Dicionário LEGO

0937

Como é conhecida a Comunidade 0937, é um LUG de origem portuguesa, destinado aos fãs de LEGO em Portugal. Foi o primeiro ponto de encontro de AFOLs brasileiros na Internet e auxiliou na criação do LUG Brasil. Até hoje mantém relacionamento com a comunidade, com muitos portugueses fazendo parte do LUG Brasil.

9V

Antigo sistema elétrico da LEGO, utilizava energia elétrica para gerar movimento. Foi utilizado em trens nos anos 90 e inicio dos anos 2000, que andavam em trilhos com superfície de metal 2865 e um transformador e regulador de velocidade 4548.

ABS

Sigla em inglês para “Acrylonitrile Butadiene Styrene” ou “Acrilonitrila Butadieno Estireno”. É o nome cientifico do plástico utilizado na confecção da maioria dos blocos de montar LEGO.

AFOL

Sigla em inglês que significa “Adult Fan of LEGO” ou simplesmente “Adulto Fã de LEGO” em português.

BrickArms

É uma empresa americana responsável pela criação de armas e acessórios customizados compatíveis com as minifiguras LEGO. Tais armas não são bem vistas pelos puristas, mas tem grande aceitação em usuários que elaboram MOCs com temas militares.

BrickLink

É um site em inglês para compra e venda de peça e sets LEGO internacional, tendo algumas semelhanças com sites como o Mercado Livre e o eBay.

Compra: Cada vendedor no BrickLink escolhe as formas de pagamento, segundo seu critério. Normalmente utiliza-se o PayPal, transferência bancária para o exterior ou agências de transferência de dinheiro (ex: Western Union).

Frete: Recomenda-se, dependendo do valor da compra, solicitar número para rastreamento da encomenda no site dos Correios e seguro em caso de extravio. Os custos de envio são somados ao valor da compra para o cálculo do Imposto de Importação.

Imposto de importação: pagável para a Receita Federal quando o valor declarado da compra + envio superam o valor de US$ 50 (cinqüenta dólares). O valor do imposto chega a 60% (sessenta por cento); em alguns estados (não é o caso de SP), há outros impostos sobre o valor da encomenda. Se for taxada, a encomenda fica retida na agência dos Correios mais próxima do endereço de entrega e deve-se pagar o imposto para retirar o produto.

Isenção do imposto: acontece quando o valor declarado da compra + envio não chegam a US$ 50 (cinquenta dólares). Alguns usuários já solicitaram que os vendedores declarem um valor menor da compra para pagar menos imposto ou ser isento do imposto de importação, porém, tal prática é geralmente ilegal.

Qualificações dos lojistas no BrickLink: o número que aparece a direita do nome da loja (ex: James (321)) representa as qualificações positivas do vendedor. O brick que aparece ao lado também faz essa distinção, segundo o guia no BrickLink.

Qualificações de Lojistas feita por membros do LUG em tópico no fórum.

Dark Age

Em português “Idade das Trevas”. É o nome dado a um determinado período de nossas vidas que não compramos, colecionamos ou brincamos de LEGO. Esse período ocorre por diversos motivos, como falta de interesse (normalmente o período da adolescência), falta de tempo (trabalho ou estudos) ou falta de dinheiro para novas compras.

Disneylândia

Rede de lojas de brinquedos em Santa Catarina. Uma das lojas que mais apóiam o LUG Brasil, sendo realizada na filial de Balneário Camboriu a exposição mais tradicional do grupo.

Localização da Loja: Rua 10, n° 303 – Centro – Balneário Camboriú – SC

Site Oficial.

Encontro

Reunião entre membros do LUG Brasil com o intuito de aproximar os contatos virtuais, apresentar MOCs e/ou sets pouco conhecidos, conversar sobre técnicas de criação, experiências com LEGO e outras histórias. Os Encontros (principalmente em São Paulo) também são acompanhados de (muita) comida.

Estou me adaptando

Nomenclatura utilizada no fórum do LUG Brasil para definir os mais novos usuários registrados. Tal definição fica embaixo do nome do usuário nas mensagens até eu possuir 50 (cinqüenta) mensagens no Fórum. Usuários “Estou me Adaptando” não tem acesso ao fórum “Membros LUG Brasil” e ao sub-fórum “Compras Exclusivas a membros da comunidade AFOL”.

Exposição

Um dos objetivos do LUG Brasil é a divulgação do hobby LEGO. As Exposições servem para demonstrar a jogabilidade, o sortimento e as criações possíveis com os blocos de montar. O LUG elaborou várias exposições, sendo que a realizada na Loja Disneylândia, em Balneário Camboriu (SC), o evento mais tradicional:

  • 2008: FIESP – São Paulo – SP (fotos 1, fotos 2)
  • 2008: Loja Disneylândia – Balneário Camboriu – SC
  • 2009: Loja Disneylândia – Balneário Camboriu – SC (fotos)
  • 2009: CREA-RS – Parque da Redenção – Porto Alegre – RS (fotos 1, fotos 2)
  • 2010: Loja Semaan – São Paulo – SP (fotos)
  • 2010: Colégio Fênix – São Caetano do Sul – SP (fotos 1, fotos 2)
  • 2010: Loja Disneylândia – Balneário Camboriu – SC (fotos)
  • 2010: Espaço Piks – Shopping Iguatemi – São Paulo – SP (fotos 1, fotos 2)

FLL

Abreviação de FIRST LEGO League. A FLL é um programa global criado para envolver e incentivar jovens no mundo da ciência e tecnologia através de robótica com peças e sistemas LEGO.

Mais informações em português e em inglês.

Fotos

Sempre quando vamos apresentar um MOC, fazer um review ou mostrar como foi um evento, as fotos e imagens ilustram melhor do que qualquer descrição textual.

Manual para postagem de imagens e fotos no fórum.

Genérico

No fórum LUG Brasil, Genérico se refere a outros brinquedos de blocos de montar que copiam características de sets e conjuntos oficiais LEGO, algumas vezes, até mesmo sets inteiros.

Mais informações no fórum.

GBC

Sigla em inglês para “Great Ball Contraption” (algo como “Grande Geringonça com Bolas”). É uma criação com o simples objetivo de transportar bolinhas LEGO através de vários módulos, formando um circuito fechado.

Maiores informações no fórum.

KFOL

Sigla em inglês que significa “Kid Fan of LEGO” ou simplesmente “Criança Fã de LEGO” em português.

LDD

Sigla em inglês LEGO Digital Designer, programa de computador para a construção virtual com peças LEGO.

Download.

Maiores Informações no site oficial em inglês.

Maiores informações no fórum.

Problemas do LDD 4 registrados no fórum.

LEGO Ambassador

É um programa oficial da LEGO (“LEGO Embaixador” em Português) que aproxima representantes AFOLs de vários LUGs com a LEGO, onde eles poder opinar em alguns casos e receber algumas informações sobre o trabalho da LEGO previamente.

Indicação: cada LUG deve cumprir vários requisitos para poder indicar um LEGO Ambassador, tais como: representatividade regional e/ou nacional, elaboração de eventos abertos ao público, divulgação do hobby LEGO, entre outros.

Mandato: cada mandato (chamada de “cycle” ou “ciclo”) tem duração de um ano.

Representantes do LUG Brasil: Ildefonso Zanette (2008/2009) e Wagner Cavalli (2009/2010 e 2010/2011).

Maiores informações em inglês.

LEGO Fan Weekend

É um evento realizado anualmente na Dinamarca. Com duração de um final de semana, reúne fãs de LEGO de várias partes do mundo com o intuito de se socializar, trocar informações e experiências sobre o hobby e se aproximar do mundo LEGO.

No fórum: 2008, 2009, 2010, 2011.

LEGO Shop

Loja virtual da LEGO. Todos os sets produzidos atualmente pela LEGO ficam disponíveis para a venda. Não envia para o Brasil, podendo ser entregue em um endereço na Europa ou EUA.

LEGO Store

É uma loja física da LEGO. Local onde vende-se exclusivamente sets e acessórios oficiais LEGO. Algumas LEGO Stores possuem uma seção de Pick a Brick.

No Brasil, existe uma LEGO Store em São Paulo – SP:

Endereço: Shopping Cidade Jardim
Avenida Magalhães de Castro, nº 12.000
(Marginal Pinheiros – Pista Local – entre as pontes Cidade Jardim e Morumbi)
São Paulo – SP

Lista de LEGO Stores internacionais.

LEGO Trekker Trek

Competição realizada com pequenos tratores montados com peças LEGO que devem puxar diferentes pesos por uma determinada distância. Ocorre principalmente no interior do estado de São Paulo.

Maiores informações no fórum.

Loja do Sr. Mario/Morio

É a loja com os melhores preços de conjuntos LEGO no Brasil.

Compra não física: O Sr. Morio não tem site, nem faz cotações por telefone.

Formas de pagamento: apenas em dinheiro ou cheque. Não são aceitos cartões de crédito ou débito.

Localização: Av do Cursino, nº 1245 – Jardim da Saúde – São Paulo – SP

Maiores informações no fórum.

Mini-Encontro Mensal: todo o segundo sábado do mês são realizados pequenos encontros na loja do Sr. Morio, para conversarmos, discutirmos novidades. Mais informações no fórum.

Qualificação da loja no fórum.

LUG

Sigla em inglês que significa “LEGO Users Group” ou simplesmente “Grupo de Usuários de LEGO” em tradução literal. Podemos dizer também que LUG significa “Grupo de fãs de LEGO” em português.

LUGBULK

É um projeto da LEGO que permite aos LUGs, devidamente credenciados, comprar peças diretamente dela.

Maiores informações no fórum.

MASP

Nomenclatura utilizada para identificar o Museu de Arte de São Paulo. O edifício, conhecido pelo seu vão livre e sua localização (Avenida Paulista – São Paulo – SP) tem um importância histórica para o LUG Brasil, pois foi o local do seu primeiro encontro, no dia 25 de janeiro de 2008.

Projeto: O MASP é o projeto mais antigo ainda a ser produzido pelo LUG Brasil.
Mais informações no fórum.

M. CASSAB

Empresa brasileira responsável pela importação e distribuição exclusiva de LEGO no Brasil. A M. Cassab também é responsável pela LEGO Store de São Paulo e co-responsável em alguns eventos das Lojas Ri Happy que envolvam LEGO.

Membro LUG Brasil

Nomenclatura utilizada para definir os usuários participantes da comunidade LUG Brasil. Tal definição fica embaixo do nome do usuário nas mensagens no fórum e a mudança é feita a partir da avaliação dos moderadores globais. Usuários “Membro LUG Brasil” têm acesso à todas as seções do fórum.

MOC

Sigla em inglês que significa “My Own Creation” ou simplesmente “Minha Criação Própria” em português.
Refere-se às criações originais elaboradas por fãs de LEGO feitas com as pecinhas LEGO.

Regras para apresentação de MOCs e MODs n fórum.

MOD

Abreviação de “Modificação”. Refere-se às construções com peças LEGO que mantenham características de sets originais, mas com pequenas alterações, buscando simplesmente diferenciar do conjunto LEGO ou aperfeiçoar as funções e mecanismos do set.

Regras para apresentação de MOCs e MODs no fórum.

Moderador Global

Nomenclatura utilizada para definir os usuários que cuidam da organização do Fórum. O nome deve-se por que todos esses usuários podem organizar qualquer tópico de qualquer seção.

Funções: zelar pelo bom andamento das conversas, tópicos e quadros do fórum, podendo editar e remover mensagens, suspender ou banir algum membro/usuário.

Quem são: Wagner (wcavalli); Ildefonso; Luis (luisrizzo); Thiago (ussnegreli) e Fernando (Colares).

Modular (Cidade)

É um padrão de construção estabelecido para facilitar a montagem de cidades para exposições. Consiste em subdividir a cidade em módulos, que podem ser dispostos em diferentes posições e até substituídos por outros.

Mais informações no fórum.

Modular (Construções)

É um padrão de construção que a LEGO passou a adotar em grandes sets como: 10182, 10185, 10197 e 10211. Esse padrão estabelece regras na construção de calçadas, na altura das construções e nos pinos de encaixe entre as construções.

Mais informações no fórum.

Morio Saito

É o dono da loja que vende os conjuntos LEGO com o melhor preço no Brasil.

MSN

Grupo: Existe no LUG Brasil um MSN Grupo, utilizado por alguns usuários e membros para conversas não relacionadas com LEGO. Para entrar basta adicionar o endereço LUGBrasil(Arroba)groups(Ponto)live(Ponto)com nos seus contatos.

Linguagem: A linguagem da Internet, com várias abreviações, não é recomendada no fórum LUG Brasil devido a estrangeiros que lêem e participam de nosso fórum através de tradutores automáticos, que não traduzem tais expressões, além de usuários que não estão acostumados com esse tipo de escrita.

NXT

Como é conhecido o LEGO Mindstorms NXT. A primeira versão foi lançada em 2006 e caracteriza-se por um módulo inteligente controlado por computador. Este módulo permite criar comportamentos e movimentos para outras estruturas, possibilitando que os modelos sejam interativos. É muito utilizado em campeonatos de Robótica, como o FLL.

Conexão ao PC: a conexão ao computador é feita por cabo USB ou wireless via Bluetooth.

Programação: a programação do módulo é feita através de um software baseado numa versão LEGO do NI LabVIEW compatível com PC e Mac.

Sensores NXT.

Teleférico com NXT.

Truck Trial com NXT.

PayPal

É uma empresa responsável pela intermediação no envio e transferência de dinheiro para outras pessoas, inclusive no exterior. É uma forma segura de transferir dinheiro, pois seus dados são digitados apenas uma vez e não são repassados para o vendedor.

Cartão de Crédito Internacional: é necessário cadastrar no site o número de um cartão de crédito internacional, aonde serão registradas as faturas de pagamento das compras. Será cobrada uma pequena tarifa (aproximadamente dois dólares), que será ressarcida após a validação do código de verificação.

Código de Verificação: após o cadastro de um cartão no site, é necessário ou código de verificação. Tal código de quatro dígitos deverá vir na próxima fatura do cartão de crédito. Sem esse código, seu cartão de crédito não será validado e não poderão ser feitas compras pelo sistema.

Pick a Brick

Serviço disponibilizado em muitas LEGO Stores, que oferecem várias peças de LEGO sortidas. O cliente “compra” um copo de plástico pequeno ou grande, que pode ser preenchido com quantas peças o cliente consiguir colocar no copo. Infelizmente as LEGO Stores brasileiras não têm o serviço.

Um serviço de mesmo nome é disponibilizado na loja virtual da LEGO, onde pode-se comprar a maioria das peças produzidas pela LEGO atualmente para a venda. Não envia para o Brasil, podendo ser entregue em um endereço na Europa ou EUA.

Power Functions

Também conhecido como PF, é o sistema de motores, transmissores, receptores e baterias que a LEGO utiliza em alguns sets para gerar movimentos e realizar atividades via controle remoto, como trens e carros. É um sistema versátil que, com o auxilio de peças Technic, dá a capacidade de movimentos para MOCs.

Carros com Controle Remoto.

Conectores PF.

Purista

Apelido dado aos membros que simplesmente não gostam e não misturam peças de outros fabricantes de blocos de montar ou outros materiais (por exemplo: tecidos, fios, engrenagens) em construções LEGO. O purista também não aceita muito peças e minifiguras customizadas/personalizadas, comprando e colecionando apenas peças e conjuntos oficiais e originais da LEGO.

Review

Em tradução livre, “Resenha”. É um texto de apresentação de um set com descrição e crítica, relatando os pontos positivos e negativos na construção e na jogabilidade, entre outros aspectos.

Índice de reviews no fórum.

Regras para reviews no fórum.

TFOL

Sigla em inglês que significa “Teen Fan of LEGO” ou simplesmente “Adolescente Fã de LEGO” em português.

WIP

Sigla em inglês que significa “Work in Progress” ou simplesmente “Trabalho ou Projeto em Andamento” em português. Utiliza-se essa expressão quando apresentamos um MOC que ainda não está concluído, seja para simplesmente mostrar o andamento da construção, seja para pedir dicas para os demais usuários.

 

Contribuíram para essa página: Thiago Gomes

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*