Autor Tópico: CASTELO - Customização de Minifiguras  (Lida 1888 vezes)

31 de Maio de 2015 - 22:32:35 pm
Lida 1888 vezes

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Brincando com Blocos
    • facebook-brincandocomblocos
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Por muito tempo essa hora foi adiada, e agora venho reunir em um local em que consigo moderar de forma adequada o assunto. Muitos outros temas se beneficiam do assunto e estão convidados a compartilhar e discutir por aqui.

Já tentei criar um tutorial algumas vezes mas nunca finalizei. Felizmente o KOS Brick fez um vídeo explicando praticamente a técnica que eu também utilizo para montar minhas customizações, e estou postando ele abaixo. Uma consideração relevante é que ele na parte final ensina a colar a etiqueta usando uma cola, porém nós no Brasil temos a opção de comprar etiquetas PIMACO (odeio fazer propaganda mas não tem jeito...) e evitar um trabalho extra na parte da confecção delas. É bem simples e todos vão sair criando seus customizados agora!

Eu utilizo etiquetas impressas da Pimaco e tive bons resultados. Mas minhas minifiguras não sofrem Heavy Play, isso é não fico brincando com elas, o que garante que o que eu faço dure bastante tempo com a mesma qualidade.

As 3 imagens abaixo mostram os conjuntos de minifiguras que customizei os torsos e escudos usando essa técnica.

A amazona Orc é um teste que fiz com etiquetas transparentes... Logo que fiz achei horrivel. 3 dias depois, a etiqueta aderiu 100% e as cores ficaram mais destacadas e acabei mudando de opinião com o resultado. Mas as transparentes são complicadas e raramente dão o resultado esperado.

Para fazer as etiquetas, basicamente a impressão é feita em uma impressora jato de tinta (com qualidade boa de impressão) em etiquetas Pimaco (olha a propaganda na faixa denovo...) eu prefiro imprimir em folhas A4 mas fica a seu critério. Depois de impressos eu uso a fita durex transparente (aquelas de embalar caixas de papelão) por cima do impresso, para dar o acabamento e proteção sob a impressão (também mostrado no vídeo). Somente após passar a fita sobre a impressão que eu corto a etiqueta no formato do torso ou escudo que vou usar.

Fiz diversos testes, com diversos materiais e etiquetas e afins. Nunca consegui comprar Waterdecals para testar, mas quando eu conseguir eu atualizo.

O melhor resultado vem das etiquetas simples, com a técnica da fita transparente por cima. Eu testei diversos tipos de etiquetas e posso dizer que as etiquetas ficam melhores quando usadas em torsos e escudos, evite colar etiquetas em regiões redondas como as pernas das mnifiguras pois o resultado não fica legal. E a técnica das etiquetas é relativamente duradoura, minhas minifiguras já vão para 4 anos sem apresentar desgaste, porém eu não BRINCO com elas, então eu acredito que heavy play deve degradar bastante as etiquetas.

Espero que este tópico ajude a todos que sempre quiseram começar e faltava a informação concreta e visual. Fiquem a vontade para compartilhar suas experiências e dúvidas por aqui.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015 - 22:06:00 pm por Paolo Enrico »

17 de Dezembro de 2015 - 12:23:02 pm
Resposta #1

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Coveirando este tópico pois é de suma relevância para os Casteleiros do Lug Brasil.

Como nem sempre podemos comprar exércitos com estampas originais raras ou caras, customizar é essencial!

Meus melhores resultados:

Crusaders - The Dragons! by Felipe Avelar, no Flickr

Papel Pimaco, Impressora Jato de Tinta e Torsos brancos estilo Town antigos.
Baixe os templates no Classic Castle e divirta-se  :)
Edição safada no GIMP pois é o único programa que consigo usar sem passar raiva.

Minhas Amazonas: Mesmo tipo de customização com Papel Pimaco e Fita Adesiva transparente.
Nessa época ainda não haviam as águias da CMF (que eu comprei meia-dúzia assim que lançou)

Amazons - Group Shot by Felipe Avelar, no Flickr

Não use cores prontas na Paleta de Cores do seu programa de edição favorito. Use sempre a Tabela do Peeron para obter as cores originais da Lego. Sempre lembrando que a qualidade do papel, umidade do ar e Modo de impressão vão alterar drasticamente a qualidade da impressão. Cartuchos novos e impressora alinhada vão te ajudar nessa hora.