Europa domina a temporada de eventos sobre LEGO

Cena de Black Hawk Down no WorldWarBrick - Foto de Bill Toenjes

Chegamos à metade do ano e a temporada de eventos sobre LEGO no velho continente mostra toda sua força e diversidade. Fãs dos blocos de montar espalhados por mais de 15 países se reuniram sob os mais diferentes formatos em mostras, exposições, encontros e feiras para mostrar ao público construções inéditas e os últimos lançamentos do mercado.

Começamos nossa viagem pela península Ibérica, onde grandes e tradicionais eventos organizados por comunidades de fãs de LEGO atraíram milhares de pessoas de várias partes da região. Em Portugal, o Arte em Peças, realizado na cidade de Paredes de Coura, próximo à fronteira com a Espanha, chegou à sua 5º edição atraindo visitantes dos dois países durante quatro dias de exposição, propiciando uma grande troca de experiências entre pessoas de todas as idades, principalmente entre grupos de fãs adultos do hobby, os chamados AFOLs.

Exposição Arte em Peças, realizada em Paredes de Coura - Foto de Luis Baixinho
Exposição Arte em Peças, realizada em Paredes de Coura – Foto de Luis Baixinho

Um detalhe interessante sobre esse evento é que em determinados dias o número de visitantes superou o de habitantes da cidade anfitriã, que sempre muito receptiva, apoia e valoriza as iniciativas dos organizadores através de sua Câmara Municipal. Entre os destaques da exposição estão um layout do velho oeste norte-americano e um mosaico com 4 metros de altura cuja imagem é uma homenagem ao Festival de Música de Paredes de Coura, um dos mais importantes deste segmento no país. Para ver o que o evento teve de melhor, acesse a cobertura em vídeo da TV Alto Minho e as galerias de fotos da Comunidade 0937, de Luis “NoroPT” e de Luis Baixinho, que gentilmente nos autorizou a reproduzir suas imagens do evento.

Cenário do Velho Oeste Americano apresentado no evento - Foto de Luis Baixinho
Cenário do Velho Oeste Americano apresentado no evento – Foto de Luis Baixinho

No sul do país, na cidade de Porto Salvo, próxima à capital portuguesa, a 2ª edição do Oeiras Brincka consolidou o evento no calendário local como uma das grandes exposições sobre LEGO do cenário nacional. Os cinco dias de exposição atraíram mais de 16 mil pessoas de todas as idades e regiões para apreciarem as atrações do evento, distribuídas em diversos temas e em mais de 5 milhões de peças. Entre os destaques da exposição, está uma cidade de LEGO com mais de 70m² e um mosaico feito com mais de 100 mil peças. Veja um pouco do evento nesta reportagem do canal português RTP.

Já na Espanha, também dois grandes eventos foram realizados pelas comunidades de fãs locais, que aproveitaram a oportunidade para celebrar os 40 anos da presença da LEGO no país. Em Madri, o tradicional Madbrick passou a se chamar Alebricks, mantendo sua boa estrutura. Durante três dias de evento, realizado em um museu ferroviário da capital espanhola, os visitantes puderam apreciar diversas construções de vários temas, mas um em especial chamou a atenção de quem passava pelo local: os personagens da série Star Wars ganharam vida com a presença da “Legião Espanhola” de fãs do filme devidamente fantasiados, valorizando a mostra dos conjuntos de LEGO da série expostos pelos seus colecionadores.

Guarnição Espanhola da 501ª Legião de fãs de Star Wars
Guarnição Espanhola da 501ª Legião de fãs de Star Wars

Próximo a Barcelona, na cidade de Sant Adrià de Besòs, a 3ª edição do Catbrick também atraiu um grande número de visitantes que puderam prestigiar belas construções, incluindo a tradicional cidade, um grande diorama feito com DUPLO e cenários que iam de uma ilha tropical às montanhas nevadas. Vale conferir a galeria de fotos de Marc Gelabertó.

Passando pela parte central do continente chegamos à “velha bota”. Na Itália, a ItLUG Latina, o maior evento sobre LEGO do país, reuniu mais de 50 expositores em três dias de exposição atraindo mais de 10 mil visitantes. Grandes atrações puderam ser vistas pelo público, como o painel com mais de 4m de altura de uma foto de um dos cartões postais de Roma, a famosíssima Piazza di Spagna, com a escadaria que dá acesso a igreja de Trinità dei Monti; uma cidade de LEGO com 45m² e um cenário medieval de 35m² com seus belos castelos e vilas. Veja a galeria de fotos de Domenico Franco.

Mosaico foi destaque da ItLUG Latina 2014 - Foto de Domenico Franco
Mosaico foi destaque da ItLUG Latina 2014 – Foto de Domenico Franco

Seguindo viagem em direção à França, o Festibrique reuniu fãs e admiradores do hobby na cidade de Châtenoy-le-Royal para dividir momentos de confraternização entre os participantes, mostrando ao público temas tradicionais como cidade e castelo, um gigantesco hangar espacial e uma invejável coleção de sets Classic Space, dos anos 1980. Confira a galeria de fotos de F@bz, no Flickr.

Coleção Classic Space exibida na Festibriques 2014 - Foto de F@bz
Coleção Classic Space exibida na Festibriques 2014 – Foto de F@bz

Já a Briqu’expo, evento organizado na cidade de Montdidier, a segunda edição da exposição foi bem maior do que a do ano passado e contou com duas vezes mais expositores, o que propiciou uma estrutura diversificada aos visitante. De um lado, cenas de batalha da série Star Wars e espaço para compras de conjuntos da LEGO, de outro, a tradicional cidade feita com milhares de peças. Uma boa oportunidade para moradores da região curtir os famosos blocos de montar, já que no próximo ano o evento se mudará para a cidade de Lille. A galeria de fotos está no Facebook.

Chegando à Alemanha, um dos maiores mercados de LEGO do mundo, o destaque fica com mais uma edição do SteineWahn, realizado na capital do país e que sempre atrai um grande público e muitos expositores de diversas regiões da Europa. Um dos maiores destaques da exposição foi um layout medieval, montado com construções muito bonitas e bem executadas. Também chamou bastante a atenção do público uma montanha russa muito bem construída e o tradicional circuito de linha de trem na cidade de LEGO. Confira mais fotos nesta galeria criada pela equipe do The Brick Time.

Montanha Russa chamou a atenção no SteinWahn - Foto do The Brick Time
Montanha Russa chamou a atenção no SteinWahn – Foto do The Brick Time

Pegando a estrada rumo à Dinamarca, dois eventos serviram de aquecimento para os fãs do hobby no país se prepararem para o grande encontro mundial de aficionados por LEGO, que ocorrerá em setembro. Na cidade de Taastrup, o Klodsfest atraiu muitos visitantes para a exposição e o Eurobricks Event, organizado pela comunidade de mesmo nome e que reúne fãs de todo o mundo em seus fóruns de discussão, reuniu experientes colecionadores em Billund, sede da marca LEGO, onde puderam apreciar uma linda cidade de LEGO toda inspirada na linha Friends. Confira mais fotos nas galerias de Vincent Kessels e Ole Christian e na página do Byggepladen no Facebook.

Cidade Friends - Foto de Vincent Kessels
Cidade Friends no Eurobricks Event – Foto de Vincent Kessels

Mudando de direção rumo ao Leste europeu, podemos apreciar outros destaques do calendário mundial de eventos sobre LEGO. As exposições organizadas por fãs das comunidades locais na cidade de Sófia, na Bulgária, Bucareste, na Romênia e Zagreb, na Croácia tiveram seus momentos, mas o destaque vai para a República Tcheca, país que abriga uma fábrica da marca e que responde por grande parte da distribuição dos conjuntos LEGO pelo mercado mundial. Impressionantes criações puderam ser apreciadas no principal evento da comunidade de fãs local e um dos maiores do mundo, a exposição em Lipno, um lindo balneário turístico que cede seu nome ao evento.

Catedral de São Vito
Uma reprodução fiel da Catedral de São Vito

O evento atraiu AFOLs experientes e muito talentosos de todo o país, cujas construções se tornaram destaque entre os mais de 60 mil visitantes e fizeram suas imagens circularem com sucesso no mundo LEGO, como é o caso das reproduções da Catedral de São Vito, com mais de 3m de comprimento e detalhes do interior, o belo Castelo de Bezdez e a reapresentação do Castelo de Praga, o maior cartão postal do país e grande sucesso na edição do ano passado. Como não poderia deixar de faltar, a tradicional cidade de LEGO também foi destaque e alcançou os 50m² dentro dos impressionantes 1500m² totais de exposição, que você pode visitar virtualmente neste vídeo.

Encerrando o tour por alguns eventos sobre LEGO no velho mundo vamos à Escandinávia, onde duas exposições agitaram o cenário local. Na Finlândia, os colecionadores de Helsinque, organizados no LUG Palikkatakomo, puderam mostrar em um final de semana todas as suas construções para mais de mil e quinhentas pessoas, com destaque para a tradicional cidade de LEGO e as linhas technic e Star Wars. Confira o tour virtual.

Já na cidade de Trondheim, os noruegueses puderam conferir uma disposição interessante de layout que juntou em uma mesma mesa a cidade de LEGO e o cenário medieval, separados apenas por um rio, como se o visitante fizesse uma viagem no tempo. Vale conferir a excelente galeria de fotos do expositor F0NIX, com direito até a making off mostrando o desafio de transportar e remontar suas obras para a exposição.

Destaque do layout ferroviário da exposição norueguesa - Foto de F0NIX
Destaque do layout ferroviário da exposição norueguesa – Foto de F0NIX

 

Enquanto isso, em outras partes do mundo

Atravessando o Atlântico e viajando em direção as Américas, a Brickworld Chicago, um dos maiores eventos sobre LEGO do continente, atraiu novamente milhares de visitantes em sua 7ª edição. Várias de suas atrações podem ser vistas na galeria de fotos ou no vídeo com uma visita guiada pelo pavilhão de exposições, que teve uma impressionante reprodução da Ilíada e da Odisséia, de Homero, com direito até a cenas subaquáticas.

Iliáda e Odisséia representadas em LEGO no Brickworld - Foto de Kevin Lauer
Iliáda e Odisséia representadas em LEGO no Brickworld – Foto de Kevin Lauer

Ainda nos Estados Unidos, um evento temático chamou a atenção do mundo LEGO. O World War Brick, exposição que reúne uma das maiores coleções do mundo de modelos militares e dioramas com os blocos de montar, também atraiu muitos visitantes durante o final de semana do evento. Ocupando impressionantes 10.000m², a exposição contou com distribuição de kits personalizados para os participantes e chamou atenção do público com vários veículos militares. Confira a galeria de fotos.

Cena de Black Hawk Down no WorldWarBrick - Foto de Bill Toenjes
Cena de Black Hawk Down no WorldWarBrick – Foto de Bill Toenjes

Finalizando os grandes eventos internacionais no segundo trimestre do ano vamos até o outro lado do mundo, onde o Sydney Brick Show atraiu mais de 16 mil visitantes para a exposição na Austrália e o Auckland Brick Show, na Nova Zelândia, exibiu grandes construções em seus 1600m² de exposição. Os dois eventos ofereceram ao público local e aos colecionadores desses países uma demonstração de todo um mercado existente naquela região, organizado, bastante agitado e com grande destaque no mundo LEGO.

O próximo trimestre também promete grandes acontecimentos mundo a fora e teremos a chance de acompanhar o maior evento do mundo sobre LEGO, a Legoworld, evento realizado Holanda. Aqui no Brasil, a grande novidade será a estreia do Festival LUG Brasil no calendário oficial de eventos sobre LEGO no país, em julho, dentro do Anime Friends, maior evento de cultura pop e oriental da América Latina. Estaremos atentos para trazer as informações e fotos. Aguardem!