Enquete

Ao votar nos MOCs do quadro CRIAÇÃO DO MÊS, escolha abaixo os quatro aspectos que mais lhe são importantes:

Fotografia de boa qualidade, limpa e nítida.
22 (16.7%)
Apresentação organizada e com texto objetivo.
6 (4.5%)
Ideias originais, incomuns ou ousadas.
26 (19.7%)
Acabamento bem feito, com mínimo de studs aparentes.
7 (5.3%)
Consistência conceitual, conformidade com o tema proposto.
12 (9.1%)
Técnicas e montagens bem executadas.
32 (24.2%)
Capacidade comunicativa, transmissão de sensações ou estímulo à reflexão.
7 (5.3%)
Combinação equilibrada de cores.
20 (15.2%)

Votos Totais: 36

enquete encerrada: 17 de Junho de 2014 - 10:25:32 am

Autor Tópico: Pesquisa sobre critérios de avaliação de MOCs  (Lida 11166 vezes)

10 de Junho de 2014 - 10:22:40 am
Lida 11166 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER

Olá membros criadores.
A enquete acima é apenas um balizador para um material que estou preparando.
Qualquer dúvida sobre os itens, perguntem neste tópico antes de optar.
E se quiserem falar um pouquinho sobre o que mais gostam de "analisar" em um MOC,
usem este espaço com bastante rebeldia.

=)

« Última modificação: 17 de Junho de 2014 - 11:12:52 am por SUPER EVER »

10 de Junho de 2014 - 10:46:47 am
Resposta #1

Gottsfritz

• Information
  • System
Excelente pesquisa Éver.

Para mim o importante é sempre o conceito, ter uma ideia do que se quer fazer e se manter fiel a ela até o final, tambem contam criatividade e uso de técnicas diferentes, fazer algo novo com uma peça ou simplesmente quebrar a maldita ordem cartesiana que o lego nos força, essas coisas são muito relevantes, foto e apresentação são completamente secundários, se o importante num moc for a foto então vamos criar um forum de fotografia e jogar os legos fora.

10 de Junho de 2014 - 11:09:56 am
Resposta #2

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Reino Élfico de Hybrasil
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Embora fotografia seja o ponto que pesa normalmente, eu descarto quando avalio um MOC, visto que a pessoa pode ser um ótimo MOCcer e um péssimo fotógrafo. Inevitávelmente faz parte do hobby correr atrás de técnicas para melhorar a fotografia, e sem dúvida muitas vezes MOCs são mais julgados por sua fotografia do que sua criatividade, mas eu pelo menos tento evitar julgar só pela aparência da imagem e entender a construção apresentada.

10 de Junho de 2014 - 11:16:38 am
Resposta #3

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • facebook-guilhermelimait
    • flickr-guilhermelimait
    • mocpages-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickshelf-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Pessoal,
Acho super pertinente esse tipo de pesquisa pois eu também considero vários desses fatores. Apesar de ser à favor de que boas construções devem prevalecer às técnicas utilizadas para as fotos, se uma foto não for bem tirada o Moc pode perder todo seu valor.
Eu sou um dos que tiram fotos apenas utilizando o celular e que tento melhorar como posso utilizando softwares simples para limpeza, iluminação e tratamento mas tento fazer o meu melhor. Acho que se divulgarmos algumas técnicas básicas por aqui o desafio ficará ainda melhor pois as técnicas de montagem e apresentação podem ajudar na concorrência.

10 de Junho de 2014 - 11:17:00 am
Resposta #4

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
Eu acabei votando na opção de fotografia, contrariando meus colegas anteriores.

Veja bem, também acho em uma primeira instância que o importante é o MOC em si, as técnicas e a criatividade. Mas não tem como ignorar o fato que o hobby é muito fomentado por ferramentas virtuais. Eu me enquadro na categoria de péssimo fotografo e minha maquina fotográfica é bem ruinzinha, mas acho que um capricho (mínimo que seja) na hora da foto o valoriza para a exibição. Afinal, o que queremos é exibir o que construimos, e a forma de exibir conta. Votei na opção fotografia e mais 3 outras. Fotografia seria o 4º item em peso, mas acho que estaria la sim. Não precisa ser profissional, mas um cuidado "caseiro" mesmo acho que se faz necessário.

Artur
Visite nossa página

10 de Junho de 2014 - 12:11:33 pm
Resposta #5

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Excelente pesquisa, Éverton! Vai realmente balizar e dar segurança para os critérios utilizados para o projeto de criação do mês e facilitará por demais ações futuras. Manda ver!

Eu concordo com todos que são a favor da qualidade da fotografia e confesso que ficaria surpreso se esse item não for importante no processo de escolha individual e coletiva nesse tipo de votação. Considero impossível descartar esse aspecto quando se trata de LEGO porque precisamos dele quando vamos avaliar todos os outros itens apresentados, principalmente cores e técnicas utilizadas.

A fotografia não é o item mais importante, porém é essencial e não pode ser desconsiderada. Respeito a opinião dos que não concordam, mas deixar de marcá-la na pesquisa e simplesmente ignorá-la é um retrocesso e vai totalmente contra os princípios de valorização da arte, algo que é indissociável ao LEGO.

10 de Junho de 2014 - 12:40:50 pm
Resposta #6

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
MOC inovador, com técnicas incomuns, cores combinando e boa fotografia. Estes são meus principais critérios, em ordem de importância, que fazem um MOC se destacar dos demais.

10 de Junho de 2014 - 13:46:44 pm
Resposta #7

Gottsfritz

• Information
  • System
Dizer que um moc perde todo seu valor se a foto for ruim é exatamente o mesmo que dizer que uma pessoa perde todo seu valor se tiver um rosto feio.

A foto é apenas uma ferramenta para mostrar o moc (nesse caso, fotos podem ser arte tambem) o que vale é o que uma pessoa é capaz de fazer com as peças. Sempre fui contra essa ditadura de imagem em que vive o mundo moderno, onde é mais importante se mostrar bonitinho do que ser algo realmente digno.

E para os que julgam a foto importante eu pergunto, um moc medíocre com uma ótima foto é algo bom? Vale mais uma casa suja que tem uma fachada impecável ou uma casa limpa que de fora parece uma espelunca?

10 de Junho de 2014 - 13:49:29 pm
Resposta #8

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Essas discussões estão tão bonitas e filosóficas, to gostando.
Continuem assim, estamos ganhando muito com isso! :)

10 de Junho de 2014 - 14:27:44 pm
Resposta #9

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
Dizer que um moc perde todo seu valor se a foto for ruim é exatamente o mesmo que dizer que uma pessoa perde todo seu valor se tiver um rosto feio.

É que ai é muito preto no branco. Eu realmente não acho que a foto é o mais importante, e sou do que goste de ver os MOC's ao vivo, gosto de "ver com as mãos" e tals. Mas uma fotografia nítida, que saiba valorizar e mostrar as técnicas é importante.

Na verdade o que eu quero dizer não é que a foto precise ser ótima, mas também não precisa ser ruim e mal tirada. É m meio termo. E volto a dizer, de 4 opções, a foto pra mim foi a 4ª opção.

Artur
Visite nossa página

10 de Junho de 2014 - 14:40:28 pm
Resposta #10

Conrado PLG

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-conradoplg
    • flickr-conradoplg
    • brickset-conradoplg
    • twitter-conradoplg
    • Brick Stack
E para os que julgam a foto importante eu pergunto, um moc medíocre com uma ótima foto é algo bom? Vale mais uma casa suja que tem uma fachada impecável ou uma casa limpa que de fora parece uma espelunca?

Não, o ponto é que um MOC bom com foto boa é melhor que um MOC bom com foto ruim.

A foto é um meio de se avaliar a qualidade de um MOC. Se a foto for ruim, fica mais difícil fazer essa avaliação. Portanto, embora seja verdade que a qualidade do MOC independe da qualidade da foto, para todas as pessoas que não podem ver o MOC fisicamente a foto é a única maneira de poder avaliá-la, e uma foto boa permite mostrar melhor o quão bom é o MOC.

Quando vai comprar um set, prefere se basear numa foto vazada de 100x100 pixels ou numa foto de alta qualidade oficial da LEGO?

10 de Junho de 2014 - 15:06:12 pm
Resposta #11

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Mudando um pouco sobre o assunto e mesmo assim dentro do tópico, e sobre criar um MOC Original?
Criar algo original em um mundo de cópias é bem complicado. Para mim, algo novo sempre ganha mais pontos. E vocês?

10 de Junho de 2014 - 15:52:52 pm
Resposta #12

Gottsfritz

• Information
  • System

Não, o ponto é que um MOC bom com foto boa é melhor que um MOC bom com foto ruim.

A foto é um meio de se avaliar a qualidade de um MOC. Se a foto for ruim, fica mais difícil fazer essa avaliação. Portanto, embora seja verdade que a qualidade do MOC independe da qualidade da foto, para todas as pessoas que não podem ver o MOC fisicamente a foto é a única maneira de poder avaliá-la, e uma foto boa permite mostrar melhor o quão bom é o MOC.

Quando vai comprar um set, prefere se basear numa foto vazada de 100x100 pixels ou numa foto de alta qualidade oficial da LEGO?

Eu prefiro comprar um set pela lista de peças muitas vezes ou por me interessar pelo tema (está aí o Senhor dos Anéis que me tira muita grana). A foto nunca me influenciou muito.

Um moc bom é um moc bom independente da foto, não importa o quanto e como você mostre.

10 de Junho de 2014 - 16:16:37 pm
Resposta #13

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Mudando um pouco sobre o assunto e mesmo assim dentro do tópico, e sobre criar um MOC Original? Criar algo original em um mundo de cópias é bem complicado. Para mim, algo novo sempre ganha mais pontos. E vocês?

Às vezes uma releitura de algo já construído pode ser mais bonito e bem feito do que o original, vide alguns MODs. Pode envolver muita técnica também você tentar adivinhar o que o autor fez para segurar uma estrutura interna, por exemplo. Até para copiar é difícil com LEGO. Novamente temos um dos itens de avaliação do MOC como critério e não apenas a fotografia, que cumpre seu papel de auxiliar o processo.

10 de Junho de 2014 - 16:28:25 pm
Resposta #14

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
Exatamente. Ainda mais para quem só vê os MOCs em fotos pela internet. Quanto melhor a apresentação, mais valorizado ele é.
Basta ver os destaques do brothers-brick e contar quantos MOCs com fotos mal tiradas estão lá.

Sorry, this topic is locked. Only admins and moderators can reply.