Autor Tópico: Reino de Lichtheim: mapa regional e brasão  (Lida 1714 vezes)

29 de Janeiro de 2017 - 17:14:32 pm
Lida 1714 vezes

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Olá, pessoal!

Desde criança sou apaixonado por mapas e geografia e quando comecei a praticar o hobby e me aprofundar mais no mundo LEGO, especialmente no tema castelo e civilizações antigas, despertei minha vontade de criar um reino fantasia, com mapa e brasão próprios, onde pudesse relacionar minhas criações e customizações nesses temas.

Existem vários projetos de reinos fantasia dentro do tema castelo em vários LUGs e grupos de discussões sobre LEGO mundo afora, sendo o mais famoso deles o Guilds of Historica, que já foi bem frequentado por membros do LUG Brasil, em especial os casteleiros, cujo projeto pertence ao fórum Eurobricks, uma comunidade bem globalizada hoje em dia. Contudo, foi aqui no LUG Brasil, incentivado pelo projeto Reinos de Argos, que decidi de vez realizar meus sonhos e deixar a criatividade fluir sem limites.

Ao longo do tempo eu aprendi a manusear parcialmente alguns programas de edição de imagens, como o GIMP e estudar alguns tutoriais de criação de mapas através dele. Contudo, após algumas tentativas de desenvolvimento de desenhos próprios, decidi que gostaria de ter algo mais profissional quando o assunto fosse mapa e brasão para meu reino. Sendo assim, contratei através do site Cartographers’ Guild, que reúne cartógrafos amadores e profissionais e entusiastas desse hobby, um holandês muito talentoso para me ajudar na realização desse meu sonho. O resultado fantástico pode ser conferido abaixo.

Kingdom of Lichtheim
by Adolfo, no Flickr

O mapa faz parte de outro mapa maior, que é o mundo de Argos, criado alguns anos atrás por membros do LUG Brasil, só que interpretado do meu ponto de vista, já que essa região ficou reservada para o reino de Lichtheim dentro do projeto Reinos de Argos. Eu mantive a geografia da região para preservar o conceito do mapa global, porém praticamente todos os elementos dela são novos para facilitar e personalizar as minhas futuras criações dentro de diferentes temas do mundo LEGO. Dessa forma é possível explorar o mapa independente do projeto e adequar as criações a medida que os desafios forem organizados pelos membros do fórum.

É uma tarefa bem complicada nomear toda a geografia do mapa, mas todos os nomes fui eu quem criou e tudo tem significado histórico e cultural e possui também um fundo de iluminação espiritual, característica que me inspira e que eu quis reproduzir para o reino fantasia. Ora são nomes de deuses ou inspirações em várias civilizações e idiomas antigos da vida real, muitos deles ligados a como os povos antigos se referiam aos possíveis seres que vieram das estrelas, do Universo ou de uma esfera espiritual mais elevada ora são junções ou criações inspiradas pelo mundo de J.R.R. Tolkien, principalmente a parte dos elfos, minha favorita. A legenda com os nomes e seus significados pode ser conferida abaixo.

Principais cidades

Ílios: é a capital do reino de Lichtheim. O nome significa sol em grego e simboliza o centro, uma estrela onde tudo gira ao seu redor;

Senenmut: cidade situada no deserto cujo nome representa o mapa estelar egípcio, povo que acreditava ser descendente de seres mais elevados espiritualmente, característica que mantive para os habitantes de todo o meu reino fantasia, conforme mitologia criada;

Thálassos: cidade costeira organizada em uma Talassocracia, sistema social presente marcante da sociedade dos Fenícios, civilização importante que se desenvolveu no Mar Mediterrâneo, O nome dessa cidade se adapta muito bem em como irei trabalhar essa parte do mapa;

Crystalía: o nome dessa cidade é uma mistura dos idiomas inglês e grego para simbolizar uma região rica em diferentes tipos de cristais, matéria-prima muito comum em Lichtheim com poderes mágicos, segundo mitologia;

Elendil: um lindo nome para uma cidade que traduz toda a elevação que os elfos representam. É a luz de uma das estrelas mais amadas dos elfos, mencionada na trilogia do filme Senhor dos Anéis;

Vitsno: nome que mistura o radical da palavra “hvid vit hvit hvitur”, que significa "neve" em diversos idiomas nórdicos e “snow” na língua inglesa forma uma cidade que resume tuda a força dessa região;

Hedayat: nome persa que significa guia, ou seja, a cidade guia, onde tudo começa, onde tudo é direcionado, o norte e o sul, o leste e o oeste, a ciência e o conhecimento, entre outras áreas. Lugar perfeito para servir de porta de entrada para o todo o reino;

Elementos geográficos

Ba’al: divindade que representa o sol em várias povoações na Ásia Menor: Fenícios, Cartagineses, Caldeos, Babilônios etc;

Anaíd: divindade fenícia da água e da fertilidade;

Naunet: deusa mitológica egípcia do oceano;

Anahata: nome de um dos sete chakras básicos do corpo humano, o cardíaco, que significa “o som intocado”, nome perfeito para uma região onde só o vento consegue alcançar;

Taurcaleryn: Taur=floresta + calen=verde + eryn=Woods, duas palavras de origem sindarin, idioma criado por Tolkien que se juntarmos tudo significa “a floresta das árvores verdes”, belo nome para essa região de diferentes tonalidades e folhagens;

Celonden : celon=rio + nen=água + Laden=claro em sindarim – rio de águas claras;

Lothrilael: Lothu=crepúsculo + thril=brilho do mithril + ael=lago – lago do crepúsculo prateado;

Niphredil: nome de uma pequena flor branca em forma de estrela, cujo nome significa estrela-da-terra e cresce em grande abundância nas colinas das histórias de Tolkien. Escolhi esse nome porque ela se assemelha bastante aos lírios do campo na vida real, flor que escolhi para ser abundante no reino por remeter a uma das citações de Jesus “olhai os Lírios do campo”, que crescem e florescem até mesmo entre as rochas, simbolizando força e fé, marcas dos habitantes de Lichtheim, segundo mitologia;

Ajna: outro nome de um dos sete chakras básicos do corpo humano, o frontal, que significa “saber, comandar”, nome que representa bem esse vale próximo à capital do reino;

Corolarium: nome de um livro que li há muito tempo com uma história muito bonita e inspiradora;

Njörd: Deus das costas, do mar, do vento, da pesca, do navios, do comércio e da saúde nos idiomas nórdicos. Era a divindade protetora da navegação, nome que se encaixa muito bem para essa região do mapa;

Seren: nome de origem nórdica que significa "estrela";

Kalama: nome no idioma nativo do Havaí que significa "Tocha ardente";

Dzakar ou Zakar: Deus babilônico dos sonhos, sendo que os sonhos na Antiga Mesopotâmia traziam mensagens dos deuses para os homens, características presente nas correntes reencarnacionistas em muitos lugares do mundo moderno atual;

Zéfiro: nome em persa que significa “uma brisa suave”, nome perfeito para essa região do mapa;

Gaia: é a mãe Terra na mitologia grega ou pode-se entender como o corpo espiritual do nosso planeta. Possui um poder muito grande de geração e achei que se encaixava bem como homenagem onde vivemos. Sempre achei lindo esse nome;

Hefesto: um dos deuses na mitologia grega, cujo equivalente na mitologia romana era Vulcano. Deus do fogo, da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões, por isso tudo a escolha do nome para esse estreito no mapa é ideal;

A ideia a partir de agora é criar um site, blog ou algo do tipo na internet cujo mapa contará com marcações representadas por fotos de cada criação em LEGO que eu fizer relacionadas à Lichtheim e aos Reinos de Argos, independente do tipo de elemento ou cenário geográfico que eu queria explorar. Dessa forma o visitante poderá acompanhar a evolução do mapa e das aventuras dos personagens, que futuramente poderão se tornar um livro recheado de ilustrações e eu poderei organizar todo meu histórico de criações de uma forma mais interativa.

Portanto, convido todos os AFOLs a compartilhar suas emoções com este atemático mocador e dividir suas ideias e sugestões no tópico.

Divirtam-se!  ;)

29 de Janeiro de 2017 - 23:13:21 pm
Resposta #1

Nipsey

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Vamos construí-lo!
    • brickset-Fsantana
Cara, eu não sou casteleiro mas estou tirando o chapéu para o seu projeto, devo admitir que me cativou a adentrar neste universo fantástico. Sou designer/ilustrador e do meu ponto de vista gráfico o mapa ficou fora de série, o rapaz que executou tem muita habilidade realmente. Destaque para a tipografia gótica (bem empregada), textura e efeito envelhecido do papel, muito bom. Inclusive esse estilo de arte me lembrou o mapa do Senhor dos Anéis. Parabéns pela criatividade e sucesso no desenvolvimento!

30 de Janeiro de 2017 - 20:34:19 pm
Resposta #2

luizfranca

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-https://www.flickr.com/photos/144286586@N06/albums
    • brickshelf-luizfranca
Parabéns Adolfo, a descrição do seu reino ficou muito boa. Fico no aguardo por mais MOCs contando as histórias.
Arx Vinces!

06 de Fevereiro de 2017 - 20:30:32 pm
Resposta #3

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Estupenda criação, Adolfo!

Os pequenos detalhes que conduzem aos diversos nomes realmente demonstram uma preocupação com a verossimilhança de cada local. Olhando o mapa e lendo as descrições, até parece uma região que poderia ter existido! :D
Programmer, Game Developer and LEGO Engineer on free time.

06 de Fevereiro de 2017 - 22:11:12 pm
Resposta #4

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Brincando com Blocos
    • facebook-brincandocomblocos
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Vi e revi tantas vezes o tópico que eu jurava que já tinha respondido. Trabalho excepcional Adolfo. O mapa é incrível mas acho que ainda assim o mérito é seu pela criação do Reino e com tão grande detalhamento do mesmo.

Agora é inevitável e quero ver isso em bricks!

06 de Fevereiro de 2017 - 23:31:07 pm
Resposta #5

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Adoro essas coisas, sempre curti história e geografia!

Ficou perfeito!

Parabéns, Adolfo!

07 de Fevereiro de 2017 - 20:25:38 pm
Resposta #6

Augusto Alencar

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • Descobri que LEGO, às vezes, nos pregam peças...
    • facebook-augusto.alencar
    • brickshelf-SonicSunday
    • brickset-SonicSunday
Meu Deus! Fabuloso isto!!!... Caramba!
Penso LEGO, existo.

Visitem:
Minha Cidade

Minha Coleção
Wishlist