Autor Tópico: Review do set 8942- Jetrax T6  (Lida 8004 vezes)

03 de Dezembro de 2008 - 15:26:13 pm
Lida 8004 vezes

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Review do set 8942 – Jetrax T6

Referência: 8942
Nome: Jetrax T6
Tema: BIONICLE (veículos de batalha)
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 422
Preço LEGO®: €49,95 (Portugal); 49,99 USD (EUA); 39,99 GBP (Reino Unido)   
Instruções: 3 livros (A4)
Adesivos: não
Minifigs: nenhum
Modelos alternativos: Destral Cycle
Lista de peças: sim (no fim do livro 3)

A caixa

Como um set grande, esta caixa já é das mais comuns. Possui uma boa quantidade de informação, o que é necessário para todas as caixas, e boas ilustrações, um CGI que deixa ainda bem visível a aparência do set. Na frente, mostrando o veículo e o piloto, o logo Lego, o logo BIONICLE, idade recomendada (9-16), o código, mas sem informações das peças. E também o endereço do site de BIONICLE (que já é de costume aparecer nos produtos BIONICLE).

Comparei algumas dimensões da caixa do Jetrax com a caixa do set 7661, e vi que ela é maior e cabe o conteúdo de forma melhor, apesar de que o set tem menos peças e é mais barato.

Para abrir é fácil, costumo cortar as fitas da parte de baixo. E também picotar as partes do lado, pois se não fizer isso, a caixa não abrirá a não ser rasgando. Com as partes picotadas  e já sem as fitas (ou com elas cortadas), dá para abrir e fechar de uma forma muito boa, como se fosse uma "bandeija". 

As peças e a forma na qual estão colocadas irei revisar depois. Por isso, vendo a qualidade de informações, não é preciso ter muitos textos, as imagens praticamente mostram tudo  :D. Desde as funcionalidades do set, até os outros produtos. Cada veículo mostrado tem pelo menos um atirador de esferas (Midak ou Zamor), mesmo que escondido, é fácil distinguir os tiros nas imagens, vindo dos lugares onde se encontram os dispositivos de disparo. Na caixa estão ainda imagens da funcionalidade das turbinas; aonde se segura o veículo; do cockpit; do Piloto e do veículo. E outra coisa que já é de costume, o B.I.O Code (na qual faz tempo que não uso, não sei muito bem o que garante  :P)

Medidas da caixa: cerca de 38X47 cm (altura por largura).

As peças

As peças são divididas em saquinhos plásticos, até mesmo as peças grandes da figura média incluída, exceto as turbinas frontais, duas lâminas e os Midaks.  Os saquinhos são enumerados de um a três. Possui também três livros de instruções (mais uma vez, não sei por quê, pois um set com mais peças como o 7661 tem só um e uma caixa menor  ???)
  A única peça exclusiva do set é a máscara (61814- "Kanohi Jutlin") do personagem incluído (este personagem, Antroz, de acordo com a estória de BIONICLE, é o mesmo personagem do set 8691).

As peças do set são em maior número technic, barras de tamanhos diferentes, enquanto isso, também inclui lâminas muito úteis para BIONICLE, o que é excelente para fãs de BIONICLE. É uma escolha para fãs de Technic, mas as peças BIONICLE mesmo assim podem parecer um pouco estranhas para certos usos.
Este set inclui duas peças 44350 e duas 44351 (dois Technic panels, de lados opostos, na cor preta) que irão auxiliar no design das "turbinas" do veículo, são peças de destaque para tanto technic quanto BIONICLE, como armaduras, escudos, ou forma de tampar as partes "esqueléticas" da construção.

Como pode ser visto na foto abaixo, este set contém um grande número de itens da cor prateada (não confundir com cor cromada), na qual ajuda em MOCs e MODs dos sets BIONICLE atuais e também é um bom número para quem está começando a se habituar com a cor. São no total 34 peças que possuem somente esta cor. Em destaque, as peças que parecem "escudos", também preenchem os espaços ocos.

E na foto abaixo, as peças utilizadas na construção da figura, incluída também em um saquinho. Esta figura inclui na sua construção 33 peças.

Mais outra foto, com as peças do saquinho plástico número 3:

Há também o uso de quatro rodas 55817, ao invés de rodas, são usadas como parte da turbina. Mas a construção fica para depois. Não é a melhor cor para o veículo, cinzento é bem raro no set.

E o set veio com 12 peças que não foram utilizadas na construção, sendo elas:
1 41752 na cor cinza escuro
3 x37 na cor branca
2 4274 na cor azul
3 4459 na cor preta
1 4459 na cor cinza claro
1 3713 na cor cinza claro
1 32056 na cor azul

As peças não são muito repetidas, mas mesmo se fossem, são bem úteis. É difícil dar uma nota nas peças, sendo que para quem está acostumado com BIONICLE seria um dez, mas para technic por incluir algumas outras peças como lâminas (que em certos usos pareceriam estranhas) seria um nove. Portanto, já que não dá para colocar um nove e meio, será um nove.

A construção

Para acompanharem a construção de um modo mais detalhado, recomendo o uso das instruções presentes no site oficial de BIONICLE

A figura incluída é fácil de montar, não há por quê esperar uma construção elevada, dependendo da figura, nem caberia no veículo.

Quanto ao veículo, ele também é fácil se as peças estiverem divididas por seções (como indica o próprio manual de instruções). É ainda uma construção longa, mas nunca vi uma construção sem graça, todas que participei foram divertidas  :D.

Uma etapa de construção acaba na base do veículo ainda incompleta (ver na foto acima). A maioria das peças usadas até aí são, então, eixos (axle), pinos (pins) e "barras" (liftarm) technic. Mas é claro, com certas variedades na forma. Estão em posições diferentes, o que permite o banco e o cockpit ficarem em posição ainda inferior do que o centro do veículo, aonde serão encaixadas as turbinas.

Na página 25 do primeiro livro de instruções, a construção desta parte pára para começar a de outra parte, que suportará o Midak Skyblaster central. Já está praticamente na ponta do veículo, com posição dos holes dos liftarms para os lados.

Terminado o primeiro livro de instruções, uma parte da base do veículo está pronta. Mas até aí o veículo não chega a ter nenhuma funcionalidade especial, mas sua forma básica.

A cabine de pilotagem onde vai o piloto é bem feita, possui furos que poderiam ser tampados, com armaduras BIONICLE, mas acho que para não encher o set de peças prateadas, nem colocaram mais. Outras cores nas armaduras, como azul ou preto seria o ideal, mas ainda assim, algumas barras menores já resolveriam tudo.

Abaixo, duas fotos do interior da cabine de pilotagem em construção:

O segundo livro de instruções começa incrementando a cabine de pilotagem e a parte  traseira do veículo, onde estão as peças que lembram turbos para a escala BIONICLE Além disso a parte de cima, com "eixos" (technic axles) em tamanhos consideráveis, além do "volante", que é móvel para a figura, apresentando-se como algo útil para a peça prata que o forma, além do uso de armadura, incluído anteriormente em sets médios.

No terceiro livro de instruções já começa a construção da base para as turbinas laterais e a base para permitir a ação de "abrir e fechar" as turbinas.

Há um sistema que envolve uma peça 57544 para empurrar um technic liftarm, que por sua vez empurra dois knob wheels em cada lado e finalmente empurram as liftarms que sustentam as turbinas, tudo para se moverem adequadamente, abrindo as turbinas, sem uso manual em cada uma. Para fechar, é só empurrar o liftarm para cima, e o botão subirá, assim como as turbinas.

Acima, as turbinas já estão com os Midak Skyblaster encaixados, mas não estão com os technic panels. Há uma parte que fica abaixo do veículo e que serve de apoio, além de ser onde é indicado de segurar o veículo. O ponto de apoio do veículo é dividido, no centro, no sistema que abre as turbinas, e atrás, nas lâminas.

As turbinas prontas, esperando para serem encaixadas na base do set  :D

A construção é bem divertida e interessante, quem é acostumado com Technic resolverá de um jeito muito fácil, quem está acostumado com outros temas também, as peças são resistentes e de ótima qualidade  ;)

A peça em forma de "gancho" que fica na parte superior atrás do cockpit (bb335) pode virar. Nem é preciso para abrir a cabine de pilotagem, por isso, sugiro que nem seja muito usada, é mais um "enfeite". Abrir a cabine de pilotagem é super fácil, mas não use esta peça como ponto de apoio.

Outro problema seria a da parte frontal da saída do cockpit, um technic liftarm de 3 conexões para pins. Dependendo da forma usada, esta peça entorta  a estrutura da grade :(. Uma solução seria talvez uma technic liftarm com 3 saídas para axles, e dois axles tamnho dois, mas aí perderia um pouco da mobilidade da grade.

A construção é boa, não sei se é totalmente inovadora, mas inclui a função das turbinas e um bom espaço para a figura. Devido aos problemas da grade do cockpit e as aberturas neste, não será um dez. Seria impossível incluir mais Technic panels nas turbinas, mas tudo bem. Será mais um nove.

O desenho

A figura incluida possui um ótimo design, essencial em figuras BIONICLE. A face dele é praticamente de um monstro, mas sem problemas, é bem legal sua aparência  :D. Esta versão da kanohi Jutlin (61814) parece até mesmo melhor do que a versão anterior (60914pb01) em certos pontos, mas isso é só minha opinião.

Gostei muito do design do veículo, o gancho se apresenta bom nessa questão. As turbinas quando fechadas mostram nas laterais partes das rodas cinzentas (que contrastam com a cor azul e preta), mas a culpa seriam das peças, não do design. E sobre as partes ocas, a culpa estaria na construção. Para o design, dou um dez.

Jogabilidade

Muito boa, a jogabilidade  :o. Abrir o cockpit, colocar a figura, é possível manter a figura no veículo até mesmo sem esta estar com as mãos no volante!   :)
Além das turbinas abrirem e fecharem, ainda tem três Midaks em posições diferentes e de fácil acesso. São funções na qual não podem ser operadas todas de uma vez só ! (até porque além de segurar o veículo, não dá para atirar três esferas de uma vez e ainda abrir as turbinas  :D)
Acho que todos os itens aqui foram bem colocados para a jogabilidade  ;)
A jogabilidade é com certeza um dez  ;D

Outros

Falarei sobre as instruções. Este set possui três livros de instruções com as folhas no formato A4. Os dois primeiros livros de instruções tem 47 páginas e o terceiro tem 32 páginas (contando as duas "capas"). Cada um tem capas de trás diferentes, com anúncios diferentes, mas as imagens de sets como titãs são mostradas no terceiro manual, tudo com qualidade visual. Não há muito o que dizer mais sobre o set, portanto não colocaria nota só nas instruções. Por isso aproveito para colocar notas importantes.
1- Este set, o Jetrax T6, tem outra versão, uma edição especial que é vendida nas lojas Target dos EUA. Esta versão é igual á esta, mas tem cores amarelas em vez de azul, e em vez de prata em algumas outras peças.
2- O Jetrax T6 tem um modelo alternativo, o Destral Cycle. Eu espero montá-lo algum dia  ::)

Não coloquei muita referência para com a estória BIONICLE, mas se alguém se interessar, espero que vejam o link para o Biosector (é em inglês).

Conclusão

Perfeito para fãs de BIONICLE, e uma entrada de fãs technic para BIONICLE e de fãs de BIONICLE para Technic. É uma ótima escolha de veículo. O preço é relativo em certos lugares. Mas acho que esse set pode mudar a visão sobre o tema BIONICLE, pois o aproxima para technic. É um dez!

- Nota importante: - Me referi a algumas peças como números, na verdade os seus códigos segundo o Bricklink, pois os nomes dependendo do caso poderiam confundir. Se tiverem alguma dúvida, por favor perguntem  ;)

Links para referência:

Pasta no Brickshelf

Espero que tenham gostado  ;)
Abraço,
Gustavo.

04 de Dezembro de 2008 - 19:12:38 pm
Resposta #1

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
incrível, como sempre, grande review Gus!

o Jetrax, pra mim, é um dos melhores sets BIONICLE feitos pela lego até agora, junto com o Axalara T9!

como eu queria essas lâminas prateadas :o

ah, você bem que podia construir o Destral Cycle e postar um review dele aqui!

=D
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

04 de Dezembro de 2008 - 19:44:05 pm
Resposta #2

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
incrível, como sempre, grande review Gus!

o Jetrax, pra mim, é um dos melhores sets BIONICLE feitos pela LEGO até agora, junto com o Axalara T9!

como eu queria essas lâminas prateadas :o

ah, você bem que podia construir o Destral Cycle e postar um review dele aqui!

=D

Obrigado, Ian  ;)

Também achei este set muito legal, um dos melhores BIONICLE, mas ainda sim existem outros bem construídos e que involvem Technic, como os Rahi de 2001, mas não tenho nenhum. O Axalara também considero uma boa escolha. 8)

As lâminas prateadas são mesmo muito úteis para BIONICLE, e o legal é que este set mostra bons usos dela também para Technic, o que já involve mais os dois temas entre si.

Sobre o Destral cycle, vou fazê-lo ainda alguma hora. Primeiro deixarei o modelo original (nem que este esteja com lâminas diferentes  :D) aí depois de apresentá-lo melhor que farei o Destral Cycle ;)

05 de Dezembro de 2008 - 11:15:53 am
Resposta #3

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Muito bom review, bem detalhado! O acho Jetrax um 'daqueles' sets, se vocês me entendem...

o único ponto negativo eu acho o piloto... mais precisamente a máscara, eu acho ela horrível, parece que ele está com um ovo enfiado na boca ou algo assim( já a Jutlin original eu achei uma das melhores máscaras já feitas em BIONICLE)... enfim, não gostei dela... mas o resto eu achei muito bom... e é como você disse, não dava pra colocar uma figura mais detalhada, porque a´~i não ia encaixar direito no cockpit... embora eu ache que MOCistas podem dar um jeito nisso....

ah, e sobre as peças repetidas, não vejo nisso um problema... afinal, quanto mais, melhor, não? Aliás, em peças esse set é fenomenal mesmo... só perd pro Axalara mesmo, que é o meu sonho de consumo desse ano, mas quase impossível por causa do preço....

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008 - 11:18:25 am por Johann »
Eu não sei...

05 de Dezembro de 2008 - 11:37:34 am
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Muito bom review, bem detalhado! O acho Jetrax um 'daqueles' sets, se vocês me entendem...

o único ponto negativo eu acho o piloto... mais precisamente a máscara, eu acho ela horrível, parece que ele está com um ovo enfiado na boca ou algo assim( já a Jutlin original eu achei uma das melhores máscaras já feitas em BIONICLE)... enfim, não gostei dela... mas o resto eu achei muito bom... e é como você disse, não dava pra colocar uma figura mais detalhada, porque a´~i não ia encaixar direito no cockpit... embora eu ache que MOCistas podem dar um jeito nisso....

ah, e sobre as peças repetidas, não vejo nisso um problema... afinal, quanto mais, melhor, não? Aliás, em peças esse set é fenomenal mesmo... só perd pro Axalara mesmo, que é o meu sonho de consumo desse ano, mas quase impossível por causa do preço....

Obrigado, Johann!

O piloto também é o que menos involve construção no set, quem sabe daria para resolver os membros, mas para encaixar de uma boa forma os pés, eles tem de ser igual ao dos toa metru ou o dos toa mata/nuva, pois o encaixe melhor é o de axles (eixos, em formato de cruz), por isso acho que o piloto é algo que a Lego não iria incrementar, pois incrementar é algo que a lego não fez muito nos sets BIONICLE de porte médio.

Sobre a máscara, não parece quase nada com a Jutlin original, portanto fica meio difícil julgar qual é melhor. A boca parece bem estranha mesmo, mas achei as "orelhas" (ou seja lá o que for) bem legais. É mesmo algo monstruoso, porém bem legal  :D.

As peças repetidas não são mesmo problema, é algo comum no set pois tem barras technic e etc.
As lâminas também, sendo que nos sets atuais BIONICLE a maioria das armas são prateadas, devem servir muito bem para MOCs.  ;)

05 de Dezembro de 2008 - 20:53:42 pm
Resposta #5

PedroHGB

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-pedrohgb.314
Ótima review, bem detalhada  :)
Acho que esse é o melhor veículo "T", pelo menos vizualmente. O Antroz tá bom, já que veio só pra acompanhar o veículo...
Você pode dizer se tem alguma diferença entre esse modelo e a versão amarela, além da cor?

06 de Dezembro de 2008 - 11:55:38 am
Resposta #6

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Ótima review, bem detalhada  :)
Acho que esse é o melhor veículo "T", pelo menos vizualmente. O Antroz tá bom, já que veio só pra acompanhar o veículo...
Você pode dizer se tem alguma diferença entre esse modelo e a versão amarela, além da cor?

Obrigado, Pedro  :)

Sobre o Jetrax Amarelo, pelo que vi no Brickshelf, não possui mudanças a não ser a cor, por exemplo os "escudos" ao invés de prata, são amarelos.

06 de Dezembro de 2008 - 21:10:40 pm
Resposta #7

Humber

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-humber1965
    • Brickshelf
Belo review, Gustavo !
 Meu primeiro contato, onde pude manusear o set, foi numa loja Rihappy, na premiação do concurso .
 Fiquei maravilhado pelo movimento das turbinas e pela montagem em geral.
Logo, tomarei a liberdade para fazer um Moc com algumas peças desse set , com tua permissão é claro ( aí já é outro caso , hehe ).
Mas parabens pelo review !

Humberto

08 de Dezembro de 2008 - 00:03:00 am
Resposta #8

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Wow. Parabéns pelo ótimo review. Super bem ilustrado e com uma ótima descrição!

abraços,

Dudu.
Surrender! I have flick missiles.

08 de Dezembro de 2008 - 00:20:34 am
Resposta #9

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Ué, este não era um presente de Natal?

Parabéns pelo review, bem ilustrado e com muitos detalhes.

Só um detalhe: Você colocou várias referências de preço, menos no Brasil.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

08 de Dezembro de 2008 - 08:47:08 am
Resposta #10

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Belo review, Gustavo !
 Meu primeiro contato, onde pude manusear o set, foi numa loja Rihappy, na premiação do concurso .
 Fiquei maravilhado pelo movimento das turbinas e pela montagem em geral.
Logo, tomarei a liberdade para fazer um Moc com algumas peças desse set , com tua permissão é claro ( aí já é outro caso , hehe ).
Mas parabens pelo review !

Humberto

Obrigado  ;)
Sobre a "permissão" das peças, acho melhor esperar um poco, ainda tenho que fazer o modelo alternativo, o Destral Cycle  ;)

Wow. Parabéns pelo ótimo review. Super bem ilustrado e com uma ótima descrição!

abraços,

Dudu.

Obrigado Dudu  :)
As imagens não ficaram assim muito boas pois fui montá-lo bem a noite  :P

Ué, este não era um presente de Natal?

Parabéns pelo review, bem ilustrado e com muitos detalhes.

Só um detalhe: Você colocou várias referências de preço, menos no Brasil.

Obrigado Wagner!
É, este é um presente de natal, mas montei no mesmo dia que ganhei  :P É um presente adiantado  :D

Não coloquei o preço do Brasil pois nas lojas mais comuns (Rihappy, Pbkids...) ele estava indisponível ou esgotado  :(
Mas aqui está os preços que consegui:
R$ 234,90 na Loja Mega
R$ 184,40 no Sr. Morio

08 de Dezembro de 2008 - 19:57:22 pm
Resposta #11

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
184 no Sr.morio?!?!

._.

aff...

e quanto tá um takanuva lá??
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008 - 19:59:32 pm por Ian »

09 de Dezembro de 2008 - 11:03:02 am
Resposta #12

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
184 no Sr.morio?!?!

._.

aff...

Eu não sei se lá havia o Takanuva (não o vi em lugar nenhum  :( ), mas haviam lá os seis Mistika e os três veículos.

10 de Dezembro de 2008 - 16:15:17 pm
Resposta #13

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Ótimo review, Gustavo! Está bem detalhado  ;)
Quanto ao set, ele também é ótimo, perfeito para fãs de Bioniclçe e uma opção a mais para fãs de Technic (só que aí o fã de Technic vai sentir falta do power functions neste set  :P ).

A construção é muito legal, e o design fica show (mesmo assim, a cor cinza das rodas usadas nas turbinas atrapalham um pouquinho este quesito  :-\ ).

Citação de: Gus263
Outro problema seria a da parte frontal da saída do cockpit, um technic liftarm de 3 conexões para pins. Dependendo da forma usada, esta peça entorta  a estrutura da grade . Uma solução seria talvez uma technic liftarm com 3 saídas para axles, e dois axles tamnho dois, mas aí perderia um pouco da mobilidade da grade

É verdade, este problema atrapalha a jogabilidade (o cockpit "entorta"). Mas não dá para solucioná-lo. Já que as duas estruturas laterais do cockpit são viradas em um ângulo diferente de 180 graus, não daria para ficar encaixado em um technic liftarm de tamanho 3 com encaixe para eixos (technic axle) nas partes laterais .  :(

Citação de: Ian
184 no Sr.morio?!?!

._.

aff...

Eu cheguei a ver o Takanuva do lá, mas não reparei no preço (achei estranho não te achado o Vultraz). Mas ele deve estar mais ou menos uns 100 reais (já que os titans comuns lá custam uns 75 reais).

10 de Dezembro de 2008 - 21:41:14 pm
Resposta #14

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
argh... eu mal tenho dinheiro, e aqui tudo caro, enquato que o sr.morio vende tudo baratinho...

e um set regular então? 3o reais?  :-\ :-\ :-\ :-\