4ª Expo LUG Brasil reúne mais de 7 mil fãs de LEGO

Com público de mais de 7 mil pessoas em dois dias de evento, a quarta edição da Expo LUG Brasil se firmou como referência no gênero na América Latina por seu tamanho, variedade e participação. Organizada pelo LUG Brasil, grupo de fãs brasileiros do brinquedo de montar mais popular do mundo, a Expo deste ano aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, na Faculdade Impacta de Tecnologia, em São Paulo.

Estações temáticas encantaram os visitantes da Expo LUG Brasil
Estações temáticas encantaram os visitantes da Expo LUG Brasil

Distribuído em um espaço de 1000 m², o evento contou com a participação de 64 expositores de diversas partes do Brasil e até de outros países da América Latina. Os construtores mostraram criações próprias, feitas com peças avulsas e muita criatividade, e coleções baseadas nas linhas oficiais da LEGO. Ao todo, 25 mesas temáticas, denominadas estações, mostraram ao público uma incrível variedade de conjuntos, cores e formas.

Estação Castelo reproduziu uma vila medieval protegida por muralhas em um layout cheio de detalhes
Estação Castelo reproduziu uma vila medieval protegida por muralhas em um layout cheio de detalhes

As linhas tradicionais, como Cidade e Castelo, ocuparam layouts amplos e despertaram muita curiosidade do público visitante. Na cidade, as reproduções da Estação Ferroviária de São João del-Rei-MG, do Palácio de Torre Tagle, de Lima, Peru, do Banco Central do Brasil, em Brasília e do MASP, na capital paulista, foram alguns dos destaques e retrataram bem prédios históricos e ícones da arquitetura moderna. Cenas da vida urbana, um belo cenário rural e um circuito férreo com direito a trens motorizados também atraíram os olhares do público. Já na estação castelo, torres de vigia e fantasia, um bonito mosteiro e uma vila medieval inteira protegida por uma imponente muralha encantou o público.

Estação cidade vista do alto com seus diversos atrativos
Estação cidade vista do alto com seus diversos atrativos

Já as linhas Technic e GBC (Great Ball Contraption) se integraram em espaços próximos e proporcionaram ao público uma experiência interessante com o brinquedo. Os visitantes puderam presenciar até uma corrida de automóveis de controle remoto projetados e montados pelos fãs do hobby.

Carros de controle remoto feitos com LEGO, montanha russa e construções com muito movimento chamaram atenção do público.
Carros de controle remoto, montanha russa e construções com muito movimento na Estação Technic

A estação Gravidade Zero concentrou os conjuntos icônicos da série Star Wars, retratando inclusive algumas cenas clássicas dos filmes e apresentando ao público uma montagem do conjunto 10236 Ewok Village, na forma como foi originalmente idealizada pelo seu autor, com três cópias integradas. Também baseadas em filmes e desenhos, outras linhas da marca que se destacaram em suas estações foram Harry Potter e Super Heroes, além da famosa casa dos Simpsons.

Cenas de Star Wars chamaram a atenção para a estação Gravidade Zero
Cenas de Star Wars chamaram a atenção para a estação Gravidade Zero
Ewok Village originalmente idealizada ainda no momento de concepção do produto pelo designer da LEGO, o português Marcos Bessa
Três Ewok Villages juntas, como originalmente idealizado pelo seu criador, o designer Marcos Bessa

Algumas estações, como Transport Show, Máquinas pesadas, Friends, Piratas, Militar, Natal, Western, Clássicos, Steampunk, Super Heroes, LEGO Architecture e muitas outras tiveram um espaço individualizado e chamaram a atenção do público pelos seus detalhes bem trabalhados. Uma exposição fotográfica mostrando cenas criadas com as minifiguras LEGO também ganhou destaque com quem passava pelo local.

Veículos militares de várias épocas dividiram espaço com cenários piratas
Veículos militares de várias épocas dividiram espaço com cenários piratas
Cenário do filme Lone Ranger encantou os fãs do Velho Oeste

Convidado especial do evento, o português Marcos Bessa, designer sênior da LEGO e responsável pela elaboração de vários conjuntos da marca, teve participação ativa na Expo. Bessa distribuiu brindes e autógrafos para as crianças e fez uma palestra para os expositores, que tiveram o privilégio de aprender sobre suas funções como sênior designer e suas criações – além, é claro, de também garantir seus autógrafos.

O designer Marcos Bessa (no centro) fez a alegria de fãs de todas as idades
O designer Marcos Bessa (no centro) fez a alegria de fãs de todas as idades

Em outra apresentação exclusiva para os expositores, Kevin Hinkle, responsável pela comunicação oficial entre a dinamarquesa LEGO e a comunidade de fãs de toda a América Latina, América do Norte e Caribe, explicou os mecanismos de incentivo e apoio que a empresa oferece aos fãs do hobby como forma de desenvolvimento do universo LEGO no mundo.

Kevin Hinkle palestrando para expositores do evento e membros do LUG Brasil, LUG Peru e LUG Chile
Kevin Hinkle palestrando para expositores do evento e membros do LUG Brasil, LUG Peru e LUG Chile

Outra presença importante no evento foi o stand da Zoom Education, que representa o programa LEGO Education com exclusividade no Brasil. O programa combina peças LEGO, princípios da robótica e software na melhoria do sistema de ensino e como forma de interação entre crianças e adultos. Entre muitos outros elementos, o público pôde interagir com construções extremamente curiosas e bem feitas. Um dos principais e mais respeitados nomes da área no Brasil e no mundo, o brasileiro Arthur Sacek explicou os detalhes de funcionamento dos robôs aos visitantes e deu informações sobre o programa educacional.

Arthur Sacek demonstrando o funcionamento de alguns robôs e repassando ao público informações sobre a Zoom Education
Arthur Sacek, da Zoom Education, demonstrando o uso didático dos robôs de LEGO

A expo LUG Brasil 2014 também marcou o início de uma próspera relação de parceria com a marca LEGO, que retorna ao país depois de longos anos de ausência. A empresa dinamarquesa chegou a ter uma fábrica na cidade de Manaus, na década de 90, mas esteve afastada até a abertura de seu escritório oficial no Brasil, em maio deste ano. Por intermédio da LEGO do Brasil e de seus parceiros comerciais, será possível a ampliação no desenvolvimento de projetos que incentivem cada vez mais a prática do hobby no cenário nacional. Como prova de estreitamento das relações com a comunidade de fãs brasileiros de LEGO, estiveram presentes no evento alguns dos principais executivos da marca no país.

Integrantes do LUG Brasil, representantes da LEGO e convidados internacionais em momento de descontração no evento
Integrantes do LUG, representantes da LEGO e convidados internacionais posam para foto oficial do evento

Ao longo dos dois dias de evento, o público interagiu com os expositores e explorou o hobby em de gincanas com sorteio de brindes exclusivas para as crianças, espaço reservado para as famílias montarem e brincarem com peças LEGO System e DUPLO, bazares com minifiguras, conjuntos, peças avulsas e lembrança do evento, além de muitas fotos. Entre expositores, organizadores e apoiadores membros do LUG Brasil, LUG Peru e LUG Chile houve sorteios, brincadeiras, competições de montagem, um concorrido leilão, bate papo, jantar de confraternização, discussões técnicas, ideias para futuros projetos e outras atividades que trouxeram ao ambiente momentos de muita confraternização.

Brincadeiras e competições de montagem foram atração à parte para os expositores
Brincadeiras e competições de montagem foram atração à parte para os expositores

Mais fotos sobre a exposição podem ser conferidas na galeria de imagens do portal do evento. Divirtam-se!