Autor Tópico: Doação da LEGO para o LUG Brasil  (Lida 6958 vezes)

25 de Fevereiro de 2016 - 16:10:05 pm
Lida 6958 vezes

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Povo do meu Brasil... sil... sil... sil... sil.

Apenas para informar...

Faz algum tempo que a LEGO tenta nos inserir no contexto mundial e fazer os apoios aos eventos com doações de peças para serem usadas nas exposições e recreações, como faz nos demais países.

O fato é que recebemos cerca de 66 Kg de peças no início deste mês (fevereiro/2016) e não conseguimos até o momento liberar junto à Receita Federal, por diversos motivos.

Corremos o risco de perdimento e, o pior para mim, novamente a marquinha de "difícil" junto à LEGO.

Os mantenho informados, se algo mudar.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

25 de Fevereiro de 2016 - 16:21:44 pm
Resposta #1

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
É sempre bacana e interessante sermos contabilizados e tratados como AFOL pela Lego.

Receita Federal eu acredito que está sendo o padrão Brasil, então sempre vai ser dificil.

O fato é que recebemos cerca de 66 Kg de peças no início deste mês (fevereiro/2016) e não conseguimos até o momento liberar junto à Receita Federal, por diversos motivos.

Corremos o risco de perdimento e, o pior para mim, novamente a marquinha de "difícil" junto à LEGO.

Perdimento? Segundo o Google, Perda de Bens em Favor da Fazenda Pública...Não Entendi o Porquê :(

Eles faturaram para o LUG como Doação, Simples Remessa, ou algo parecido?
Apenas mais um Amante de Lego...

25 de Fevereiro de 2016 - 16:55:28 pm
Resposta #2

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Poxa, Wagner! Finalmente conseguimos fazer parte da doação de peças e... a receita bloqueia.

Não há algo que a LEGO Brasil possa fazer para ajudar?
Programmer, Game Developer and LEGO Engineer on free time.

25 de Fevereiro de 2016 - 17:41:47 pm
Resposta #3

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Eles faturaram para o LUG como Doação, Simples Remessa, ou algo parecido?
Não. A LEGO declarou valores normalmente. Porém a Receita Federal quer confirmação destes. Para isso pediram as comprovações de compra, fatura do cartão, anúncios, catálogos etc.
Mas não os tenho por ser doação.
Encaminhei o formulário padrão preenchido com o que foi possível anexando carta de esclarecimento e emails trocados com a LEGO, solicitando apoio e mais dados.

Fizemos a nossa parte, vamos aguardar.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

25 de Fevereiro de 2016 - 17:43:28 pm
Resposta #4

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Não há algo que a LEGO Brasil possa fazer para ajudar?
O setor de logística da LEGO está atuando, mas a demanda veio para mim como "importador".
Vamos aguardar.

26 de Fevereiro de 2016 - 12:38:13 pm
Resposta #5

Youji

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
Meus caros,  existe uma constituição formal da LUG Brasil?

27 de Fevereiro de 2016 - 09:41:28 am
Resposta #6

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Meus caros,  existe uma constituição formal da LUG Brasil?
Sim, existe.
Surrender! I have flick missiles.

27 de Fevereiro de 2016 - 22:38:48 pm
Resposta #7

camilapo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Puxa, fiquei feliz com a Lego. Doar Peças para melhorar os mocs é sempre algo de bom. Voces já tem ideia de como será feita a distribuição entre os participantes do Lug????
Wish list 2015 - 8404, 10196, 4437, 4841, 10020, 10133, 4000008-1, 10223, 10199 entre outros..

28 de Fevereiro de 2016 - 14:36:50 pm
Resposta #8

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Puxa, fiquei feliz com a Lego. Doar Peças para melhorar os mocs é sempre algo de bom. Voces já tem ideia de como será feita a distribuição entre os participantes do Lug????
Nem temos ainda o material e estamos com a cabeça a mil para desembaraça-lo. Não temos cabeça e tempo para pensar em "distribuição entre os participantes"? Até porque não pensamos mais nisso (vejam abaixo).
Sinceramente preferia ter lido alguém dizendo "me ofereço para ajudar no desembaraço", felizmente já recebi alguns PMs neste sentido. Ou mesmo um "posso ajudar em eventual tributação".

Aproveitando...
Pelo que estamos conversando há tempos, não haverá distribuição ou empréstimos entre os participantes (individualmente). As estações estão ativas e têm necessidades. Serão estas as necessidades atendidas, das estações. Inclusive alguns apoios da LEGO já vêm com este direcionamento, pois os projetos e ideias são apresentados à ela.
Nas reuniões mensais e aqui no fórum, já estamos falando há algum tempo que a necessidade de controle (e eventuais reclamações sobre critérios de distribuições) complica demais o apoio a MOCs individuais, estamos incentivando projetos coletivos.
Então mãos a obra para apresentarem seus projetos e conseguir adeptos.
Para projetos individuais há o LUGBULK e as premiações que esperamos aumentar ano a ano.
Se nossos planos forem cumpridos, esperamos distribuir mais de R$2.500 em premiações em 2016, então, todos mãos à obra e apresentem aqui suas construções. Têm que dar trabalho ao Adolfo (Aliás obrigado ao Adolfo e Conrado pelo trabalho).

28 de Fevereiro de 2016 - 14:59:54 pm
Resposta #9

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Acho até que o erro foi meu em chamar de doação, pois o nome oficial é "Apoio a eventos" dentro do "Annual RLUG Support".

28 de Fevereiro de 2016 - 16:15:51 pm
Resposta #10

kikosama

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • twitter-kikosama
    • Escola brainware
Uma surpresa e tanto a LEGO ter decidido enviar isso tudo para nós, até então pelo que escutei Brasil era  destino vetado de envios por causa de toda burocracia. Quanto a distribuição, como o Wagner disse, esse não é o foco dessa remessa. Ela serve tanto para área de construções do público, atividades de confraternização com membros ou compor grandes projetos coletivos. Esse é o uso esperado e que a empresa espera que repirtemos depois. Lembrando que a LEGO tem um processo para quem tem um projeto muito grande conseguir peças e ele não depende de filiação a nenhum LUG

28 de Fevereiro de 2016 - 21:56:24 pm
Resposta #11

camilapo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Boa noite a todos:

Bem, quando li o post, pensei que o foco desta "doação" seria uma ajuda aos mocs, que acabam por compor as estações (que nada mais do que um grande Moc Coletivo. Quanto a ajuda, desisti de oferecer, ja ofereci em ajudar algumas vezes, dentro do que posso ajudar,  seja no preparo das peças do lugbuk ou na ajuda no preparo da exposição e para outras ações mas não quiseram e por isso não me ofereço mais.

Iria conversar com a mãe de um amigo meu que trabalha na receita mas como você já recebeu as PMs de ajuda, não vejo mais necessidade de verificar.

Minha pergunta foi simples e pensando no bem das exposições mas sempre que escrevo aqui, acabo por ser achincalhada.

Parabéns pelo conseguido e espero que ajude nas exposições, independente da utilização que as peças serão utilizadas.

Wish list 2015 - 8404, 10196, 4437, 4841, 10020, 10133, 4000008-1, 10223, 10199 entre outros..

28 de Fevereiro de 2016 - 22:22:27 pm
Resposta #12

Digão_Beard

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Tomara que as coisas se desburocratizem. Assim teremos estações ainda mais bonitas e bem trabalhadas. Temos muita gente talentosa aqui no forum.
Technicista AFOL

29 de Fevereiro de 2016 - 12:34:45 pm
Resposta #13

Youji

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
Creio q será complicado uma isenção da taxação. Uma saída,  e acho que estão diligenciando nesse sentido,  é verificar o valor mais adequado dessa remessa.  Acho q. a complicacao maior é que nao se costuma vender pecas avulsas,  entao a receita deve estar sem parametro.

Mesmo sem fins lucrativos, pela quantidade de peças,  acredito que a receita parte da presunção de destinação comercial. É preciso ponderar os custos em se discutir uma reducao dos impostos (o problema da demora,  principalmente)  com os eventuais benefícios.

Salvo melhor juizo,  ha mais impostos alem do de importacao. Alem dos impostos,  Deve haver,  tambem,  o valor do depósito onde esta remessa deve estar guardada e que deve aumentar a cada dia. A depender desse valor,  talvez seja melhor pagar o que cobram para que ao final,  mesmo conseguindo uma reducao,  os demais valores a pagar nao corroam o que se conseguiu de reducao.

Enfim,  resumindo,  é preciso analisar os custos e beneficios caso se queira questionar o valor cobrado. Mas se o valor for mesmo alto,  entao talvez seja o caso de se procurar ajuda profissional   ou uma forma de angariar o valor cobrado ate porque este nao deve ser a ultima vez q pecas serao enviadas.

descullpem a bagunca deste texto,  estou teclando de um tablet e sem paciencia para rever o texto.
Forte abraco a todos!
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016 - 12:39:07 pm por Youji »

29 de Fevereiro de 2016 - 21:36:45 pm
Resposta #14

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Creio q será complicado uma isenção da taxação. Uma saída,  e acho que estão diligenciando nesse sentido,  é verificar o valor mais adequado dessa remessa.
Não estamos em busca de isenção, estamos em busca de desburocratização e simplificação.
Hoje só falamos com a SRF por formulários, além de ainda ter a DHL no meio.
Os formulários não admitem uma explicação (talvez seja certo para evitar corrupção).
E hoje nos falta informação.

Acho q. a complicacao maior é que nao se costuma vender pecas avulsas,  entao a receita deve estar sem parametro.
É exatamente isso. Se forem peças avulsas (pelo que vimos em outros LUGs) não temos comparação no Brasil e nem em catálogos on-line.
Parece que há também sets, estes são até fáceis.

Mesmo sem fins lucrativos, pela quantidade de peças,  acredito que a receita parte da presunção de destinação comercial. É preciso ponderar os custos em se discutir uma reducao dos impostos (o problema da demora,  principalmente)  com os eventuais benefícios.
Não vejo neste processo nenhuma "vantagem" ou caminho diferente em ser doação ou a mercadoria ser para evento sem fins lucrativos.
Está claro na documentação que, independente de haver pagamento ou ser doação, a mercadoria tem um valor base e sobre ele será tributado.
É justamente este o problema: Eles não confiam no valor que a LEGO declarou. Mas apenas a LEGO pode dizer o valor real.
E eles não estão dizendo para mim, estão tentando atuar via DHL e eu fico vendido. Vejo hoje o problema mais na mão da LEGO que da SRF. Claro que em função de suas exigências e desconfianças.

Salvo melhor juizo,  ha mais impostos alem do de importacao. Alem dos impostos,  Deve haver,  tambem,  o valor do depósito onde esta remessa deve estar guardada e que deve aumentar a cada dia. A depender desse valor,  talvez seja melhor pagar o que cobram para que ao final,  mesmo conseguindo uma reducao,  os demais valores a pagar nao corroam o que se conseguiu de reducao.
Estes custos que está citando estão cobertos pelo contrato da LEGO com a DHL.
Impactam pouco no processo, pelo menos nos prazos normais.

[...]  entao talvez seja o caso de se procurar ajuda profissional [...]
Já temos um profissional atuando.

[...] ate porque este nao deve ser a ultima vez q pecas serao enviadas.
Vai depender do fim desta história.