Eventos que conquistaram o mundo

A inconfundível Opera de Sydney em escala minifig - foto de Jay Ong
A inconfundível Opera de Sydney em escala minifig - foto de Jay Ong

Os fãs do bloco de montar mais popular do planeta estão sempre se organizando mundo afora em suas exposições anuais. A cada ano os encontros ficam maiores, tanto em termos de expositores quanto de visitantes. Só no primeiro trimestre, já deu para perceber que o tamanho e o dinamismo dos eventos do mundo LEGO continuam crescendo.

Brickvention, em Melbourne, inaugurou o calendário australiano - Foto de Jay Ong
Brickvention, em Melbourne, inaugurou o calendário australiano – Foto de Jay Ong

Para termos uma ideia desse cenário, podemos tomar como base o próprio calendário mundial que o LUG Brasil mantém aqui no portal. Os primeiros três meses do ano foram marcados por grandes eventos nos cinco continentes. Alguns serviram para marcar o início de um calendário agitado em seus países, como é o caso da Brickvention, na Austrália, onde foram reproduzidos desde atrações turísticas do país, que abriga um grande número de fãs de LEGO, até cenas do último Hobbit, filmado na vizinha Nova Zelândia. Vale a pena conferir todas as fotos no Jay’s Brick Blog.

A inconfundível Opera de Sydney em escala minifig - foto de Jay Ong
A inconfundível Opera de Sydney em escala minifig – foto de Jay Ong

Na Dinamarca, sede da fábrica de brinquedos LEGO, o tradicional LEGOWorld abriu o circuito europeu dos eventos promovidos pela empresa em grande estilo: foram necessários nada menos que 13 caminhões para transportar as 30 toneladas de bricks usados na exposição! Em Berlim, na Alemanha – um dos maiores mercados de LEGO no mundo – foi a vez do Steinewahn, que já tem outra edição programada para junho.

Steinewahn
Steinewahn em Berlim, Alemanha

No enorme circuito norte-americano, a série de eventos Brickworld inaugurou o calendário em Indianápolis, com direito a mais de 20 mil bricks para as crianças praticarem. Resta saber o que elas acharam de ficar restritas a montar tudo usando apenas a cor cinza-escuro – ou dark bluish gray, no jargão dos inicados.

Na Brickworld, os pequenos puderam praticar com 20 mil peças LEGO
Na Brickworld, os pequenos puderam praticar com 20 mil peças LEGO
Brickworld em Indianapolis, Indiana
Brickworld em Indianapolis, Indiana

Enquanto isso, aqui na America do Sul, o hobby vai se consolidando em encontros como o Chile Brick Fest, que reuniu mais de 30 expositores na capital Santiago, no fim de março.

Brick Fest Chile 2014
Brick Fest Chile em Santiago

Essa é apenas uma boa amostra de um cenário com mais de 300 eventos anuais no mundo LEGO. Ao longo do ano teremos outras grandes exibições, principalmente quando a primavera e o verão presentearem o hemisfério norte com clima favorável aos encontros entre fãs e admiradores do hobby. Continuaremos acompanhando tudo bem de perto e trazendo a todos as informações sobre esse admirável mundo criativo e inspirador em nosso calendário de eventos.