Autor Tópico: Review do set 79003 - The Hobbit An Unexpected Gathering  (Lida 5044 vezes)

06 de Julho de 2014 - 00:00:57 am
Lida 5044 vezes

supermingau

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
    • facebook-AndreJunqueiradosSantos
Review do set 79003 - The Hobbit An Unexpected Gathering

"Num buraco do chão vivia um hobbit.
Não se tratava de um buraco úmido, sujo e desagradável, cheio de restos
de vermes e com um cheiro repugnante, nem tão-pouco de um buraco arenoso,
nu e seco, sem nada para uma criatura se sentar ou em que comer:
era um buraco de hobbit e isso significa conforto."
- J.R.R. Tolkien (1937), O Hobbit

Referência: 79003
Nome: An Unexpected Gathering - "Uma reunião inesperada" (trad. minha)
Tema: The Hobbit
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 652
Preço LEGO®:  US$49.99 -  US$69.99 - Amazon / R$300,00 - R$500,00 - Brasil
Instruções: Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: 6
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
Faixa etária: 9 - 14 anos

As peças

A caixa é relativamente grande (48 x 28.2 x 6.1 cm) e pesada (1.14Kg), mas feita com um material mais brilhante e
mais resistente a amassados do que as de outros LEGOs. Essas informações são muito importantes para quem vai viajar
para o exterior, ou vai encomendar a algum amigo ou parente para trazer. Os manuais e os adesivos vieram um pouco
dobrados. A arte é linda, como em todas as embalagens de LEGOs do tema The Hobbit / Lord of the Rings.

A caixa contém 4 pacotes numerados de 1 a 4, mais 3 placas grandes 8x16 (duas beges e uma verde), além
do manual, dividido em dois livretos (de 90 e 60 páginas, aproximadamente):

Como já era de se esperar, são muitas peças verdes e marrons.
O fato de serem adesivos e não peças impressas deixou o set um pouco na mão... :-\
Incluem mapas, livro, flores, vassoura, cercas, panelas, pratos, coxas de galinha, cenouras, linguiça,
garrafas, copos, pá, maçãs, cerejas, barril, banco, teto removível, janelas, separador de peças laranja,
uma linda porta verde com impressão, e 7 armas: 2 espadas, 2 facas, 1 picareta, 1 martelo e 1 cajado.

De modo geral, se misturam peças simples com peças complexas, e são ideais para quem é fã da linha Castle / Kingdoms.
Foi uma pena um set tão grande não ter sido construído sobre uma placa base verde (baseplate) 32x32, apesar,
das dimensões do set serem maiores que isso.

Minifiguras

São nada mais nada menos do que SEIS minifiguras no set!!
Bilbo Baggins in Shire outfit,
Gandalf the Grey,
Balin the Dwarf,
Dwalin the Dwarf,
Bombur the Dwarf e
Bofur the Dwarf,
armas ou capas e acessórios. Alguns tem 2 rostos diferentes, mas todos lindamente detalhados, até mesmo nas
costas!! Das 6 minifiguras, 5 são exclusivas deste set (Gandalf vem em outros sets de LEGO Lord of the Rings).
Meu sonho é ter os 15 personagens principais (13 anões + Gandalf + Bilbo), para recriar as cenas do filme com exatidão!  :D

A construção

A montagem foi demorada, em parte porque eu tive um imenso prazer em abrir cuidadosamente, explorar as peças...
Demorei cerca de 4 horas para finalizar a construção!!! ;D Um pouco exaustivo (e dor nas costas kkk), mas
valeu muito a pena!!! Nunca me diverti tanto montando um set de LEGO!  ;D
O primeiro pacote monta as bases do set, algumas paredes, bem como alguns detalhes da parte interna do Bolsão.
O segundo pacote monta a parte externa do Bolsão. Janelas, porta, a lareira, algumas estantes e decorações.
O terceiro pacote finaliza a parte externa com as cercas, plantas, flores, um canteiro de cenouras e um banco. No interior,
uma escrivaninha, a mesa de jantar e demais pormenores.
E, por fim, no quarto pacote monta-se o teto do Bolsão, com uma chaminé e a árvore.
De modo geral, a construção foi simples, sem demanda de nenhuma técnica complexa.

O desenho

O ponto forte do set são os detalhes (vide as fotos acima).
O que me deixou entusiasmado com a construção foi o fato de não usarem peças simples nas janelas,
cercas, mesas, e porta! Cada cerca usou cerca de 10 peças, ao invés de usar apenas 1 peça pré-fabricada.
Achei meio estranho terem escolhido para a porta ser apenas uma peça simples, mas o portal em volta dela
ficou muito bem detalhado.
Outro ponto positivo é o fato de ter usado peças verdes de tons diferentes! A parte externa ficou
muito bonita e bem detalhada, com flores, um balde de cenouras, as cercas não uniformes...
E a parte interna do set também muito bem detalhada, foi muito interessante montar as estantes e mesas.
Só deixou a desejar a simplicidade da árvore da parte de cima, relativamente ao grande
detalhamento do restante do set. De longe é a parte mais destoante do set, em relação ao Bolsão original do filme
em que o set fora baseado.

Jogabilidade

O set possui muitas minifiguras (detalhadas anteriormente) e muitos acessórios, comidas... São inúmeras as possibilidades
de utilização. E para melhorar, o fato de ter um teto removível deixa o set mais dinâmico, pois pode ser utilizado de diversas formas, como decoração,
ou para brincar, para recriar, para modificar...
Pessoalmente, eu já estou com o set há dias e ainda não me enjoei dele!!  :D
Todo dia eu o pego e invento uma nova maneira de me divertir com ele, faço fotos, recrio as cenas do filme...
e a cada nova minifigura da linha The Hobbit que adquiro, as possibilidades de utilização aumentam mais ainda!
Não vejo a hora de chegaram outras minifiguras!! (já tinha 3 outros anões)

Outros

O set é muito próximo do mundo que serviu de inspiração. Dá pra reviver momentos do livro e do filme.
Os detalhes foram incluídos em cada parte do set!
Uma pequena queixa se refere a alguns pormenores desnecessários, como o diários de Bilbo, ou a espada Ferroada,
a qual Bilbo só adquire num ponto mais a frente na história do filme/livro (quando já não está mais no Bolsão),
mas que estão inclusos no set. Senti também a falta dos cachimbos, os quais o autor da obra na qual o set
foi inspirado era grande entusiasta (Tolkien colecionava e catalogava ervas de fumo), e no filme/livro os
personagens utilizam o tempo todo. Creio que seja algum tipo de apologia a drogas, então potencialmente fora
bem excluído do set, uma vez que também é destinado a crianças (incluí o dado "Faixa Etária" lá em cima).
E infelizmente a parte interna do set é muito pequena, relativamente aos 20 e tantos cômodos do Bolsão original.
Provavelmente foi alguma decisão da LEGO®, para manter um set tão popular acessível a todos.
Mas desconsiderem meu mimimi, pois sou um grande fã desse grande mundo universo de O Senhor dos Anéis. ;D

Conclusão

É um set muito bonito, muito bem detalhado e divertido de montar e brincar.
Sem sombras de dúvida, é o set mais bonito que eu tenho!
O custo/benefício do set é muito bom, para quem tem acesso às compras no exterior
(apenas 50 obamas para 6 minifigs e um set enorme de 600 peças!). Já no Brasil não recomendo,
(assim como para qualquer outro produto LEGO) pois os preços desse set chegam a ficar 500% mais caros!!
É um set interessante para colecionadores de LEGO, mesmo para aqueles que
colecionam apenas minfigs. Me diverti muito com a construção do set, e brincando, remontando e modificando o set.
Obviamente, não recomendo para crianças pequenas, devido ao tamanho reduzido de muitas peças.
O set é mais do que indispensável para fãs, estudiosos e entusiastas da obra do escritor J.R.R. Tolkien
e dos filmes de Peter Jackson.
Bom pessoal, esse foi meu primeiro post e meu primeiro review aqui no fórum da LUGBRASIL.
Espero que tenham gostado!!  :D
gosta de LEGO? então seja meu amigo:
https://www.facebook.com/AndreJunqueiradosSantos

06 de Julho de 2014 - 00:24:52 am
Resposta #1

supermingau

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
    • facebook-AndreJunqueiradosSantos
por favor, corrijam o tamanho da fonte do meu texto
não consigo mais editar...
obrigado!! :D
gosta de LEGO? então seja meu amigo:
https://www.facebook.com/AndreJunqueiradosSantos

06 de Julho de 2014 - 10:28:06 am
Resposta #2

Nathan

• **
  • Information
  • Quatro
Ótime review, tenho esse set e é de longe um dos mais bonitos da coleção LOTR, impressiona mesmo quem não curte muito o tema. A riqueza de detalhes torna tudo mais legal  :)

Ótima entrada no fórum!

06 de Julho de 2014 - 11:24:55 am
Resposta #3

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Brincando com Blocos
    • facebook-brincandocomblocos
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Uma das raras coisas que eu faço hoje em dia é manter um set montado, mas o meu 79003 está com restrição judicial de desmontagem sobre pena de qualquer tentativa de desmonta-lo causar muitas dores ao ofensor.  ;D ;D ;D

É um set lindo, indispensável para fãs e completo. Até o fato dele ser aberto na parte de trás torna ele completo, mostrando parcialmente a moradia do Bilbo.

Ótimo review também.

10 de Julho de 2014 - 06:45:33 am
Resposta #4

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • facebook-pietro.perizzollo
    • brickset-firestorm226
excelente review para dar uma movimentada por aqui que estava parado
esse set é muito bonito e cheio de detalhes que não tinha ideia, parabéns pelo review
Wish list: 10264, 10265

-------------------------------------------------------

10 de Julho de 2014 - 11:56:36 am
Resposta #5

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • "Tenha fé" - Marcus Weber
    • l%65go
Um super-review, supermingau! Deu vontade de ir atrás do set. Parabéns!

15 de Julho de 2014 - 21:15:53 pm
Resposta #6

Gui Begotti

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-https://www.flickr.com/people/129803339@N08/?rb=1
Excelente review, já tinha vontade de comprar, agora então...
------- Keep -----------
------- Calm -----------
-------- And ------------
Assemble a LEGO!