Autor Tópico: O que é a pontuação de corte e como funciona  (Lida 2305 vezes)

01 de Dezembro de 2014 - 23:27:43 pm
Lida 2305 vezes

AMGC

  • **
  • Information
  • Quatro
  • Mensagens: 125
No tópico anterior eu coloquei a pontuação máxima atingida nos torneios já realizados até a data de hoje e a média por round, mas para você se classificar para o torneio nacional, só ir bem na arena e atingir esse valor não é suficiente.

Os times classificados são escolhidos pelos juízes com base na avaliação do que apresentaram em Core Values, Projeto de Pesquisa e Design do Robô. Então onde entra o torneio na arena e a sua pontuação?

Infelizmente mesmo que você apresente uma grande pesquisa, excelentes Core Values e um robô muito bom, caso você não consiga uma pontuação mínima na arena de competição você fica impedido de ser classificado para o nacional, você até pode ganhar um troféu por pesquisa ou por Core Values, mas não poderá ser classificado para o nacional.

Essa pontuação mínima é definida pela coordenação do torneio com base em uma série de fatores como o número de participantes, quantidade de times iniciantes, disparidade entre a pontuação máxima de alguns times com relação a todo o resto, mas em geral fica em torno de 30% a 50% menor que a pontuação máxima. Isso quer dizer que se um time consegue atingir 300 pontos na arena, você tem que conseguir 210 ou 150 pontos nos seus 3 rounds dependendo do critério escolhido.  A porcentagem escolhida nunca é revelada, porque o próprio desempenho dos times pode influenciar nesse valor, assim por exemplo em um torneio com muitos times atingindo valores muito altos, a pontuação de corte pode ser alta, 30% a menos que a máxima, mas no mesmo torneio se por alguma razão só um time atinge valores muito altos, a pontuação de corte pode atingir somente 50% a menos que a máxima do torneio.

Evidentemente a porcentagem para a  pontuação de corte nunca é revelada antes do fim do torneio porque um time pode se desanimar ao ver os resultados gerais na tela e concluir que não a está atingindo mas na verdade dadas as circunstancias do torneio a decisão pode ser por mudar para um valor mais reduzido e consequentemente esse mesmo time com um pouco mais de garra a teria alcançado

O inverso também é verdade, e acontece mais do que se pode supor; um time pode até fazer um grande desempenho na arena e uma pontuação muito alta na mesa, provavelmente pela lógica até tenha um excelente robô, e seja até premiado pelo programa ou design desse robô, mas por não ter focado direito na pesquisa ou apresentar falhas em seu Core Values esse time acaba não classificado para o nacional.

A melhor estratégia para você é procurar observar o desempenho dos outros times, e não se desesperar se um time estiver de distanciando de todos os outros na pontuação da mesa na arena, porque até pode acontecer desse time não se classificar por outros motivos e você conseguir atingir a pontuação acima da linha de corte e acabar se classificando.

Abraço a todos e boa sorte.

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014 - 23:31:09 pm por AMGC »
Wishlist: 9398, 8043

Antonio


There are no comments for this topic. Do you want to be the first?