Festival LUG Brasil encanta público do Anime Friends

Foi realizado durante a última quinzena de julho o Festival LUG Brasil, uma exposição sobre LEGO organizada pelo grupo de fãs brasileiros do brinquedo.

Inserida na 11ª edição do Anime Friends, maior evento de entretenimento pop da América Latina e que atraiu milhares de pessoas em seus 8 dias de duração, o Festival ganhou grande destaque entre os participantes por seu ineditismo e visibilidade, inaugurando mais essa iniciativa do LUG Brasil no calendário de eventos sobre LEGO no País.

Foram 4 meses de preparação para deixar mais de 150 mil peças montadas em um cenário repleto de sets originais e criações próprias, com direito até a um dirigível feito quase totalmente de LEGO sobrevoando o estande. Construído pelo LUG com o apoio da Balão Cultura, que forneceu os balões e o gás hélio necessários para fazer decolar este sonho, o protótipo pode ser visto no vídeo que inaugurou o canal oficial do LUG Brasil no YouTube.

Cidade LUG chamou a atenção dos visitantes do evento - Foto de Clayton Jr
Cidade LUG chamou a atenção dos visitantes do evento – Foto de Clayton Jr

O Anime Friends é conhecido por mostrar aspectos da cultura japonesa como a música pop, desenhos e séries produzidas no Japão, cosplay, shows de artistas internacionais, culinária e muitos outros aspectos da cultura oriental. Há também outros eventos simultâneos organizados por comunidades de fãs dentro do mesmo espaço, como o encontro internacional de RPG; a COMICFAIR, que reúne fãs de histórias em quadrinhos; a JEDICON, encontro de aficionados sobre Star Wars, entre outros grupos.

Fabricio Dolci fotografou cosplayers com as minifiguras de seus personagens
Fabricio Dolci fotografou cosplayers com as minifiguras de seus personagens

Dentro desse foco, o LUG Brasil mostrou ao público temas relacionados ao mundo pop bem como linhas tradicionais da LEGO. No total, foram 12 espaços reservados, conhecidos como estações, distribuídos em mesas (ou pairando sobre elas) dentro do estande do grupo. Dos mais de 200 integrantes do LUG espalhados por todos os estados, cerca de 30 expositores estiveram presentes de alguma forma no evento.

Estação Star Wars foi um dos destaques do festival Foto de Clayton Jr
Estação Star Wars foi um dos destaques do festival – Foto de Clayton Jr

Temas como Cidade, Castelo, Espaço, Piratas, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Hobbit, Star Wars, Mars Mission, Steampunk, Animes/Pop, Ninjago, Simpsons, Super Heroes e clássicos e outras construções diversas feitas por colecionadores ocuparam um espaço total de 400m².

Cidade colonial da estação Piratas deu um colorido especial ao estande - Foto de Clayton Jr
Cidade colonial da estação Piratas deu um colorido especial ao estande – Foto de Clayton Jr

Das mais de 130 mil pessoas que participaram do Anime Friends como um todo, estima-se em 90 mil o número de visitantes do estande do LUG Brasil. Definitivamente, um marco para um evento sobre LEGO na América Latina.