Autor Tópico: Review do Set 8694 - Krika  (Lida 3460 vezes)

03 de Dezembro de 2008 - 13:11:10 pm
Lida 3460 vezes

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann

"Você já está condenado--e talvez essa seja a única coisa que você e eu temos em comum"

Caixa:

Bem, pra começar o review de hoje, vou começar por um item que tem certa importânica em BIONICLE: a caixa. Nos sets desta coleção (Mistika), a caixa teria um formato bem básico,se não fosse a bela tampa no formato da Kanohi Ignika, a máscara da vida. Aqui, ela vem na cor branca, a mesma cor principal do set, e, pelo personagem ser um vilão, com a parte deteriorada (aliás, a LEGO fez um belo trabalho aqui) virada para a frente da caixa e a comum para trás, o oposto dos sets dos heróis(Toa).

como podem ver, nela não há nada que já não vimos antes. Na parte da frente, uma imagem em CGI do set em questão numa pose chamativa(e com um fundo igualmente chamativo, e colorido), o nº do set, nome, coleção, idade recomendada, etc. Já na parte de trás, uma imagem mostrando que você pode conectar um Matoran às costas do Makuta, como atirar o novo lançador(falaremos dele mais tarde), o BIOCODE(que você pode usar para acessar conteúdos exclusivos no site) e os adesivos e advertências de sempre.

Bem, tirando a tampa, não há nada de especial na caixa. Ela tem um formato semelhante às dos Inika e a imagem em CGI, particularmente me icomodou um pouco pelo colorido excessivo, por isso a minha nota é 7

Peças

No quesito peças, este set possui um número médio: 40. No entanto, à primeira vista, ele aparenta ter bem menos peças. Isto porque elas são grandes, sem muitos mistérios.
Felizmente, esse set possui uma grande quantidade de peças novas(contando também as em novos moldes), o que é uma boa notícia para Mocistas de plantão, o que me inclui...

Bem, para começar, vamos analisar as peças novas:

Como eu disse, alas vêm em uma quantidade generosa, e eu as considerei potencialmente bastantante úteis para MOCs. Primeiro, as peças que formam os braços e pernas. Elas já vieram mais cedo este ano nos sets dos Matoran, mas é a primeira vez que é usada em um set de maior escala. Devido à sua curvatura de praticamente 90º, elas são as menos versáteis das novas peças, embora alguns podem achar usos criativos para elas... Ou não.
Já a peça principal do tronco, também já utilizada mais cedo neste ano, é bem intrigante. Não sei por qual motivo, os designers da LEGO colocaram uma coneção redonda na parte onde iria o conector do pescoço, cuja conexão é em cruz. Em MOCs isto pode não ser ujm problema, mas causa certos problemas de mobilidade no set, que vamos explorar mais tarde netsa review.Já no quesito versatilidade, eu não consegui encontrar muitos usos para elas, mas acredito que se pode dar um jeito...
Já as peças das patas e pernas são bem interessantes, e podem ser utilizadas par armas, armaduras, cabeças e o que der na telha, são bem úteis. Já a máscara, particularmente, eu achei uma bela peça. Tem um formato inovador para a linha BIONICLE, além de um visual que cumpre bem seu papel. As cores, tanto da máscara quanto das lâminas, são vivas e bonitas, dando um certo ar orgânico a elas. Inclusive, se você tiver uma imaginação mais psicótica, elas podem lembrar bem sangue. Eu vi na máscara um certa semelhança com as cabeças dos Rahkshi, que vocês podem ver neste link: http://biosector01.com/wiki/index.php/Rahkshi essa semelhança, inclusive, pode ser bem explorada em MOCs caso queiram.

Outras peças novas são as do lançador, a do peito e a conexão deste, que podem ter usos bem variados. A peça branca do peito inclusive, eu achei a mais versátil do set, e você pode encontrar muitos usos diversos para ela.

Agora, as peças com novos moldes:

Os novos moldes não trazem diferenças gritantes às peças, mas lhes dão um formato mais firme e prático. No entanto, as peças das mãos(brancas) não trazem um resistência muito maior do que a dos moldes antigos. Inclusive, ao desmontar o set para esse review, algumas delas chegaram a rachar.

Mas bem, no quesito peças, em geral, o set é nota 10!

Construção:

A construção deste set talvez seja o seu aspecto mais fraco. Ela não oferece nada de inovador e seu aspecto básico é o mesmo que temos visto desde 2006, com a difereça de ser um pouco mais simples. Pra falar a verdade, a única parte da cosntrução que pode diferenciar um pouco seja a montagem da cabeça, mas nada gritante e muito menos inovador. Não há muito a dizer sobre a construção, por isso sua nota é 5.

Desenho:

O Desing do set é um caso à parte... Ao contrário da construção, ele apresenta um formato inovador para a linha, e é esteticamente um dos sets mais bonitos dos últimos anos( isto, se você desconsiderar que ele é um monstro). Acho que parte disto se deve às cores, que combinam bem e dão um aspecto mais fino ao set. Mas o principal mesmo são a máscara e os apêndices do set(patas e pernas), eles que dão o ar do  set e o fazem ser o que ele é, o dando um aspecto assassino, mortífero e, ao mesmo tempo, mais refinado, não somente um amontoado de peças mecânicas e músculos. Como contra, só destaco o esquema de cores, em que o preto ficou um pouco fora de lugar, e a falta de peças vermelhas e brancas, que deveriam ser mais abundantes, dando aos et uma aspecto mais homogêneo. Outra coisa, inclusive, são os projéteis do lançador, que têm cores chamativas demais e que deveriam ser mais discretas, mas falaremos disso mais detalhadamente em um próximo item.

Aliás, falando nisto, há um pequeno detalhe que têm dado dor de cabeça a muitas pessoas que têm este set: o braço extra. Claramente, ele foi feito para segurar o lançador, que hoje em dia tornou-se uma espécie de item obrigatório nos sets, assim como a máscara. No entanto, se você retirá-lo(assim como eu fiz com a peça para encaixar o Matoran, que você deve ter notado que não foi citada neste review[aliás, ela tem um ótimo potencial para MOCs, mas esteticamente é terrivelmente fora de lugar]), o set parece incompleto, vazio. Por isso, eu arranjei uma solução que me pareceu satisfatória:

primeiro, a foto de como é originalmente:

agora, o set sem ele:

e, enfim, a modificação:

Bem, apesar do todos os contras, o desing é ótimo, por isso sua nota será 9.

Jogabilidade:

Pra quem gosta de 'brincar' com seu set, pode ir tranqüilo que Krika é um algo a mais. Sim, ele não fica apoiado em duas pernas. Sim, a cabeça fica balançando por causa da conexão redonda do tronco. E sim, ele funciona muito bem. Apesar destes entraves, sua jogabilidade é excelente. A falta de articulação nos membros mal se faz notar, assim como a 'moleza' da cabeça. Para fazer poses, ele também é muito bom, pois suas patas lhe conferem uma ótima sustentação, de modo que ele pode se apoiar em apenas três patas se quiser.

Agora, o grande ponto negativo disso tudo é o lançador. Ele tem um sistema completamente 'sem sal', não adiciona quase nada ao set, além de algumas peças extras. O projétil( aliás, alguém pode me dizer o que diabos é esse negócio?) tem uma cor totalmente fora de harmonia com o set, além de ficarem caindo constantemente da arma em questão. Outro fator é que realmente não funciona muito bem, ele alcança uma pequena distância e lançá-lo é uma tarefa particularmente entediante, pois você tem que ir atrás do projétil lançado, pegá-lo, colocá-lo de novo no cano da arma e atirar novamente. Atirar com as mãos, de mentirinha, é muito mais fácil e prático. Mas tem um ponto positivo: ele é desmontável, e seu corpo pode ser uma peça interessante para Mocistas. Além, é claro, de fornecer pinos extras, o que não é ruim para ninguém.

Bem, no aspecto geral, a jogabilidade é boa, mas seu lançador deixa a desejar, então, por isso, sua nota é 9.

Conclusão:

No geral, Krika é um bom set, seu desing é excelente e, para um set de seu porte, ele traz uma generosa quantidade de novas peças. Claro que há pontos negativos, como o lançador novo e sua construção simples, mas nada que não faça com que este set seja um algo mais em qualquer coleção e um que eu com certeza recomendo!

Bem, é isso... agradecimentos especiais ao Ian, por reduzir as fotos pra mim e pelo outros pela compreensão. Até a próxima!

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008 - 13:14:08 pm por JDM »
Eu não sei...

03 de Dezembro de 2008 - 15:05:22 pm
Resposta #1

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Agora sim, consegui ver o review direitinho \o/

muito bom, excelente review johann tirando alguns errinhos de digitação =P

krika realmente é um set bonito (como um BIONICLE claro).
os projéteis do atirador realmente, ficaram muito indiscretos, sem falar que esse lançador em si, parece mais com um daqueles brinquedinhos de criança, que a gente encontra por aí (bom, tecnicamente isso é um brinquedo para criança tbm, mas isso é outra história...)

e esses novos moldes... putz, o pessoal do Bzpower reclamou muito disso no tópico ask a designer... tomara que os designers dêem um jeito nisso.

e por isso:

Lembrem-se crianças, antes de fazer um review de um set de 2008, nunca o monte! faça sempre seu review antes de montá-lo!

todos: "Sim, tio Ian!"

End message.
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

03 de Dezembro de 2008 - 15:49:12 pm
Resposta #2

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Parabéns pelo review Johann!  :D
O Krika é um dos Mistika que mais me chamou a atenção. Como todos os Mistika tem seus prós e contras, ele por exemplo, tem um número baixo de peças para seu tamanho e preço (40, sendo que o Pohatu antigo era mais barato e tinha 49  :(), mas o Design e as lâminas são muito chamativas.

Já o vi montado e até brinquei um pouquinho com ele uma vez.  :D  Não achei a caixa tão ruim (não dou muita importância para as caixas). Sobre o Nynrah, nem faço idéia do que o projétil é, ouvia falar que eram Nynrah Ghosts, depois que não eram, mas nem me importo, é um projétil comum. Acho que ele não atira muito bem, mas prefiro o design dele do que o do Midak, além do mais é menos pesado, o que torna a arma mais fácil de ser carregada por figuras médias. O problema do tiro cair ocorre quase sempre com essa arma  >:( Mas como você disse, não tem muita graça ficar atirando. Portanto, simplesmente coloco a arma para MOCs, não necessariamente para atirar algo.

As cores do set são muito legais, não possui muito o branco original mas mesmo assim as cores "transparentes" parecem ser muito boas.

03 de Dezembro de 2008 - 16:27:36 pm
Resposta #3

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Ótimo review, parabéns Johann! (agora as fotos ficaram bem melhores e pude ler melhor).
O Krika é mesmo muito legal, principalmente no design (o seu ponto mais forte, na minha opinião).

No evento de premiação do concurso da Rihappy (em São Paulo)  estavam todos os veículos montados e todos os Mistika, sendo que o público podia mexer (por isso examinei cada um  :D !). Eu achei as peças novas do Krika muito interessantes, bem detalhadas e com um ótimo esquema de cores (as "patas" não são exatamente brancas, mas quase transparentes).
Mesmo assim 40 peças é muito pouco para um set deste porte e deste preço, eu acho.

A construção com certeza não é (quase) nada inovadora (a inovação são os membros encurvados ), mas não é ruim. Para inovar neste ponto , os sets BIONICLE de porte médio precisavam de outras peças (peças novas), ou precisariam de mais peças (o que lhes tornaria mais caros e não teriam exatamente um porte médio).

E a jogabilidade é ótima também. Quanto ao Nynrah ghostblaster, a única coisa que me incomoda no set é a sua cor (no caso dos Makuta Mistika, a cor é contrastante, exceto com a cor da Gorast e do projétil). Tirando isso não tem problema, pois lança em uma distância boa e é fácil de lançar. Além de ser leve para figuras pequenas e médias, diferente do Cordak Blaster e do Midak Skyblaster.

E os moldes novos são mesmo frágeis. Já racharam pelo menos uns três  >:( (pelo menos não são tão frágeis quanto as peças verde lima que conectam os balljoints do Ehlek, Hahli e Lesovikk) nos meus sets. Até parecia pelo design novo que são duráveis, mas são frágeis (nas partes que conectam os balljoints).

Já sobre a imagem de CGI na caixa, eu não vejo problemas  :( , as cores estão certas, só estão muito "brilhantes". Mas isto é só um efeito para tornar a linha mais apresentável a possíveis novos fãs.

edit: correção do link sobre a Gorast

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008 - 16:30:50 pm por Guiler »

03 de Dezembro de 2008 - 16:29:09 pm
Resposta #4

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
cara, se o krika fosse transparente nas partes brancas do corpo, seria uma maravilha...

03 de Dezembro de 2008 - 20:19:30 pm
Resposta #5

PedroHGB

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-pedrohgb.314
O design do set eu achei praticamente perfeito, se não fosse a disposição do lançador e a cor dos projéteis. Mas é só tirar eles, então tá ótimo... Ah, também acho um tanto quanto chato a cabeça dele dar uma balançadas, mas isso é um detalhe irrisório...

Quanto à análise do set, parabéns, tá excelente. Eu não faria melhor nem à pau  ;)

04 de Dezembro de 2008 - 18:41:08 pm
Resposta #6

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Valeu, povo!

Ian, você me conhece, sabe que sempr etem erros de digitação... ;D

Ah, e sobre os moldes novos, eles são mais firmes mesmo, o problema é que eu desencaixei meio que na pressa, daí rachou... se não são mais firmes, eles pelo menos encaixma melhor nas juntas, não ficam tão moles...

Mas só o povo de BIONICLE que vai comentar aqui? Cadê o resto?
Eu não sei...

04 de Dezembro de 2008 - 19:01:55 pm
Resposta #7

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
o Gus e o Guiler são o meio termo daqui xD

gostam de BIONICLE e de system...

claro, eu tbm gosto de system, mas BIONICLE é minha praia ::)

e esses encaixes são mais firmes, mas são mais frágeis, é isso.