Autor Tópico: Tutorial: Capas para Minifigs  (Lida 1142 vezes)

08 de Janeiro de 2017 - 00:53:56 am
Lida 1142 vezes

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Segue um tutorial fotográfico de como produzo minhas capas para minifigs.

CRIANÇAS, LEMBREM-SE DE PEDIR A UM ADULTO RESPONSÁVEL PARA UTILIZAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS!

LEGO DIY Cloth Cape cutting by Felipe Avelar, no Flickr

Materiais e Ferramentas

Ferramentas necessárias: Tesoura de boa qualidade, Alicate vazador de couro e Isqueiro

Materiais necessários: Papel Sulfite 240g (ou papel cartão, cartolina e similares); Papelão (utilizado como apoio para o vazador de couro)

Tecidos: Eu na verdade obtenho tecido no Ateliê da minha mãe. Principalmente recortes que sobram. Alguns tecidos (com a juda da minha mãe): Oxford, Musseline e Cetim. Esses são nomes genéricos e em lojas de armarinhos/tecidos vocês podem obter diferentes pesos de tecido com o mesmo nome. As minhas capas douradas e prateadas faço principalmente com fitas largas de presentes, desfiam pouco, têm boa firmeza e reagem bem ao isquero, mas costumam desfiar se manuseadas com frequência.

PRIMEIRO PASSO: Molde

Obtenha o molde cortado a partir de uma capa original. Para vazar os furos, primeiro somente marque um furo menor, para não correr risco de machucar a capa original. Não faça o corte superior entre os dois furos maiores no molde.

SEGUNDO PASSO: Cortando e Furando a Capa

Para cortar, faça um sanduíche conforme a imagem: um recorte de papel, o tecido e o molde por cima
Para vazar os furos, adicione o papelão por baixo. Pressione o alicate com firmeza, e faça somente um furo decisivo. Esse é um passo decisivo. Um furo mal sucedido geralmente é perda do trabalho executado.

TERCEIRO PASSO: Finalizando

Após vazar o tecido, faça o corte entre os furos maiores conforme a capa original. Geralmente não é necessário medir o local, bastando apenas um corte aproximado.

Cuidadosamente, queime as bordas da capa, eliminando pontas desfiadas. Nesse ponto, é vantagem utilizar tecidos a base de polyester, que reagem rapidamente ao calor, facilitando o trabalho.

RESULTADOS

Divirta-se criando novos moldes para capas alternativas. Teste diversas cores e tecidos para diferentes resultados. Experimentação e criatividade andam juntos!

Espero que tenham gostado e que este pequeno tutorial seja útil!

08 de Janeiro de 2017 - 12:54:44 pm
Resposta #1

Jockata

• Information
  • Estou me adaptando.
Muito interessante e obrigada por compartilhar com a gente!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

08 de Janeiro de 2017 - 20:37:41 pm
Resposta #2

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Excelente tutorial, Felipe! Muito explicativo! :D

(Casteleiros adorarão!)
Programmer, Game Developer and LEGO Engineer on free time.