posicionamento de vários estais, blocos e manilhas são por necessidade, não por verosimilhança. Em modelos futuros, eu pretendo ter mais cuidado com esta questão, mas por hora estão bons o suficiente.

Um detalhe: ambos Iates são muito bonitos sem o Velame também, e os mecanismos technic são justamente pensando nesse sentido: se as velas fossem de pano - um próximo passo - eu poderia prender todas as amarras e dobras as velas; Mas como as fiz de papel (colorset e cartolina) o Velame está fixo no momento, e como as achei lindas assim não quis "desfazer" o trabalho após as fotografias.

OBS: Os nomes dos Iates, femininos como manda a regra, são baseados em personagens do livros As Pedras Élficas de Shannara, de Terry Gibbons. Eu recentemente assisti The Shannara Chronicles da MTV - uma aberração adolescente baseada na segunda parte da trilogia de Shannara - e tive que reler os livros, aborrecido com como a MTV corrompeu a história lol

Obrigado a todos que leram minha descrição prolixa!

Até o próximo MOC!  ;)

08 de Fevereiro de 2017 - 16:53:55 pm
Resposta #1

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Cara...

Um abraço pra você, some do LUG, tchau, te odeio.

--------------------------

;D  ;D  ;D  ;D

-------------------------

Vamos falar sério: que MARAVILHAS VOCÊ CONSRUIU!

Absolutamente incríveis seus veleiros!

Gostei muito da maneira que fez as velas, as amarrações.

A fidelidade aos modelos "originais", aos barcos "reais", é de cair o queixo!

A "inclinação" ou "curvatura" lateral dos cascos dos iates ficou maravilhosa!

Parabéns, cara!

Você hoje é um dos melhores construtores de LEGO que eu conheço. Não é só do LUG. Estou generalizando.

Um dos melhores construtores de LEGO. Ponto final.

Parabéns!!

Um abração,

Luís!

08 de Fevereiro de 2017 - 17:59:44 pm
Resposta #2

Adolfo

• Information
  • Technic
  • Moderator
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Espetacular em tudo! Apresentação, dedicação de montagem, fotografia, técnicas usadas, material para velas, o que causa grande impacto visual inclusive, o casco também super diferente...Excelente! Meus parabéns pelo lindo trabalho!

08 de Fevereiro de 2017 - 21:07:02 pm
Resposta #3

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Holy lord! Estupendos modelos, Felipe!

A combinação dos belos barcos, com detalhadas estruturas das velas, somada à soberba fotografia e às detalhistas descrições faz desta uma dupla de MOCs maravilhosa!

Muito bacana a técnica do casco. Ficou extremamente estiloso! Os detalhes no deck do Amberle também são soberbos! Damn, ambos os modelos são mui belos! :D
Programmer, Game Developer and LEGO Engineer on free time.

08 de Fevereiro de 2017 - 22:37:38 pm
Resposta #4

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Uau! Ficaram maravilhosos! Fotografia perfeita e técnicas muito bem utilizadas. O meu conhecimento se restringe à navios de carga, então a sua aula sobre esses veleiros foi muito interessante. Na minha opinião, essa é uma das grandes vantagens do modelismo, não só em LEGO, mas em geral: Você aprende muito sobre assuntos que dificilmente teria contato no dia a dia.

Sei que é difícil, mas tente segurá-los até a expo. Chamariam muita atenção na nossa cidade. ;)

ABS,

Dudu
Surrender! I have flick missiles.

09 de Fevereiro de 2017 - 10:31:08 am
Resposta #5

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Reino Élfico de Hybrasil
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Incrívelmente montados e detalhados. Desculpa o comentário slim, mas não curto barcos, mas mesmo assim tive que deixar meus parabéns pelas contruções.

13 de Fevereiro de 2017 - 10:01:20 am
Resposta #6

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Pessoal, desculpa a demora nas repostas. Eu detesto responder via celular (ruim de cortar e editar as citações) e fiquei quase uma semana longe do "bom e velho teclado & mouse"

Cara...

Um abraço pra você, some do LUG, tchau, te odeio.

Recaaaalque!!!

Gostei muito da maneira que fez as velas, as amarrações.

A fidelidade aos modelos "originais", aos barcos "reais", é de cair o queixo!

A "inclinação" ou "curvatura" lateral dos cascos dos iates ficou maravilhosa!

Parabéns, cara!

Você hoje é um dos melhores construtores de LEGO que eu conheço. Não é só do LUG. Estou generalizando.

Um dos melhores construtores de LEGO. Ponto final.

Parabéns!!

Um abração,

Luís!

Obrigado pelas palavras mano. Gosto de pensar que estou novamente em uma curva ascendente. Sei que estou longe dos caras TOPs do mundo, mas se for considerar que nosso acesso a LEGO é complicado, e minha renda familiar é baixa, estamos abaixo de 4K e ainda cuidando de um bebê - sem poder investir em material e me manter "atualizado" com novas cores e peças...

É difícil ser MOCCer no Brasil do golpe, na época do Lula a CMF era R$10,00  ;D

Zoeiras a parte, valeu de novo pelos comentários, e rumo ao próximo!

Espetacular em tudo! Apresentação, dedicação de montagem, fotografia, técnicas usadas, material para velas, o que causa grande impacto visual inclusive, o casco também super diferente...Excelente! Meus parabéns pelo lindo trabalho!

Obrigado Adolfo! Eu realmente me dediquei bastante a esses MOCs e também estou muito satisfeito com o resultado, apesar de saber que ainda há muito espaço para melhorar.

Holy lord! Estupendos modelos, Felipe!

A combinação dos belos barcos, com detalhadas estruturas das velas, somada à soberba fotografia e às detalhistas descrições faz desta uma dupla de MOCs maravilhosa!

Muito bacana a técnica do casco. Ficou extremamente estiloso! Os detalhes no deck do Amberle também são soberbos! Damn, ambos os modelos são mui belos! :D

Obrigado André! Acho que ao final das contas, as velas e cores amadeiradas do Amberle dão um charme especial a este Iate. Eu gosto muito do Eretria, e busquei fazer dois Iates essencialmente diferentes mas com proporções parecidas, numa espécie de "exercício em modelismo"; Vou te confessar que com as peças que tenho aqui, fiquei pensando em montar um terceiro hehehe mas o trabalho seria muito mais intenso, pela falta de peças específicas já utilizadas nos outros MOCs. Principalmente Technic: me esgotaram algumas engrenagens.

Uau! Ficaram maravilhosos! Fotografia perfeita e técnicas muito bem utilizadas. O meu conhecimento se restringe à navios de carga, então a sua aula sobre esses veleiros foi muito interessante. Na minha opinião, essa é uma das grandes vantagens do modelismo, não só em LEGO, mas em geral: Você aprende muito sobre assuntos que dificilmente teria contato no dia a dia.

Sei que é difícil, mas tente segurá-los até a expo. Chamariam muita atenção na nossa cidade. ;)

ABS,

Dudu

Obrigado Dudu! você citou o ponto mais "legal" de toda esta aventura: a "aprendizagem" e conhecimentos adquiridos. Hoje com tablet e celular, quem tem facilidade de absorção pode literalmente aprender de tudo! Eu comecei com Lego focado em Caminhões e Máquinas Pesadas e aprendi sobre o assunto na época para poder entender a aparência dos veículos e assim conseguir obter bons resultados estéticos e também funcionalidades, quando disponível. Depois passei para Castelos e posso dizer que praticamente fiz um curso no assunto, assistindo dezenas de documentários sobre arquitetura e engenharia medieval, criando bibliotecas de imagens de detalhes e formatos gerais a serem reproduzidos. Esta pequena incursão em Náutica com certeza foi alimentanda pelo mesmo processo.

Sobre a Expo, é uma possibilidade. Eu estou decidido a ir de ônibus desta vez. É uma longa e maçante viagem, mas os MOCs podem ser carregados em caixas maiores onde ficarão melhor acomodados. Vamos ver qual sobreviverá, e de toda forma, tenho a intenção de produzir outros mesmo que as custas da desmontagem de um destes.

Incrívelmente montados e detalhados. Desculpa o comentário slim, mas não curto barcos, mas mesmo assim tive que deixar meus parabéns pelas contruções.

Obrigado Paolo!!

Aproveitando para agradecer também para o Lbaixinho e The Lego Car Blog que me blogaram essa semana  8)

http://legoficina.blogs.sapo.pt/iates-688126

https://thelegocarblog.com/2017/02/09/brick-built-boats/

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2017 - 10:08:33 am por Felipe Avelar »

13 de Fevereiro de 2017 - 11:18:40 am
Resposta #7

gilchagas

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-50764322@N04
Sensacional Felipe!! Percebo que sua técnica de montagem e fotografia esta fantástica, eu adorei!!

14 de Fevereiro de 2017 - 00:10:48 am
Resposta #8

luizfranca

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-https://www.flickr.com/photos/144286586@N06/albums
    • brickshelf-luizfranca
Opa, só percebi agora que vi o MOC mas não deixei meus parabéns.

O que dizer dos seus trabalhos, além do obvio que já foi dito.
Aprecio bastante sua dedicação à pesquisa sobre o assunto, a forma como você explora todas as técnicas disponíveis e como você tira suco de pedra com o sortimento de peças presente. Além do mais como você trabalha as fotografias. Em suma, um Show MOCer completo.

Parabéns.
Arx Vinces!

14 de Fevereiro de 2017 - 10:52:44 am
Resposta #9

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Sensacional Felipe!! Percebo que sua técnica de montagem e fotografia esta fantástica, eu adorei!!

Opa, só percebi agora que vi o MOC mas não deixei meus parabéns.

O que dizer dos seus trabalhos, além do obvio que já foi dito.
Aprecio bastante sua dedicação à pesquisa sobre o assunto, a forma como você explora todas as técnicas disponíveis e como você tira suco de pedra com o sortimento de peças presente. Além do mais como você trabalha as fotografias. Em suma, um Show MOCer completo.

Parabéns.

Obrigado pelos comentários amigos, sinto-me honrado!

*
*
*

Em uma segunda observação, e com grande orgulho, após três anos estou de volta ao TBB!  :D

http://www.brothers-brick.com/2017/02/13/we-are-sailing/

14 de Fevereiro de 2017 - 12:12:55 pm
Resposta #10

Adolfo

• Information
  • Technic
  • Moderator
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Em uma segunda observação, e com grande orgulho, após três anos estou de volta ao TBB!
http://www.brothers-brick.com/2017/02/13/we-are-sailing/

Essa é uma das partes mais legais quando nos tornamos mocador. Fico super feliz por você movimentar o tópico, fórum, redes sociais e ter o reconhecimento internacional. Você merece e pode muito mais!  ;)