Autor Tópico: Novo quadro FLL - FIRST LEGO League  (Lida 8803 vezes)

21 de Novembro de 2014 - 05:01:21 am
Lida 8803 vezes

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Em acordo com os organizadores da FLL (FIRST LEGO League) no Brasil abrimos este quadro para que se possa difundir e discutir tudo a respeito dos campeonatos, dicas, valores etc.

O quadro não está fechado a participantes da FLL, todos os membros do LUG Brasil podem participar, inclusive com apoio às montagens e dicas de programação etc.

Qualquer um pode postar dúvidas e todos podem respondê-las, principalmente as questões técnicas. Porém gostaríamos de solicitar que apenas quem está efetivamente envolvido com a FLL, suas regras e valores respondam a questões objetivas sobre estes assuntos.

Aos poucos vamos trazer para o Fórum vários tópicos interessantes para os participantes.

Importante:
Este fórum, cedido e administrado pelo LUG Brasil, não é um canal oficial, tem apenas o objetivo de ser mais um parceiro a agregar nesta grande empreitada que é a FLL.
Apesar de apoiado pelos organizadores, as informações aqui colocadas devem ser consideradas apenas como apoio, dicas e discussão.
Se necessita de algo oficial, solicite que seus mentores e técnicos entrem em contato direto pelos canais oficiais.

A FLL foi criada pela Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com a ajuda do LEGO Group com a finalidade divulgar o conceito da FIRST, de inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. A cada ano o programa baseia-se num tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.

Para mais informações sobre o programa FIRST® LEGO® League
www.FIRSTLEGOLeague.org

Para informações sobre o programa no Brasil
www.sesi.org.br/robotica
torneiofllbrasil@sesi.org.br
Facebook: Torneio de Robótica FLL (https://www.facebook.com/TorneioFLLBrasil)

« Última modificação: 21 de Novembro de 2014 - 05:11:27 am por wcavalli »

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

22 de Novembro de 2014 - 20:08:20 pm
Resposta #1

AMGC

• **
  • Information
  • Quatro
Amigos

Estou no hotel em Vitória onde encerrou a apenas algumas poucas horas o primeiro torneio do Espírito Santo. O evento foi um sucesso. Cinco times foram escolhidos para o nacional.

Nós divulgamos o LUG e esta seção entre os membros, técnicos e juízes do Espírito Santo, vários de Macaé no RJ e time Apoio de Pernambuco, que ficaram muito animados com a possibilidade de interagirem entre eles e a comunidade através deste canal.

Vários garotos ficaram empolgados com a possibilidade de conversarem com gente que ama e entende muito de LEGO e poderem interagir entre eles e com os técnicos e juízes. Eles se inscreverão no forum nos próximos dias e vamos dar a eles nossas calorosas boas vindas. Eles navegarão pelo forum todo e aqui encontrarão as dicas e idéias não só para seus robôs mas também para suas montagens e criações LEGO, pois a maioria não está na FLL só porque gosta de robôs, está também porque gosta muito de LEGO, são KFOLS e TFOLS muito bem vindos.

Um abraço a todos

Antonio

Wishlist: 9398, 8043

Antonio

24 de Novembro de 2014 - 01:03:25 am
Resposta #2

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • facebook-pietro.perizzollo
    • brickset-firestorm226
ótima iniciativa
ainda não participei de nenhum evento, mas tive oportunidade na expo de trocar uma ideia com uma competidora de uma escola de são Paulo pela primeira vez, minha expectativa para minha participação como juiz aumentou
Wish list: 10264, 10265

-------------------------------------------------------

27 de Novembro de 2014 - 16:26:31 pm
Resposta #3

Leolesper

• Information
  • Estou me adaptando.
Pessoal, nesta sexta (28/11) e neste sábado (29/11), será realizada em Curitiba a regional sul da FIRST® LEGO® League (FLL). O evento irá acontecerno Campus da Indústria, a partir das 9h.

Aqui tem mais informações:
http://www.sesipr.org.br/first%C2%AE-lego%C2%AE-league-em-curitiba-1-67-269302.shtml

Segue também o release do evento:

Curitiba sedia etapa sul PR do maior Torneio de Robótica do país
Programa envolve mais de 200 mil crianças e jovens no mundo

Nesta sexta (28) e sábado (29), Curitiba sediará, pelo segundo ano consecutivo, a etapa sul PR do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) 2014/2015. Realizado em 80 países, o programa envolve mais de 200 mil crianças e jovens, de 9 a 16 anos, visando despertar o interesse delas em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. No Brasil, o evento é promovido pelo Sesi, For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e pela LEGO Education.

Este ano, o tema do torneio é “Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora?”. As 32 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro pesquisaram formas inovadoras de ajudar alguém a aprender, seja com novas ferramentas, tecnologias ou técnicas de ensino. “A ideia foi criar uma solução divertida ou que facilite o processo ensino aprendizagem de algum conteúdo”, explica Raquel Nascimento, coordenadora do Torneio no Paraná.

Também com base no tema, os competidores planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO Mindstorms. As equipes são compostas por até 12 alunos de escolas públicas, privadas ou de comunidades, mediados por um adulto mentor. Durante o evento são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism) e Desafio do Robô.

A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando o aluno a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. “O Torneio trabalha com diversos Valores que são absorvidos pelos jovens e, com certeza, serão levados para o resto da vida. Entre eles destacaria, Nós honramos o espírito de competição amigável, O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos; Nós compartilhamos as nossas experiências com os outros”, ressalta Raquel.

Para o aluno do Colégio Sesi de São José dos Pinhais, Evandro Fernandez, de 14 anos, a experiência do trabalho em equipe é o que realmente ficará marcado para ele nesta primeira participação no First Lego League. “O desafio foi muito maneiro. A área do conhecimento é enorme e pensar em novas formas de aprendizado foi muito bacana”.

Evandro faz parte de uma equipe de nove alunos que foram escolhidos após uma dinâmica de raciocínio lógico e criatividade, realizada dentro do Colégio. “Assim que tivemos a definição do tema desta edição do evento, começamos a desenvolver a pesquisa para apresentar nossa proposta de tornar o conhecimento mais criativo. Nossa equipe apresentará um site responsivo que fala sobre matemática financeira de forma inovadora, diferente de tudo o que já existe, usando recursos como vídeos, músicas, histórias encenadas e até mesmo piadas”, adianta a professora de matemática e robótica do Colégio Sesi, Wilma Leonor Santana, mentora da equipe do aluno Evandro.

No Brasil, estão sendo realizados dez Torneios Regionais (AM, BA, GO, MG, PR, SP, ES, RN, RS e DF) que levarão os primeiros colocados ao Torneio Nacional que será realizado em Brasília, no próximo ano. No Torneio Nacional serão classificados os times para participar dos torneios internacionais.

Os vencedores serão conhecidos no sábado (29), às 17h30, no Campus da Indústria – Pavilhão Horácio Coimbra. Saiba mais sobre o Torneio de Robótica FLL em http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/torneio-de-robotica-fll/2013/10/1,26236/perguntas-frequentes.html

27 de Novembro de 2014 - 17:13:45 pm
Resposta #4

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • facebook-guilhermelimait
    • flickr-guilhermelimait
    • mocpages-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickshelf-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Pessoal,
Para quem for de Minas ou que estará no evento, estarei fazendo um mini-workshop com as crianças participantes do desafio sobre melhores práticas de construção com LEGO. Aos AFOLs que quiserem participar, ficarão em pé ao final da sala tá :)

Sucesso para os amigos juízes!

08 de Dezembro de 2014 - 18:57:26 pm
Resposta #5

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
alguém que vai para Salvador já esta com passagem na mao?  ???
não recebi mais informações, estou mandando email

08 de Dezembro de 2014 - 20:24:33 pm
Resposta #6

Zaguetto

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
;D
Se nem aqui pra São Paulo me chamaram, imagina pra Salvador...
Infelizmente fui para a competição de mesa e já existem muitos juízes... o grupo vai fechado por todas as regionais...
Boa sorte pra vocês!
Sucesso nas competições  ;)

09 de Dezembro de 2014 - 00:35:56 am
Resposta #7

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
;D
Se nem aqui pra São Paulo me chamaram, imagina pra Salvador...
Infelizmente fui para a competição de mesa e já existem muitos juízes... o grupo vai fechado por todas as regionais...
Boa sorte pra vocês!
Sucesso nas competições  ;)

me chamaram pra Salvador e aqui para Porto Alegre, chegaram ate a enviar opções de compra de passagens mas ainda não deram nenhuma resposta

09 de Dezembro de 2014 - 14:04:33 pm
Resposta #8

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Pessoal,
Participei do FLL Minas e foi fantástico.
Sei que pode parecer forte mas gostaria de compartilhar algumas experiências com todos. Pessoalmente não poderia participar na última sexta-feira porém tive o convite de fazer um workshop de boas práticas de construção para os alunos e técnicos do FLL. A primeira turma foi menor e mais tímida, porém, a segunda foi fantástica. A ideia de ensinar princípios de física, técnicas de velocidade e tendências mundias para algumas equipes foi excelente. Em particular havia uma equipe de uma cidade do interior que era muito simples, mas que mesmo contra as adversidades e humildade conseguiram ganhar um dos prêmios como equipe destaque. Entre todas as experiências tenho uma mensagem que foi enviada por uma mãe para minha sócia no FLL BH. Acho que pode explicar muito melhor o sentimento que tivemos lá.

"Oi XX,

Eu preciso te agradecer pela oportunidade que você nos ofereceu ontem; mas um muito obrigada não basta…

Eu nem posso descrever a alegria que eu senti naquele ambiente, cheio de jovens de bem com a vida, banhados de uma energia que a muito tempo eu não presenciava de forma tão viva!

Foi como se eu descobrisse que a minha missão de “construir dois homens de bem” não é uma luta solitária; que eu não estou nadando contra a correnteza, mas que apenas uma parte do rio é que esta poluída!

Foi um  despertar! E a certeza de que é isso que eu quero para os meus filhos!

No meio de uma avalanche de noticias que nos faz desacreditar na juventude, de tanto desperdício de talento e de vitalidade, e de uma constante valorização da futilidade e do materialismo, ontem eu pude ter certeza de que o mundo ainda tem conserto; de que tem muita gente no caminho certo; e que é desse lado do campo de batalha que devemos ficar!

Muito obrigada por esse presente. Vamos precisar muito dos seus conselhos e orientação para os nosso filhotes; afinal, eu quero voltar ao Torneio de Robótica como mãe de dois fortes competidores; dois promissores “reconstrutores da vida”!

Que você e sua família tenham um fim de ano maravilhoso e repleto de alegrias.
Bjs,  Mãe"

Os autores e participantes do email foram removidos para proteção dos mesmos. :)

09 de Dezembro de 2014 - 21:02:03 pm
Resposta #9

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
show ein, parece que o pessoal gostou mesmo ai em minha Guilherme
parabéns

sobre Salvador, esta tudo certo, eles deixam para ultima hora  :)

13 de Dezembro de 2014 - 20:22:23 pm
Resposta #10

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
acabou hoje o Regional Bahia que eu tive o prazer de prestigiar e participar como juiz pela primeira vez, apenas uma coisa a dizer
sensacional o evento  ;D

semana que vem tem mais em Porto Alegre

13 de Dezembro de 2014 - 21:01:36 pm
Resposta #11

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
A FLL possui mesmo esse poder de incentivar jovens, lapidar talentos e produzir cartas como essa. Sem dúvidas, uma experiência incrível. Não há duvidas que esse lado lúdico do LEGO é que o coloca em um patamar diferenciado dos demais brinquedos de montar. Parabéns aos envolvidos!

14 de Dezembro de 2014 - 19:35:45 pm
Resposta #12

Gottsfritz

• Information
  • System
Terminada hoje a regional de SP da FLL, excelente competição e excelentes experiências.

As equipes apresentaram em geral um bom nivel e foi muito divertido estar por lá esses dias. Agora é recarregar e esperar as proximas convocações.

14 de Dezembro de 2014 - 22:17:51 pm
Resposta #13

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Meu depoimento sobre o evento de SP que coloquei em tópico específico.
Cheguei em casa as 20h depois de um belo fim de semana na FLL.
Como sempre foi fantástico. Me sinto um privilegiado de poder participar, temos lá uma pequena amostra de uma juventude interessada e que espero serem estes os jovens que cuidarão do país no futuro.
O LUG Brasil foi representado por membros que atuaram como juízes: Antonio (Mesa/Desafio do Robô), Wagner (Projeto de Pesquisa), Gottsfritz (Projeto de Pesquisa) e Guilherme (Projeto de Robô).
Não é fácil ser juiz, o dia começa com reunião pontualmente às 8h tanto no sábado quanto no domingo. E são horas em apresentações em salas, apresentações nos pits, arbitragem nos rounds competitivos, reuniões de alinhamento e outras de deliberações, por áreas e geral. Para os juízes o trabalho no sábado acaba sempre depois de 18h, e pode se estender noite adentro se for líder de algum grupo.
O trabalho no domingo deve acabar às 16h o que nos impõe uma pressão nas análises e deliberações; é tenso, mas ao ver a alegria dos premiados na cerimônia de encerramento é muito gratificante.
Ver os alunos interessados em saber o que fizeram de certo e errado para poder melhorar é muito bom. Hoje sai de lá quase 3 horas após o encerramento do evento, pois fiquei batendo um papo com membros de duas equipe muito atentos ao conteúdo da conversa, querendo aprender.
Ainda contamos com a presença do Daniel (Kikosama). Ele dividiu uma apresentação de técnicas de montagem e programação com o Guilherme. Este minicurso foi pedido pelo SESI Nacional e o público alvo foram alunos e técnicos dos times participantes. Eu faria uma parte da apresentação, porém tive algumas atividades na sala de deliberação dos juízes e o Kiko assumiu a minha parte, já que havíamos trabalhado o conteúdo juntos.
Oito times foram selecionados para a competição nacional, que ocorrerá em Brasília em março de 2015.
No torneio nacional serão 60 times.
Aqui em São Paulo foram 44, por limitação de espaço. Algumas escolas com mais times tiveram que fazer uma pré-seleção, pois foram quase 60 inscritos neste regional.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

04 de Março de 2015 - 11:48:39 am
Resposta #14

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Olá Pessoal,
Mais alguém por aqui vai participar da FLL nacional em Brasília no dia 15?

04 de Março de 2015 - 19:35:06 pm
Resposta #15

Gottsfritz

• Information
  • System

08 de Março de 2015 - 18:55:59 pm
Resposta #16

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Olá Pessoal,
Mais alguém por aqui vai participar da FLL nacional em Brasília no dia 15?
Eu vou!

09 de Março de 2015 - 12:29:21 pm
Resposta #17

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima