Conheça Gilcélio, nosso primeiro Iron Builder

Iron Builder

Do lado esquerdo, Gilcélio Chagas, defendendo o título. Do lado direito, o desafiante, Evan “Lego Junkie” B!

Não é uma luta de boxe, mas sim o Iron Builder (“Construtor de Ferro”), uma competição de criações LEGO envolvendo alguns dos melhores criadores do mundo. Criada por Nannan Zhang em 2009 e organizada pelo grupo Builder’s Lounge no Flickr, o Iron Builder é um espetáculo onde é possível observar um grande número de criações incríveis.

Those missed left turns will get ya...
Criação de Pepa Quin, um dos Iron Builders

Em cada round , um desafiante disputa contra um dentre quatro Iron Builders. Se ganhar, ele toma o lugar do perdedor dentre esses quatro. Antes de cada round, os dois participantes recebem um lote de múltiplas cópias de uma mesma peça, o “ingrediente secreto”. Ambos devem então postar criações que utilizem essas peças no espaço de um mês, sendo então julgados em três quesitos: habilidade de construção, apresentação e uso do ingrediente secreto. Além de valer a defesa ou a conquista de um título, o perdedor deve ainda construir um troféu de LEGO para o vencedor!

Aerial Attack!
Criação de onosendai2600, um dos Iron Builders

Os quatro Iron Builders atuais são Sean e Steph Maio (“Siercon e Coral”), Andrew Lee (“onosendai2600”), Matt de Lanoy (“Pepa Quin”) e Gilcélio Chagas. Como é possível conferir nos links, cada um é construtor bastante talentoso.

Iridescent Flight
Criação de Siercon e Coral, casal Iron Builder

E sim, um deles é brasileiro! Gilcélio Chagas se tornou um dos quatro Iron Builders após derrotar Pascal (“Pasukaru76”), e há algumas semanas defendeu com sucesso seu título contra Evan B. (“Lego Junkie”).  Residente de Vila Velha, Gilcélio entrou para o LUG Brasil em 2010 e logo surpreendeu a todos com o nível de qualidade de suas criações.

Conversamos com Gil depois de sua mais recente vitória para saber como é competir — e vencer — no Iron Builder, além de conhecer um pouco mais sobre ele e sua paixão por LEGO:

LUG Brasil: Como foi seu primeiro contato com LEGO?

Gilcélio: É engraçado dizer isso mas meu primeiro contato com LEGO foi bem recente, acho que tem uns 6 anos no máximo. Não tive muito contato quando criança. Fui na casa de um amigo que tinha o Mindstorms e fiquei bem impressionado com todas aquelas possibilidades, comprei o meu primeiro Set e não parei mais, no incio o foco era a linha Technic, hoje quase não tenho comprado nada dessa linha.

LUG Brasil: Como surgiu a oportunidade de desafiar um Iron Builder?

Gilcélio: A equipe que organiza o desafio Iron Builder  me enviou um e-mail perguntando se eu gostaria de participar, fiquei bem feliz com o convite mas também muito preocupado pois acompanhava o desafio e sabia que o nível era muito alto, mas aceitei, felizmente consegui ganhar na primeira edição e também agora na segunda. Quem escolhe os participantes são os organizadores do desafio, através do Flickr.

LUG Brasil: Qual é seu processo de criação para as competições do Iron Builder?

Gilcélio: Primeiro vou contar como funciona o desafio: O organizador do desafio me manda um e-mail informando que o desafio será realizado no mês tal. Ele não diz quem é seu desafiante e nem qual peça será utilizada para aquele desafio, se eu concordar com o mês escolhido ele me envia as peças, na maioria das vezes umas 25 de cada. Quando eu recebo as peças eu tenho instruções de só abrir quando receber a autorização de inicio do desafio.

Aí vem a resposta da pergunta: Eu abro o pacote que foi enviado e fico pelo menos umas 2 horas anotando tudo que eu acho que ficará interessante se montado com aquela peça, muitas coisas são inviáveis de se montar e outras dependem de uma determinada peça ou uma quantidade grande de peças, por isso as vezes são necessários alguns ajustes na foto. Como foi o caso dessa foto:

Stone Age
Idade da Pedra, construção de Gilcélio para sua disputa contra Lego Junkie.

A mão direita tem 3 peças brancas nos dedos que eu tive que mudar a cor no Photoshop. Muitas coisas surgem também com a combinação da peça escolhida com outras peças, é um outro processo que eu costumo utilizar também.

LUG Brasil: Qual sua criação favorita utilizada numa competição?

Gilcélio: Acho que todas são especiais pois tem todo um processo envolvido, mas se eu tivesse que escolher 3 montagens eu escolheria na seguinte ordem:

Spiderpunk
Spiderpunk, criação de Gilcélio para sua disputa contra pasukaru76

Como foi difícil fazer essa teia.

Teenage Mutant Ninja Turtles
Tartarugas Ninja, criação de Gilcélio para sua disputa contra Lego Junkie.

Simples mas muito eficiente.

Sea Horse
Cavalo Marinho, criação de Gilcélio para sua disputa contra pasukaru76.

Tem tudo a ver com meu segundo hobby, o mergulho.

LUG Brasil: Qual criação utilizada por um dos seus adversários você mais gostou?

Gilcélio: Sem dúvida nenhuma foi o portão do Pascal (pasukaru76):

The Black Gate of Mordor
O Portão Negro de Mordor, criação de pasukaru76, adversário de Gilcélio.

LUG Brasil: Como você adquire suas peças LEGO?

Gilcélio: Eu compro em viagens ou via Bricklink.

LUG Brasil: Como você organiza suas peças LEGO?

Gilcélio: Eu organizo em gaveteiros por tipo de peça.

Chaos!!
O estado da “sala LEGO” de Gilcélio após o Iron Builder

LUG Brasil: Que dicas você dá para quem quer se tornar um Iron Builder?

Gilcélio: Acho que o principal é estar ativo no Flickr com boas montagens e boas fotos. O grupo que organiza os desafios é o Builder’s Lounge. Não pode ser deixado de lado o fato de ser ter uma quantidade suficiente de peças para o desafio.

 

Confira algumas outras criações de Gilcélio abaixo e em sua galeria no Flickr!

Forestry Excavator
Escavadora Florestal, criação de Gilcélio para sua disputa contra Lego Junkie.
Magnetic Drill
Furadora Magnética, criação de Gilcélio para sua disputa contra Lego Junkie.